Buscar

educaçao em saude - grupo operativo pé diabético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: GRUPO OPERATIVO PARA PREVENÇÃO E MANEJO DO PÉ DIABÉTICO.
¹SILVA, Fernanda Ágata; ¹FERREIRA, João Pedro Teixeira; ¹BARROSO, Igor Daniel; ¹CASTRO, Jacqueline Aparecida Parreira de; ¹RODRIGUES, Luana Rosa. ²CAMPOS, Fabrício Alves de Oliveira.
Acadêmicos do 3º período de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor da disciplina de Práticas na Comunidade III: adultos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, médico Ginecologista e Obstetra pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais. 
Descritores: diabetes mellitus, pé diabético, educação em saúde.
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por quadro de hiperglicemia, correlacionada a distúrbios de funções, complicações e deficiência de órgãos alvo (BRASIL, 2013). Pela crescente prevalência, e por ser considerada condição sensível à atenção primária, cujas evidências demonstram que o bom manejo na Atenção Básica evita hospitalizações e morbimortalidades, se torna um problema de saúde de importante abordagem (ALFRADIQUE, 2009 apud BRASIL, 2013). O pé diabético está incluído dentre as complicações mais frequentes do DM, e pode gerar consequências traumáticas para a vida do paciente, desde feridas crônicas e infecções, até amputações. Uma avaliação rotineira dos pés permite identificação precoce e tratamento oportuno das modificações encontradas, dando ao paciente oportunidade de prevenir essas complicações. (BRASIL, 2013 apud BRASIL, 2016). OBJETIVO: 	Instaurar um grupo operativo com o intuito de promover educação em saúde, prevenção e manejo do pé diabético e outros agravos. Aumentar a adesão ao tratamento e o acompanhamento do DM com solicitação de exames. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisão de literatura científica realizada com dados secundários indexados no Scielo e Bvsalud, utilizando os descritores: diabetes mellitus, educação em saúde e pé diabético. Houve distribuição de convites em sala de espera, além de fixação de cartazes na UBS, bem como a instauração de um grupo para o cuidado do pé diabético. DISCUSSÃO: Menezes (2016) informa	que todas as estratégias educativas são efetivas na promoção do autocuidado do pé diabético. Porém, ressalta que as estratégias grupais mostraram maior eficácia, possibilitando melhora significativa nos conhecimentos, atitudes e práticas do cuidado com os pés e com a saúde, em geral. Acredita-se que mais do que apenas passar os conhecimentos para controle da DM, os pacientes necessitam adquirir habilidades por meio de atividades práticas relacionadas aos cuidados, garantindo com que eles tenham mais autonomia e entendam os motivos da adoção de cada ação necessária ao processo de auto-cuidado. CONCLUSÃO: A instauração de grupo para educação e cuidado do pé diabético é essencial ao processo de prevenção de complicações da DM, pois assegura aos pacientes certa emancipação, garantindo maior eficácia no auto-cuidado, mudanças dos hábitos e melhoria na qualidade de vida, bem como que se tornem multiplicadores de conhecimentos. 
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
160 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf. Acesso em: 25 out. 2019
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético : estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/07/Manual.pe.diabetico.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.
MENEZES, L.; GUEDES, M. V.; MOURA, N.; OLIVEIRA, R.; VIEIRA, L.; BARROS, A. Estratégias educativas para pessoas diabéticas com pé em risco neuropático: síntese de boas evidências. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 18, 21 dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/40281. Acesso em: 30 out. 2019.

Outros materiais