Buscar

Administração de Recursos Humanos: Conceitos e Políticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AULA 01
Conceitue ARH – Administração de Recursos Humanos; 
R: ARH é a administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos presente numa empresa. ARH são pessoas que estão em um sistema organizacional para um fim.
Caracterize pelo menos 02 objetivos da administração de recursos humanos.
R: Criar valor para organização mediante politicas fortes de recursos humanos.
Desenvolver planejamento de carreira.
A Administração de Recursos Humanos pode ser vista como um SUBSISTEMA. O que quer dizer essa afirmação? Justifique. 
R: Refere que a ARH pode ser considerada como um subsistema, pois, é um sistema organizacional com suas funções bem definidas. Na qual a administração deixa de ser um setor, para ser um conjunto de atividades para o melhor funcionamento organizacional.
Faça uma comparação entre a visão tradicional e a visão Inovadora da ARH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações; 
R: A visão tradicional compreende-se em uma ARH como um setor, uma estrutura de controle e intra-orientada para os interesses organizacionais e responsável pela execução de atividades tradicionais. A visão inovadora da ARH refere-se como uma função de orientação aos gerentes, pelo planejamento, pela aplicação, pelo desenvolvimento e pela efetivação das politicas de recursos humanos. 
ATIVIDADE AULA 02
Liste 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais; 
R: Recrutamento é um meio de tem a função de atrair, chamar a atenção de pessoas para ocupar vagas na organização.
Seleção pessoal é um conjunto de decisões e técnicas. Para escolher, decidir a contratação da pessoa que se adequa ao vaga.
Administração de Cargos e Salários é constituída de politicas, de planejamento e do controle do esforço da organização em remunerar o desempenho de seus empregadores.
Conceitue Liderança; 
R: A liderança é definida como um profissional capacitado de gerenciar os eventos sociais, políticos, financeiros e culturais de uma organização. Para essa função o gestor deve ser capaz de lidar com pessoas, de planejar o comportamento das pessoas e de comunicar.
Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as;
R: - EMPENHO: Que refere ao alto nível de esforço para a realização de uma tarefa e para influenciar pessoas, além de requerer persistência, dedicação, motivação entre outros para resolver as coisas.
-MOTIVAÇÃO DE LIDERANÇA: é o desejo de liderar, a necessidade de realizar-se como líder e de exercer a liderança. 
- INTEGRIDADE: é a correspondência entre o que se faz e o que se fala ou promete esta vinculada com a honestidade e a credibilidade percebida pelos liderados.
-AUTOCONFIANÇA: é ter confiança no que faz e que certeza de que conseguirá o que deseja, é importante para o papel de líder que refere a um líder.
- CONHECIMENTO DO NEGÓCIO: são lideres eficazes e de alto nível conhecem o negocio, são especialistas e também generalistas, inteligentes e capazes.
-ÉTICA: é um conjunto de valores, uma norma de conduta moral, necessária a qualquer líder ou qualquer profissional a frente de seu negocio ou de suas funções.
- RESPONSABILIDADE SOCIAL: os lideres e empreendedores estão sendo avaliados pela capacidade de respeitar as pessoas e também o ambiente, além de criar estratégias e alternativas para preservar a natureza.
- RESPEITO AS LIMITAÇÕES E ÀDIVERSIDADE: o respeito é uma atitude que o líder exerce sobre o seu liderado de maneira que não ultrapassa os direitos do próximo.
-HONESTIDADE: é uma atitude e depende de traços de personalidade, do meio e da formação de valores de cada pessoa. Caracterizado por atitudes de respeito e ética.
- COMPORTAMENTO ORIENTADO PARA TAREFAS: exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas pelas pessoas.
-COMPORTAMENTO ORIENTADO PARA MANUTENÇÃO DO GRUPO: os lideres agem para garantir a satisfação do grupo a fim de desenvolver e manter relações harmoniosas de trabalho e preservar a estabilidade social de seus membros.
-COMPORTAMENTO ORIENTADO PARA A PARTICIPAÇÃO DE LIDERES (PESSOAS) NAS DECISÕES: é toda atitude e todo esforço para envolver as pessoas nas decisões tomadas pelo líder.
Caracterize Fontes de poder de Liderança e Fontes de Poder Pessoal; 
Fonte de poder de Liderança é caracterizada por: - poder de recompensa: que é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante de promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas.
-poder coercitivo: que é a capacidade de influenciar através da punição, da ameaça, das normas e regulamentos.
- poder legitimo: é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.
Fontes de poder Pessoal: é composto por: - Poder de especialidade: é a habilidade para influenciar através do conhecimentos especiais, é a capacidade de alguém influenciar o comportamento de outras pessoas com base no seu conhecimento, compreensão e habilidades.
- Poder de Referência: é a habilidade de influenciar através da identificação, é a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outras pessoas porque elas a admiram e querem se identificar positivamente com ela.
BOM TRABALHO!

Outros materiais