Buscar

Avaliação II - Individual FLEX - Perspectivas Profissionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Amanda Etmann (1839752)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454424) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14229371
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os primeiros kits oferecidos aos alunos para o processo de ensino a distância foram disponibilizados a partir de meados da década de 1980. Estes kits eram compostos por material impresso, material com áudio, como CDs, ou com áudio e vídeo, como DVDs. Isto facilitava muito para que o aluno pudesse organizar seus estudos e acompanhar a evolução das aulas. Este material passou a ser disponibilizado em qual geração da educação a distância?
	 a)
	Na 5ª geração da educação a distância.
	 b)
	Na 3ª geração da educação a distância.
	 c)
	Na 4ª geração da educação a distância.
	 d)
	Na 2ª geração da educação a distância.
	2.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos.
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica.
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos.
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	 a)
	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	 b)
	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	 c)
	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	 d)
	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	5.
	No atual cenário educacional, com as mudanças tecnológicas e nas metodologias de ensino, o perfil do aluno também acabou sofrendo alterações. Assim, o professor necessita ter o conhecimento do perfil dos alunos, principalmente com relação aos temas e assuntos que dominam. Sobre as características que são necessárias para o aluno aprender de forma on-line, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno precisa ser capaz de se motivar e responsabilizar pelo seu processo de aprendizagem.
(    ) O aluno pode aguardar as indicações do professor que agendará os momentos de estudo e o acompanhará.
(    ) O aluno precisa interagir com seus colegas, mantendo boas relações com os tutores e professores.
(    ) O aluno pode fazer seus prazos de entrega e encaminhar o trabalho assim que estiver pronto ao professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Em um mundo em que cada vez mais o público que frequenta a educação básica e que frequentará a educação superior é composto por pessoas que conhecem e usam as novas tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário conhecer seu perfil. Assim, quando observamos as pessoas que já nasceram em um mundo onde as tecnologias digitais, as TIC, já faziam parte do cotidiano, podemos identificar algumas características específicas que compõem seu perfil. Sobre estas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Aqueles nascidos em um mundo digital são digitalmente alfabetizados.
	 b)
	Aqueles nascidos em um mundo digital são mais orientados para resultados.
	 c)
	Aqueles nascidos em um mundo digital são mais auditivos em seu estilo de aprendizagem.
	 d)
	Aqueles nascidos em um mundo digital são mais imediatistas e conectados.
	7.
	Em uma análise historiográfica podemos perceber que a modalidade de ensino a distância teve seu início há alguns séculos. Iniciativas particulares e governamentais, de vários tipos propiciaram o seu surgimento e desenvolvimento pelos anos que passaram até chegar aos dias atuais. Contudo, ao compararmos a educação a distância atual com aquela do início podemos identificar o que as diferencia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este aspecto diferenciador da educação a distância do passado e a atual:
	 a)
	Os tutores/docentes eram essenciais no passado, hoje o foco é autodidata apenas.
	 b)
	A diferença está nos meios de comunicação disponíveis em cada época.
	 c)
	No passado era só iniciativa estatal, hoje é somente privada.
	 d)
	O aspecto diferenciador é que no passado não se faziam avaliações, o que ocorre nos dias atuais.
	8.
	O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Administração de tempo.
	 b)
	Flexibilidade.
	 c)
	Motivação.
	 d)
	Organização.
	9.
	O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração no que diz respeito ao contato com a tecnologia. Sobre as características que conceituam os chamados nativos digitais, analise as sentenças a seguir:
I- São pessoas que durante sua infância tiveram acesso restrito às tecnologias, através da internet discada.
II- São indivíduos que cresceram em meio às tecnologias
digitais no cotidiano social e familar. 
III- São pessoas habituadas a lidar com a tecnologia desde pequenos, alterando sua forma de aprender.
IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
	 a)
	Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
	 b)
	Multimídia - CDs e DVDs.
	 c)
	Ensino por correspondência - imprensa.
	 d)
	E-learning - internet e web.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes