A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova Objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Na sociedade da informação, é comum supor que todas as pessoas estejam inseridas nela, todavia, há pessoas que não se integram por não possuírem acesso às tecnologias de informação e comunicação, o que se deve a vários fatores. Por este motivo é que surgem os infoexcluídos. De maneira geral, há duas principais razões pelas quais se dá a infoexclusão. Quais são elas?
	 a)
	Pobreza e falta de conhecimento.
	 b)
	Desigualdade social e étnica.
	 c)
	Despreparo técnico e científico.
	 d)
	Ignorância e falta de cultura.
	2.
	Capitalismo é um termo bastante falado e usado em nossos estudos. Sobre o capitalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O capitalismo passa a ser dominante no Ocidente após o fim do feudalismo.
II- Neste sistema, os meios de produção são coletivos e compartilhados por todos.
III- O trabalho é comprado pelos donos do capital, os quais detêm os meios de produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Antes da Revolução Industrial, a sociedade em sua formação política, econômica e social foi denominada pelos historiadores como Sociedade pré-industrial. Eles compreendem que este momento histórico está situado entre o final do mercantilismo e o começo do capitalismo moderno, sendo que o poder político estaria concentrado nas mãos dos religiosos e da nobreza. Sobre o desenvolvimento e as características das sociedades pré-industriais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A estrutura de classes era dividida entre senhores e servos.
	 b)
	O Estado estava organizado com base na democracia representativa.
	 c)
	A organização do Estado era pautada no estado de bem-estar social (wellfare state).
	 d)
	Esse período compreende do final do século XIX até o século XX.
	4.
	A Modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo. Nos dias atuais, a Modernidade é compreendida como uma teia que se sustenta principalmente por meio das tecnologias de informação. Muitos autores têm nomeado esse momento atual da Modernidade com diferentes designações. Sobre essas designações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade da Informação, Pós-Modernidade, Sociedade de Consumo, Sociedade Pós-Industrial.
	 b)
	Sociedade Aristocrática, Sociedade de Consumo, Sociedade Contraditória, Sociedade da Informação.
	 c)
	Sociedade Pós-Industrial, Sociedade Fabril, Sociedade da Informação, Sociedade Mercantilista.
	 d)
	Sociedade Pós-Industrial, Sociedade Medieval, Sociedade Aristocrática, Pós-Modernidade.
	5.
	O Sociólogo Espanhol Manuel Castells é um sociólogo reconhecido mundialmente por ser um pioneiro quando se trata de pesquisar os reflexos da sociedade em rede na economia e na convivência social a partir do fenômeno da internet. O autor propõe o conceito de capitalismo informacional, e constrói seu raciocínio partindo da história do forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e seus impactos nos diversos campos das relações humanas. Sobre a perspectiva de Manuel Castells sobre tecnologia e sociedade moderna, analise as sentenças a seguir:
I- A tecnologia é uma ferramenta que propõe a resolução de problemas imediatos na sociedade.
II- Castells afirma que as sociedades são determinadas por suas tecnologias. 
III- As tecnologias são vistas como integrantes e compatíveis com o meio social em que se inserem. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	O mundo atual, moderno e globalizado se mostra peculiar em decorrência das redes de comunicação virtual. Estas redes foram as responsáveis pela transformação social gerada pelos avanços tecnológicos no âmbito da comunicação. Um novo panorama mundial é desenhado a partir destas transformações tecnológicas nas comunicações. Sobre esta mudança de panoramas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A globalização permitiu que todos se plugassem e se conectassem ao mundo, sem fazer distinção de classes sociais ou condição socioeconômica.
	 b)
	O acesso fácil à informação e a rapidez dos processos produtivos têm auxiliado para a melhor e maior distribuição de renda.
	 c)
	Uma mudança evidente foi a diminuição das desigualdades sociais, decorrentes da aproximação dos países e aumento da solidariedade mútua.
	 d)
	Plugados e desplugados passaram a ser uma categoria para definir e diferenciar de forma socioeconômica a utilização dos novos recursos tecnológicos.
	7.
	A ideia da estética está relacionada ao "fazer a coisa certa", no sentido de ser introduzida e difundida nos sistemas educacionais em geral. Esse princípio faz com que o homem cristão, o homem civilizado ou o aluno educado siga e reflita de forma consciente as orientações que lhe são indicadas. A educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Nomes como Steve Jobs, Bill Gates, Monteiro Lobato, Chico Buarque, entre outros, ao longo da história, destacaram-se e são citados como exemplos de que grandes criações só são possíveis através do conhecimento. A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso correto da Língua Portuguesa serve apenas para nos dar noção de beleza de ordem e de sistematização do pensamento. 
(    ) Um dos conceitos importantes na formação da criança é a noção de ordem das coisas, que reflete nos outros afazeres e esferas de relações e ações.
(    ) Em qualquer parte da sociedade, seja ela rural ou urbana, qualquer tipo de recurso só será útil se usado com inteligência.
(    ) Algumas características dos indivíduos contemporâneos, nas sociedades industrializadas, é que são  pouco instruídos e com baixa autonomia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Para compreender as mudanças que vislumbramos na sociedade da informação, é necessário conhecer as características de cada momento. Um desses momentos é a passagem da Modernidade à Pós-modernidade. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) Tal conceito ficou associado à quebra de valores e de normas de comportamento, em especial nos grandes centros urbanos.   
(    ) Este conceito contrapõe-se à ordem tradicional, implicando a progressiva racionalização e diferenciação econômica e administrativa do mundo social.
(    ) Este conceito é caracterizado pela aposta industrial, urbanização, construção das grandes cidades, na ciência como resposta para tudo. 
(    ) Tal conceito nasceu ao redor das artes e da arquitetura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - II - I - II.
	9.
	Nos últimos anos do século XX, o mundo passou a adquirir uma nova configuração, alicerçada nas novas tecnologias da informação e comunicação. A sociedade pós-industrial vem sofrendo modificações cada vez mais velozes, reestruturando o capitalismo. Com relação a todas as economias do planeta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Interdependem umas das outras, em escala global.
(    ) Dependem exclusivamente da sua dinâmica de consumo local.
(    ) Interdependem dos países do seu continente.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.