A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Ativida 4 POO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O requisito é que o chamador de um método que lança uma exceção verificada deve estar preparado para lidar com a exceção. Isso normalmente significa escrever um handler de exceção na forma de um bloco try .”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 296).
O encerramento abrupto do programa mediante o lançamento de uma exceção pode ser evitado com o tratamento da mesma, o que é chamado de captura de exceção. Para realizar esse tratamento das exceções em Java são utilizados os comandos try e catch . Analise abaixo é o comportamento dos comandos try e catch .
I. A instrução catch lida com as exceções para que o programa mantenha sua execução consistente, mesmo que exceções ocorram.
II. As linhas de código que serão executadas, quando a exceção for capturada, serão colocadas no bloco try .
III. No bloco try são colocadas todas as linhas de código que possam vir a lançar uma exceção.
IV.O  bloco finally permite que um bloco de comandos seja sempre executado após a execução de um bloco de catch e/ou de try .
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
.I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A instrução catch
lida com as exceções para que o programa mantenha sua execução consistente, mesmo que exceções ocorram. No bloco try são colocadas todas as linhas de código que possam vir a lançar uma exceção. O bloco finally
permite que um bloco de comandos seja sempre executado após a execução de um bloco de catch e/ou de try.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Em uma aplicação com bom design isso é bem independente da lógica de negócio da aplicação, portanto isso pode ser feito independentemente do projeto da estrutura de classe para o restante do projeto. O design inicial é uma das partes mais importantes do projeto. Deve-se planejar investir pelo menos tanto tempo trabalhando no design quanto planeja investir em implementação. O design de aplicação não é algo que precede a programação.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 184).
É possível compreender que o desenvolvimento de código com linguagens orientadas as objeto levam em consideração a lógica de negócio. Neste sentido, quando tratamos da interface com o usuário, o que significa a camada de negócio?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.É onde ficam as funcionalidades e regras de todo o sistema.
	Resposta Correta:
	 
.É onde ficam as funcionalidades e regras de todo o sistema.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Segundo os fundamentos de orientação a objeto, a camada de negócio concentra as regras e as funcionalidades inerentes ao sistema que está sendo desenvolvido.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Como os usuários podem criar e interagir com objetos diretamente, conceitos como classes, objetos, métodos e parâmetros podem facilmente ser discutidos de maneira concreta antes de olhar para a primeira linha de sintaxe Java. [...] Todos os problemas em programação são desenvolvidos como problemas abertos. Embora uma ou mais versões de cada problema sejam discutidos em detalhes, haverá uma versão final do código ”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 20).
A linguagem Java é, portanto, uma linguagem largamente utilizada devido às suas facilidades, inclusive no tratamento de erros e exceções. Neste sentido, Java trata as exceções implícitas, pois não precisam de tratamento e demonstram serem contornáveis. Qual a classe que origina o tratamento das exceções implícitas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
. RunTimeException.
	Resposta Correta:
	 
.RunTimeException.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É fundamental reconhecer que as exceções implícitas não precisam de tratamento e demonstram serem contornáveis, originados pela subclasse Error, ou RunTimeException.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O paradigma da orientação a objetos é um processo conceitual independente da linguagem de programação. O desenvolvimento baseado em objetos é fundamentalmente uma forma de pensar e não uma técnica de programação. Muitos sistemas organizacionais modernos têm sido construídos através do paradigma da orientação a objetos (OO). A organização e a representação dos dados são feitas através da linguagem UML (Unified Modeling Language), que é uma linguagem visual utilizada para modelar softwares no paradigma da OO.”. (CASTRO, F. R.; CRUZ, F. M.; ODDONE, N. E. O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Inf. Inf ., Londrina, v. 18, n. 1, p. 82-105, 2013. p. 84).
Pelo enunciado, podemos compreender uma definição abrangente da orientação a objeto. No sentido da relação das classes e dos acessos aos métodos, qual afirmativa abaixo é verdadeira?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Muitas classes podem ter acesso a um mesmo método, porém, cada classe executa esse método de maneira diferente.
	Resposta Correta:
	 
.Muitas classes podem ter acesso a um mesmo método, porém, cada classe executa esse método de maneira diferente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Seguindo os fundamentos de orientação a objeto, as classes podem ter acesso a um mesmo método de outras classes, sendo que cada classe executa esse método de maneira diferente.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A própria linguagem de programação Java fornece uma implementação muita limpa da maioria dos conceitos orientados a objetos importantes e serve bem como uma linguagem de ensino introdutória. Sua popularidade assegura um grupo imenso de recursos de suporte. Em qualquer área de assunto, ter várias fontes de informações disponíveis é muito útil. Para Java, em particular, incontáveis livros tutoriais, exercícios, compiladores, ambientes e questionários já existem.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 18).
Podemos compreender a importância da linguagem Java para o desenvolvimento de códigos robustos e eficientes. Neste sentido, o Java executa um tratamento específico para exceções, entre eles as exceções explícitas. O que caracteriza o tratamento de exceções explícitas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.As exceções explícitas necessitam que o desenvolvedor realize um tratamento com o uso do comando throw.
	Resposta Correta:
	 
.As exceções explícitas necessitam que o desenvolvedor realize um tratamento com o uso do comando throw.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É correto afirmar que as exceções explícitas necessitam que o desenvolvedor realize um tratamento com o uso do comando throw, pois somente assim haverá o tratamento de erro.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Uma característica de um bom projetista de software é a capacidade de pensar à frente. O que pode ser mudado? O que podemos assumir, com alguma segurança, que permanecerá inalterado durante toada a vida do programa? Assumimos e codificamos na maior parte das nossas classes que o jogo será executado como um jogo baseado em texto e em terminal de saída. Mas isto será sempre assim?”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 184).
Podemos compreender a questão da qualidade de desenvolvimento de código. Neste sentido, esta característica também é necessária ao se tratar da interface na orientação a objeto. Portanto, quando tratamos de interface, quais as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas?
I. (  ) Em Java não é possível criar herança múltipla.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.