Buscar

Atividade Avaliação Semana 6 Educação Matemática Univesp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões sobre o texto: “Pensamento Algébrico: uma relação entre álgebra, aritmética e geometria”, de Silvânia Cordeiro de Oliveira e João Bosco Laudares.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 12 pts
Segundo os autores do texto, que vertente o professor deve seguir para embasar a formação de conceitos científicos na escola?
	
	Uma importante vertente a se seguir na escola é a de mostrar claramente aos alunos que os conhecimentos científicos são separados e devem ser compreendidos individualmente, para só depois relacioná-los.
	
	Para uma maior compreensão de conceitos científicos sistematizados, uma das vertentes a se seguir, é a de separar os conhecimentos não escolares dos conhecimentos escolares, a fim de evitar que o estudante confunda conhecimento científico com senso comum.
	
	Os estudantes trazem consigo conhecimentos com o potencial de produzir situações de aprendizagem significativa. Valorizar esse saber, já constituído, é uma das vertentes a se seguir com o intuito de embasar a formação do conceito científico.
	
	A escola, de modo geral, segue a vertente em que se evitam os cálculos mentais, priorizando a construção dos conceitos via algoritmos.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 22 pts
Qual das alternativas abaixo não descreve o pensamento dos autores com relação às abordagens de ensino de Matemática que devem ser utilizadas pelos professores?
	
	Uma abordagem na qual o ensino da técnica é associado a uma contextualização e relacionando o conceito com conhecimentos prévios do aluno, favorece a aprendizagem dos estudantes.
	
	Antes de ensinar qualquer conteúdo, é importante que o professor conheça os domínios que os estudantes têm sobre o assunto e construa sua aula a partir desses conhecimentos.
	
	O ensino de Matemática deve necessariamente lançar mão de técnicas de memorização, exercícios de repetição e treino, a fim de levar o estudante a ser capaz de reproduzir as técnicas matemáticas.
	
	Os livros didáticos devem ser vistos como auxiliares no ensino e na construção da aprendizagem, e não encarados como fonte única de informações para a aula.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 32 pts
Segundo os autores, qual deveria ser o papel do livro didático na construção do conhecimento matemático do estudante? Escolha a alternativa que melhor descreve o pensamento expresso no texto.
	
	A postura do professor perante o livro didático deve ser a de respeitar o autor do livro, sem grandes intervenções, apenas seguindo os roteiros pré-estabelecidos.
	
	Respeitar o livro didático, colocando questões externas à escola, como conhecimentos prévios dos alunos, em segundo plano, é a única forma de tirar proveito do que o livro didático pode oferecer.
	
	Em geral, o livro didático é capaz de mostrar ao professor a melhor metodologia a ser utilizada para ensinar cada conteúdo, em especial a Álgebra.
	
	Um bom livro didático, quando aliado a uma boa formação do professor, é um importante aliado no ensino e na aprendizagem da Matemática.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 42 pts
De acordo com o texto, como o conceito algébrico deve ser introduzido aos alunos pela primeira vez?
	
	Introduzir noções acerca da aplicação do conteúdo matemático é o que acarreta a falta de interesse do estudante, pois ao confundir técnica com suas aplicações, o professor pode induzir o aluno ao erro.
	
	A introdução desse conteúdo de maneira formal, tratando de equações, deve ser feito sem relacioná-lo com a Aritmética nem com situações vivenciadas no dia a dia, a fim de que o aluno compreenda a nova linguagem de forma independente.
	
	Os alunos não conseguem desenvolver o pensamento abstrato se as noções algébricas forem misturadas com a Aritmética muito cedo. É preciso construir esses conceitos separadamente.
	
	O papel do professor é fundamental para que os estudantes desenvolvam um sentido numérico concomitante ao pensamento algébrico, levando-os a perceber o que há de comum entre as duas, para que consigam fazer a transição da Aritmética para a Álgebra como uma continuidade, e não como uma fenda.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 52 pts
Segundo os autores, como a Geometria pode influenciar no ensino de Álgebra?
	
	A Geometria, desde muito tempo, foi tendenciosa à Álgebra e fez o uso desta, e até hoje, a Geometria trabalhada na escola está impregnada de Álgebra, o que pode dificultar a compreensão desses conteúdos por parte dos estudantes, uma vez que não aprenderam a distingui-los.
	
	As experiências de resolução de perímetro, área e volume são um exemplo de como misturar atividades geométricas com o pensamento algébrico pode confundir o estudante na construção desses conceitos tão distintos.
	
	O uso da Geometria para contextualizar o ensino da Álgebra no Ensino Fundamental pode tornar sua instrução mais interessante e motivadora. As representações geométricas auxiliam na organização do pensamento lógico, que é fundamental na resolução de problemas.
	
	Trabalhar Geometria e Álgebra relacionando seus conceitos pode ser nocivo ao estudante porque a Geometria é um assunto do seu cotidiano, de fácil acesso, fazendo com que a abstração e o uso de símbolos da Álgebra se tornem pouco atrativos, levando o estudante a não se interessar pela Álgebra, apenas pela Geometria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais