Buscar

A ORGANIZAÇAO ESCOLAR 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

.
 
 FACULDADE DE SORRISO – FAIS
DISCIPLINA: Gestão do Projeto Educativo
DOCENTE: Stella Mara Bimbato
SEMESTRE: 4° Semestre de Pedagogia
ACADÊMICA: Lucineide Silva Moraes
 A organização escolar 1.1
 É a organizaçao de uma instituiçao escolar e a gestão pedagogica, sobre o compromisso e a participação do coletivo na organização do ambiente escolar para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.  Mas, para que esse isso funcione é preciso que a escola a familia e os governantes estejam unidos para um bom desempenho. Há um espaço a ser administrado, contas que demandam pagamento, pessoas que precisam de orientação e de liderança, quesitos burocráticos que requerem providências, a concretização de um ideal exige uma boa dose de ideias, à organização das funções exercidas pelos profissionais que garantem o funcionamento da escola, visto que as funções não é a mesma em todos os estados e municípios, ela é determinada na legislação de cada ente. as escolas contam com o diretor e, em algumas instituições, com o vice-diretor. Há também o setor pedagógico, em que atuam o coordenador, o supervisor e o orientador, ou, como em algumas localidades, os pedagogos, que realizam as funções de coordenar, supervisionar ou orientar e por fim também tem professores e o setor técnico administrativo, composto por secretário, agentes de limpeza e cozinha. Cada uma desepenha sua função para o bom adamento das necessidades da escola.
 
 Gestão pedagógica 1.2
 Gestão pedagógica o conjunto de esforços empreendidos pelos educadores, incluindo as famílias, para coordenar os diferentes elementos que, na unidade educacional, servem de mediadores das vivências e aprendizagens, a gestão pedagógica deverá estar constantemente promovendo ações que visam proporcionar o envolvimento de todos que se relacionam com a escola como, pais, funcionários, alunos, prestadores de serviços, entre outros. Para construir uma instituição de ensino de qualidade é necessário que o projeto político-pedagógico de cada unidade seja construído de maneira coletiva. E os gestores deverão garantir que esse documento não permaneça somente no papel, dentro de uma gaveta. Por essa razão, a gestão pedagógica é tão importante para estruturar ambientes que assegurem o direito dos alunos de serem educados e cuidados da melhor forma possível .O gestor que é também um educador, deverá criar mecanismoséticos para avaliar se as ações feitas na instituição estão conduzindo a uma educação de qualidade para todos os alunos.
 O olhar pedagógico 1.3
 O olhar pedagógico compreende o modo como se enxerga e atribui sentido aos aspectos e demandas do processo de ensino-aprendizagem. A partir da década de 1990 é frequente que as equipes escolares desenvolvam ações para suprir as falhas dos estados e municípios, é essencial abordar a articulação da escola com a sociedade; a clientela da escola pública era composta pelos filhos das famílias que compunham as médias e altas camadas da sociedade garantindo melhorias estruturais nas escolas, bons professores com salários considerados apropriados àquela época, o que lhes garantia uma posição de status social. Hoje com tantas mudanças o objetivo é treinar pessoas para“serem competentes no que fazem, dentro de uma gestão eficaz de meios, com mecanismos de controle e avaliação de resultados, por que percebe- se que o ensino da escola do passado não é parâmetro de qualidade para a escola atual,pois o estado mostrou-se totalmente desinteressado pela apropriação do saber das camadas mais pobres e majoritárias da população que procuraram a educação fundamental, é necessário pensar um novo objetivo para a escola, o que não significa “ofertar um ensino pobre para pobres”, mas adequado aos interesses dessa população, os agentes escolares convivendo com tantas inrregularidades percebe- se o descaso dos governantes pois tem um olhar pedagogico voltado as dificuldades do abiente e procura melhorias por conta propria para que a instituição escolar seja um abiente agradavél e adequado para o ensino.
RESPOSTAS 1.1
B,E,C
RESPOSTAS 1.2
B,E,C
RESPOSTA 1.3
B,A,A
 SORRISO 2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais