Buscar

PROVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)A empresa XPTO atua na atividade de reprodução de plantas. Operacionalmente, a empresa atua com melhoramento de plantas, seleção de sementes, cruzamento de espécies em laboratório e realização de testes em campo.
No processo de comercialização das plantas, contabilmente a empresa considera as despesas, o valor justo e as perdas no reconhecimento final.
De acordo com essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I – Comissão de corretores e taxas de agências reguladoras e de bolsa de mercadorias são despesas de transação que devem ser deduzidas e ajustados do valor justo do ativo.
II – Na mensuração a valor justo do ativo biológico, pela Lei das Sociedades por Ações, os lucros não poderiam ser realizados financeiramente.
III – A atividade de desenvolvimento de novos tipos de sementes é uma atividade agrícola no âmbito do CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola.
A respeito dessas afirmações, é correto o que se afirma em:
b)Somente a afirmativa II está correta.
2)Uma empresa que atua no ramo de plantação de eucalipto está procurando atualizar os seus lançamentos contábeis de acordo com o IAS 41:
 “A IAS 41 diz que um ganho ou perda originado no reconhecimento inicial de um ativo biológico ou produto agrícola pelo valor justo menos custos de venda, e proveniente de uma mudança no valor justo menos custos para venda deve ser incluído no resultado do período em que ocorrer.” 
 
Para tal, seus eventos foram organizados no quadro a seguir:
	DATA
	EVENTO
	01/01/2016
	Plantação de Eucalipto custos de $50.000,00 pagos à vista.
	31/12/2016
	Mensurou a valor justo e o ativo vale $100.000,00
Considerando essas informações, pode-se dizer que o lançamento contábil correto dessas transações corresponde a:
R=No início de ano, débito em ativo biológico e crédito em caixa no valor de R$ 50.000 e no final do ano, débito em ativo biológico e crédito na mensuração a valor justo no valor de $ 50.000.
3)O Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99 possibilita ao contribuinte adotar taxas de depreciação que melhor representem a vida útil econômica dos bens de produção, desde que determinadas com base em estudos e laudos técnicos especializados.
 
	Vida útil para fins fiscais
	Vida útil para fins societários
	10 anos
	15 anos
	Determinado das normas fiscais (IN SRF 1700/2017 e RIR/99
	Determinada pelo teste de recuperabilidade feito pela empresa, com a existência de laudos comprobatórios.
Fonte: BRITO, Antonia Teixeira Jairi. Contabilidade do agronegócio. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017
 Tomando como base essas informações, avalie as afirmativas a seguir:
I – Uma empresa rural deve fazer o teste de recuperabilidade de seus ativos para atender a legislação fiscal e deve considerar a vida útil de seus ativos imobilizados perante esta avaliação.
II – A SRF 1700/2017 apresenta a vida útil e a taxa de depreciação de máquinas e equipamentos comuns às empresas rurais.
III – As empresas rurais com a inserção do Regime Transitório Tributário – RTT, a partir da promulgação da Lei 12.973/14, desobrigaram a determinação para fins societários do valor dos bens pelo Impairment test e a existência de laudos comprobatórios.
 A respeito dessas informações, é correto afirmar que:
R=Somente a afirmativa II está correta.
4)Os bens do ativo imobilizado possuem algumas características que os diferenciam dos demais bens, tais como: são utilizados pela pessoa jurídica para fins de produção ou comercialização de mercadorias ou serviços, para locação ou para outras finalidades dentro da empresa; espera-se que eles sejam utilizados por período superior a um ano e que a empresa tenha benefícios econômicos em decorrência da sua utilização e, ainda, que o custo do ativo possa ser medido com segurança.
Na questão fiscal, deve-se considerar que se os bens do ativo imobilizado forem utilizados nas atividades operacionais da empresa, inclusive contábil e administrativa, os encargos de depreciação serão considerados dedutíveis na apuração do IRPJ e da CSLL pelas empresas tributadas pelas regras do Lucro Real. Caso contrário, não serão dedutíveis.
 Considerando essas informações, avalie as afirmativas as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Em empresas rurais optantes pelo lucro real, o reconhecimento da depreciação dos bens operacionais é de suma importância no processo de determinação de impostos e contribuições
PORQUE
II - A depreciação por ser uma despesa e, portanto, afetar negativamente o resultado do exercício, sob a óptica tributária, deseja-se que sejam maiores para reduzir imediatamente o recolhimento dos tributos do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro.
 A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma em:
R=as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
5)A mensuração dos ativos biológicos pode ocorrer pelo seu valor justo deduzido pelos gastos estimados para a sua venda. Caso essa possibilidade de mensuração não seja confiável, os ativos biológicos devem ser avaliados pelo valor de custo deduzidos pela depreciação acumulada ou perda de irrecuperabilidade.
A partir dessas informações, ordene prioritariamente os itens a seguir para a devida determinação do valor justo:
1 - Preços de mercado para ativos similares, ajustados para refletir as diferenças;
2 - O preço do ativo em um mercado ativo.
3 - Valor presente do fluxo de caixa futuro que se espera ser obtido do ativo.
4 - Uma referência de preço obtida em uma transação recente caso não haja mercado ativo.
5 - Benchmarks, processos e idéias inovadoras e procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior.
Agora, assinale a alternativa que contém a alternativa correta:
R= 3 – 1 – 5 – 2 – 4.
6)Com a edição da IAS 41 o IASC introduziu no cenário da contabilidade internacional o estabelecimento de padrões mínimos à apresentação das demonstrações financeiras das entidades que exploram atividades agrícolas. Foram determinados os critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos biológicos durante a fase de crescimento, degeneração, produção e reprodução, estabelecendo que, se o justo valor pode ser mensurado confiavelmente, este deve ser o critério utilizado no momento inicial e em cada data de elaboração das demonstrações financeiras, e evidenciados na demonstração de resultados os ganhos e perdas advindas das transformações ocorridas. 
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A IAS 41 foi a primeira norma voltada para o setor primário da economia que buscou estabelecer o valor justo para a avaliação e reconhecimento dos ativos biológicos
PORQUE
 II – mitigou as incertezas e conflitos ao aplicar conceitos e métodos da contabilidade tradicional, principalmente para o reconhecimento de suas particularidades a respeito da criação, produção e reprodução associados à transformação biológica que altera a substância dos ativos.
 R=as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
7)Para a contabilização correta dos negócios da família, que abrange a produção de trigo e a produção de farinha para comercialização, José, um produtor rural, realizou o seguinte levantamento sobre os gastos do processo produtivo e os valores do valor justo líquido de cada item. 
	 Item
	Valor em reais 
	Formação do trigo (gastos)
	100,00
	Produção de farinha (gastos)
	450,00
	Valor justo líquido do trigo colhido
	250,00
	Valor justo líquido após a produção da farinha*
	600,00
 
* O valor final de venda da farinha no futuro. 
 Considerando essas informações, ordene corretamente os itens do DRE descritos a seguir:
I - CPV. 
II - Resultado.
III - Receita de venda.
IV - Lucro Bruto.
V - Perda com estoque.
VI - Variação a valor justo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos itens da DRE a seguir:
R= III – I – VI – IV – V – II.
8)No setor rural, existe pouco emprego de informações gerenciais
por partes das empresas integrantes deste segmento econômico, isto devido ao baixo conhecimento dos empresários rurais, os quais fazem uso somente controles simplistas para gerenciar suas propriedades. Em meio à necessidade de informações gerenciais, as empresas têm optado pelos sistemas de custeio que servirão para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I – A adoção do sistema de custeio ABC permite aos gestores das empresas atender ao critério legal exigido no Brasil através da apropriação de todos os custos causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno.
 PORQUE
 II – a partir desse método de custeio, é possível direcionar o custo em relação ao processo e não os custos comuns aos produtos, o que facilita uma possível decisão de terceirização de uma atividade.
 R=a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
9)A tomada de decisões dentro do âmbito empresarial consiste na escolha da opção dentre cursos alternativos que melhor se enquadre dentro de seus interesses. A identificação e ponderação dos principais aspectos relacionados a determinado contexto têm um importante papel no processo de tomada de decisões, agindo como referência coletora de dados relevantes sobre custos, despesas, mercado e tecnologias.
De acordo com este entendimento, as empresas devem procurar diminuir seus custos e despesas, para que a margem de contribuição, preço menos custos e despesas variáveis, possa ser maior, bem como elaborar estudos sobre seus limites, não oferecendo produtos ou serviços com preços inferiores aos custos e despesas ou com margem insuficiente para o retorno do capital aplicado.
 
De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir:
 
I – Uma maior capacidade de fornecimento por parte da empresa é obtida com a redução ao máximo do custo de um produto em relação ao seu preço.
II - Os preços das safras classificadas como commodities são formados a partir de diretrizes de mercado para que superem os custos de produção. 
III – O markup é o único método de formação de preço de venda de um produto agrícola por considerar o lucro, as despesas (fixas e variáveis) e os custos.
 R=Somente a afirmativa I está correta
10) Otimizar a produtividade e lucratividade de uma propriedade rural vai muito além de saber plantar, colher e vender. Hoje, um dos grandes determinantes de sucesso, além da qualidade técnica de produção, é uma gestão eficiente. Mas como saber quais informações extrair, como organizá-las e interpretá-las? Será que o lucro que você está tendo é adequado? Como outros conseguem melhores resultados?
Tomando como base essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I - Apesar da contabilidade ser uma importante ferramenta na gestão da empresa rural, os registros dos fatos contábeis que embasam os indicadores de ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade, não são fidedignos ao ponto de auxiliar na tomada de decisão.
II - A estatística na gestão de uma empresa rural se torna relevante quando utilizada na análise da série histórica de períodos de comercialização dos produtos agrícolas sob uma visão financeira dos seus negócios, averiguando a volatilidade das receitas.
III - A apuração de custos em uma empresa rural é uma contribuição significativa para a gestão da empresa para garantir a rentabilidade ao permitir o acompanhamento desse gasto para torna-lo o mais enxuto possível, já que não controle, de forma geral, os preços dos produtos agrícolas.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
e)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
11) O registro de negócio a termo formalizado através de contratos de compra e venda de produtos agrícolas no SINAG (Sistema de Informações de Negócios Agrícolas), da Bolsa Brasileira de Mercadorias, mostra-se como excelente opção para dar mais segurança às operações. A sazonalidade dos preços pode gerar insegurança às partes na concretização do negócio no período do vencimento do contrato. Quando os negócios são registrados no SINAG, contam com a possibilidade de acionar a Câmara Arbitral da Bolsa para dirimir eventuais conflitos.
Acerca desse tipo de contrato, é correto afirmar que:
R = A função básica deste tipo de contrato é garantir a venda, o que tira a incerteza da venda, e garante um preço mínimo que faz com que o produtor possa planejar seus custos
12) O CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, a atividade agrícola compreende atividades diferentes entre si, como por exemplo, aumento de rebanhos, silvicultura, colheita anual ou constante, cultivo de pomares e de plantações, floricultura e cultura aquática. No entanto, apesar de serem diferentes entre si, estas atividades trazem três características comuns entre elas: a capacidade de mudança, o gerenciamento de mudança e a mensuração da mudança.
 Considerando essas características comuns entre elas, associe uma coluna à outra:
 
	Coluna A
	Coluna B
	I – Gerenciamento de mudança
	A - A mudança na qualidade, por exemplo, no mérito genético, na densidade, no amadurecimento, no nível de gordura, no conteúdo proteico ou na resistência da fibra, ou quantidade causada pela transformação biológica ou colheita é mensurada e monitorada como uma função rotineira de gerenciamento.
	II – Mensuração da mudança
	B - animais e plantas vivos são capazes de transformações biológicas. Ou seja, podem passar pelo processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico
	III – Capacidade de mudança
	C - o gerenciamento facilita a transformação biológica, promovendo, ou pelo menos estabilizando, as condições necessárias para que o processo ocorra, por exemplo, nível de nutrientes, umidade, temperatura, fertilidade, luz.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
R=I – C; II – A; III – B.
13) A cooperativa é uma sociedade de natureza civil, formada por no mínimo 20 pessoas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns. Os próprios associados, seus líderes e representantes têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização da cooperativa.
Além disso, se diferencia de outros tipos de associações de pessoas por seu caráter essencialmente econômico. A sua finalidade é colocar os produtos e serviços de seus cooperados no mercado em condições mais vantajosas do que os mesmos teriam isoladamente. Desse modo, pode ser entendida como uma “empresa” que presta serviços aos seus cooperados.
Tomando como base essas informações, avalie as afirmativas a seguir:
I – As cooperativas se diferem das associações por realizar ações de assistência social e cultural perante o mercado com finalidades econômicas específicas.
II – A comercialização dos produtos gerados nas empresas rurais por meio das cooperativas têm uma representação significativa no PIB agrícola brasileiro.
III – Uma cooperativa é uma forma de legalizar a união de pessoas físicas ou jurídicas, sem fins lucrativos, com a finalidade de viabilizar melhores condições do que aquelas que os indivíduos teriam isoladamente para realizar os seus objetivos.
A respeito dessas afirmativas, é correto afirmar que:
Somente II
14) O produtor rural, além de implementos agrícolas, passa a precisar de ferramentas importantes para o gerenciamento de seus negócios, necessitando de um método contábil específico, devido às suas necessidades e particularidades, precisando planejar e controlar sua produção agrícola, devendo conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos e mercados futuros.
O grau de gerenciamento faz com que haja o sucesso da empresa rural, através de conhecimento racional dos recursos à disposição, como: terra, implementos agrícolas, animais e o essencial, informações para tomar as decisões, garantindo
o lucro e a existência da empresa. Assim, as propriedades têm que procurar maximizar seus lucros, através de treinamento adequado para maior produtividade e qualidade em seus serviços.
A partir dessas informações, analise as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Nas empresas rurais, a escrituração contábil passa a ser opcional, no entanto, exige anualmente ser apresentado os custos, despesas e as receitas por tipo de atividade.
( ) Para fins gerenciais, o ciclo operacional das atividades agrícolas segue as normas do Regulamento do Imposto de Renda de 1999 – RIR/99, portanto, torna-se obrigatório obedecer ao ano fiscal.
( ) As atividades da empresa rural e seu tipo de cultura influenciam a elaboração do plano de conta das informações contábeis.
( ) A classificação das culturas como permanente ou temporária não influencia na correta alocação dos custos como diretos ou indiretos.
Assinale a alternaetiva que contém a sequência correta:
FFVF
15) Com a promulgação da Lei 11.638/07 e da Lei 11.941/09, a desvalorização do valor dos elementos dos ativos imobilizados e intangíveis devem ser reconhecidos antes de serem publicados no relatório contábil do Balanço Patrimonial, segundo o CPC - 27.
 Considerando os itens que condicionam a perda do valor dos ativos descritos a seguir, relacione uma coluna à outra:
	COLUNA A
	COLUNA B
	I – Depreciação
	A - quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
	II - Amortização
	B - quando corresponder a perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência
	III - Exaustão
	C - quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
R= I – B; II – A; III – C.
16)O pronunciamento técnico CPC 16–Estoques define que um estoque é um ativo mantido para venda no curso normal dos negócios, em processo de produção para venda ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A mensuração por dois ou mais pronunciamentos técnicos é a principal diferença no tratamento dos estoques de uma empresa agrícola comparado a uma empresa industrial
PORQUE
II – os estoques de uma empresa agrícola existem matéria-prima, produtos em elaboração e produto acabado.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma em:
R=a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
17) Atualmente, no Brasil, existem mais de 80 taxas, impostos e contribuições diferentes. Direta ou indiretamente todos nós somos contribuintes, pois qualquer mercadoria que compramos em um supermercado já está embutido em seu preço os valores referentes à ICMS, PIS e COFINS, variando as porcentagens de acordo com seu estado. Para as empresas rurais esse cenário não seria diferente cabendo, portanto, obrigados a contribuir com impostos mensalmente.
R=Contribuição sobre o Lucro Líquido, FUNRURAL e ICMS.
18) Os elementos tangíveis do Ativo Imobilizado têm suas vidas úteis estimadas, limitadas no tempo, produzindo, ao final, um valor residual, ou seja, um valor de venda após o seu uso. O tempo de vida útil de um bem será determinado de acordo com o prazo durante o qual é possível a sua utilização nas operações da empresa (e a produção de seus rendimentos). Portanto, o valor depreciável será o valor de aquisição do bem e todos os gastos necessários para colocá-lo em funcionamento, se for o caso, menos o seu valor residual (valor a ser recuperado no final de sua vida útil).Para tal, uma empresa rural pode adotar diferentes tipos de métodos de depreciação, tais como: método linear, método da soma dos dígitos dos anos (ou método de cole), método das horas de trabalho e método das unidades produzidas.A partir dessas informações, complete corretamente as lacunas que se sucedem:
O método de ___________ proporciona depreciação maiores no início da vida e menores no final da vida, dando uniformidade nos custos, uma vez que os reparos são mais comuns no final da vida útil do bem, o que causaria uma compensação pela diminuição da despesa com depreciação. No método de ___________ estima-se o número de unidades que devem ser produzidas pelo bem ao longo da sua vida útil. Já no método ________, existe uma aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimada para o bem. É obtido através da divisão entre valor a ser depreciado e o tempo de vida útil. E, por fim, no método de __________ os bens utilizados por períodos maiores do que as oito horas previstas na legislação vigente, por sofrerem maior desgaste são beneficiados com a depreciação acelerada mediante definidos com base nos turnos realizados.
 Assinale a alternativa que contém a sequência dos termos que completam as lacunas corretamente.
R=soma de dígitos - unidades produzidas - linear - depreciação acelerada.
Existem duas filosofias que norteiam os sistemas de custeio, que são: custear a produção por absorção e considerar somente os custos diretos. O custo por absorção parte do princípio de que os custos e as despesas indiretas fixas são adicionadas aos estoques e ao custo dos produtos vendidos. Por sua vez, os princípios que norteiam a metodologia do custo direto não consideram os custos indiretos como custos de produção. Estes custos são lançados nas planilhas de produção como custos inaplicáveis ao processo produtivo, qualquer que seja o volume da atividade empresarial. 
A respeito do custeio por atividade é correto afirmar que:
R= exige a identificação relevantes dentro dos departamentos e o uso de direcionadores de recursos que irão alocar os custos incorridos nas atividades.
Uma dúvida recorrente de um produtor rural é se o preço de venda do produto ou serviço que está oferecendo está correto. Será que ele cobre os custos de produção, distribuição, encargos e ainda proporciona lucro?Nesse cenário de incertezas, José, um produtor rural, procurou seu contador que o orientou a utilizar o markup para facilitar a gestão e dar mais segurança às suas negociações.Entretanto, para isso, foram necessários alguns levantamentos sobre os gastos do seu negócio:
	Gastos
	Percentual
	Impostos
	35%
	Despesas Fixas
	7%
	Custo Fixo
	16%
	Lucro
	25%
A respeito dessas informações, é correto afirmar que o Markup corresponde a:
R= 1,20.
A formação do preço de venda é um fator que influencia diretamente o cliente em suas decisões de compra, principalmente em mercados com um grande número de concorrentes. Com preços muito altos, sua empresa pode afugentar os clientes e perder mercado. Com preços muito baixos, a organização pode sofrer prejuízos pela venda de produtos, mercadorias e serviços abaixo do valor mínimo para cobrir custos e despesas.
No agrobusiness, essa regra não poderia ser diferente sendo comum para essa avaliação de forma rápida o markup que é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço de venda.
 A partir desse trecho, analise as afirmativas a seguir:
 I – Com o markup todo produto ou serviço terá um único fator, pois a margem depende do lucro estimado.
II – O cálculo do markup é composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro estimada, que multiplicado pelo preço unitário define-se o preço de venda.
III – A taxa cambial e oferta e demanda são fatores que influenciam a formação de preço de uma empresa rural, independente do método adotado.
 A respeito dessas afirmativas, é correto afirmar que:
R= Somente as
afirmativas II e III estão corretas.
Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
 
Considerando essas informações, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
(   ) No grupo C dos Incoterms, o vendedor se obriga a contratar o transporte dos produtos sem assumir riscos de perda, extravio ou dano, nem despesas adicionais decorrentes de fatos ocorridos após o embarque.
(  ) Com o EXW,  todos os custos e riscos serão suportados pelo comprador , pois, será responsável por retirar as mercadorias no estabelecimento do vendedor e trazer para o seu.
(   )  Os incoterms não servem de referência para a contabilidade quanto ao reconhecimento da receita, segundo o RIR/99, que determina a responsabilidade e custos dos produtos em processos de vendas.
(   ) Todo o frete na modalidade FOB é desobrigada pelo cliente e, portanto, deve reconhecer a receita do produto da venda, satisfeito, os demais requisitos.
 R= V V F V 
Imagine que você, após desenvolver o plano de expansão empresarial e obter a aprovação da diretoria, esteja avaliando a viabilidade de investimento em duas empresas. Para iniciar a avaliação, você sabe que precisa analisar as demonstrações financeiras, no sentido de compreender a verdadeira situação de ambas.
Como controller, você também sabe que sozinhos, os números não dizem nada. Os passivos da empresa X podem somar R$ 20.000,00 enquanto que os da empresa Y podem totalizar R$ 50.000,00. Isso significaria que o investimento na X seria menos arriscado? Talvez sim. Ou talvez não.
Para obter a resposta será preciso saber quantos ativos cada organização possui, como é o segmento da empresa e, principalmente, como está o desempenho financeiro ao longo dos anos. Claro que não acaba por aí. Será necessário fazer uma Análise das Demonstrações Financeiras (Demonstrativo de Resultados de Exercício, Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Fluxo de Caixa). Mais especificamente, estamos falando de: Análise Horizontal e Vertical.
 Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Para uma análise financeira fidedigna utilizando a análise vertical e a análise horizontal de uma empresa com o objetivo de atender um dos pilares das análises gerenciais, é necessário um prévio conhecimento acerca das contas contábeis
PORQUE
II - sem realizar o ajuste de algumas contas contábeis, tais como: as despesas pagas antecipadas e ações de tesouraria, por causarem redução do patrimônio líquido, a análise dos dados pode sofrer alterações, entregando resultados distorcidos.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
R=as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Para incrementar o capital de giro das empresas, é comum que elas realizem empréstimos junto a terceiros, normalmente instituições financeiras. Isso aumenta as dívidas com o objetivo de obter mais recursos para serem aplicados nos ativos. Com esse aumento, um parâmetro confiável e comparável com outras empresas é o índice de endividamento, ou seja, como a empresa apresenta a evolução do seu endividamento ao longo dos períodos.
Também é importante que se faça algumas comparações. Um valor de 30% é algo bom ou ruim? Isso vai depender do mercado em que uma determinada empresa está inserida. Se todos os concorrentes possuírem índices em torno de 10% ou 15%, definitivamente 30% é um valor elevado. Por outro lado, se eles possuírem valores maiores que 50%, aí 30% será um bom valor.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:
I - Os índices de endividamento de uma empresa são obtidos com os valores extraídos do relatório contábil demonstração dos resultados do exercício - DRE.
II - Um endividamento de 30% não é interpretado como algo ruim, pois, depende da composição da dívida.
III - O resultado do indicador de composição do endividamento permite avaliar a proporção do capital de terceiros ante o capital próprio.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que: 
R= Somente a afirmativa II está correta.
A análise econômico-financeira de um empreendimento do agronegócio realizado por um analista, a partir do estudo de partes do relatório contábil balanço patrimonial apresentados a seguir, apurou em um giro de ativo igual a 1,5.
Esse resultado permitiu mensurar a eficiência no uso dos ativos por relacionar o total das vendas produzidas com o ativo da empresa.
	Contas do Balanço Patrimonial 
	Valor em Reais
	Caixa e equivalente de caixa
	100.000
	Capital Social
	600.000
	Mercadorias
	120.000
	Reserva de lucros
	68.000
	Clientes
	200.000
	Financiamento a longo prazo
	240.000
	Investimentos
	128.000
	Imobilizados
	520.000
	Contas a pagar
	60.000
R= 1.602.000,00
A indústria rural Milho Verde solicitou ao seu contador um levantamento de um VPL em um projeto de aquisição de maquinas agrícolas, uma vez que a demanda está aumentando a cada mês que se passa. O valor do investimento é de R$ 200.000,00 e este projeto terá a sua duração em 4 anos. A TMA escolhida para este projeto é de 3,5% aa. Abaixo seque o quadro denotando o investimento e os retornos provisionados pela diretoria da empresa.
	ANO 0
	ANO 1
	ANO 2
	ANO 3
	ANO 4
	R$ 200.000,00
	R$ 50.000,00
	R$ 70.000,00
	R$ 50.000,00
	R$ 30.000
 Com os dados no quadro acimo pode-se dizer que o valor do VPL é de:
 Assinale a alternativa que contenha a resposta correta
R= R$ 15.104,87
O Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água, no relevo e na luminosidade.Com seus 8,5 milhões de km o Brasil é o país mais extenso da América do Sul e o quinto do mundo com potencial de expansão de sua capacidade agrícola sem necessidade de agredir o meio ambiente.
Tomando como base essas informações, avalie as afirmativas a seguir:
 I – O agronegócio nacional tem uma expressiva participação na economia do país, alcançando 20% do PIB nacional e, também, pela metade das exportações brasileiras.   
II – No Brasil, o destaque do agronegócio dar-se-á pela facilidade de escoamento dos materiais produzidos nas grandes áreas para cultivo e por possuir 20% de toda a água doce do planeta.
III – A contabilidade é uma ferramenta que contribui positivamente na gestão das empresas, pois, nos dias que correm, o agronegócio contam com tecnologia, pesquisa e altos investimentos em seus processos produtivos.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:
R=Somente as afirmativas I e III estão corretas.
O produtor rural brasileiro está otimista em relação ao futuro da agropecuária, mantém o foco na rentabilidade da sua fazenda e se atualiza em matéria de tecnologia. Vê como principais desafios, questões como mão de obra e sanidade. E se mostra mais atento à sustentabilidade, inclusive, na sua cadeia de fornecedores.
São algumas das indicações da sétima edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, divulgada nesta quarta-feira (31/5) pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA). O levantamento foi feito com 2.840 produtores rurais em 15 Estados brasileiros, sendo 2.115 agricultores e 725 pecuaristas. A margem de erro é de 1,8% com um nível de 90% de confiança.
Os pesquisadores foram às fazendas com questionários de sobre temas como aquisição e uso de insumos e maquinário, utilização de smartphones e redes sociais e hábitos de consumo de mídia, como jornais, revistas e internet. Ao todo, foram percorridos cerca de 60 mil quilômetros, de acordo com os responsáveis pela pesquisa.
Entre os agricultores, produtores de algodão, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, soja, tomate e trigo. Entre os pecuaristas, criadores de bovinos de corte e leite, suínos e aves. Esses segmentos respondem por pelo menos 92% do valor da produção agropecuária do país.
 Tomando como base essas informações, identifique nos itens a seguir quais de acordo com o artigo 249 da Instrução Normativa (IN RFB) n.º 1700 de 14 de março de 2017, são consideradas atividades rurais:
 I – Extração e exploração vegetal e animal.
II – Cultivo de florestas que se destinem a recuperação de mata ciliar.
III – Exploração de atividades zootécnicas, tais como apicultura, cunicultura, sericicultura, dentre outras culturas animais.
IV – Cultivo e abate de rebanho para consumo próprio.
Agora, assinale a alternativa correta:
R=Somente as afirmativas I e III estão corretas.
A NBC TG 29 aprovada em 28/08/2009, revisada e consolidada em 11/12/2013, apresenta vários conceitos essenciais para o entendimento e aplicabilidade dos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos biológicos e da produção agrícola no ponto de colheita. De acordo com a NBC TG 29 (2009) atividade agrícola “é o gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais” e ativo biológico “é um animal e/ou planta, vivos, ou seja, é um ativo para produção”. Dessa forma a norma estabelece como características básicas dentro da atividade agrícola: a capacidade de mudança, o gerenciamento de mudança e a mensuração da mudança. A NBC TG 29 estabelece distinção entre ativos biológicos, produto agrícola e produtos resultantes do processamento depois da colheita, exigindo ainda classificação em ativos biológicos consumíveis e de produção e em fases de acordo com as transformação que sofre em ativos biológicos maduros e imaturos.
De acordo com o CPC 29, assinale a alternativa que contém apenas exemplos de ativos biológicos:
R=Seringueira e Palmeira de dendê.
Os contratos agrários de cessão de terras são utilizados na agricultura e na pecuária com objetivos distintos, tanto por quem cede a propriedade quanto por quem opta por utilizar a terra de terceiros.
Entre aqueles que optam por contratar a terra de terceiros,os pecuaristas justificam essa opção baseados em três os motivos para usar a área de terceiros: a terra própria é utilizada pela agricultura e precisam da área de terceiros para o gado, a pastagem diminui no inverno e a terra própria não atende as necessidades do gado e, ainda, há mais gado do que pasto. “Para eles, é necessário usar a terra de terceiros, pois está muito cara para comprar”.
 De acordo com os deveres do arrendatário neste contrato, é correto afirmar que:
R=Pagar todas as prestações relativas ao contrato, se pretender rescindi-lo antes de seu termo final.
Os tributos estão previstos no artigo 145 da Constituição Federal, mas é o artigo 3º do Código tributário Nacional que os define: “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. No entanto, a aplicação de tributos depende do conhecimento prévio de alguns conceitos do fato gerador, base de cálculo e das alíquotas.
 
De acordo com os conceitos descritos a seguir, associe uma coluna à outra:
	COLUNA A
	COLUNA B
	I – Fato gerador
	A - é uma situação, definida em lei, que configura e caracteriza a obrigação tributária, quer esta principal ou acessória, que pode ser instantâneo, periódico ou continuado. A circulação de mercadoria é o fato gerador que dá origem ao ICMS.
 
	II – Base de cálculo
	B - são os percentuais previstos na lei tributária e que serão aplicados à base de cálculo para se apurar o valor da obrigação tributária. O ICMS de São Paulo tem alíquota de 18%. Ou seja, todo tributo vai apresentar um fato gerador, uma base de cálculo e uma alíquota para se determinar o valor.
	III - Alíquotas
	C - é uma unidade de medida adotada por lei e que será utilizada para calcular o tributo. No IPTU, será considerada a base de cálculo o valor do imóvel.
R=I – A; II – C; III – B.
A obrigação tributária é a relação jurídica existente entre o Fisco e um particular. O objeto da obrigação tributária é a prestação de dar (pagar o tributo), fazer ou não fazer. Em linhas gerais, pode-se entender a relação obrigacional tributária como sendo derivada da obrigação civil, em que os sujeitos ativo e passivo são respectivamente representados pelo Estado, em sua atividade econômica, e pelo particular. Estes são considerados os elementos subjetivos da obrigação. Como elemento objetivo, há ainda o objeto da obrigação, como já referido, a prestação de dar, fazer ou deixar de fazer. Conforme o seu objeto, as obrigações podem ser divididas em principal ou acessória.
R=Surge com a ocorrência do fato gerador e extingue-se juntamente com o crédito tributário dela decorrente.
Segundo o CPC – 16, estoque é um ativo mantido para venda no curso normal dos negócios, em processo de produção para venda ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
No entanto, nas empresas agrícolas os estoques devem ser tratados por dois tipos: estoques prontos para a revenda e estoques em formação. 
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Os ativos biológicos que estão em floração e o tempo de colheita são classificados como estoques em formação não devem receber os custos até a sua colheita
PORQUE
II –ao estarem prontos para a venda, os ativos biológicos receberão todos os custos do processo de formação, que vai desde o plantio até a colheita e, a partir da colheita passam a ser avaliados pelas regras do CPC – 16 estoques.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
R=as duas asserções são falsas.
Um ativo tangível é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para fins administrativos, inclusive os decorrentes de operações que transfiram para a entidade os benefícios, riscos e controle desses bens. Já um ativo intangível é mantido e controlado pela entidade para gerar benefícios econômicos futuros ou serviços potenciais.
No entanto, esses bens e direitos, bens físicos ou não sofrem reduções do valor seja pela utilização, desgaste, redução do contrato de utilização, exaurimento de recursos naturais esgotáveis, dentre outros.  Essa redução de valor é melhor compreendido a partir do esquema a seguir:
De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir com V(verdadeiro) ou F(falso):
 (   ) O valor residual de um equipamento ou máquina pode ser obtido a partir da fórmula Valor residual = valor inicial – (depreciação x tempo de utilização).
(   ) O período de tempo não tem relação direta com a vida útil do equipamento porque na depreciação durante a operação, deve-se considerar os cálculos de amortização real.
(   ) A taxa de amortização, em sentido amplo, tem relação direta com o percentual a ser aplicado no cálculo.
(   ) O valor residual não deve ser levado para os cálculos da amortização e exaustão de um bem e direito porque apresenta um valor monetário e compatível com o mercado após o término de vida útil.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R=V – F – V – F
Os gastos de uma empresa são necessários para que ela consiga oferecer produtos/serviços de qualidade a seus clientes, gerando receita e lucro. Esses gastos estão presentes em inúmeros setores da organização, e identificá-los é essencial para que uma gestão assertiva possa ser realizada e torne o lucro superior aos gastos.
Os custos de uma empresa vão desde os investimentos para iniciar suas atividades, até a criação e comercialização de um produto/serviço. É necessário identificar cada um destes
e de outros custos para que o ciclo de vida da empresa não seja comprometido.
Considerando os tipos de custos descritos a seguir, relacione uma coluna à outra:
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I – Custo direto
	A - é a soma dos custos incorridos no período, dentro da fábrica. Apresentará o gasto com matéria prima, mão de obra e gastos indiretos de fabricação, no período em que se está apurando.
 
	II – Custo de produção
	B - vai direto na produção e pode ser identificado com facilidade por atividade realizada. No exemplo acima, as sementes são diferentes, mas são identificadas e mensuradas com facilidade quando separadas por atividade.
 
	III – Custo indireto
	C - é utilizado em mais de uma atividade e, por isso, precisa de critérios de rateio para será locado. No exemplo acima, o agrônomo contratado vai cuidar das duas atividades, o gasto com este contrato vai para as duas atividades, mas com uso de algum critério de rateio.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
R=I – B; II – A; III – C.
Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável. Em relação aos produtos, os custos são classificados como diretos e indiretos.
 Considerando a classificação de custos, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
 (    ) Aluguel do galpão da fábrica e matéria-prima são exemplos de custos fixos e custos diretos, respectivamente, se considerarmos os custos quanto ao volume.
(  ) Os custos fixos são gastos que permanecem inalterados independentemente do volume de produção, ou seja, o valor igual em todos os períodos e repetitivos não permitindo variações.
(  ) No processo produtivo, um gasto que não é de fácil identificação quanto a quantidade e os valores consumidos, como a depreciação da máquina,  é classificado como um custo indireto.
(  ) Quando a matéria prima e a energia elétrica influenciam os gastos na formação de um produto em decorrência do volume produzido, temos um custo variável.
 Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
R=F – F – V – V.
Nos últimos anos, cada vez mais a agricultura e a pecuária intensificam-se, o que possibilita melhoria significativa do aumento de produtividade. Por outro lado, torna-se necessário o desembolso de quantias vultosas para o empreendimento. Há ainda, uma tendência de redução de preços dos produtos agropecuários associada à elevação dos custos de produção resultante do aumento dos encargos de financiamentos bancários, diminuição dos volumes de financiamentos oficiais, elevação da carga tributária e dos encargos sociais, e elevação dos preços dos insumos básicos.
Diante desta situação, há a necessidade de adoção, por parte dos empreendimentos agropecuários, de modelos administrativos que busquem a redução dos custos de produção e o aumento do faturamento através da adequada inserção do empreendimento na cadeia produtiva e, pela definição correta do produto, do processo de produção, das técnicas de gestão e escoamento de produção.
 Considerando a geração das informações acerca do custo, ordene as etapas corretamente que se sucedem:
 I - Detalhar os gastos.
II - Classificar os gastos.
III - Detalhar o ciclo produtivo.
R= III – I – II. 
Os Incoterms nada mais são que uma interpretação padronizada pela CCI – Câmara de Comércio Internacional, Paris, para termos de negócio (trade terms), ou, ainda, são termos de entrega (delivery terms) de mercadorias. Para que se utilize as regras dos Incoterms como base para a contabilização das receitas decorrentes das vendas, é necessário verificar onde – em cada termo – os riscos são transferidos do vendedor para o comprador.
De acordo com o reconhecimento da receita dos Incoterms, associe uma coluna à outra:
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	A - Ex Works ( EXW)
	I - no momento que o vendedor transfere os bens para o transportador em local determinado.
	B - Free Alongside Ship (FAS)
	II - no momento que o vendedor embarca as mercadorias no navio.
	C - Cost and Freight (CFR)
	III - no momento que o vendedor entrega a mercadoria ao lado do navio para o transportador.
	D - Carriage Paid To (CPT)
	IV - no momento que o comprador retira os bens do local do vendedor.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
R=I – C; II – B; III – D; IV – A.
Entende-se por Estrutura de Capital a junção entre o capital próprio e o total de recursos de terceiros que está sendo utilizado em um determinado momento histórico para financiar os ativos de uma organização. Então, com o passar do tempo, a composição desse capital se altera na medida do aumento ou da redução da participação do capital próprio ou do capital de terceiros dentro da estrutura da empresa.
Normalmente a organização busca a participação de terceiros em seu negócio por se tratar de uma forma mais barata de dívida do que as linhas de crédito disponíveis nas Instituições Financeiras. No entanto, a maior exposição ao capital de terceiros traz maior risco às operações por conta da volatilidade nesse tipo de participação, neutralizando tal vantagem de custos. Esse risco é conhecido como risco de negócio.
Considerando os indicadores de estrutura do capital, no processo de avaliação de uma empresa, relacione uma coluna à outra:
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I - Giro do ativo
	A - Revela quanto a empresa teve de lucro para cada $1 de venda.
	II - Margem Líquida
	B - Revela quanto a empresa teve de rentabilidade pelo capital próprio investido na empresa
	III - Rentabilidade do Ativo
	C - Revela o volume de vendas ante os investimentos efetuados na empresa.
	IV - Rentabilidade do PL
	D - Revela quanto a empresa teve de lucro líquido para cada $1 de investimento total.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação das colunas:
R=I - C; II - A; III - D; IV - B.
Sem dúvida, a utilização mais tradicional da contabilidade refere-se a análise de desempenho, medido pelo balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício, além de outras demonstrações auxiliares.
Não se avalia o desempenho de uma gestão apenas pelo resultado líquido do exercício (seja este lucro ou prejuízo), mas por uma série de componentes, indicativos da operação do negócio.
Tais indicativos se baseiam em “índices financeiros”, que nada mais são que fórmulas objetivas, medindo determinadas características da gestão.
Considerando os indicadores econômico-financeiro que podem ser utilizados nesse processo, é correto afirmar que:
R=Os indicadores econômicos objetivam verificar a estrutura de capital, a liquidez ou solvência e a rentabilidade de uma empresa.
Para financiar as atividades operacionais da produção de feijão para a próxima safra, o diretor financeiro da empresa XPTO está em busca de um crédito agrícola em um banco múltiplo. No entanto, o gerente do banco solicitou o relatório contábil do balanço patrimonial dos últimos dois anos para que aplicasse as análises vertical e horizontal.
 
	Ativo Circulante
	ANO 2016
	ANO 2017
	Caixa
	73.500
	84.250
	Duplicatas a receber
	32500
	45.500
	Ativos Biológicos
	117.000
	112.750
	Total do Ativo Circulante
	225.000
	242.500
 
Tomando como base essas informações, analise as afirmativas a seguir:
 I - Observa-se pela análise horizontal que a empresa obteve um crescimento de 7% comparado com o ano de 2016 sob o total do ativo circulante.
II - Com os resultados obtidos pela aplicação da análise vertical e análise horizontal, permite que o gerente do banco obtenha informações suficientes para a tomada de decisão.
III -É plausível a solicitação do gerente do banco do relatório contábil e a aplicação desses indicadores, pois, permite comparar diferentes exercícios sociais.
A respeito dessas informações, é correto afirmar que:
R=Somente as afirmativas
I e III estão corretas
Um dos setores no Brasil que vem evoluindo nos últimos anos é o agronegócio. O agronegócio brasileiro tem apresentado uma constante evolução no mercado externo. Em relação aio mercado de agronegócios pode-se afirmar:
I – As empresas começaram a produzir mais fazendo do agronegócio brasileiro bater recordes de safras
II – No mercado de agronegócio, não se utiliza as ferramentas gerenciais de análise de investimento
III – Uma das grandes transformações foi a profissionalização da sua gestão
IV – Não se mede o tempo de retorno de um investimento em mercado de agronegócios.
V – O mercado de agronegócios precisou tornar-se competitivo para se tornar um dos maiores exportadores do mundo
Assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas
R=I – III e V
 
 
Alternativa ass

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais