Buscar

RESUMÃO Merchandising

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercicios p/ estudo: Promoção e Merchandising
Em qual variável do Mix de Mkt a promoção está inserida?
D) Promotion (promoção)
2- “Toda e qualquer forma de comunicação que a empresa realiza com seus diversos públicos e todos os estímulos orientados para que estes públicos multipliquem essa comunicação”. A definição refere-se a qual variável do mix de mkt?
C) Promotion (promoção)
3- Kotler afirmou que “o mkt moderno exige mais que desenvolver um bom produto, estabelecer preços atraentes e torna-lo acessível aos clientes. As empresas precisam se relacionar com seus clientes atuais, potenciais e com o público em geral.” Kotler está se referindo à necessidade de atual com qual variável do Mix de mkt?
Comunicação
4- Em determinado período, a partir dos anos de 1980, no ambiente de trabalho do marketing surgiu a necessidade de aperfeiçoar os profissionais que atuavam com as ferramentas de comunicação Promoção e Merchandising. Essa realidade se confirmou em função de alguns fatos. Que fatos foram esses?
D) I Os custos de mídia subiam bem mais do que a inflação daquele período.
II A exigência por parte das empresas de uma resposta rápida dos investimentos em comunicação, exigia a obtenção de eficiência e eficácia nas ações promocionais e, consequentemente, melhores profissionais atuando.
5- Ao desenvolvermos um plano de comunicação temos disponíveis algumas ferramentas de comunicação. Como devemos utilizá-las para obter maior clareza e impacto da comunicação?
D) Todas combinadas entre si: propaganda, promoção, merchandising, marketing direto, relações públicas e assessoria de imprensa formando uma estratégia única da empresa ao mercado.
6- Todas combinadas entre si: propaganda, promoção, merchandising, marketing direto, relações públicas e assessoria de imprensa formando uma estratégia única da empresa ao mercado. O texto acima refere-se a qual conjunto de ferramentas?
D) Mix de comunicação
7- "... é um documento que contém um conjunto de dados comerciais e de marketing, informado pelo cliente ao fornecedor ou agência especializada, que serve de base para desenvolver um planejamento de comunicação de uma marca/produto ou serviço, criação e produção de peças em geral". Estamos caracterizando um:
Briefing
8- Ambientar o ponto de venda (PDV) dando visibilidade aos produtos e estimulando que os consumidores realizem uma compra por impulso é um conceito de qual ferramenta da comunicação?
E) Merchandising
9- Nos anos 80 e 90 os profissionais de marketing, especificamente os de promoção e merchandising tiveram que se qualificar cada vez mais. Abaixo podemos citar os principais motivos que levaram a essa transformação. 
E) As empresas começam a exigir um ROI aceitável em comunicação; Os custos de mídia são cada vez maiores; Há uma tendência para a segmentação dos produtos; Busca de uma resposta rápida às ações promocionais desenvolvidas.
10- A promoção faz parte de algumas variáveis de marketing. Essas variáveis foram definidas por Mc CARTHY. Quais são as variáveis?
4 Ps - produto,preço,praça e promoção.
11- São ações promocionais realizadas em tempo determinado, têm curto prazo e oferecem benefício extra adicional. São características de qual ferramenta da comunicação?
B) Promoção de vendas
12- Identifique abaixo ferramentas de comunicação para o desenvolvimento de um plano de comunicação:
I propaganda e promoção. 
II merchandising e marketing direto.
III relações públicas e assessoria de imprensa.
13- Informar, persuadir e fazer com que os consumidores lembrem de sua marca, produto ou serviço são funções de qual das ferramentas de comunicação disponibilizadas para a realização de um plano de comunicação?
Publicidade e propaganda
14- Qual ferramenta de comunicação é utilizada para manter e fortalecer a imagem da marca por meio de atividades e esforços em eventos; conquistar patrocínios, associar a marca, produto ou ideia a acontecimentos, modalidades e personalidades?
Promoção institucional
15- Segundo Robert Ludec, há um conjunto de ações destinadas a provocar na opinião pública reações favoráveis à atividade da empresa. Qual ferramenta da comunicação realiza essas funções?
Relações públicas
16- Envolve a utilização de técnicas de propaganda e venda que permitem atingir o mercado alvo de forma dirigida e obter respostas diretas e mensuráveis. O conceito acima refere-se a qual ferramenta de comunicação?
Marketing Direto
17- A promoção institucional praticada pelas empresas visa atingir:
I um maior nível de conhecimento da marca.
II uma aproximação com o público de interesse. 
III uma imagem favorável da marca.
18- Tipos de eventos:
D) Workshop, congresso, seminário, ciclo de palestras.
19- O planejamento de um evento reúne os seguintes elementos:
I data, local e descrição do evento.
II estratégias, recursos humanos, materiais e físicos e programação.
III controles, orçamento e avaliação.
20- No que diz respeito as funções da atividade evento, assinale a afirmativa correta:
Reforça e divulga a marca
21- No planejamento de um evento, qual o papel do "checklist"?
Organizar as providências e tarefas ou necessidades do evento.
22- A Promoção atua com os seguintes públicos:
Externo (revendedores, influenciadores e público final); interno (equipe de vendas, marketing, produção, representantes comerciais).
23- Sorteio é uma técnica/mecânica de Promoção de Vendas. Assinale a afirmativa que explica essa mecânica:
Entrega de cupom ou elemento sorteável, numerado. Vence aquele que tiver o número coincidente com o número de loteria federal no dia mencionado ou que for sorteado em data especificada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais