Buscar

Avaliação I Introdução às TICs

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação:
	Avaliação I Introdução às TICs 
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um sistema de computação possui basicamente três tipos de memória: a primária, a secundária e a temporária. Qual é o tipo de memória de armazenamento considerado primário?
	 a)
	De leitura - ROM.
	 b)
	De transição - Cache.
	 c)
	De armazenamento permanente - Hard Disk.
	 d)
	De acesso aleatório - RAM.
	2.
	A IBM é considerada uma das precursoras computacionalmente, devido a ter lançado o primeiro computador pessoal, ou popularmente conhecido como PC. Ademais, essa nomenclatura é utilizada para descrever a parte física do computador, ou seja, a máquina, na qual se encontram todas as suas placas e componentes. Inicialmente, a informação era representada de duas maneiras, sendo: analógica ou digital. Referente ao formato digital, analise as sentenças a seguir:
I- A representação em formato digital não degrada a informação.
II- Ao se fazer uma cópia de uma música, por exemplo, ela fica degradada e cheia de outros barulhos não existentes em sua forma original. 
III- Uma música digitalizada no computador poderá ser copiada para um pendrive, para o celular ou qualquer outro tipo de dispositivo, sendo mantida a qualidade da gravação.
IV- O formato armazenado é sequencial, representado pelos valores um e zero.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Com o avanço da tecnologia, atualmente é possível utilizar uma gama de aplicativos que tornam as tarefas do dia a dia muito mais simples e rápidas, porém, nem sempre foi assim. Bem antes de existirem os apps e os smartphones, a tecnologia já surpreendia com softwares que, hoje, parecem impensáveis. Como esquecer do disquete, da agenda eletrônica, do pager e de tantos outros itens que para a época pareciam indispensáveis? Dentre estes equipamentos estão as impressoras matriciais, que é uma tecnologia de saída de dados. Quanto às impressoras, analise as sentenças a seguir:
I- Impressoras de impacto imprimem ao baterem em uma fita pressionada ao papel.
II- Impressoras de impacto possuem a característica marcante da velocidade de impressão, além da inexistência de barulho, alta qualidade e suporte a diversos tipos de fontes.
III- Impressoras de não impacto imprimem sem fita, sendo que podem imprimir uma página por vez.
IV- Impressoras de não impacto possuem as características de terem baixo custo, produzirem muito barulho, porém não fazem contato físico com o papel e são utilizadas em impressão em massa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/11/relembre-eletronicos-dos-anos-90-que-ajudavam-organizar-e-fazer-tarefas.html. Acesso em: 30 abr. 2019.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Historicamente, foi possível perceber que o computador era uma máquina que, além de interpretar uma grande quantidade de informação, também recebe, processa, armazena e transmite dados, ou seja, realiza uma série de tarefas. Cada uma dessas tarefas é efetuada por um componente diferente e o conjunto de componentes formam o computador. Um desses componentes é a placa-mãe. Referente à placa-mãe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A placa-mãe tem como uma de suas características principais a conexão e a interação com os outros segmentos do computador.
(    ) A placa-mãe é responsável por realizar a comunicação com os outros diversos elementos. 
(    ) A placa-mãe é o principal e menor componente interno do computador.
(    ) A placa-mãe possui várias camadas finas, nas quais estão contidos os barramentos que realizam a comunicação com os outros diversos elementos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	"Hardware" é a parte tátil do microcomputador, composta por placas, circuitos integrados e cabos. Existem componentes que auxiliam a Unidade Central de Processamento, que são chamados de periféricos. Esses periféricos são divididos em dispositivos de entrada e saída. Referente ao que é considerado periférico de saída, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Impressora.
(    ) Teclado.
(    ) Scanner.
(    ) Monitor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	De acordo com Costa (2018, p. 63), "as informações digitais passaram a fazer parte do dia a dia, como no simples uso do cartão do banco ou consulta aos e-mails no celular. O universo digital possibilitou o acesso à internet e os avanços desses meios de comunicação expandiram o uso dessas tecnologias digitais de informação e comunicação a diferentes formas de se interagir e comunicar". Nesse sentido, as instituições de ensino e as empresas utilizam de maneira primordial a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tanto nas atividades do dia a dia e de forma estratégica. Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, várias foram as terminologias adotadas, bem como a evolução dos computação ocorreu em diferentes estágios. Referente às Ondas da tecnologia ao longo do tempo, analise as sentenças a seguir:
I- Em meados de 1950 ocorreu o início da computação, definida para processar a informação e apoiar na tomada de decisão e interferências, sendo os sistemas os determinantes do comportamento dos computadores.
II- Por volta de 1970 apareceu o termo informática, visando propiciar cálculos, armazenar e transferir dados, sendo os hardwares que determinam o desempenho (memória e velocidade).
III- Em meados de 1990 surgiu o termo tecnologia da informação, visando criar, compartilhar e usar o conhecimento, bem como é conhecido pelo conjunto de hardware e software.
IV- Atualmente, é utilizado o termo de Tecnologia da Informação e Comunicação, comumente chamado de TIC, sendo a união da computação, telecomunicações, informática e tecnologia da informação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, Simone Erbs da. iLibras como facilitador na comunicação do surdo: desenvolvimento de um recurso colaborativo de tecnologia assistiva. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2018. 261 p.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Historicamente, foi possível perceber que o computador era uma máquina que além de interpretar uma grande quantidade de informação, também recebe, processa, armazena e transmite dados, ou seja, realiza uma série de tarefas. Cada uma dessas tarefas é efetuada por um componente diferente e o conjunto de componentes formam o computador. Um desses componentes é o processador. Referente ao componente processador, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processador está localizado fisicamente de forma estratégica na placa-mãe.
	 b)
	Cada placa-mãe recebe apenas seu tipo específico de processador.
	 c)
	O processador é responsável por executar toda e qualquer operação, bem como controles do computador.
	 d)
	O termo processador é oriundo do termo em inglês Central Processing Unit (CPU).
	8.
	As tecnologias avançam em função das necessidades criadas pela sociedade. Todavia, as tecnologias por si só não dão conta de modificar a natureza, nem a sociedade.
Assim, todo conhecimento gerado deve ser repassado às futuras gerações, por meio da educação. Sobre os avanços da tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O avanço tecnológico acarreta sempre transformações na área tecnológica unicamente, nunca na sociedade e na vida das pessoas. 
(    ) O avanço tecnológico proporciona um contínuo movimento; assim, a sociedade cria cada vez mais tecnologias distintas. 
(    ) Com o avanço tecnológico, sempre mais as tecnologias influenciarão a vida do indivíduo e da sociedade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	O modelo OSI se refere a uma arquitetura modelo que divide as redes de computadores em sete camadas para obter camadas de abstração. Cada protocolo realiza a inserção de uma funcionalidade assinalada a uma camada específica. Utilizando o Modelo OSI, é possível realizar comunicação entre máquinas distintas e definir diretivas genéricas para a elaboração de redes de computadores independente da tecnologia utilizada, sejam essas redes de curta, média ou longa distância. Quanto ao modelo ISO OSI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo ISO OSI trabalha as conexões entre os sistemas abertos com outros sistemas também abertos.
(    ) O modelo ISO OSI é organizado em sete camadas e pautado em cinco princípios básicos.
(    ) O funcionamento do modelo ISO OSI estabelece uma comunicação interpretável para os usuários.
(    ) O modelo ISO OSI é o mais utilizado atualmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Conforme Costa (2018, p. 94), "pode-se dizer que usabilidade e a Experiência de Usuário (UX) são domínios diferentes que compartilham certas características em comum, ou seja, quando uma interface é considerada esteticamente atraente (experiência), ela é mais facilmente percebida como útil (usabilidade), criando uma interdependência dos conceitos. Contudo, existem diferenças nessas abordagens. Na UX, a preocupação é maior com a satisfação enquanto que na usabilidade é com o desempenho de tarefas".  A Interação Humano Computador (IHC) é a disciplina que trata dessas questões. Acerca da Natural User Interface, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, Simone Erbs da. iLibras como facilitador na comunicação do surdo: desenvolvimento de um recurso colaborativo de tecnologia assistiva. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2018. 261 p.
	 a)
	A Natural User Interfaces (NUI) visa ao distanciamento entre o ser humano e o computador.
	 b)
	A Natural User Interfaces (NUI) hoje está presente somente em salas de aula ou em grandes laboratórios.
	 c)
	O futuro da Natural User Interfaces (NUI) está no uso da Interação Homem-Computador (IHC).
	 d)
	A Natural User Interfaces (NUI) estará presente no nosso dia a dia de forma natural e discreta, como em relógios, carteiras e óculos.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais