Buscar

EXERCICIO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Estocolmo
	
	
	Rio de Janeiro
	
	
	Palermo
	
	
	Paris
	
	
	Bogotá
	
	
		2.
		A questão ambiental está relacionada aos seguintes valores:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Culturais, psicológicos, geográficos, filosóficos, geológicos, ambientais e previdenciário.
	
	
	Éticos, políticos, culturais, históricos, econômicos, jurídicos e fatores sociais.
	
	
	Mobilidade urbana, jurídicos, fatores sociais, ecológicos, teleológicos e filosóficos.
	
	
	Econômicos, jurídicos, sociais, psicológicos, administrativos, mobilidade urbana e cultural.
	
	
	Políticos, sociológicos, antropológicos, psicológicos, filosóficos, genético e alimentar.
	
	
		3.
		Qual dos princípios ambientais, abaixo, é voltado para a Administração Pública e por ele entende-se que devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Princípio socioambiental da propriedade privada.
	
	
	Princípio do Limite.
	
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	
	Princípio do Usuário-Pagador.
	
	
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
	
	
		4.
		Conforme previsto na CF/1988 é necessária realização de estudo prévio de impacto ambiental antes da implantação de empreendimentos e de atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de degradação ambiental, que constitui exigência que atende ao princípio do (a):
		Quest.: 4
	
	
	
	
	prevenção.
	
	
	participação comunitária.
	
	
	proibição do retrocesso ambiental.
	
	
	usuário-pagador.
	
	
	poluidor-pagador.
	
	
		5.
		(OAB/CESPE 2009.01) Tendo em visita as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim, também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
	
	
	Compete à União, aos Estados, e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
	
	
	Em face do principio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
	
	
	O meio ambiente é bem de uso especial sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da adminstração.
	
	
	Compete somente ao Município legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição.
	
	
		6.
		A Competência Constitucional em matéria ambiental se divide em:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Material, também denominada executiva ou administrativa e legislativa.
	
	
	Competência judicial e legislativa.
	
	
	Não há divisão uma vez que apenas existe em sede de Direito Ambeintal a competência constitucional administrativa, também conhecida como executiva ou material.
	
	
	Imaterial e material, também denominada administrativa.
	
	
	Não há divisão da competência constitucional em matéria ambiental, uma vez que só existe a competência legislativa.
	
	
		7.
		Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	
		8.
		A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
	
	
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
		9.
		Considerando a repartição de competências ambientais estabelecida na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Os municípios na distribuição de competências da Constituição Federal não foram contemplados.
	
	
	Deverá ser editada lei ordinária com as normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para o exercício da competência comum de defesa do meio ambiente.
	
	
	A competência executiva em matéria ambiental não alcança a aplicação de sanções administrativas por infração à legislação ambiental.
	
	
	A exigência de apresentação, no processo de licenciamento ambiental, de certidão da Prefeitura Municipal sobre a conformidade do empreendimento com a legislação de uso e ocupação do solo decorre da competência do município para o planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	
	Legislar sobre proteção do meio ambiente e controle da poluição é de competência concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com fundamento no artigo 24 da Constituição Federal.
	
	
		10.
		ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O CONCEITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL O
ÓRGÃO AMBIENTAL AUTORIZA A LOCALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OPERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CONSIDERADAS EFETIVAS OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DAQUELAS QUE, SOB QUALQUER FORMA POSSAM CAUSAR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
	
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL SÓ PODE SER CONCEDIDO A PESSOA FÍSICA PELO SISNAMA.
	
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É ATO DO PODER PÚBLICO PARA CONCEDER LICENÇA AMBIENTAL PARA AQUELA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA QUE JÁ RESPONDEU POR DANO AMBIENTAL.
	
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO RESTRITO DA UNIÃO, ATRAVÉS DO IBAMA, PARA CONCEDER A QUALQUER PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA O DIREITO DE POLUIR E DEGRADAR O MEIO AMBIENTE.
	
	
	O LICENCIAMENTO AMBIENTAL, QUE É CONCEDIDO PELO CONAMA, É ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO AO RESSARCIMENTO DE EVENTUAIS DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais