Buscar

Análise Aúditorio Giovanna Cavalcanti

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análises
Auditório Ibirapuera 
O auditório Ibirapuera fica localizado em São Paulo, foi concluído em outubro de 2005, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com 7.000 m2. Com a forma de um trapézio inteiramente branco, tem como principal caraterística da obra a Labareda em vermelho, que se encontra na entrada e sua abertura posterior no palco para o espaço ao ar livre atrás do auditório.
 É composto pelo foyer, que se situa na parte mais baixo e na mais alta o palco e a plateia, no subsolo estão bar, escola de música, camarins e administração. Contém uma altura por volta de 19 metros, incluindo 806 poltronas, sendo 14 para cadeirantes e 46 para obesos. Possui acessibilidade através da rampa, que se encontra na entrada, apresentando possível acesso para portadores de deficiência física nos banheiros, mezanino, camarins e área administrativa. O material empregado na estrutura foi concreto armado. 
Após muitos estudos acústicos, chegou-se a um resultado que agradou a muitos. Contendo filetes de madeira em todas as paredes, ajustando assim, o volume da plateia e promovendo reflexões úteis entre plateia e palco. Próximo ao palco, os filetes são interrompidos, para que o clima acústico fique vivo. A porta contém 20 metros de comprimento por 6 de altura, com tratamento acústico, feito em chapa de ferro. Com isso, o seu tempo de reverberação é de 1,4 segundos, gerando um ótimo ambiente acústico.
	
Abertura posterior 
para o parque 
Rampa 
 Labareda 
Planta Baixa 
Bibliografia: https://www.arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/oscar-niemeyer-auditorio-sao-14-12-2005 
http://auditorioibirapuera.com.br/o-auditorio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Audit%C3%B3rio_Ibirapuera 
Teatro Alfa 
	O Teatro Alfa fica localizado em São Paulo, concluído em abril de 1998, com 4.870m2. Não se tem um único arquiteto para a obra, foi construído sob a supervisão de vários consultores estrangeiros. Contendo 19 metros de altura, com capacidade para 1118 lugares. A disposição das poltronas envolve o palco, em ângulos calculados por computador, permitindo que o público tenha conforto e uma visão privilegiada dos espetáculos. O teatro é composto pela bilheteria, foyer, a sala principal, sala de ensaio, camarins, lavanderia e administração. A acessibilidade do local acontece por rampas e elevadores entre os pavimentos, permitindo a melhor locomoção para portadores de deficiência. É feita de concreto convencional e tem como materiais utilizados no acabamento o vidro, mármore, entre outros. 
Para possibilitar beleza e isolamento acústico no teatro, as paredes da plateia foram revestidas de placas de madeira fixadas diretamente contra alvenaria. O piso da plateia tem carpete apenas nos corredores, para que desta forma, a maior parte da absorção acústica seja controlada pelas poltronas e pessoas sentadas. No teto contém placas articuláveis que permitem aumentar o volume da sala e com isso, variar o tempo de reverberação, que é de 1,7 segundos, com a sala vazia. A parede do fundo do palco e piso também foi isolada acusticamente, com a aplicação de lã de vidro, protegida por tela metálica. No Foyer possui requinte de mármores, carpetes e revestimento de madeira freijó, o que possibilita um excelente isolamento acústico. 
Paredes com placas
de madeira 
Carpete nos 
corredores 
 
	
 
 
 
Planta Baixa 
Bibliografia: http://www.teatroalfa.com.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais