Buscar

Casa Grande e Senzala: Origem do Racismo e da Miscigenação no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casa grande e senzala 
 A obra casa grande e senzala de Gilberto freyre, aborda a respeito da democracia racial no Brasil, publicado em 1933 essa obra valorizou a hibridez da sociedade brasileira e rompeu com o racismo predominante nas ciências sociais.
Quando pensamos em raça, automaticamente nos vem racismo, e uma obra da qual mostra a origem desse conflito é casa grande e senzala de Freyre. Um dos quesitos abordados na obra é sobre o atraso do qual o Brasil mantém; segundo freyre a miscigenação, a mistura etnica que o brasil se processou é encarada como a origem e a permanência do nosso atraso, ora como algo passageiro miscigenatório, havendo uma tendência a prevalência de caracteres branco.
 É mencionado a relação entre o homem português com a mulher indígena e africana, segundo freyre esse contato entre eles eram relações de superiores e inferiores, essas mulheres deveriam produzir novos trabalhadores para a escravidão doméstica. 
 Na obra da qual se refere o texto é mencionado a origem da escravidão e inclusive do racismo que persiste até os dias atuais, a relação entre branco, negros e indígenas, além disso a origem da miscigenação no Brasil.

Outros materiais