Buscar

1573882311068_trabalho da Nazete no banner (1)

Prévia do material em texto

JOSE MARCELO  O.DA SILVA/ LEONORA MARTINS DE S. BORGES/BIANCA DE FATIMA O. PALHETA
CÂNCER DE PÊNIS: EPIDEMIOLOGIA E PREVENÇÃO
INTRODUÇÃO
       O Câncer de pênis (CP) é uma neoplasia rara com alto potencial de cura se identificada em estágios mais precoces, a demora no diagnóstico, pode levar a amputação em casos mais graves.
SINTOMAS
ETIOLOGIA E FATORES DE RISCOS
      Sua origem ainda incerta  é considerada  multifatorial e o principal fator de risco está estreitamente relacionado com a higiene íntima  precária, a fimose, o tabagismo , as doenças sexualmente transmissíveis (como o HPV).
EPIDEMIOLOGIA / INCIDÊNCIA 
  O câncer de pênis é frequente no Brasil.
      
              DATASUS sugere que o Brasil esteja entre os países com maior incidência   patologia acomete com mais frequência idoso em 80%   dos casos com idade  apartir dos 65 anos. 
DIAGNÓSTICO
 O diagnóstico é feito basicamente, por meio de biópsia com a retirada de um fragmento de qualquer lesão peniana suspeita , após uma avaliação clínica de um médico especialista.
  PREVENÇÃO
Melhoras dos hábitos de higiene íntima;
Fazer uso de preservativo nas 
relações sexuais;
A cirurgia de fimose ainda na infância;
Promover campanhas de prevenção.
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA 
 A fisioterapia oncológica ou oncofuncional tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico buscando o bem estar e a qualidade de vida do paciente oncológico.
REFERÊNCIAS 
National Comprehensive Cancer Network (NCCN). Disponível em: http://www.nccn.org/professionals/physician_ gls/pdf/penile.pdf. 2. Barnholtz-Sloan JS, Maldonado JL, Pow-sang J, Giuliano AR. Incidence trends in primary malignant penile câncer. Urologic Oncology 2007; 25 (5): 361-367. 3. Instituto Nacional do Cãncer (INCA). Ministério da Saúde. 4. PJ
1

Continue navegando