Psicologia da educação Fael
10 pág.

Psicologia da educação Fael


DisciplinaPsicologia da Educação Fael56 materiais336 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Iniciado em
	quinta, 21 Nov 2019, 19:55
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 21 Nov 2019, 20:15
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A palavra Psicologia tem sua origem na união das palavras psiché e lógos, significando \u201cestudo da mente ou da alma\u201d. Desde a Grécia Antiga, a Psicologia vem se desenvolvendo e contribuindo para a compreensão do \u201cfazer humano\u201d. Porém, somente na metade do século XIX, época em que assistimos a consolidação da ciência moderna, a Psicologia começou a se edificar como uma área de conhecimento, buscando observar, mensurar e comprovar fenômenos. Vários estudiosos apresentaram importantes contribuições a Psicologia tais como: Gustav Fechner (1801- 1887) Goodwin (2005, p. 115), Wilhelm Wundt (1832-1920) entre outros. Marque a alternativa a qual destaca a ideia de Psicologia Segundo John Watson:
Escolha uma:
a. Afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia;
Resposta correta: livro Psicologia da Educação, cap.01 \u2013 p. 23. Em 1913, John Watson lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo de Watson foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia (MATOS, 1995).
b. No século XIX a Psicologia aderiu ao método cientifico das ciências naturais, fundamentado na quantificação e matematização dos fenômenos;
c. Segundo autor na Psicologia, há diferentes abordagens ou escolas psicológicas: cognitivismo, existencialismo, analise do comportamento, psicanálise, sócio- -histórica,
d. Psicologia e uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico, o comportamento humano.
e. Na história da Psicologia, destaca-se a escola de Leipzig: foi la queo autor fundou, em 1879, o primeiro Instituto de Psicologia, onde consolidou seus estudos, após ter passado por outras instituições alemãs. Nesse instituto, foi inaugurado pelo autor o primeiro laboratório de Psicologia Experimental, sendo esse um marco na história da Psicologia.
Feedback
A resposta correta é: Afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete a sentença: A _________________________ é um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano. A _________________________, por sua vez, é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
Escolha uma:
a. Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação.
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO é um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano. A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, por sua vez, é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
b. Psicologia Organizacional, Psiquiatria.
c. Parapsicologia do Desenvolvimento e da Educação.
d. Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento.
e. Psicologia do Desenvolvimento, Psicossomática.
Feedback
A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir \u201cesquemas\u201d a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos:
Escolha uma:
a. A adaptação e a organização;
b. A adaptação e assimilação;
c. A acomodação e a organização;
d. A assimilação e a acomodação;
#Gabarito: A assimilação e a acomodação. Cap. 3, p. 47 e 48.
e. A organização e assimilação;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A assimilação e a acomodação;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ha, autores que caracterizam a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996). No entanto, a educação não é uma área de conhecimento, como a Psicologia. O que é, então, a educação? Segundo Brandao (1981), a educação teria a função de:
Escolha uma:
a. Transformar a educação por meio da expansão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
b. Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações.
#Gabarito: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações. Cap. 01, p. 24.
c. Transformar a sociedade por meio da repressão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
d. Transforma o meio social por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
e. Mediar a educação por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos considerar que a aprendizagem aconteceu em programa de ensino com a apresentação de um novo comportamento que até o momento não fazia parte do repertório do aprendiz, para que aprendizagem aconteça é necessário que o programador aplique o programa de ensino. De acordo com o livro da disciplina Psicologia da Educação (2013). A aplicação do programa de ensino consiste em cinco etapas gerais. Assinale a alternativa que apresenta as cinco etapas de aplicação do programa de ensino.
Escolha uma:
a. Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes, aplicação de atividades de ensino, avaliação do desempenho dos aprendizes, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia.
Gabarito Comentado: Alternativa correta é Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes, aplicação de atividades de ensino, avaliação do desempenho dos aprendizes, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia. Conforme capítulo 5 do livro Psicologia da Educação/ Fernanda. B. Luiz; Gabriel. G. de Luca; Fabiana. B. Fonseca \u2013 Curitiba: Editora FAEL, 2013. P.138 até 142. A aplicação do programa de ensino consiste em cinco etapas gerais: Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes. Aplicação de atividades de ensino. Avaliação do desempenho dos aprendizes. Proposição de novas atividades de ensino. Avaliação da eficiência e da eficácia.
b. Encadeamento de trás para frente, modelagem, avaliar repertório dos aprendizes, feedback, aplicação de atividades de ensino.
c. Fading, encadeamento de trás para frente, feedback, modelagem, avaliar repertório de entrada dos aprendizes.
d. Modelagem, feedback, avaliar repertório de entrada dos aprendizes,