Buscar

Psicologia da educação Fael

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quinta, 21 Nov 2019, 19:55
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 21 Nov 2019, 20:15
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A palavra Psicologia tem sua origem na união das palavras psiché e lógos, significando “estudo da mente ou da alma”. Desde a Grécia Antiga, a Psicologia vem se desenvolvendo e contribuindo para a compreensão do “fazer humano”. Porém, somente na metade do século XIX, época em que assistimos a consolidação da ciência moderna, a Psicologia começou a se edificar como uma área de conhecimento, buscando observar, mensurar e comprovar fenômenos. Vários estudiosos apresentaram importantes contribuições a Psicologia tais como: Gustav Fechner (1801- 1887) Goodwin (2005, p. 115), Wilhelm Wundt (1832-1920) entre outros. Marque a alternativa a qual destaca a ideia de Psicologia Segundo John Watson:
Escolha uma:
a. Afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia;
Resposta correta: livro Psicologia da Educação, cap.01 – p. 23. Em 1913, John Watson lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo de Watson foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia (MATOS, 1995).
b. No século XIX a Psicologia aderiu ao método cientifico das ciências naturais, fundamentado na quantificação e matematização dos fenômenos;
c. Segundo autor na Psicologia, há diferentes abordagens ou escolas psicológicas: cognitivismo, existencialismo, analise do comportamento, psicanálise, sócio- -histórica,
d. Psicologia e uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico, o comportamento humano.
e. Na história da Psicologia, destaca-se a escola de Leipzig: foi la queo autor fundou, em 1879, o primeiro Instituto de Psicologia, onde consolidou seus estudos, após ter passado por outras instituições alemãs. Nesse instituto, foi inaugurado pelo autor o primeiro laboratório de Psicologia Experimental, sendo esse um marco na história da Psicologia.
Feedback
A resposta correta é: Afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete a sentença: A _________________________ é um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano. A _________________________, por sua vez, é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
Escolha uma:
a. Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação.
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO é um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano. A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, por sua vez, é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996).
b. Psicologia Organizacional, Psiquiatria.
c. Parapsicologia do Desenvolvimento e da Educação.
d. Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento.
e. Psicologia do Desenvolvimento, Psicossomática.
Feedback
A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos:
Escolha uma:
a. A adaptação e a organização;
b. A adaptação e assimilação;
c. A acomodação e a organização;
d. A assimilação e a acomodação;
#Gabarito: A assimilação e a acomodação. Cap. 3, p. 47 e 48.
e. A organização e assimilação;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A assimilação e a acomodação;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ha, autores que caracterizam a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996). No entanto, a educação não é uma área de conhecimento, como a Psicologia. O que é, então, a educação? Segundo Brandao (1981), a educação teria a função de:
Escolha uma:
a. Transformar a educação por meio da expansão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
b. Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações.
#Gabarito: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações. Cap. 01, p. 24.
c. Transformar a sociedade por meio da repressão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
d. Transforma o meio social por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
e. Mediar a educação por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos considerar que a aprendizagem aconteceu em programa de ensino com a apresentação de um novo comportamento que até o momento não fazia parte do repertório do aprendiz, para que aprendizagem aconteça é necessário que o programador aplique o programa de ensino. De acordo com o livro da disciplina Psicologia da Educação (2013). A aplicação do programa de ensino consiste em cinco etapas gerais. Assinale a alternativa que apresenta as cinco etapas de aplicação do programa de ensino.
Escolha uma:
a. Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes, aplicação de atividades de ensino, avaliação do desempenho dos aprendizes, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia.
Gabarito Comentado: Alternativa correta é Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes, aplicação de atividades de ensino, avaliação do desempenho dos aprendizes, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia. Conforme capítulo 5 do livro Psicologia da Educação/ Fernanda. B. Luiz; Gabriel. G. de Luca; Fabiana. B. Fonseca – Curitiba: Editora FAEL, 2013. P.138 até 142. A aplicação do programa de ensino consiste em cinco etapas gerais: Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes. Aplicação de atividades de ensino. Avaliação do desempenho dos aprendizes. Proposição de novas atividades de ensino. Avaliação da eficiência e da eficácia.
b. Encadeamento de trás para frente, modelagem, avaliar repertório dos aprendizes, feedback, aplicação de atividades de ensino.
c. Fading, encadeamento de trás para frente, feedback, modelagem, avaliar repertório de entrada dos aprendizes.
d. Modelagem, feedback, avaliar repertório de entrada dos aprendizes,aplicação de atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia.
e. Feedback, aplicação de atividades de ensino, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia.
Feedback
A resposta correta é: Avaliar o repertório de entrada dos aprendizes, aplicação de atividades de ensino, avaliação do desempenho dos aprendizes, proposição de novas atividades de ensino, avaliação da eficiência e da eficácia..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Este processo consiste em considerar que a causa primordial do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que o ser humano apresenta. Qual é o título deste processo tão discutido e estudado na contemporaneidade da Psicologia e da Educação? Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome deste processo:
Escolha uma:
a. Biologização da Interação humana.
b. Biologização da Psique Humana.
c. Biologização do Desenvolvimento Escolar.
d. Biologização do Desenvolvimento Humano.
e. Biologização do Fracasso Escolar.
GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Biologização do Fracasso Escolar, conforme capítulo 6 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que “no início do século XXI, a educação brasileira (talvez a ocidental) tem passado por um processo perverso, que e equivocado em sua origem de considerar o fracasso escolar não como resultado da interação entre diversos fatores, mas como resultado praticamente puro e exclusivo das próprias crianças que fracassam ao longo do processo educacional. A esse processo pode ser atribuído o título de biologização do fracasso escolar. No que ele consiste? Em considerar que a causa precípua do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que a criança apresenta. Essa “biologização do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem” se constitui em um equívoco porque, quando uma pessoa considera as disfunções orgânicas ou biológicas como causa primeira do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem, provavelmente ela está deixando de considerar e observar a interação entre diversos aspectos que estão interferindo no grau de sucesso educacional de uma criança, aspectos mais complexos e por vezes mais fidedignos.” (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.167).
Feedback
A resposta correta é: Biologização do Fracasso Escolar..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação de jovens e adultos possui características próprias que, necessitam ser analisadas e valorizadas, visto que, esta educação ocorre de maneira diferenciada da educação de crianças; desta forma, não pode ser apenas uma transposição do currículo de uma faixa etária para outra. Entretanto, no Brasil, nem sempre foi assim... Por isso, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o período que marca campanhas e programas no campo da educação de jovens e adultos com suas especificidades no Brasil, iniciando o tratamento específico nos planos pedagógico e didático destes sujeitos:
Escolha uma:
a. Período posterior ao Construtivismo (1990).
b. Período anterior a Escola Nova (1882).
c. Período posterior a Escola Nova (1932).
d. Período anterior ao Golpe Civil Militar (1958 e 1964).
GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Período anterior ao Golpe Civil Militar (1958 e 1964), conforme capítulo 6 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que “Ainda que hoje seja claro que a educação de jovens e adultos envolve considerar as características desses sujeitos e, por isso, não pode ser uma transposição da educação comum, inicialmente era assim que se pensava tal educação. De acordo com Haddad e Di Pierro (2000), as características próprias da educação de jovens e adultos começaram a ser reconhecidas no período entre 1958 e 1964. Nesse contexto (anterior ao golpe civil militar), houve diversas campanhas e programas no campo da educação de jovens e adultos, alem de eventos nos quais ocorriam discussões acerca dessa temática. Segundo os autores, a partir da identificação de características peculiares da educação de jovens e adultos e que foi iniciado o tratamento específico nos planos pedagógico e didático.” (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.167).
e. Período posterior ao Golpe Civil Militar (1964 e 1985).
Feedback
A resposta correta é: Período anterior ao Golpe Civil Militar (1958 e 1964)..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de ensino sempre seguiu as características da sociedade para definir o que seria ensinado nas escolas. Como exemplo, podemos citar a educação na era medieval que era voltada para os valores humanistas de ordem filosófica e religiosa. Há também a concepção “bancária” de educação denunciada por Paulo Freire (1979), onde o conteúdo é apenas “depositado” nos educandos. Diante disso e considerando o conceito de alguns autores como Paulo Freire, Kubo e Botomé (2001), assinale a alternativa que apresenta a melhor concepção do papel da educação, principalmente nos dias atuais.
Escolha uma:
a. A educação deve estar relacionada ao conhecimento científico, na formação intelectual do aluno e na autoridade do professor.
Gabarito comentado: Resposta correta é: A principal função da educação é formar o aluno para o mundo, para que possa produzir benefícios sociais, atendendo as necessidades da sociedade. A educação é caracterizada por Freire (1996) como uma forma de intervir no mundo, uma ideia que se opõe à educação como “transmissão de conhecimento”. O papel da educação, segundo Botomé (1981), é capacitar as pessoas a viverem melhor, produzindo benefícios sociais e intervindo no mundo de modo a atender as necessidades da sociedade. Para que tal capacitação seja realizada, uma alternativa é utilizar o conhecimento não como um fim em si mesmo, mas como matéria-prima para o desenvolvimento de comportamentos significativos para as pessoas. (págs. 119 e 120) Capítulo 5.
b. A principal função da educação é formar o aluno para o mundo, para que possa produzir benefícios sociais, atendendo as necessidades da sociedade.
c. Propor a articulação entre o conhecimento científico e as relações científicas que permeiam a vida em sociedade é o principal papel da educação.
d. O foco principal da escola é o desenvolvimento da cultura, da tecnologia e dos saberes científicos já propagados.
e. O papel da escola é o de promover uma formação moral e científica, moldando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual.
Feedback
A resposta correta é: A principal função da educação é formar o aluno para o mundo, para que possa produzir benefícios sociais, atendendo as necessidades da sociedade..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para realizar um bom planejamento e poder executar de um modo significativo, o educador precisa considerar alguns aspectos básicos que são fundamentais: Pequenos passos, ritmo individual, resposta ativa, feedback imediato e avaliação do processo de ensino. Sobre o Feedback imediato é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Para o princípio do feedback imediato é fundamental para que o estudante apresente a menor quantidade de erros possíveis, já que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem.
b. Quando o professor utiliza o feedback imediato e identifica características no procedimento empregado ele pode aperfeiçoar o procedimento exigir que todos os alunos desenvolvam os comportamentos-objetivos.
c. Na aprendizagem do feedback imediato, entende-se que o aluno não deve ser meramente um "recebedor" de informações, mas deve se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e indo atrás do conhecimento de maneira pró-ativa.
d. Ao propor o feedback imediato o professor deve comparar e propor atividades que garantam um ritmo de aprendizagem igualitário, para que todos os alunos desenvolvam os comportamentos-objetivos propostos da mesma forma. Por tanto, não se deve considerar o tempo de aprendizagemde cada indivíduo.
e. O feedback imediato é a ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Se faz necessário que ocorra o feedback entre o professor e o aluno para confirmar o que foi ensinado, para orientar novas práticas ou para corrigir o que não foi compreendido, desenvolvendo assim o comportamento objetivo.
Gabarito comentado: Resposta correta é O feedback imediato é a ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Se faz necessário que ocorra o feedback entre o professor e o aluno para confirmar o que foi ensinado, para orientar novas práticas ou para corrigir o que não foi compreendido, desenvolvendo assim o comportamento objetivo. O feedback imediato é caracterizado ao aluno apresentar o comportamento-objetivo intermediário proposto pelo professor, este deve sinalizar ao estudante qual foi seu desempenho. O uso de feedback pelo professor ajuda o estudante a, por etapas, desenvolver o comportamento-objetivo. (pág. 130) Capítulo 5.
Feedback
A resposta correta é: O feedback imediato é a ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Se faz necessário que ocorra o feedback entre o professor e o aluno para confirmar o que foi ensinado, para orientar novas práticas ou para corrigir o que não foi compreendido, desenvolvendo assim o comportamento objetivo..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem algumas técnicas elaboradas por analistas comportamentais que auxiliam no ensino de novos comportamentos, e que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino, as técnicas apresentadas são: Encadeamento de trás para a frente, modelagem e fading. No entanto é necessário que o programador de ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o conhecimento proposto. Com relação às técnicas que auxiliam no ensino de novos comportamentos assinale V para as informações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o ultimo passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante.
( ) Modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto.
( ) Fading é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto.
( ) Encadeamento de trás para a frente, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
( ) Fading, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
Escolha uma:
a. V-V-V-V-V.
b. F-V-V-F-F.
c. F-F-V-V-F.
d. F-F-F-F-F.
e. V-V-F-F-V.
Gabarito Comentado: Alternativa correta é V-V-F-F-V. Conforme capítulo 5 do livro Psicologia da Educação/ Fernanda. B. Luiz; Gabriel. G. de Luca; Fabiana. B. Fonseca – Curitiba: Editora FAEL, 2013. P.146 até 148. Encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante. Modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Como uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma que é diferente da inicial formando um novo objeto. Fading, transferências de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz irá lidar no cotidiano.
Feedback
A resposta correta é: V-V-F-F-V..
Parte inferior do formulário

Outros materiais