Buscar

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - Prova 2

Prévia do material em texto

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 
Status	Completada
Resultado da tentativa	2,5 em 2,5 pontos 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
“Ao escrever um programa de computador em uma linguagem orientada a objetos, você criará, em seu computador, um modelo de alguma parte do mundo. As partes das quais o modelo é construído são os objetos que aparecem no domínio do problema. Esses objetos devem ser representados no modelo de computador que estiver sendo criado. Os objetos podem ser categorizados e uma classe descreve – de maneira abstrata – todos os objetos de um tipo particular.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – Uma introdução prática usando o Bluej . 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 2.).
Pelo enunciado, podemos que os programas desenvolvidos em linguagem orientada a objetos representam uma imagem do mundo. Nesta representação de objetos encontra-se a ideia de encapsulamento. O que significa encapsulamento em orientação a objeto?
Resposta Selecionada:	
Correta .Encapsular significa esconder detalhes do código durante a implementação.
Resposta Correta:	
Correta .Encapsular significa esconder detalhes do código durante a implementação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Encapsular quer dizer que se devem esconder todos os membros das classes, além de esconder a forma como o código funciona, sendo as rotinas, métodos, etc.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
“As variáveis de classe são frequentemente utilizadas para armazenar um valor que deve ser sempre o mesmo para todas as instâncias de uma classe. Em vez de armazenar uma cópia do mesmo valorem cada objeto, o que seria um desperdício de espaço e que talvez fosse difícil coordenar, um único valor pode ser compartilhado entre todas as instâncias. Java suporta métodos de classe.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 136.).
Podemos compreender o nível de complexidade ao criar instâncias para classes na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo de se criar um atributo com o tipo static ?
I. O atributo se torna um atributo da classe.
II. Não se torna um atributo para cada objeto do tipo daquela classe.
III. O atributo fica restrito somente àquela classe.
IV. Torna inacessível o conteúdo dos atributos por outras classes.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta .I e II.
Resposta Correta:	
Correta .I e II.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Em Java, podemos declarar essa variável como sendo do tipo estática ( static). Fazendo o uso do tipo static, nosso atributo se torna um atributo da classe, e não um atributo para cada objeto do tipo daquela classe.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
A coleção pode conter um grupo de objetos de diferentes maneiras que Set , Liste Queue fornecem. Um conjunto é definido como um grupo de objetos exclusivos. O que é considerado único é definido pelo método iguais do tipo de objeto que ele contém. Em outras palavras, um conjunto não pode conter dois objetos iguais. Ao contrário de um conjunto, uma lista pode conter entradas duplicadas.
Na linguagem Java, Collections Framework é um conjunto bem definido de interfaces e classes para representar e tratar grupos de dados como uma única unidade. Neste sentido, quais as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras sobre Collections Framework ?
 
I. ( ) Interfaces são tipos abstratos que representam as coleções.
II. ( ) Na interface o acesso deverá ser feito obrigatoriamente pelos objetos.
III. ( ) O segundo elemento da Collections são as implementações abstratas das interfaces.
IV. ( ) Os algoritmos são os atributos que estão disponíveis pela interface.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta .V, V, F, F.
Resposta Correta:	
Correta .V, V, F, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A estrutura de coleções Java é um conjunto de classes e interfaces que programam estruturas de dados de coleção comumente reutilizáveis. Embora referido como uma estrutura, ele funciona como uma biblioteca. A estrutura de coleções fornece as duas interfaces que definem várias coleções e classes que as programam.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
“Um exemplo cotidiano de um map é uma lista telefônica. Uma lista telefônica contém entradas e cada entrada é um par: um nome e um número de telefone. Você utiliza uma agenda de telefones para pesquisar um nome e obter um número de telefone. Não utilizamos um índice – a posição da entrada na agenda de telefones – para localizá-lo. Um map pode ser organizado de tal maneira que a pesquisa de um valor para uma chave seja fácil.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 121.).
Conforme citado no excerto, a interface map, na sua estrutura, permite que cada elemento armazene duas informações: uma chave e um valor. Indique quais as outras características da interface map?
I. Na criação da implementação basta informar a chave.
II. As chaves não podem ser duplicadas.
III. Implementa a interface pelo uso das implementações LinkedHashMap.
IV. No HashMap os elementos são ordenados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
Resposta Selecionada:	
Correta .II e III.
Resposta Correta:	
Correta .II e III.
Feedback da resposta:	Resposta correta. As chaves não podem ser duplicadas e a implementação da interface pelo uso das implementações L inkedHashMap.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
“Um map é uma coleção de pares chave/valor de objetos. Como o arraylist, um map pode armazenar um número flexível de entradas. Uma diferença entre o ArrayList e um map é que com um map cada entrada não é um objeto, mas um par de objetos. Esse par consiste em um objeto chave e um objeto valor. Em vez de pesquisar entradas nessa coleção que utiliza um índice de inteiros, utilizamos o objeto chave para pesquisar o objeto valor.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. Editora Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2004. p. 120.).
Apesar de não ser considerada uma Collection, a interface Map faz parte da API Collection. Neste sentido, existe uma árvore de hierarquia do map. Assinale a ordem correta hierarquia do map.
Resposta Selecionada:	
Correta . Map - SortedMap - TreeMap.
Resposta Correta:	
Correta .Map - SortedMap - TreeMap.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A ordem correta é Map, SortedMap, TreeMap.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
“Quando os componentes de software colaboram para cumprir uma tarefa, dizemos que a interface entre eles deve ser clara e bem definida. por interface queremos dizer as partes de uma classe que são conhecidas por outras classes e com as quais essas classes contam. Considere, por exemplo, um projeto para desenvolver software para operar uma calculadora aritmética. Uma maneira de dividir esse projeto é em duas partes importantes: uma parte responsável por permitir que os usuários insiram cálculos e outra para implementar a lógica aritmética dos cálculos.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 150.).
Podemos compreender que a herança associa-se ao polimorfismo, que na orientação a objetos pode assumir diferentes comportamentos. Como se apresenta o polimorfismo na forma de sobreposição?
Resposta Selecionada:	
Correta .Quando são criadas as coleções se tem acesso aos métodos já implementados na maioria das interfaces.
Resposta Correta:	
Correta .Quando são criadas as coleções se tem acesso aos métodos já implementados na maioria das interfaces.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Quando são criadas as coleções se tem acesso aos métodos já implementados na maioria das interfaces.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
“Uma complicação do processo de remoção de uma coleção é que ele pode alterar os valores de índiceem que outras notas da coleção são armazenadas. Se um item com um número de índice baixo é removido, então a coleção move todos os itens seguintes para frente por uma posição para preencher na lacuna. Como consequência os números de índice serão diminuídos por 1.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 83.).
É fundamental compreender os fundamentos de orientação a objeto e a construção das coleções para não incorrer em erros de execução. Neste sentido, existe a árvore da hierarquia de interfaces e classes da Java Collections Framework , que são derivadas da interface Collection . Qual a ordem correta da hierarquia para fazer um sorteamento dos dados?
Resposta Selecionada:	
Correta . Collection > Set > SortedSet > TreeSet.
Resposta Correta:	
Correta .Collection > Set > SortedSet > TreeSet.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A ordem correta é Collection, Set, SortedSet e TreeSet.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
“Ao aceitarmos a concorrência, também permitimos que um objeto destinatário seja bombardeado por mensagens de vários objetos remetentes executando concorrentemente. Uma vez que essas mensagens podem chegar mais rápido do que o objeto destinatário consegue processá-las, elas terão de ir a algum lugar para esperar pela vez delas. Elas vão para uma ‘sala de espera’, mais frequentemente conhecida como uma fila [queue] de mensagens.”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 158.).
Portanto, podemos compreender a partir da citação, que existem diversas interfaces, inclusive de filas. Neste sentido, o que significa a interface Queue?
Resposta Selecionada:	
Correta .A interface Queue será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
Resposta Correta:	
Correta .A interface Queue será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A interface Queue (fila) deve ser utilizada com o objetivo de ordenação e inserções dos elementos forem relevantes e forem aceitas duplicidades dos elementos.
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
“O paradigma da orientação a objetos, que trabalha com a prática de dividir os objetos do mundo real em classes, agrupando os que têm características (atributos) em comum, se resume a uma classificação. Entre todas as linguagens existentes, a classificação ainda é considerada a melhor, por assegurar uma arrumação lógica dos assuntos dentro de uma coleção. O objetivo de toda classificação é estabelecer uma ordem ou organização das coisas e dos pensamentos”..”. (CASTRO, F. R; CRUZ. F. M.; ODDONE, N. E. O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização e representação do conhecimento: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Inf. Inf., Londrina, v. 18, n. 1, p. 82-105, 2013. p. 97.).
Quando se programa em orientação a objetos é fundamental ter domínio sobre os conceitos fundamentais, como o conceito de coleção. Neste sentido, qual o fundamento da Collections Framework ?
Resposta Selecionada:	
Correta .Representa um conjunto de interfaces e classes para representar e tratar grupos de dados como uma única unidade.
Resposta Correta:	
Correta .Representa um conjunto de interfaces e classes para representar e tratar grupos de dados como uma única unidade.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A Collections Framework representa um conjunto de interfaces que representam um grupo de dados como uma unidade única.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
“Vimos que o uso de campos públicos é uma prática que talvez crie uma forma desnecessariamente forte de acoplamento entre as classes, com este acoplamento forte, pode ser necessário fazer alterações em mais de uma classe para o que deveria ter sido uma simples modificação. Portanto, campos públicos devem ser evitados. Contudo, há uma forma ainda pior de acoplamento, que é o acoplamento implícito”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 194.).
 
Podemos compreender a complexidade de encapsulamento na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo do método set ?
Resposta Selecionada:	
Correta .É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe.
Resposta Correta:	
Correta .É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Criam-se métodos de acesso para atribuição de valores a esses atributos e essas propriedades de set para a escrita de um valor no atributo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes