Buscar

Desafio Colaborativo Introdução a EAD

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO INTRODUÇÃO À EAD.
1. A metodologia tradicional de ensino contribui para a formação das novas competências requeridas para o século XXI? Por quê?
Não. A nova escola tem um método diferenciado de se implantar, os alunos de hoje estão mais à vontade para discorrer seu pensamento. Antes os alunos só ficavam escutando os professores falando sem emitir sua opinião. O aluno tem como se expressar sem ser censurado ou punido. O ensino em EAD tem transformado esse método de ensino. 
2. Quais os pontos convergentes entre a metodologia do EaD e os três grandes domínios das competências requeridas para o século XXI?
O ensino EAD busca uma metodologia de juntar a aplicação do conhecimento em que se aprendeu em sala de aula com as experiências vividas com outros alunos e professores. 
As três competências básicas são; Cognitivo: É o ensino clássico, aquele mais tradicional em termo de memória, criatividade, pensamento críticos quanto no método de aprendizado. Intrapessoal: Tem a competência de lidar com suas próprias emoções. Interpessoal: Tem a competência de se envolver com a necessidade alheia. 
3. A tecnologia tem papel positivo ou negativo neste processo? Por quê?
A tecnologia veio para radicalizar tudo ao nosso redor, inclusive os métodos de ensino. Contudo existem pontos positivos como negativos. Da mesma forma que ajuda na criação de novas empresas, pesquisas, rapidez na informação, maior visibilidade em projetos, serviços tecnológicos entre outros, também existe o risco de falsas informações, cuidado com privacidade, exposição de conteúdos inapropriados e contato com pessoas com mal-intencionadas. Mas é claro que os pontos positivos são muitos maiores, inclusive a criação do método EAD, sem essa possibilidade, jamais teria se firmado.
4. Quais os diferenciais positivos dos estudantes egressos da EAD e que buscam uma colocação no mundo do trabalho do século XXI?
Os alunos que buscam esse método de ensino são aqueles que não possuem tempo para estar presentes em sala de aula. O mercado de trabalho requer mais tempo e participação, inclusive estágios. Esse novo método é de grande importância para alunos que não possuem tempo para estar num ambiente de sala de aula quanto os alunos que moram distante de centros universitários.

Outros materiais