Buscar

Instrumentos e Processo de Trabalho do Serviço Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Instrumentos e Processo de Trabalho do Serviço Social (SES40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Reposição ( Cod.:463212) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A visita domiciliar, enquanto instrumental, favorece ao profissional do Serviço Social conhecer uma determinada realidade. Através dela é possível observar relações e trocas sociais e o contexto que ocorrem. Considerando a importância da visita domiciliar, enquanto recurso utilizado para conhecer de forma minuciosa a realidade que o usuário está inserido, analise as sentenças a seguir:
I- Ao realizar a visita domiciliar, o profissional do Serviço Social considera apenas informações que correspondem à residência do usuário.
II- Aspectos relacionados à comunidade e à região que o usuário vive são importantes subsídios para o conhecimento da realidade.
III- É importante observar o horário que a visita é realizada, para não criar situações constrangedoras.
IV- A observação da rede de serviços existentes, como escolas, programas direcionados à infância e à juventude, atividades comunitárias, serviços de saúde, facilitam o conhecimento da realidade e o mapeamento de possibilidades que podem atender a demandas do usuário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	O documento final, constituído como o resultado do processo de Perícia Social, é o Laudo Social, no qual alguns quesitos básicos serão elencados. Dados relevantes do estudo não poderão deixar de ser apresentados no laudo e deverão ser escritos de forma clara e coerente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentre os requisitos básicos que devem compor o Laudo Social, pode-se citar o nome da autoridade a quem o Laudo será dirigido, parecer técnico (Parecer Social), formalidades de encerramento, entre outros.
(    ) O Laudo Social é um documento relevante e muito utilizado na tomada de decisões para situações sociais atendidas nas secretarias municipais de assistência social.
(    ) Na tomada de decisão, o Laudo Social é reconhecido como um dos elementos de prova.
(    ) Faz-se necessário que o profissional de Serviço Social observe os aspectos éticos da profissão durante a elaboração do Laudo Social.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	As técnicas e os instrumentos que os assistentes sociais fazem uso são utilizados através do seu conhecimento teórico-metodológico. Os profissionais de serviço social podem optar pela forma de intervenção através das necessidades trazidas pelo usuário ou a realidade apresentada. Assinale a alternativa CORRETA que especifica o que é parecer social:
	 a)
	É utilizado pelo assistente social para orientar o seu trabalho, tanto no planejamento de intervenções como para demonstrar a situação sobre uma realidade investigada ou trabalhada, proporcionando-lhe respostas às necessidades da atuação profissional.
	 b)
	Procedimento metodológico do profissional de Serviço Social que, através dos aspectos econômicos, sociais e culturais, procura conhecer a realidade das famílias atendidas, com o objetivo de superar as questões sociais e as demandas específicas.
	 c)
	É parte integrante do estudo social, em que o profissional, baseado nos dados coletados durante o estudo e através da análise junto a um referencial teórico, expõe sua opinião técnica de como poderá dar-se a solução do conflito que gerou tal estudo.
	 d)
	Este documento se dá através de perícia social, registrado através dos atendimentos que estão registrados no estudo e no parecer social.
	4.
	O estudo social apresenta de forma detalhada expressões da questão social a partir da análise criteriosa de uma determinada realidade, incluindo-se neste processo aspectos culturais, econômicos e sociais. Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- O estudo social pode ser realizado através de visitas domiciliares, entrevistas, observações, reuniões etc.
II- Através do estudo social, o profissional do Serviço Social busca identificar situações de vulnerabilidade social e econômica, apontando situações de risco, quando existentes.
III- Para o estudo social, a fundamentação teórica é relevante apenas em situações que envolvem demanda judicial.
IV- Para a elaboração do estudo social, é importante observar etapas as quais incluem instrumental específico, análise dos dados, fundamentação teórica e relatório.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	O Parecer Social é compreendido como a opinião do assistente social com relação a uma situação conflituosa, em processo de Perícia Social. Para sua concretização, o profissional poderá ainda fazer uso de entrevistas e/ou visitas domiciliares, com o intuito de complementar os dados do Estudo Social. Com relação ao Parecer Social, analise as sentenças a seguir:
I- A opinião do assistente social no Parecer Social deverá ser conclusiva e abrangente com relação à situação estudada em todo o processo.
II- A opinião do assistente social no Parecer Social consiste basicamente em uma descrição dos fatos, com relação à situação estudada.
III- A opinião do assistente social no Parecer Social consiste basicamente em uma avaliação teórica dos fatos, com relação à situação estudada.
IV- No Parecer Social, o assistente social poderá ainda indicar sugestões de melhorias para a situação estudada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	O profissional do Serviço Social utiliza relatórios para apresentar informações relevantes envolvendo a realidade vivida pelo usuário. O relatório é produzido a partir de visitas domiciliares, entrevistas, observações etc. Considerando a construção deste documento, tendo como ato a visita domiciliar, no que se refere aos elementos necessários a serem contemplados pelo relatório, analise as sentenças a seguir:
I- O relatório da visita domiciliar apresenta um resumo dos fatos organizados cronologicamente.
II- Apresenta uma descrição sucinta de cada membro que compõe o arranjo familiar.
III- Desconsidera aspectos envolvendo a vizinhança e o ambiente físico.
IV- Aponta o resultado prático, seguindo os objetivos buscados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	Uma das técnicas do profissional de Serviço Social é a observação, que requer ouvir com atenção, não julgar e não discriminar. O assistente social tem que estar atento ao seu trabalho, para que nada interfira nessa busca da realidade; por isso, o profissional conta com habilidades que podem auxiliá-lo na técnica da observação. Assinale a alternativa CORRETA que faz do profissional do Serviço Social um bom ouvinte:
	 a)
	Questionar, problematizar, relacionar casos que já tenha atendido com o usuário para que tenha uma leitura mais apurada da realidade.
	 b)
	Saber observar todos os detalhes, cada palavra, cada gesto, as vestimentas, seus relacionamentos para que se possa compreender a realidade e chegar à solução do problema.
	 c)
	É preciso debater
com o usuário sobre a realidade trazida por ele. Para que se tenha uma boa atuação profissional, é necessário compreender o verdadeiro significado da questão social.
	 d)
	Capacidade de compreensão, atenção e interesses voltados a quem está falando e manter a mente aberta, sabendo que as pessoas têm valores e crenças diferentes.
	8.
	É de suma importância reconhecer as relações políticas que perpassam todo o contexto institucional, verificando de que forma são empregados os recursos que servem de mediação à prática profissional nas respostas do Serviço Social às demandas apresentadas por seus usuários. No que diz respeito ao princípio organizativo da política pública de assistência social, analise as sentenças a seguir:
I- A política alcança avanços expressivos que apontam para a ruptura do assistencialismo e de ações fragmentadas.
II- A assistência social afirma-se como política pública de direito do cidadão e dever do Estado.
III- A política pública de assistência social é um importante instrumento na garantia das necessidades básicas dos usuários.
IV- A política de assistência social continua realizando ações fragmentadas, na perspectiva do assistencialismo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - é um equipamento público que atua em um território determinado, que apresenta vulnerabilidades, fragilidades, negligência e violação de direitos. Tem como objetivo garantir o acesso da comunidade a serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e efetivar ações de prevenção a vulnerabilidades sociais. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - destina-se para indivíduos com seus direitos violados, porém com seus vínculos familiares e comunitários estabelecidos.
	 b)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - compreendem o nível de Proteção Social Especial.
	 c)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - compreendem o nível de Proteção Social Básica.
	 d)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - visam ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para indivíduos com seus direitos violados.
	10.
	Para a intervenção do assistente social diante da questão social, faz-se necessário que este profissional tenha conhecimento e clareza sobre a realidade socioeconômica do país, bem como as políticas públicas disponíveis no território. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com os serviços sociais:
	 a)
	São serviços ofertados à população através de benevolência.
	 b)
	São serviços ofertados à população pautados na doação, caridade e troca de favores.
	 c)
	São serviços ofertados à população que visam à garantia de direitos.
	 d)
	São serviços ofertados à população através do assistente social; profissional de nível superior formado em assistência social.
	11.
	(ENADE, 2013) O aumento da demanda e a escassez de verbas levam os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário. Assim, coloca-se uma contradição, ainda que os profissionais procurem socializar as informações na perspectiva da universalidade dos serviços sociais, na hora de repassar o recurso material, sua ação se pauta num processo de seletividade dos serviços. Isso mostra que o direcionamento do discurso profissional não é suficiente para romper a lógica fragmentária dos serviços assistenciais. A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição. Com base nas reflexões apresentadas, as duas dimensões evidenciadas são:
	 a)
	Teórico-metodológica e a intersetorialidade.
	 b)
	Teórico-metodológica e ético-política.
	 c)
	Técnico-operativa e teórico-metodológica.
	 d)
	Ético-política e técnico-operativa.
	12.
	(ENADE, 2007) A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Dentre elas, destaca-se a criação de novas modalidades de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais - os Conselhos de Políticas e de Direitos na área da assistência, saúde, infância e juventude, entre outras. A concepção que melhor retrata o potencial dessas novas modalidades na luta pela garantia de direitos é a que toma os Conselhos como instância/espaço de:
	 a)
	Afirmação do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais.
	 b)
	Luta e confronto entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.
	 c)
	Promoção da solidariedade e da construção de parcerias entre o público e o privado.
	 d)
	Construção de consensos entre as classes e as camadas sociais.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais