Buscar

Avaliação Objetiva Técnicas de medição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Técnicas de Medição (SEG51)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:462116) ( peso.:3,00)
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que possua temperatura acima de zero absoluto (0 Kelvin). Assim, todo corpo com temperatura absoluta acima de zero pode ser considerado como uma fonte de energia eletromagnética. O Sol e a Terra são as duas principais fontes naturais de energia eletromagnética utilizadas no sensoriamento remoto da superfície terrestre. Com relação às radiações não ionizantes, analise as sentenças a seguir:
I- Apresentam baixa capacidade de ionização dos elétrons devido ao fato de apresentarem baixa quantidade de energia.
II- O homem constantemente interage com as radiações não ionizante, como: a luz, o calor e também as ondas de rádio.
III- Os grupos de radiações não ionizantes são: das radiofrequências e micro-ondas, dos raios gamas, alfa e beta, e o grupo das infravermelhas.
IV- O laser, para ser avaliado, requer metodologia difícil e própria, mas pode-se buscar os limites de exposição e informações na FISPQ (Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ufrgs.br/engcart/PDASR/rem.html>. Acesso em: 4 ago. 2016.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	O PPRA ? Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ? é o programa que insere as medições. Além de ser uma conformidade legal, o PPRA bem elaborado pode ser um programa de higiene ocupacional que traz melhorias significativas ao ambiente de trabalho. Referente às etapas do PPRA, assinale a alternativa CORRETA em que entram as medições quantitativas:
	 a)
	Primeira etapa.
	 b)
	Terceira etapa.
	 c)
	Quarta etapa.
	 d)
	Segunda etapa.
	3.
	Os agentes químicos podem ser encontrados no ambiente de trabalho em diversas formas e, dependendo do seu estado, o agente pode ser facilmente absorvido pelo organismo, ou não. Quando ocorre interação com o organismo, alguns efeitos adversos surgem. Com relação às formas de interação com o ser humano, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teratogênicos.
II- Cancerígenos.
III- Asfixiantes.
IV- Narcóticos.
(    ) Pode causar a limitação da quantidade de oxigênio nos tecidos e órgãos.
(    ) Pode causar sonolência ao trabalhador exposto e até mesmo desmaio.
(    ) Pode causar diversos problemas ao feto durante a gravidez.
(    ) Pode desenvolver o câncer, isto é, aumentar as células malignas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	4.
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - é o programa que insere as medições. Além de ser uma conformidade legal, o PPRA bem elaborado pode ser um programa de higiene ocupacional que traz melhorias significativas ao ambiente de trabalho. Qual etapa do PPRA entra o reconhecimento?
	 a)
	Segunda etapa.
	 b)
	Terceira etapa.
	 c)
	Primeira etapa.
	 d)
	Quarta etapa.
	5.
	Considera-se como sendo agentes biológicos animais, plantas e outros seres vivos (bactérias, fungos, protozoários etc.) que potencialmente podem causar doenças ou lesões, em graus variados, aos seres humanos ou a outros organismos. Com relação aos trabalhadores que desenvolvem suas atividades expostos a agentes biológicos e que percebem o recebimento de insalubridade de grau máximo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.fernandosantiago.com.br/expoagen.htm>. Acesso em: 9 ago. 2016.
	 a)
	Trabalho com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas (de forma esporádica) e atendente de clínica médica.
	 b)
	Operador de ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - e trabalho com paciente portadores de doençasinfectocontagiosas (de forma permanente).
	 c)
	Técnico de enfermagem em posto de saúde (sala de vacinação) e coletor de resíduos domésticos (resíduos urbanos).
	 d)
	Atendente de posto de combustíveis e atendente de pronto-socorro.
	6.
	Diz-se das partículas que têm o potencial de adentrar no sistema respiratório humano, que quanto menor o tamanho, maior é sua capacidade de penetração no aparelho respiratório. A definição anterior se refere à:
	 a)
	Fração inalável.
	 b)
	Fração absorvível.
	 c)
	Fração dispersa.
	 d)
	Fração digestível.
	7.
	Sempre se falou de avaliação qualitativa, mas sua colocação se tornou mais insistente a partir do surgimento da pesquisa participante. Esta trata de um assunto que é facilmente reconhecido como não quantitativo, embora se imagine de relevância extrema na realidade. Quanto aos agentes nocivos que podem ser avaliados qualitativamente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A avaliação qualitativa prescreve principalmente a avaliação in loco (no local), ou seja, no ambiente de trabalho.
(    ) Um exemplo de agente físico que sempre é avaliado qualitativamente é a umidade, pelo fato de ainda não existir técnica específica para tal fim.
(    ) A avaliação das radiações, tanto a ionizante como a não ionizante, é feita somente pelo uso de aparelhos que realizam a medição no local.
(    ) A NR 15 prevê que o agente frio pode ser definido como insalubre através da inspeção no ambiente de trabalho, quando se tratar de câmaras frias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa: um ensaio introdutório. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/107.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Para verificar se um ambiente de trabalho é salubre, é necessário analisar os valores de concentração medidos através das análises quantitativas do ambiente com os valores dos limites de tolerância estabelecidos na NR-15 para cada substância. O ácido clorídrico é uma substância química que, segundo o Anexo 11 da NR-15, possui um limite de tolerância igual a 5,5 mg/m³, tendo o valor teto assinalado. Essa substância é utilizada para limpeza de equipamentos, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resina de troca iônica, entre outras. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é salubre, pois a média das amostras não ultrapassa o limite de tolerância.
II- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é insalubre, pois a substância possui o valor teto assinalado.
III- Quando o valor teto está assinalado, indica que a concentração da substância não poderá exceder o L.T em nenhum momento da jornada de trabalho, caracterizando risco grave e eminente.
IV- O valor teto poderá ser calculado utilizando a fórmula  V.M.= L.T. x F. D, onde nenhuma amostra poderá exceder esse valor, sob pena da situação ser considerada de risco grave e iminente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Por longo tempo, cada região do país teve um sistema de medidas diferente, criando muitos problemas para o comércio devido à falta de padronização de tais medidas. Para resolver o problema, foi criado o Sistema Métrico Decimal, que adotou inicialmente três unidades básicas: metro, litro e quilograma.
Com relação às unidades de medida, avalie o quadro anexo e analise as sentenças a seguir:
I- As principais unidades de medida com significado para a saúde ocupacional são: potência, vazão, comprimento, tempo e massa.
II- A vazão, para a saúde ocupacional, refere-se a um determinado volume de fluido que percorre por um segmento, de forma livre ou forçada, por um determinado tempo.
III- O quadro exposto refere-se às unidades de medida, que impreterivelmente são usadas para a realização de avaliação em saúde ocupacional.
IV- Para a saúde e a medicina ocupacional, algumas destas unidades de medida são amplamente utilizadas nas avaliações, cujo objetivo é a quantificação de agentes nocivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/fisica/unidades-de-medida/>. Acesso em: 28 jul. 2016.
FONTE: JAQUES, Fernanda. Técnicas de Medição. Indaial: UNIASSELVI, 2015.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Anexos:
Quadro_unidades_medidas_tecnicas
	10.
	O monitoramento do ambiente consiste na avaliação de agentes no ambiente de trabalho para quantificar a exposição dos trabalhadores e avaliar o risco à saúde, comparando os resultados com referências apropriadas. Com relação aos tipos de monitoramento e os instrumentos utilizados para tal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto à sua forma, o monitoramento se divide em monitoramento ativo e passivo. No primeiro, são utilizadas bombas de amostragem de ar, e no segundo os amostradores.
(    ) O tipo de monitoramento de pessoal geralmente é realizado no trabalhador, ou seja, as amostras coletadas (sangue, urina, fezes) são levados ao laboratório especializado para análise.
(    ) O monitoramento de área é valido para se identificar o nível de contaminação do local de trabalho ao longo do tempo.
(    ) Os aparelhos de monitoramento tidos como de leitura direta possibilitam saber a concentração dos contaminantes, no instante e local de realização da amostragem (de trabalho).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BUSCHINELLI, José Tarcísio. Manual de orientação sobre controle médico ocupacional da exposição a substâncias químicas. Disponível em: <http://www.anamt.org.br/site/upload_arquivos/sugestoes_de_leitura_3420141148287055475.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2016.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes