A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
analise de balanço e gestão de credito 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Os negócios, sejam eles de processos de transformação e/ou comerciais, devem se estruturar perante a lei, assim, fazendo uma análise sobre o direito da sociedade empresarial, a lei que regulariza e regulamenta esses modelos está especificada conforme os tipos de sociedades empresariais. As sociedades são classificadas conforme a sua natureza, sociedade simples ou sociedade empresária. Sobre a classificação e o conceito dessas sociedades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade Ilimitada.
	 b)
	Sociedade Anônima.
	 c)
	Nome Coletivo de estrutura simples.
	 d)
	Sociedade Simples em Comandita por Ações.
	2.
	Os interessados na análise do balanço patrimonial, sejam estes externos - investidores, fornecedores, instituições financeiras e governo - ou internos - gestores e acionistas - devem fazer uma avaliação do balanço sob três grandes óticas. Sobre essas óticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicadores de Liquidez.
II- Indicadores de Rentabilidade.
III- Indicadores de Endividamento.
(    ) No nível intermediário, esses indicadores observam a dinâmica do modelo "Du Pont".
(    ) Esses tipos de indicadores, em uma fase introdutória, analisam a relação entre ativo circulante e passivo circulante.
(    ) No nível intermediário, esses indicadores analisam a alavancagem financeira.
(    ) No nível intermediário, esses índices observam a possível necessidade de capital de giro.
(    ) No níveo intermediário, esses indicadores analisam a relação entre Passivo e Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - II - I - III.
	 b)
	II - II - III - I - I.
	 c)
	I - II - III - I - II.
	 d)
	II - I - III - I - III.
	3.
	As demonstrações contábeis representam a posição patrimonial e financeira e são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, para definir investimentos e atrair investidores. Diante dessa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Pelas demonstrações contábeis, pode-se atrair o interesse de investidores para tornarem-se acionistas das empresas, notadamente para avaliação de desempenho das organizações, concorrentes, entre outros. 
(    ) As demonstrações contábeis são importante ferramentas de gestão, proporcionando informações acerca da posição patrimonial e financeira da empresa e são úteis a um grande número de usuários. 
(    ) As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão.
(    ) Para satisfazer a esse objetivo, basta que as demonstrações contábeis proporcionem informação da entidade acerca do Patrimônio Líquido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	A Demonstração do Valor Adicionado - DVA - de uma empresa tem como objetivo evidenciar a riqueza que vem gerando durante um determinado período, analisando de que forma essa riqueza foi distribuída entre: funcionários, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros. A DVA pode ser enxergada como custos que vão gerando e renumerando os fatores de produção (trabalho, bens de capital, capacidade tecnológica etc.). Sobre a DVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A depreciação dos bens de capital deve ser considerada como geradora de valor neutro, pois não acrescenta nem saída de recursos nem aumenta a entrada destes.
(    ) As receitas financeiras não representam geração de riqueza própria, elas refletem remuneração de capital aplicado em terceiros.
(    ) As receitas vindas de participações societárias não representam geração de riqueza própria, elas refletem renumeração de transferências.
(    ) A DVA representa a riqueza operacional distribuída para os acionistas, investidores, capitais de terceiros, empregados e o governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	As demonstrações contábeis obedecem a padronizações definidas por normas e, também, baseadas em princípios que estruturam o Balanço Patrimonial das empresas. Disso advém que todas as contas são classificadas em grupos numa sistemática bem definida. Sobre o Balanço Patrimonial, quais são as contas representativas componentes do grupo "Passivo Circulante"?
	 a)
	De saldos de obrigações a pagar de: impostos, salários, fornecedores, vencimentos de curto prazo de capital próprio, entre outros passivos.
	 b)
	De saldos de obrigações a pagar de: impostos, salários, fornecedores, vencimentos de curto prazo de capital de terceiros, entre outros passivos.
	 c)
	De saldos de disponibilidades (caixa, bancos, aplicações financeiras), os créditos de curto prazo, os estoques.
	 d)
	De saldos a serem pagos (caixa, bancos, aplicações financeiras), o saldo existente entre o estoque físico e contas a pagar - conhecido como sobras sobre o passivo.
	6.
	A análise do balanço patrimonial é de interesse para vários usuários internos à organização, gestores e acionistas, assim como usuários externos, fornecedores, instituições financeiras, investidores e o governo. Todos eles procuram identificar algumas informações de interesse, tais como capacidade de investimentos, liquidez, endividamento, entre outras. Sobre esses usuários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para os fornecedores, seu interesse é observar a capacidade de pagamento, seu foco é a concessão de crédito em termos de volume e prazos para realizar vendas a prazo ao cliente, neste caso, a empresa sujeita à análise.
(    ) Para os investidores, seu interesse é observar a capacidade de gerar retorno positivo do valor da empresa ou de algum projeto da empresa que precise de investimento.
(    ) Para o governo, seu foco, entre outros, é analisar a estrutura financeira da empresa, especialmente a liquidez deste, caso ela deseje participar em licitações públicas.
(    ) Para o governo, seu foco, entre outros, é a análise econômica por atividade setorial e/ou setor econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	As demonstrações contábeis objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral. Para tanto, a sua análise deve observar etapas para a sua credibilidade técnica. Diante dessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na coleta de dados, o analista busca obter os elementos das demonstrações contábeis que alimentarão o sistema de análise. 
(    ) Análise dos dados envolve a percepção do analista referente às demonstrações contábeis. 
(    ) Na conferência dos dados coletados, busca-se o nível de qualidade dos dados coletados.
(    ) A preparação dos dados é uma das etapas que padroniza e adéqua as demonstrações contábeis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	O Balanço Patrimonial de qualquer empresa mostra à direita as contas do Ativo e à esquerda as contas do Passivo. O Passivo está estruturado em Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido. Entre o Total do Ativo e o Total do Passivo deve existir sempre uma dinâmica que consiga manter o equilíbrio entre esses dois grandes grupos de contas. Sobre essa dinâmica, analise as sentenças a seguir:
I- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor negativo, logo, isso mostra que há prejuízo na Demonstração de Resultado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.