Buscar

avaliação 2 de ciencias respondida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Maria José de Albuquerque Matias (1732522)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454779) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14153364
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias. Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
(    ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
(    ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
(    ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Durante a aprendizagem de ciências, a criança desenvolve a imaginação, a intuição e a emoção. Por isso, o professor, diante das novas descobertas em ciências, deve propor atividades dinâmicas e inovadoras que estejam relacionadas com o cotidiano dos alunos. Sobre a importância de ensinar ciências, analise as sentenças a seguir:
I- Por ser uma disciplina complexa e com grande diversidade de conteúdos, fica impossível para o professor trabalhar de forma dinâmica, sendo necessário um ensino restrito a simples memorização.
II- Para que o professor de ciências consiga elaborar atividades interessantes, ele precisa participar do processo de formação continuada para se atualizar.
III- Ao elaborar seu planejamento, o professor deve ficar atento ao tempo, ao espaço, aos procedimentos e aos recursos metodológicos que serão utilizados.
IV- O conhecimento escolar deve estar associado ao contexto histórico e social do aluno, para que a aprendizagem promova o crescimento cognitivo e emocional no aluno. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A comunidade escolar tem como função proporcionar a construção do saber. Para atingir os objetivos, a escola deve elaborar práticas de ensino que viabilizem ao aluno o caminho para chegar ao conhecimento. Sobre a função da escola na construção do saber, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não é obrigação da escola respeitar o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, ela apenas precisa repassar os conteúdos.
(    ) O ensino de ciências naturais deve ensinar os alunos a relacionar a importância da tecnologia com os fenômenos da natureza para que consigam resolver problemas sociais.
(    ) Para chegar à alfabetização científica, é necessário que o professor estude os conteúdos para que as estratégias na elaboração das atividades sejam significativas para os alunos.
(    ) O professor pode se utilizar das temáticas como meio ambiente, saúde e tecnologia para auxiliá-lo na construção de seu planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	A palavra currículo está associada a diferentes concepções. Ele é construído de diversas formas e de acordo com a educação é concebido historicamente. No entanto, percebemos um distanciamento existente entre o currículo trabalhado em sala de aula pelos professores e as reais necessidades apresentadas pelos alunos. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos entender o currículo como as experiências vividas no ambiente escolar e nas relações sociais de nossos alunos.
II- O currículo pode ser visto como um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com uma função educativa.
III- O currículo deve se referir apenas às atividades organizadas na instituição escolar e não nas ações consideradas implícitas.
IV- O currículo oculto é construído por meio das relações sociais e pela rotina do cotidiano escolar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O currículo escolar é construído socialmente por meio das relações entre professores, alunos, gestores,  administradores, enfim, todas as relações que permeiam o espaço escolar e fora dele. No entanto, a  palavra currículo pode ser entendida como as vivências realizadas pela comunidade escolar. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O currículo deve estar relacionado com a realidade da escola, com os conteúdos trabalhados e com o seu planejamento.
	 b)
	O currículo escolar diz respeito às atividades realizadas somente pelos professores e gestores da escola.
	 c)
	Não podemos entender currículo oculto como as práticas escolares, a rotina do cotidiano e a forma que se encontram estruturadas as salas de aula.
	 d)
	Não é necessário desenvolver um currículo escolar baseado na realidade em que a comunidade escolar esteja inserida.
	6.
	O ensino de ciências deve estar pautado na pesquisa e em resolver situações-problema que possibilitem ao aluno a oportunidade de observar os fatos, levantar novas hipóteses, registrar os acontecimentos e tirar conclusões. Quanto ao trabalho do professor em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos objetivos didáticos do professor é ensinar os alunos a fazerem e a pensarem ciências.
(    ) O professor, além de ensinar os conteúdos estabelecidos no currículo, deve ensinar os alunos a utilizarem os procedimentos para atingir o conhecimento.
(    ) Para o desenvolvimento de competências, o professor poderá iniciar seu ensino com atividades mais simples, como a observação e a formulação de perguntas.
(    ) O professor deve conhecer qual o domínio que os alunos têm em memorizar os conteúdos de ciências, pois esta é a melhor forma para avaliar os conceitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	A construção do currículo escolar deve ser compreendida como um processo de formação em que toda a comunidade escolar esteja voltada para a construção de novas metodologias que contemplem atividades que envolvam a teoria e a prática. O ensino de ciências necessita de um currículo que contemple uma visão moderna, envolvendo conteúdos, procedimentos e práticas atualizadas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os estudos realizados sobre o currículo de ciências nos mostram que ele é resultado de decisões e escolhas de um determinado contexto histórico.
	 b)
	O ensino de ciências nas escolas não conseguiu se consolidar como uma ciência importante para a produção científica.
	 c)
	As decisões tomadas para a realização do currículo não se cristalizaram na prática escolar, não sendo influenciado pela situação política e econômica.
	 d)
	Atualmente, o conhecimento científico não está sendo muito valorizado, por ser um conhecimento incontestável e estático.
	8.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - foram desenvolvidos
para nortear o trabalho do professor. Nele constam temáticas importantes e atuais para serem trabalhadas durante as aulas de ciências. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN -, pelo fato de apresentarem temáticas atuais, não proporcionam ao professor desenvolver uma metodologia para a construção de projetos.
	 b)
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - foram elaborados apenas para atender às séries iniciais do Ensino Fundamental.
	 c)
	O professor, ao trabalhar as temáticas abordadas pelos PCN, poderá adaptar suas aulas à realidade do aluno e da comunidade.
	 d)
	As temáticas sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - não conseguem atender às diversidades culturais, regionais e políticas que compõem a sociedade.
	9.
	Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica.  Segundo a autora, nos projetos curriculares desenvolvidos na década de 1960,  para a construção do conhecimento, os alunos seguiam etapas predeterminadas. Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos.
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões. 
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos.
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2018.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Alfabetizar cientificamente significa não só conhecer os conceitos, mas compreender a ciência para utilizá-la de forma correta no cotidiano. Os profissionais precisam desenvolver mecanismos para que o aluno identifique a importância da ciência para a sociedade. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Para atingir os objetivos no ensino de ciências, são necessários investimentos na formação inicial e continuada dos professores.
II- Mudanças na elaboração de metodologias possibilitam que os educandos se apropriem do conhecimento científico.
III- A relação entre teoria e prática proporciona que o educando esteja envolvido na construção do saber para a compreensão dos fenômenos naturais e de suas transformações.
IV- Para que ocorra a alfabetização científica, o conhecimento sobre o senso comum trazido pelos alunos não é um fator importante a ser considerado pelo professor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais