A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
PCC 4 SEMESTRE - Preparar um plano de aula sobre a modernização da sociedade brasileira e seus impactos nas áreas rural e urbana. No plano deve contar: referências teóricas e exemplos didáticos.

Pré-visualização | Página 2 de 2

comentários irão fazer com que os alunos (as), analisem, reflitam e ampliem seus pontos de vista. 
Importante salientar que, há muitas relações sociais que se desenvolvem no campo que não dizem respeito à agricultura, como por exemplo as lutas pela posse de terra, a grilagem, a reforma agrária, a industrialização do campo, entre outras.
 “A realidade de nossos dias tem gerado uma sociedade que se urba-
 niza velozmente. Essa urbanização, comandada pelo processo de in-
 -dustrialização que o campo está conhecendo, criou rapidamente -
 um forte contingente de trabalhadores rurais-urbanos. Isso ocorre -
 porque se está implantando no campo o modo industrial de produzir
 esse fato, incontestável, tem feito com que vários colegas autores -
 tratem o campo como se trata a cidade/indústria, esquecendo que –
 as especificidades de cada um não foram ainda eliminadas”.(Olivei-
 -ra,2002:8).
São exemplos que servirão de cenário para a conclusão da sequência didática, para a última aula.
3ª ETAPA:
Nesta última aula, o objetivo é finalizar com as atividades que contribuíram para que os alunos (as), já avancem para uma percepção mais abrangente, do que é área rural e urbana e seus impactos sofridos pela modernização e como é a realidade dessas áreas.
Forma-se 2 (dois) grupos para um debate final, o grupo A, destaca os efeitos da modernização do campo por pontos positivos, já o grupo B, destaca os efeitos negativos.
Levantados os pontos positivos e negativos, destaca-se como desvantagem da modernização do campo o aumento das áreas de cultivo, com o consequente avanço sobre o meio natural. No Brasil, o avanço da fronteira agrícola ou agropecuária proporcionou o avanço do espaço geográfico sobre áreas naturais, ocasionando a diminuição do ambiente original de vários grupos de vegetação, notadamente o Cerrado e a Mata Atlântica. 
Embora existam problemas e críticas, o processo de mecanização e modernização das atividades agrícolas foi uma importante forma de produzir mais e melhor no meio rural. O Brasil, por exemplo, é hoje, uma grande potência agrícola, sendo o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar, laranja e outros, além de um dos maiores exportadores de soja.
Concluindo esse seguimento, vamos para a Avaliação.
AVALIAÇÃO:
A Avaliação será realizada através da observação do professor (a) ao interesse e participação no desenvolvimento das atividades em sala de aula, produzidas individuais e em grupos, aos objetivos propostos. Interação e troca de experiências, pela apresentação final sobre os temas abordados.
Por fim, almeja-se que tenham elucidado melhor sobre a realidade da modernização e seus impactos, pois foram colocados os questionamentos mais importantes nos debates em grupo, oferecendo uma abordagem ampla, crítica e reflexiva aos alunos (as), 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/plano-de-aula>
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/das-transformacoes-no-campo-as-sociologia-rural.htm>
Disponível em : <https://www.recantodasletras.com.br/artigos1178> 
Disponível em: <https://www.agron.com.br/publicacoes/noticias/agricolas>
Silva, Afrânio. (Livro Didático PNLD/2016-Sociologia em Movimento para o Ensino Médio), Volume Único – 2ª Edição, São Paulo: Editora Moderna.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.