Buscar

Exercicio Recrutamento e Seleção de Pessoal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Recrutamento e Seleção de Pessoal
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 3 Out 2019, 10:38
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 3 Out 2019, 10:48
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, a negociação escolhida conduz:
Escolha uma:
a. A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
b. A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
c. A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
d. A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
e. A uma visão conjunta das partes, no sentido de trazer benefícios e vantagens a ambas e sem que haja necessariamente um ganhador e um perdedor.
Feedback
A resposta correta é: A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Maria Luíza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luíza, então, iniciou a elaboração de uma política de R&S, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados. Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luíza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto?
Escolha uma:
a. Utilizar apenas fontes de recrutamento interno, oferecendo oportunidades aos empregados da organização.
b. Não definir as fontes de recrutamento interno e externo, deixando a critério das áreas solicitantes do preenchimento de vagas escolher as fontes de recrutamento adequadas.
c. Utilizar jornais, agências de recrutamento online e consultoria especializada como fontes de recrutamento.
d. Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.
e. Utilizar diversas fontes de recrutamento como memorandos, cartazes e quadros de aviso.
Feedback
A resposta correta é: Utilizar fontes de recrutamento interno e externo..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores – a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas –, de quem é a responsabilidade da decisão de contratação?
Escolha uma:
a. A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela tem condições de conhecer o perfil necessário para o cargo e a cultura organizacional.
b. A responsabilidade da decisão é das consultorias especializadas, pois elas têm as condições necessárias para definir as técnicas adequadas de acordo com o perfil solicitado.
c. A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois o pessoal de Recursos Humanos pode não conseguir atender a todas as áreas com a rapidez necessária.
d. A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional.
e. A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção para atrair talentos.
Feedback
A resposta correta é: A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.
Nesse sentido, empresas compartilham práticas em diferentes demandas que, a princípio, exigiriam práticas específicas porque:
Escolha uma:
a. A cultura predominante recebe forte influência do sistema patriarcal e aristocrático, que privilegia o trabalho coletivo.
b. Elas estariam submetidas a pressões institucionais, as quais levariam à difusão de práticas e à tendência de copiar, quando há incerteza ambiental, usando fórmulas adotadas por empresas de prestígio.
c. As práticas iguais dão vida aos dados, tornando-os utilizáveis e úteis, transformando-os em informação essencial ao desenvolvimento pessoal e comunitário.
d. As demandas não diferem nessas empresas, pois os agentes têm os mesmos interesses, os mesmos recursos e as mesmas estratégias.
e. As práticas correntes permitem a identificação e o mapeamento dos ativos de conhecimento e de informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.
Feedback
A resposta correta é: Elas estariam submetidas a pressões institucionais, as quais levariam à difusão de práticas e à tendência de copiar, quando há incerteza ambiental, usando fórmulas adotadas por empresas de prestígio..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Amplamente utilizadas pelos selecionadores, as técnicas vivenciais procuram avaliar como o candidato reage a situações que podem ser encontradas no cotidiano do cargo pretendido. Também possibilitam ao recrutador identificar a maneira como cada candidato se relaciona com as demais pessoas. Em geral, envolvem uma simulação de situações corriqueiras de trabalho próprias da vaga disponível, o que pode fazer com que os candidatos mais tímidos não se sintam à vontade. Por isso, essas vivências devem ser aplicadas apenas para seleções que visem recrutar profissionais com competências sociais e relacionais. Existem três tipos de técnicas vivenciais:
I - Psicodrama – são testes nos quais se pede para o candidato realizar uma determinada tarefa que faz parte das funções de responsabilidade do cargo disputado. Um teste de digitação, a operação de uma máquina ou a confecção de um determinado prato são exemplos desse tipo de prova.
II - Dinâmica de grupo – os jogos realizados nesse tipo de prova podem, ou não, estar relacionados com as funções a serem desempenhadas. O objetivo desses jogos é promover a interação entre os diversos participantes, pois os selecionadores poderão observar aspectos como a liderança, o poder de negociação e a interação social.
III - Provas situacionais – é um tipo de vivência no qual o candidato expressa seus sentimentos, valores e emoções por meio da construção de um papel social como em uma peça teatral.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, apenas.
c. II e III, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: II, apenas..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos objetivos do sistema com enfoque estratégico é transformar a remuneração de um fator
de custo para fator de aperfeiçoamento, impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade. Isso é conseguido com maior sucesso quando se busca alinhar o pagamento dos funcionários à visão de futuro que conduz à definição de investimentos organizacionais e envolvimento do pessoal no seu alcance. No entanto, há vantagens e desvantagens na utilização de cada tipo de remuneração.
Com base no que é dito no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I - A remuneração por competência permite reconhecer a variação das atribuições e responsabilidades nas funções.
II - O uso de sistemas com salário fixo e baseados em cargos apresentam limitações para alavancar o desempenho.
III - A remuneração direta tem a finalidade principal de ampliar a percepção de valorização para os funcionários.
IV - Existem vários tipos de remuneração por desempenho, entre os quais se pode citar a participação nos lucros e as comissões.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. II e III.
d. I, II e IV.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Sr. Werner Pereira é proprietário da Transportadora Asas, empresa de médio porte que possui caminhões para prestação de serviços de entrega e distribuição de mercadorias. A transportadora tem uma área de Recursos Humanos que se caracteriza pelo cumprimento regular da legislação e respeito aos direitos dos trabalhadores. Atualmente em processo de expansão, o Sr. Werner contratou uma consultoria que recomendou novos serviços de Recursos Humanos alinhados com a estratégia organizacional e fundamentados em uma visão de processos integrados de Gestão de Pessoas. Para concretizar a implementação da proposta, o Sr. Werner deve adotar os seguintes princípios:
I - Reestruturar a área criando consultorias internas de Recursos Humanos e terceirizar as funções relacionadas ao Departamento de Pessoal;
II - Definir políticas e programas de pessoas planejados em conjunto com os setores operacionais e a área de Recursos Humanos;
III - Desenvolver as lideranças e transferir parte das responsabilidades de gerenciamento do pessoal para as chefias imediatas;
IV - Definir a distribuição equilibrada do orçamento para subsidiar as diversas atividades de recursos humanos.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. II e III.
c. I e III.
d. I, III e IV.
e. I e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pela proposta motivacional de Maslow, a empresa que pretende prever o comportamento de seus funcionários e torná-los mais comprometidos e motivados em relação às metas organizacionais deve atender às suas necessidades. A respeito da hierarquia de necessidades de Maslow, considere as afirmativas a seguir:
I - As necessidades fisiológicas são também denominadas de necessidades biológicas ou básicas.
II - As necessidades de segurança relacionam-se a proteção contra perigos ou ameaças à sobrevivência.
III - As necessidades sociais são consideradas as mais elevadas e maximizam as aptidões e potenciais do ser humano.
IV - As necessidades de estima tratam da maneira como a pessoa se vê e se autoavalia em relação a si própria e ao grupo.
V - As necessidades de autorrealização são as necessidades de amizade,
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. II, III e V.
c. III, IV e V.
d. I, II e III.
e. II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dando um passo decisivo para se firmar entre os maiores grupos financeiros do país, um grande banco estrangeiro comprou um banco nacional em 2007. Três anos depois, no início de novembro de 2010, foi anunciado o fim da marca do banco nacional, consolidando-se a integração desses bancos. Para a vice-presidente executiva de RH do banco nacional, o desafio da integração envolveu três questões principais: apoio aos gestores, para que eles pudessem fortalecer e ajudar suas equipes na transição, garantindo o bom clima; equilíbrio entre o foco nas ações de integração e o desempenho das tarefas do dia a dia; desafio de manter o melhor das culturas dos dois bancos. “O maior desafio foi, e sempre será, assegurar que o fator humano seja efetivamente levado em conta em tudo o que se faz, dentro e fora da nossa organização”, afirma a vice-presidente de RH do banco nacional.
PEREIRA. L. Como manter um casamento. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2012 (adaptado).
A partir do texto acima, avalie as afirmações abaixo.
I - A fusão entre empresas é sempre um momento delicado para os funcionários. Nesse contexto, o grande desafio da área de Recursos Humanos da corporação é gerenciar a nova cultura, fruto da junção de duas empresas, zelar pelo bom clima organizacional e garantir o andamento do trabalho no decorrer da integração.
II - Entender a organização que se está formando como uma cultura é reconhecer o papel ativo dos indivíduos na construção da nova realidade organizacional. A partir desse entendimento, os colaboradores passam a ser os responsáveis pelo correto andamento do trabalho durante a fusão e pelo gerenciamento do bom ambiente de trabalho.
III - A fusão entre empresas demanda reaprendizagem organizacional por ambas as empresas, envolve a absorção de novas técnicas e pressupõe a adoção de novas posturas, o que exige a mudança nas pessoas. Para facilitar o processo, deve haver sempre um sistema de aprendizagem, onde há o crescimento mútuo da organização com foco em seus membros.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III, apenas.
b. II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, apenas.
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: I, apenas..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma pesquisa dedicou-se a estudar a experiência de uma empresa no que concerne ao processo de avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências de executivos, e analisar as vantagens do uso da ferramenta intranet nesse processo. A pesquisa sugere que a avaliação de desempenho realizada com o recurso da intranet deve propiciar.
- Canais de comunicação abertos entre avaliador e avaliado, fazendo com que ambos tenham oportunidade de falar sobre as metas acordadas;
- Informações necessárias para o cumprimento das atividades, conhecendo antecipadamente o que a empresa espera de cada pessoa;
- Aconselhamento do gerente diante dos resultados;
- Discussões com o gerente sobre as melhores formas de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Redução da ansiedade e incerteza por parte do funcionário avaliado.
PILLA, B. S.; SAVI, N. O uso da intranet no processo de avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências de executivos. Anais do XXVI EnANPAD. Salvador: ANPAD, 2002.1 CD (adaptado).
A partir dos resultados da pesquisa, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Quando não são respeitados os princípios que norteiam um processo de avaliação de desempenho em que se utiliza a intranet, problemas como distanciamento e frieza na relação entre avaliador e avaliado tornam-se fatores preocupantes.
PORQUE
II. Cabe ao ambiente virtual suprir as deficiências geradas pela ação das pessoas, incluída a postura ética, melhorar a oportunidade de discussão da avaliação entre o avaliador e o avaliado e reduzir o prejuízo da organização e da área de Recursos Humanos na implementação desse processo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Feedback
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa..
Parte inferior do formulário
_1636194610.unknown
_1636194618.unknown
_1636194622.unknown
_1636194624.unknown
_1636194626.unknown
_1636194623.unknown
_1636194620.unknown
_1636194621.unknown
_1636194619.unknown
_1636194614.unknown
_1636194616.unknown
_1636194617.unknown
_1636194615.unknown
_1636194612.unknown
_1636194613.unknown
_1636194611.unknown
_1636194593.unknown
_1636194601.unknown
_1636194606.unknown
_1636194608.unknown
_1636194609.unknown
_1636194607.unknown
_1636194603.unknown
_1636194605.unknown
_1636194602.unknown
_1636194597.unknown
_1636194599.unknown
_1636194600.unknown
_1636194598.unknown
_1636194595.unknown
_1636194596.unknown
_1636194594.unknown
_1636194584.unknown
_1636194589.unknown
_1636194591.unknown
_1636194592.unknown
_1636194590.unknown
_1636194586.unknown
_1636194588.unknown
_1636194585.unknown
_1636194576.unknown
_1636194580.unknown
_1636194582.unknown
_1636194583.unknown
_1636194581.unknown
_1636194578.unknown
_1636194579.unknown
_1636194577.unknown
_1636194572.unknown
_1636194574.unknown
_1636194575.unknown
_1636194573.unknown
_1636194567.unknown
_1636194570.unknown
_1636194571.unknown
_1636194568.unknown
_1636194565.unknown
_1636194566.unknown
_1636194564.unknown
_1636194563.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais