Buscar

apol 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Planejamento e Organização do Turismo
Leia o trecho abaixo, retirado do livro base:
FONTE: AMORIM, E.; FIGUEIRA, L. M.; SOARES, C.Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015)
 
Esse documento é baseado em diversas convenções, declarações e resoluções, tais quais a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 10 de Dezembro de 1948; Convenção sobre a protecção do patrimônio cultural e natural mundial, de 23 de Novembro de 1972; Declaração de Manila sobre o Turismo Mundial, de 10 de Outubro de 1980; e Declaração de Manila sobre o impacto do turismo na sociedade, de 22 de Maio de 1997. Foi criado, embasado na necessidade de promover uma ordem turística mundial, equitativa, responsável e sustentável.
Analise as alternativas e assinale a que indica o nome do documento mencionado no texto introdutório da questão:
Nota: 20.0
	
	A
	Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum.
	
	B
	Conta Satélite do Turismo.
	
	C
	Barômetro do Turismo Mundial.
	
	D
	Código Mundial de Ética do Turismo.
Você acertou!
A alternativa correta é a D, O Código Mundial de Ética do Turismo é um documento é baseado em diversas convenções, declarações e resoluções, e sua criação foi embasada na necessidade de promover uma ordem turística mundial, equitativa, responsável e sustentável.
FONTE: AMORIM, E.; FIGUEIRA, L. M.; SOARES, C.Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015, p.74-75)
	
	E
	Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável.
Questão 2/5 - Planejamento e Organização do Turismo
"Ao longo dos anos, desde sua proposição no documento Nosso Futuro Comum da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e apresentado no Relatório Brundtland em 1987, o termo 'desenvolvimento sustentável' vem sendo amplamente utilizado e disseminado, tanto no debate acadêmico, intelectual, como no uso comercial de sua ideia".
FONTE: HANAI, F. Y. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade no turismo: conceitos, reflexões e perspectivas.Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v.8, n.1, jan-abril 2012. Taubaté-SP., p.200.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao turismo sustentável.
1. ( ) Os conceitos de turismo sustentável estão defasados, uma vez que as pesquisas apontam que os turistas estão cada vez menos preocupados com os impactos do turismo.
2. ( ) O turismo sustentável tem um foco na responsabilidade social e preservação do ambiente natural, apenas.
3. ( ) O turismo alternativo surgiu como um contraposto ao turismo massivo e se embasa nos pressupostos do turismo sustentável.
4. ( ) Dentre os focos do turismo sustentável estão a equidade social e a distribuição igualitária da renda.
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V, V
Você acertou!
A opção correta é A, pois o conceito de turismo sustentável não está defasado, uma vez que as pesquisas apontam que os turistas estão cada vez mais preocupados com os impactos do turismo; o turismo sustentável tem um foco na responsabilidade social e preservação do ambiente natural, mas também em outras questões; o turismo alternativo surgiu como um contraposto ao turismo massivo e se embasa nos pressupostos do turismo sustentável; e dentre os focos do turismo sustentável está a equidade social e a distribuição igualitária da renda.
FONTE: AMORIM, E.; FIGUEIRA, L. M.; SOARES, C. Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 1).
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	F, F, F, F.
	
	D
	V, F, F, F.
	
	E
	F, V, F, V.
Questão 3/5 - Geografia Aplicada ao Turismo
Os viajantes incluídos nas estatísticas do turismo são considerados, de modo prioritário, como visitantes, os quais por sua vez podem ser divididos em: turistas e excursionistas, cujo motivo da viagem se estabelece uma das condições básicas para a definição da atividade. Logo, a figura contempla os aspectos inerentes ao contexto da conceituação da atividade.
A partir do que se apresenta no enunciado da questão e das discussões apresentadas no livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Viajantes são os indivíduos que permanecem em determinado local, de preferência sua residência habitual.
	
	B
	Os excursionistas são considerados visitantes que permanecem mais de um dia no local da viagem.
	
	C
	Os visitantes não possuem motivações de viagem específicas, e não entram nas categorias apresentadas na figura.
	
	D
	O individuo se desloca apenas quando há finalidade turística.
	
	E
	Os visitantes são aqueles que se deslocam para um lugar distinto do de residência, por menos de doze meses e cujo principal objetivo da viagem não é o exercício de uma atividade remunerada.  
Você acertou!
Para fins estatísticos, significa "qualquer pessoa que se move para um lugar diferente do lugar de residência habitual, por menos de doze meses, e cujo principal objetivo da viagem não é o exercício de uma atividade remunerada no lugar visitado". (Capítulo 01, p. 19).
Questão 4/5 - Planejamento e Organização do Turismo
Os impactos ou efeitos provocados pelo processo de desenvolvimento da atividade turística nas localidades receptoras são amplamente abordados na literatura sobre o turismo. Em alguns casos apontam-se os impactos negativos desse desenvolvimento como a mercantilização da cultura, a caricaturização do grupo visitado e de seus recursos tradicionais e o efeito demonstração, ressentimento local resultante do choque de culturas; transformação da estrutura de trabalho; saturação da infraestrutura, transformação de valores e condutas morais, alteração nos padrões de consumo, problemas de saúde (transmissão de enfermidades, falta de saneamento e outros problemas relacionados à precariedade/ ausência de infraestrutura básica), etnocentrismo, dentre vários outros.
 
FONTE: CORBARI, S. D. O turismo envolvendo comunidades indígenas em teses e dissertações: retrato das relações e dos impactos socioculturais. 182 p. Dissertação (Mestrado em Turismo), Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2015.
Com base nos estudos a partir do livro base da disciplina (AMORIM, E.; FIGUEIRA, L.M; SOARES, C. Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015 - capítulo 1), assinale a opção que apresenta uma alternativa que pode ser utilizada para amenizar os impactos negativos no ambiente e sociedade que podem ser causados pelo desenvolvimento do turismo em uma região.
Nota: 20.0
	
	A
	Evitar o desenvolvimento sustentável do turismo.
	
	B
	Implantar o turismo de "cima" para "baixo".
	
	C
	Incentivar o turismo de massa.
	
	D
	Desenvolver o turismo sem planejamento prévio.
	
	E
	Realizar o planejamento do turismo e da governança.
Você acertou!
A alternativa “E” está correta. A minimização dos impactos negativos do turismo e a maximização dos seus efeitos positivos é uma questão de governança e obriga a ter medidas de política alinhadas a essa preocupação.
(AMORIM, E.; FIGUEIRA, L.M.; SOARES, C. Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015, p.34-35). 
Questão 5/5 - Planejamento e Organização do Turismo
Para um planejamento turístico mais efetivo o Estado precisa, segundo Matias (2007, apud AMORIM; FIGUEIRA; SOARES, 2015, p. 24), intervir em dois planos, com um grau adequado de descentralização decisório: (a) Administração _______________, em que ocorre o planejamento de topo, de caráter macroeconômico e (b) Administração ____________________, em que é realizado o planejamento turístico de base, que tem impactos de caráter microeconômico.
Selecione a alternativa que apresenta os termos corretos que completam a frase.
Nota: 0.0
	
	A
	Central e Local
A alternativa correta é a A. Matias Matias (2007, apud AMORIM; FIGUEIRA; SOARES, 2015, p. 24) defende que, em matéria
de planejamento turístico, o Estado necessita intervir em dois planos, com um grau adequado de descentralização decisória, a saber: administração central, em que ocorre o planejamento de topo, de caráter macroeconômico; administração local, em que é realizado o planejamento turístico de base, que tem impactos de caráter microeconômico.
FONTE: AMORIM, E.; FIGUEIRA, L. M.; SOARES, C. Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015 - capítulo 1, página 24).
	
	B
	Federal e Regional.
	
	C
	Primária e Secundária.
	
	D
	Pública e Privada
	
	E
	Prioritária e Periférica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais