Buscar

APOL GESTÃO EDUCACIONAL 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL GESTÃO EDUCACIONAL 100
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Democrático-participativa: todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. Autogestionária: enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções. Técnico-científica: poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros. Interpretativa: a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo (livro-base, p. 75).
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
“O [projeto político-pedagógico] é o elemento fundamental para a organização da escola. Nele são definidos o trabalho pedagógico, a missão da escola, as questões curriculares e metodológicas, as concepções, a avaliação, o tipo de gestão adotado, o perfil do aluno e do professor e outros pressupostos que definem a dinâmica escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 56,57.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, a construção do projeto político-pedagógico pressupõe três atos distintos, considerados essenciais na sua elaboração. Quais são eles? 
Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Ato formal, ato constitucional e ato operacional.
	
	B
	Ato situacional, ato constitucional e ato conceitual.
	
	C
	Ato formal, ato constitucional, e ato conceitual.
	
	D
	Ato situacional, ato conceitual e ato operacional.
Você acertou!
A construção do projeto político-pedagógico pressupõe três atos distintos, considerados essenciais na sua elaboração, os quais se relacionam entre si. São eles: ato situacional, conceitual e operacional (livro-base, p. 148).
	
	E
	Ato informal, ato operacional e ato constitucional.
“Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos, que visa à mobilização e à cooperação de todos os membros de uma unidade de produção, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, de suas atividades e de seus objetivos, para obter a satisfação dos clientes e um acréscimo de bem-estar para os seus membros, de acordo com as exigências da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos da R. Gestão da qualidade total nas escolas: Um novo modelo gerencial para a educação. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0234.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas? 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade. 
	
	B
	Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
Você acertou!
Para a gestão da qualidade total na escola, a qualidade é realizada em três dimensões: inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos (livro-base, p. 81).
	
	C
	Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	D
	Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
	
	E
	Controle, percepção e avaliação da qualidade.
 
“De acordo com Paro [...], existem duas concepções quanto à administração escolar. A primeira é a mais difundida, ela se fundamenta na universalidade dos princípios adotados na empresa capitalista, embora adaptados para cada situação específica. A segunda opõe-se radicalmente a esta, pois é contrária a qualquer tipo de organização burocrática na escola. Ainda para o autor ambas as concepções são insuficientes, o que a gestão da educação precisa é de uma administração escolar voltada para a transformação social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
Você acertou!
Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial (livro-base, p. 53).
	
	B
	I apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III apenas.
“A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. [...] Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,
ele está disponível em: LÜCK, Heloísa (Org.). Apresentação. Em Aberto: Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun., 2000. p. 8.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1. Gestão da qualidade total.
2. Gestão compartilhada.
3. Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Gestão compartilhada: Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social. Gestão democrática: Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia. Gestão da qualidade total: Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão (livro-base, p. 174,175).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais