Buscar

at 2 libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Os sinais APRENDER e SÁBADO são pares mínimos estudados pela Fonologia. Já os sinais SÁBADO e LARANJA são polissêmicos, estudados pela Semântica, que é uma área da Linguística responsável pelo significado das palavras. Polissemia é o estudo de palavras ou sinais que possuem o mesmo significante (grafia/sinal/som) mas significado diferente que são percebidos pelo contexto. Observe as figuras e escolha a resposta correta:
 Peixe / Sexta-feira Natal / Dezembro
 	a.	x
Percebe-se que na Libras, a Semântica estuda os sinais que possuem a mesma configuração de mão, o mesmo ponto de articulação e o mesmo movimento, apenas mostrando significados diferentes. Mas, os exemplos de polissemia apresentados não podem ser considerados exemplos para a Língua Portuguesa, pois as palavras são distintas, com sons e grafias distintos, evidenciando a Libras com uma estrutura diferenciada e independente da LP.
 	b.	
Enquanto que a Semântica da Língua de Sinais estuda sinais que possuem a mesma CM, o mesmo M. e o mesmo PA, na Língua Portuguesa são estudadas palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, com uma diferença: os significados também são iguais.
 	c.	
Percebe-se que os sinais podem gerar ambiguidade de interpretação, já que são iguais nos três parâmetros principais (CM, M, PA) de articulação de um sinal. Essa ambiguidade não ocorre na Língua Portuguesa, pois o contexto diferencia claramente. 
 	d.	
Enquanto que na Fonologia são estudados pares mínimos, na Semântica são estudados pares com diferentes significados, no entanto, os exemplos apresentados não fazem parte do campo de estudo da Linguística da Língua de Sinais, pois a Semântica e a Linguística são áreas distintas e independentes.
 	e.	
Os exemplos apresentados só podem ser considerados para a Língua de Sinais porque na Língua Portuguesa não há estudos sobre a polissemia das palavras. 
0,25 pontos 
PERGUNTA 2
Na Libras não temos a modulação vocal para que as pessoas percebam se estamos colocando uma frase de forma afirmativa, negativa, imperativa ou interrogativa, para passar tal intenção temos que utilizar um parâmetro da Libras que consiste em movimentos da cabeça, dos olhos, da face ou do tronco. Esse parâmetro é chamado de:
 	a.	
Posição de dedo
 	b.	
Orientação da mão
 	c.	
Movimento
 	d.	
Ponto de articulação
 	e.	x
Expressões não manuais
0,25 pontos 
PERGUNTA 3
É comum esses classificadores serem conhecidos como icônicos, porque eles representam a ação e de forma visual – é nítido perceber do que se trata. Por exemplo: pentear os cabelos, digitar, escrever à mão, escovar os dentes, etc.
A afirmação está se referindo a que tipo de classificador?
 	a.	
Específico.
 	b.	
Descritivo
 	c.	x
Instrumental
 	d.	
Plural
 	e.	
Do corpo.
0,25 pontos 
PERGUNTA 4
Por que usamos os intensificadores na Língua de Sinais Brasileira?
 	a.	
Para mostrar algo específico.
 	b.	
Para marcar sentimentos.
 	c.	
Para facilitar a comunicação.
 	d.	x
Para dar ênfase ao discurso.
 	e.	
Para influenciar o discurso do outro.
0,25 pontos 
PERGUNTA 5
Sobre os tipos de classificadores nas línguas de sinais, Pizzio et al (2008), reiteram que há vários tipos de classificadores verbais. Observe as figuras, todas elas relacionam-se com classificadores verbais. Escolha a resposta correta de acordo com a descrição dada acerca dos classificadores que podem ser usados para descrever as imagens:
1) Só se vê as pernas de um homem e o cachorro andando preso á uma coleira 2) Homem pintando uma parede de verde 3) Mão segurando uma caneta e escrevendo em um papel
I - Na figura 1, o verbo é andar e o classificador usado para descrever o andar de um cachorro e o andar humano é o classificador corporal.
II – Na figura 2, o verbo é pintar. Nesse, podemos usar o classificador instrumental para descrever o homem pintando a parede.
III – Na figura 3, o verbo é escrever e o classificador usado é o instrumental.
IV – Na figura 1, o verbo é andar e o classificador usado é o descritivo para descrever o andar humano e animal.V – Na figura 2, o verbo é pintar e os classificadores usados são o especifico e o corporal para descrever o homem pintando a parede.
Estão corretas:
 	a.	
II, IV, V
 	b.x	
I, II, III
 	c.	
II, III, IV
 	d.	
III, IV, V
 	e.	
I, III, V
0,25 pontos 
PERGUNTA 6
Lucia e Maria estão conversando. Observe o diálogo:
Lucia: Estou super feliz! O Celso me pediu em casamento.
Maria: Uau! Que lindo!! Parabéns!
No diálogo podemos notar o uso de:
 	a.x	
Intensificadores em “Estou super feliz!” e “Que lindo!”
 	b.	
Intensificadores e Classificadores em “Estou super feliz” e “Parabéns!”, respectivamente.
 	c.	
Classificadores em “pediu em casamento”
 	d.	
Classificadores em “Uau!”
0,25 pontos 
PERGUNTA 7
Sobre os parâmetros da Libras, assinale a alternativa correta:
 	a.x	
São unidades mínimas distintivas que formam os sinais. São cinco parâmetros composto por configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação de mão e expressão não-manual. A configuração de mão é a forma da mão e dos dedos; o ponto de articulação é o local onde a configuração de mão será apresentada; o movimento é a maneira de apresentar o sinal; a orientação de mão indica a direção do sinal; a expressão não-manual é um marcador de pontuação.
 	b.	
São unidades mínimas distintivas que formam os sinais. São três parâmetros composto por configuração de mão, ponto de articulação e movimento. A configuração de mão é a forma da mão e dos dedos; o ponto de articulação é o local onde a configuração de mão será apresentada, já o movimento é a maneira de apresentar o sinal
 	c.	
São unidades mínimas distintivas que formam os sinais. São 5 parâmetros composto por configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação da palma e expressão não-manual. A configuração de mão indica a forma da mão; o ponto de articulação é o espaço neutro; o movimento é a maneira de apresentar o sinal; a orientação da palma indica o movimento da palma; a expressão não-manual é um marcador de pontuação.
 	d.	
São unidades mínimas distintivas que formam os sinais. São quatro parâmetros composto por configuração de mão, ponto de articulação, movimento e expressão não-manual. A configuração de mão é a forma da mão e dos dedos; o ponto de articulação é o local onde a configuração de mão será apresentada; o movimento é a maneira de apresentar o sinal; a expressão não-manual é um marcador de pontuação.
 	e.	
São unidades mínimas distintivas que formam os sinais. São cinco parâmetros composto por configuração de mão, locação, movimento, orientação de mão e expressão facial ou corporal. A configuração de mão é a forma da mão e dos dedos; a locação é a parte do corpo em que se articula o sinal; o movimento é a maneira de apresentar o sinal; a orientação de mão indica a direção do sinal; a expressão facial ou corporal não é um marcador de pontuação, é somente usada para expressar as emoções.
0,25 pontos 
PERGUNTA 8
Os classificadores não existem somente na língua de sinais, mas também nas línguas orais. Allan (1997) aponta quatro tipos de classificadores nas línguas orais: línguas de classificador numeral, línguas de classificador concordante, línguas de classificador predicativo e línguas de classificador intralocativo. 
Ligue os classificadores às suas respectivas descrições de uso:
a) Classificador de numeral
b) Classificador concordante
c) Classificador predicativo
d) Classificador intralocativo
1) São utilizados para acompanhar nomes em muitos contextos.
2) São prefixos usados em predicados e pró-formas.
3) São usados em verbos de movimento e localização.
4) É usado para expressar quantidade e expressões anafóricas e dêiticas.
 	a.	x
A-4, B-2, C-3, D-1
 	b.	
A-1, B-2, C-3, D-4
 	c.	
A-3 B-4, C-1, D-2
 	d.	
A-3, B-1, C-2, D-4
 	e.	
A-2, B-3, C-4, D-1
0,25 pontos 
PERGUNTA 9
O sinal TRABALHAR, mostrado na figura pode
ser intensificado através da repetição do movimento e da expressão facial para dar o sentido de TRABALHAR MUITO.
Isso pode ser classificado como morfema:
 	a.	
Morfema para grau de adjetivo.
 	b.	
Adverbial – caso modal 
 	c.	x
Adverbial – intensificador
 	d.	
Dêitico
 	e.	
Adjetivo
0,25 pontos 
PERGUNTA 10
Segundo Felipe (2007) as expressões não-manuais podem ser um componente fonológico de um sinal. Os intensificadores são marcados por essas expressões como mostra a figura a seguir:
Fonte da imagem: http://coral.ufsm.br/
Dessa forma, podemos dizer que:
 	a.	
As expressões não-manuais só podem ser usadas se acompanhadas de um sinal. A expressão facial não é considerada uma marca não-manual.
 	b.	
A imagem representa um morfema adjetivo, característica própria de expressões faciais de sentimento.
 	c.	
A imagem não pode ser considerada um exemplo de intensificador, pois é preciso que haja a expressão facial simultânea a um adjetivo ou substantivo ou verbo, o que não é caso. 
 	d.	x
Os intensificadores podem ser usados para dar mais ênfase às expressões faciais, tornando o discurso do surdo mais rico emocionalmente.
 	e.	
A imagem mostra uma repetição da expressão facial, marcação fonológica própria dos intensificadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais