Buscar

evolução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Evolução e Paleontologia (BID06)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:464353) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14463877
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O cladismo é uma das formas de representar como as espécies evoluíram a partir de seus ancestrais em comum e como as características que foram surgindo permitiram a sua diferenciação. No entanto, para que um cladograma seja uma forma eficiente de transmitir a informação, é necessário saber interpretá-lo. Sobre o cladograma, analise as sentenças a seguir:
I- Lampreia e tubarões estão separados pelo surgimento da mandíbula.
II- Considerando da lampreia até o gorila, temos um grupo parafilético.
III- O que separa as salamandras dos répteis é que esses últimos possuem a pele seca.
IV- Tigres não possuem relação de parentesco com os tubarões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <www.bioglossa.wikispaces.com/cladograma.com.br>. Acesso em: 21 nov. 2016.
	
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	A formação de uma nova espécie é um processo que necessita da interação entre características muito especiais e específicas. Essas características devem ser ambientais, genéticas e a pressão da seleção natural, atuando sobre os indivíduos de modo a selecioná-los. Com essas características e interações, ao longo do tempo, há a formação de uma nova espécie. Com relação ao nome do processo de formação de espécies, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É chamado de abiogênese.
	 b)
	É chamado biogênese.
	 c)
	É chamado criacionismo.
	 d)
	É chamado especiação.
	3.
	A especiação é o processo responsável pela origem de novas espécies a partir de um mesmo ancestral, tendo grande importância na geração da diversidade de seres vivos. Nos itens a seguir constam as etapas necessárias ao estudo da especiação:
I- Colocar os diferentes tipos de população na sequência correta.
II- Estudar diferentes populações contemporâneas de uma espécie ao mesmo tempo.
III- Estudar as diferenças existentes entre as espécies que parecem mais próximas em termos de parentesco.
IV- Acompanhar diferentes raças geográficas de uma espécie, isoladas ou não geograficamente.
Agora, assinale a alternativa em que as etapas necessárias ao estudo da especiação estão dispostas na sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	II - I - III - IV.
	4.
	Pode parecer difícil de acreditar, mas o DNA de uma aranha que vive nas regiões quentes das Américas, da Argentina aos Estados Unidos, ajuda a entender as mudanças sofridas pela Floresta Amazônica e a Mata Atlântica nos últimos cinco milhões de anos. Isso só foi possível porque o DNA possui algumas características fundamentais. Ele é capaz de se autorreplicar e, durante esse processo, alguns erros ocorrem - as chamadas mutações. Elas vão se acumulando ao longo do tempo numa dada população. Se grupos de uma mesma espécie param de ter contato entre si, eles passarão a acumular mutações diferentes. Com relação à evolução molecular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44325028. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	A troca de nucleotídeos no DNA e de aminoácidos nas proteínas responsáveis pela evolução em nível molecular é frequentemente chamada de diminuição.
	 b)
	Os estudos em nível molecular apresentam a limitação imposta, por ainda não ser possível determinar a sequência completa de DNA do genoma de um organismo.
	 c)
	A idade geológica de algumas linhagens evolutivas com poucos fósseis disponíveis pode ser inferida através do mecanismo chamado Relógio Molecular.
	 d)
	Segundo a teoria neutra da evolução molecular, grande parte da evolução ocorre devido à seleção natural.
	5.
	Quando a evolução atua em um contexto de grandes dimensões, ela entra na classificação de macroevolução. Neste contexto, a macroevolução é representada através de algumas estratégias e fenômenos que ocorrem na natureza, tais como simbiose, evolução convergente, coevolução e radiação adaptativa. Com relaçãoà radiação adaptativa, ela pode ocorrer em algumas situações bem específicas. Sobre essas situações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na colonização, os indivíduos e as espécie chegam em uma área nova para eles, mas com intensa competição com outras espécies.
(    ) Na extinção de competidores, uma espécie aproveita o espeço deixado por outras espécies que disputavam recursos.
(    ) Na substituição de competidores, um grupo, através de alguma característica positiva, domina os recursos e causa a extinção de outro grupo que disputava o recurso.
(    ) Nas barreiras adaptativas, um determinado grupo desenvolve uma característica que permite a ele explorar um recurso que até então era inexplorado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	Ao longo da evolução para o surgimento da espécie humana, nossos antepassados passaram por fases evolutivas determinadas pelas suas características físicas e pelas suas características comportamentais. As características comportamentais se referem ao local em que viviam, bem como ao que comiam, entre outras características. Assinale a alternativa CORRETA referente ao nome do estágio evolutivo do homem em que seus antepassados, parecidos com chipanzés, começaram a andar nas savanas arbóreas no estilo bípede:
	 a)
	Estágio dos Australopitecus.
	 b)
	Estágio do hominídeos.
	 c)
	Estágio da floresta úmida.
	 d)
	Estágio dos chipanzés.
	7.
	A imagem anexa mostra um exemplo de especiação. Algo extrínseco para o organismo impede que dois ou mais grupos se acasalem, causando especiação nesta linhagem. O isolamento representado, neste caso, pode ser uma cadeia de montanhas ou um rio. Sobre o processo de especiação, analise as sentenças a seguir:
I- O exemplo da imagem pode ser considerado uma especiação alopátrica, tendo em vista que as espécies foram separadas por uma barreira geográfica.
II- Após certo tempo, caso a barreira geográfica desapareça, os indivíduos agora não pertencem a mesma espécie, e já não são mais capazes de se reproduzirem entre si. 
III- Neste tipo de especiação, ocorre um isolamento reprodutivo, o qual é o responsável pela diferenciação entre duas espécies. O isolamento geográfico não possui efeito sobre essa população. 
IV- Neste caso, o processo de especiação pode ser desencadeado a partir de um isolamento geográfico, o qual pode resultar em um isolamento reprodutivo.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1bAllopatric.shtml>. Acesso em: 25 maio 2017.
	
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	A Sistemática Filogenética surge nos anos 1950, sendo desenvolvida pelo entomólogo alemão Willi Hennig, a partir da publicação de Philogenetic Systematics. De acordo com Amorim (2002, p. 95 apud SOUZA; ROCHA, 2013, s.p.), "o centro da proposta de Hennig é que as classificações biológicas devem ser um reflexo inequívoco do conhecimento atual sobre as relações de parentesco entre os táxons", ou seja, as classificações devem se basear em grupos monofiléticos, também denominados grupos 'naturais', isto é, conjuntos de seres vivos que apresentam ancestrais comuns e exclusivos. A respeito dos métodos de classificação dos seres vivos, analise as sentenças a seguir: 
I- O método de
classificação fenotípico leva em consideração a evolução das espécies, não havendo qualquer relação com as semelhanças morfológicas existentes entre elas.
II- A sistemática filogenética é atualmente o método mais utilizado pelos pesquisadores.
III- O cladograma só pode ser construído para espécies cuja relação ancestral é polifilética.
IV- Em um cladograma, quanto mais distante for o ancestral comum de duas espécies, maior será a distância entre as classificações de seus agrupamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, P. H. R.; ROCHA, M. B. Sistemática Filogenética e Divulgação Científica: análise da Revista Scientific American Brasil. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p75. Acesso em: 16 out. 2019.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Se fosse possível apontar uma câmera de vídeo para o norte da cordilheira dos Andes e mostrar em poucos minutos o que se passou em 6 milhões de anos, o filme mostraria as montanhas subindo às alturas e levando consigo alguns dos diversos papagaios que se espalhavam por todo o norte do continente. Nas cenas correspondentes aos últimos dois milhões de anos, as coloridas aves, já isoladas de seus parentes que ficaram nas terras baixas, começariam a acumular diferenças entre si até originarem espécies distintas. Essa versão da história, que contraria a hipótese mais aceita, é resultado do trabalho da bióloga Camila Ribas, do Laboratório de Genética e Evolução Molecular de Aves da Universidade de São Paulo (USP). Ela reconstruiu a história evolutiva dos papagaios do gênero Pionus com ajuda da biogeografia, especialidade que analisa a distribuição geográfica da diversidade biológica. Esse tipo de enfoque tem raízes profundas: foram padrões biogeográficos os principais responsáveis por levar os britânicos Charles Darwin e Alfred Russel Wallace a elaborar a teoria da evolução. A especiação é o fenômeno responsável pela geração de novas espécies. Com relação ao tipo de especiação descrita no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O tipo de especiação, que o texto exemplifica, é a especiação alopátrica. Esse tipo de especiação ocorre por meio do isolamento geográfico de uma espécie ancestral.
PORQUE
II- Uma barreira geográfica, neste caso o surgimento das cordilheiras dos Andes, fez com que os indivíduos de uma população se separarem, interrompendo o fluxo gênico entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://bdpi.usp.br/item/001627756. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
	10.
	Os fenômenos evolutivos podem ser classificados como microevolutivos ou macroevolutivos, de acordo com o seu nível de atuação. Com relação aos fenômenos macroevolutivos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A progressão da vida na Terra desde o primeiro ser vivo até todas as formas de vida hoje existentes pode ser considerada um exemplo de radiação adaptativa.
	 b)
	A coevolução é o processo em que duas ou mais espécies evoluem juntas, devido às forças seletivas que exercem umas sobre as outras.
	 c)
	São denominados fenômenos macroevolutivos aqueles que ocorrem abaixo do nível de espécie.
	 d)
	A evolução convergente ocorre quando espécies que não possuem relação de parentesco evoluem com extraordinária similaridade de forma e de comportamento.
Prova finalizada com 6 acertos e 4 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais