Buscar

arquitetura e logística hosp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

estrutura arquitetura hospitalar
PERGUNTA 1
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresenta estratégias para segurança do paciente em hospitais e clínicas. Representantes das vigilâncias sanitárias estaduais, de conselhos de classe, associações profissionais e órgãos de governo reuniram-se para conhecer as iniciativas da Anvisa e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde. 
Leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
I. As estratégias desenvolvidas pela Agência estão baseadas em dois desafios globais lançados pela OMS. O primeiro, com o tema “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura”, está focado nas ações de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde. O segundo desafio, sob o lema “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, está relacionado às ações de melhoria dos procedimentos cirúrgicos.
II. O principal objetivo das ações é reduzir os casos de infecções hospitalares, as grandes vilãs da segurança do paciente. A meta da Anvisa é diminuir em 30% os índices nacionais de infecção em corrente sanguínea, em um prazo de três anos.
III. A higienização das mãos é considerada a medida mais importante e reconhecida no controle das infecções nos serviços de saúde. A Anvisa lançou, em 2007, uma cartilha de higienização das mãos em serviços de saúde que é distribuída a instituições de todo o país.
IV. Em relação à segurança nas cirurgias, outra medida simples pode diminuir os casos de infecção e de erro humano nas operações. É a implantação de um check list, que deverá ser seguido pela equipe profissional em três momentos: após a anestesia, antes da incisão e antes de deixar a sala de operação.
V. Outra estratégia que vem sendo trabalhada pela OMS para redução dos riscos em saúde é o desenvolvimento de “hospitais seguros”. Para se enquadrar nesse conceito, um hospital deve ser capaz de garantir o seu funcionamento eficiente durante um desastre (terremotos, fenômenos climáticos etc.).
	
	a.
	Somente II é verdadeira.
	
	b.
	Somente IV não é verdadeira.
	
	c.
	Todas são verdadeiras.
	
	d.
	Somente IV e V são verdadeiras.
	
	e.
	Somente I, III e IV são verdadeiras.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A classificação dos estabelecimentos de saúde, segundo Datasus, que destina-se à prestação de assistência a uma determinada população, de forma programada ou não, por profissional de nível médio, com a presença intermitente ou não do profissional médico é denominada de:
	
	a.
	Policlínica.
	
	b.
	Posto de Saúde.
	
	c.
	Unidade Mista.
	
	d.
	Hospital Especializado.
	
	e.
	Cooperativa.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
As áreas prioritárias de intervenção para os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são definidos na Declaração de Alma-Alta (DAA) são:
	
	a.
	Educação para a saúde.
	
	b.
	Nutrição apropriada.
PERGUNTA 1
A Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 50, no seu Art. 1°, Aprova o Regulamento Técnico destinado ao planejamento, elaboração e aprovação de projetos físicos de EAS, que compreende:
I.As construções novas de estabelecimentos assistenciais de saúde de todo o país.
II.As áreas a serem ampliadas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes.
III.As reformas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes e os anteriormente não destinados a estabelecimentos de saúde. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I
	
	b.
	II e III
	
	c.
	III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	I, II e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A etapa do estudo preliminar permitirá a análise e a escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, nessa etapa deve ser observado:
I.Acessos, estacionamentos e outras expansões possíveis.
II.O número de pavimentos.
III.O não atendimento a normas e índices de ocupação do solo.
IV.O esquema de infraestrutura de serviços.
Está incorreta a alternativa:
	
	a.
	I
	
	b.
	III
	
	c.
	IV
	
	d.
	II
	
	e.
	III e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
A verificação dos fluxos de trabalho, materiais, insumos propostos no projeto físico, visando a evitar problemas futuros de funcionamento e de controle de infecção (se for o caso) na unidade e no EAS, de modo geral, faz parte da avaliação do PBA denominada:
	
	a.
	Dimensionamento dos ambientes.
	
	b.
	Especificação básica dos materiais.
	
	c.
	Funcionalidade do edifício.
	
	d.
	Instalações ordinárias.
	
	e.
	Instalações especiais
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
As diretrizes básicas que devem constar nos projetos arquitetônicos quanto à questão da climatização, quando aplicáveis são: Assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	Previsão do consumo de água.
	
	b.
	Previsão de consumo de vácuo.
	
	c.
	Previsão de consumo de energia elétrica.
	
	d.
	Elaboração do perfil da carga térmica.
	
	e.
	Descrição básica do sistema de climatização.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com a RDC 50, as áreas podem ser classificadas, quanto ao nível de risco de transmissão de infecção, em: 
I.Áreas críticas.
II.Áreas semicríticas.
III.Áreas não críticas
Leia a frase a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de nível de risco, “Os ambientes ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas”.
	
	a.
	I
	
	b.
	I e II
	
	c.
	III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	II
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Está previsto no item 1.6.1 da Resolução que deverá constar no Parecer Técnico, quando da avaliação do Projeto Básico de Arquitetura, as seguintes informações: 
I.Adequação do projeto arquitetônico às atividades propostas pelo EAS.
II.Dimensionamento dos ambientes.
III.Instalações ordinárias e especiais.
IV.Funcionalidade do edifício.
V.Especificação básica dos materiais.
	
	a.
	Somente I é verdadeira.
	
	b.
	Somente I, II e IV são verdadeiras.
	
	c.
	Somente III é verdadeira.
	
	d.
	São verdadeiras I, II, III, IV e V.
	
	e.
	Somente II e V são verdadeiras.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Na elaboração de projetos existem várias denominações utilizadas na norma, o que deve ser efetuado para assegurar a viabilidade técnica a partir dos dados levantados no Programa de Necessidades é denominado de:
	
	a.
	Projeto básico.
	
	b.
	Projeto executivo.
	
	c.
	Projeto preliminar.
	
	d.
	Obra de recuperação.
	
	e.
	Obra de reforma.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Na elaboração de projetos físicos, são adotadas diversas normas complementares. Na execução de desenho para obras de concreto simples ou armado deve ser observada a norma:
	
	a.
	NBR 6.492
	
	b.
	NBR 7.191
	
	c.
	NBR 14.100
	
	d.
	NBR 7.808
	
	e.
	NBR 5.261
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Na elaboração de um projeto arquitetônico quando se trata das instalações hidráulicas e especiais do estabelecimento deverá ser desenvolvido o programa básico dessas instalações, contendo:
I.Descrição básica do sistema de abastecimento de água.
II.Descrição básica do sistema de aquecimento.
III.Previsão de consumo de gás combustível.
IV.Descrição básica do sistema de proteção e combate a incêndio.
V.Previsão de consumo de água quente. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e IV
	
	b.
	I, III e V
	
	c.
	I, II, III, IV e V
	
	d.
	II, III, IV e V
	
	e.
	III, IV e V
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
O Projeto Básico de Arquitetura (PBA) é composto da representação gráfica e do relatório técnico. A respeito do relatório técnico devem constar as seguintes informações: 
I.O resumo da proposta assistencial, contendo listagem de atividades que serão executadas na edificação do estabelecimento de saúde, assim como de atividades de apoio técnico ou logístico que sejam executados fora da edificação do estabelecimento em análise.
II.A descrição sucinta da solução adotada para o abastecimento de água potável, energia elétrica, coleta e destinação de esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais da edificação.
III.O memorial do projeto de arquitetura descrevendo as soluções adotadas neste, em que se incluem, necessariamente, considerações sobre os fluxos internos e os externos.  
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e III
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I e III
	
	e.
	III
0,25 pontos   
	
	c.
	Fornecimento de medicamentos essenciais.
	
	d.
	Qualidade da água.
	
	e.
	Todas estão corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Até a Idade Média, a assistência aos enfermos era prestada por sacerdotes das ordens religiosas. Essa prática se desenvolvia no interior dos mosteiros ou em anexos construídos com essa finalidade. Esses “hospitais” tinham como missão dar conforto espiritual e assistência aos pobres e enfermos ali internados. Os procedimentos de caráter curativo raramente eram praticados. O hospital permaneceu com essas características até o começo do século XVIII e o Hospital Geral, lugar de internamento de onde se justapõem e se misturavam doentes, loucos, devassos, prostitutas etc., era, em meados do século XVII, uma espécie de instrumento misto de exclusão, assistência e transformação espiritual, em que a função médica não aparecia. Somente a partir do século XVIII, quando a doença passa a ser reconhecida como fato patológico, formou-se o conceito de “hospital terapêutico”, considerado por Michel Foucault, em sua célebre conferência sobre o “nascimento do hospital, como uma invenção relativamente nova”(FOUCAULT, 1979: 99,102). 
Respeitando esse contexto histórico, leia as afirmativas abaixo e responda a alternativa correta:
I. As questões funcionais e espaciais tornam-se mais importantes, contribuindo para aperfeiçoamento dos processos projetuais e das edificações hospitalares.
II. O mesmo autor, Foucault, traz a noção de que o hospital “pode e deve ser um instrumento destinado a curar e aparece surgindo, assim, uma nova prática: a visita e a observação sistemática”.
III. Nessa época, a medicina já constituía uma prática hospitalar. Em 1680, a visita médica ao Hôtel-Dieu, o maior hospital de Paris, era feita apenas uma vez por dia, frequência que só iria se intensificar no século seguinte.
IV. As consultas eram feitas nas moradias e os enfermos encaminhados aos hospitais somente nos casos de serem portadores de doenças contagiosas ou de oferecerem algum outro tipo de risco para a sociedade.
V. O texto acima evidencia a importância do ambiente hospitalar e sua relação com assistência prestada e cura dos enfermos.
	
	a.
	Somente I e V são verdadeiras.
	
	b.
	Somente I e II não são verdadeiras.
	
	c.
	Somente III não é verdadeira.
	
	d.
	Somente II é verdadeira.
	
	e.
	Somente I, II, III e IV são verdadeiras.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Com base nos níveis de atendimento são classificadas hierarquicamente as redes de atendimento à saúde. Os estabelecimentos de saúde reúnem um conjunto de diferentes funções, conforme o nível em que se encontram dentro do sistema de saúde. Dentro das funções e das atividades em edifícios hospitalares, temos:
I.Ações básicas de saúde.
II.Serviços de apoio a diagnóstico.
III.Pesquisa.
IV.Pronto-atendimento.
V.Atendimento em regime de internação. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e IV
	
	b.
	I, III e V
	
	c.
	I, II, III, IV e V
	
	d.
	II, III, IV e V
	
	e.
	III, IV e V
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Nas edificações hospitalares devemos levar em consideração a possibilidade de mudanças previstas em um determinado projeto que podem ser amplificadas por meio de requisitos, em que devem ser considerados os seguintes aspectos:
I.Regularidade e modulação das estruturas de acordo com as características, as disposições e as dimensões.
II.Adoção de construções pavilhonares, que permitirá otimizar tempo e custos.
III.Espaços padronizados, o que permitirá uma maior possibilidade de mudança, sem alterações físicas desnecessárias.
IV. Adoção de construções modulares, que permitirá otimizar tempo e custos.
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e IV
	
	b.
	II e IV
	
	c.
	III e IV
	
	d.
	I, III e IV
	
	e.
	IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
No Brasil muito se tem avançado com a implantação do SUS, que é a denominação do:
	
	a.
	Sistema Unificado de Saúde.
	
	b.
	Sistema Único de Saúde.
	
	c.
	Sistema Universal de Saúde.
	
	d.
	Sistema Unilateral de Saúde.
	
	e.
	Sistema Usual de Saúde.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
O conceito de municipalização apresenta as seguintes vantagens:
I.Inadequação dos serviços à realidade e às necessidades locais.
II.Controle de custos.
III.Utilização dos recursos humanos da localidade e dentro de cada realidade.
IV.Impossibilidade de articulação entre estabelecimentos e instituições. 
Está incorreta a alternativa:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II e III
	
	c.
	III e IV
	
	d.
	I e IV
	
	e.
	II, III e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
O direito à saúde consta da Constituição Federal de 1988 e no seu Art. 198 prevê: 
I.As ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes de descentralização, com direção única em cada esfera de governo, atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade. 
II.São de relevância pública as ações e os serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle; devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e também por pessoa física ou jurídica de direito privado.
III.A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I
	
	b.
	II
	
	c.
	III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	II e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Os níveis de atendimento à saúde são divididos em três categorias. O nível em que são tratados os casos mais complexos do sistema, atenções do nível ambulatorial, urgência e internação é classificado como:
	
	a.
	Nível primário.
	
	b.
	Nível secundário.
	
	c.
	Nível terciário.
	
	d.
	Nível econômico.
	
	e.
	Nível financeiro.
PERGUNTA 1
A Unidade destinada à prestação de assistência a uma determinada população, de forma programada ou não, por profissional de nível médio, com a presença intermitente ou não do profissional médico é classificada, segundo o Datasus, como:
	
	a.
	Policlínica.
	
	b.
	Hospital geral.
	
	c.
	Posto de saúde.
	
	d.
	Consultório isolado.
	
	e.
	Unidade mista.
0 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com a classificação adotada por Toledo, a Unidade que tem por objetivo atender pacientes necessitados de assistência médica geral, é denominada:
	
	a.
	Hospital especializado.
	
	b.
	Hospital geral.
	
	c.
	Hospital de emergência.
	
	d.
	Unidades mistas.
	
	e.
	Farmácia.
0 pontos   
PERGUNTA 3
O Artigo 198 da CF prevê as seguintes diretrizes: 
I.descentralização, com direção única em cada esfera de governo; 
II.atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; 
III.participação da comunidade. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	Apenas II.
	
	c.
	Apenas I e II.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	Apenas III.
0 pontos   
PERGUNTA 4
O critério de funcionalidade visa permitir a análise do desempenho do sistema construtivo e de seus subsistemas. Estas mudanças envolvem os seguintes aspectos: 
I.Flexibilidade. 
II.Construção. 
III.Racionalidade. 
Estão corretas:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II.
	
	c.
	III.
	
	d.
	II e III.
	
	e.
	I, II e III.
PERGUNTA 1
A Resolução de Diretoria Colegiada – RDC
50, no seu Art. 1°, Aprova o Regulamento Técnico destinado ao planejamento, elaboração e aprovação de projetos físicos de EAS, que compreende:
I.As construções novas de estabelecimentos assistenciais de saúde de todo o país.
II.As áreas a serem ampliadas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes.
III.As reformas de estabelecimentos assistenciais de saúde já existentes e os anteriormente não destinados a estabelecimentos de saúde. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I
	
	b.
	II e III
	
	c.
	III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	I, II e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A etapa do estudo preliminar permitirá a análise e a escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, nessa etapa deve ser observado:
I.Acessos, estacionamentos e outras expansões possíveis.
II.O número de pavimentos.
III.O não atendimento a normas e índices de ocupação do solo.
IV.O esquema de infraestrutura de serviços.
Está incorreta a alternativa:
	
	a.
	I
	
	b.
	III
	
	c.
	IV
	
	d.
	II
	
	e.
	III e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
A verificação dos fluxos de trabalho, materiais, insumos propostos no projeto físico, visando a evitar problemas futuros de funcionamento e de controle de infecção (se for o caso) na unidade e no EAS, de modo geral, faz parte da avaliação do PBA denominada:
	
	a.
	Dimensionamento dos ambientes.
	
	b.
	Especificação básica dos materiais.
	
	c.
	Funcionalidade do edifício.
	
	d.
	Instalações ordinárias.
	
	e.
	Instalações especiais
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
As diretrizes básicas que devem constar nos projetos arquitetônicos quanto à questão da climatização, quando aplicáveis são: Assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	Previsão do consumo de água.
	
	b.
	Previsão de consumo de vácuo.
	
	c.
	Previsão de consumo de energia elétrica.
	
	d.
	Elaboração do perfil da carga térmica.
	
	e.
	Descrição básica do sistema de climatização.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com a RDC 50, as áreas podem ser classificadas, quanto ao nível de risco de transmissão de infecção, em: 
I.Áreas críticas.
II.Áreas semicríticas.
III.Áreas não críticas
Leia a frase a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de nível de risco, “Os ambientes ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas”.
	
	a.
	I
	
	b.
	I e II
	
	c.
	III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	II
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Está previsto no item 1.6.1 da Resolução que deverá constar no Parecer Técnico, quando da avaliação do Projeto Básico de Arquitetura, as seguintes informações: 
I.Adequação do projeto arquitetônico às atividades propostas pelo EAS.
II.Dimensionamento dos ambientes.
III.Instalações ordinárias e especiais.
IV.Funcionalidade do edifício.
V.Especificação básica dos materiais.
	
	a.
	Somente I é verdadeira.
	
	b.
	Somente I, II e IV são verdadeiras.
	
	c.
	Somente III é verdadeira.
	
	d.
	São verdadeiras I, II, III, IV e V.
	
	e.
	Somente II e V são verdadeiras.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Na elaboração de projetos existem várias denominações utilizadas na norma, o que deve ser efetuado para assegurar a viabilidade técnica a partir dos dados levantados no Programa de Necessidades é denominado de:
	
	a.
	Projeto básico.
	
	b.
	Projeto executivo.
	
	c.
	Projeto preliminar.
	
	d.
	Obra de recuperação.
	
	e.
	Obra de reforma.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Na elaboração de projetos físicos, são adotadas diversas normas complementares. Na execução de desenho para obras de concreto simples ou armado deve ser observada a norma:
	
	a.
	NBR 6.492
	
	b.
	NBR 7.191
	
	c.
	NBR 14.100
	
	d.
	NBR 7.808
	
	e.
	NBR 5.261
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Na elaboração de um projeto arquitetônico quando se trata das instalações hidráulicas e especiais do estabelecimento deverá ser desenvolvido o programa básico dessas instalações, contendo:
I.Descrição básica do sistema de abastecimento de água.
II.Descrição básica do sistema de aquecimento.
III.Previsão de consumo de gás combustível.
IV.Descrição básica do sistema de proteção e combate a incêndio.
V.Previsão de consumo de água quente. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e IV
	
	b.
	I, III e V
	
	c.
	I, II, III, IV e V
	
	d.
	II, III, IV e V
	
	e.
	III, IV e V
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
O Projeto Básico de Arquitetura (PBA) é composto da representação gráfica e do relatório técnico. A respeito do relatório técnico devem constar as seguintes informações: 
I.O resumo da proposta assistencial, contendo listagem de atividades que serão executadas na edificação do estabelecimento de saúde, assim como de atividades de apoio técnico ou logístico que sejam executados fora da edificação do estabelecimento em análise.
II.A descrição sucinta da solução adotada para o abastecimento de água potável, energia elétrica, coleta e destinação de esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais da edificação.
III.O memorial do projeto de arquitetura descrevendo as soluções adotadas neste, em que se incluem, necessariamente, considerações sobre os fluxos internos e os externos.  
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I, II e III
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I e III
	
	e.
	III
0,25 pontos   
PERGUNTA 1
Assinale a alternativa incorreta. Na etapa do estudo preliminar deverão ser observados os seguintes tópicos:
	
	a.
	O número de pavimentos.
	
	b.
	Os esquemas de infraestrutura de serviços.
	
	c.
	O atendimento às normas e índices de ocupação do solo.
	
	d.
	A explicitação do sistema construtivo que será empregado.
	
	e.
	Acessos, estacionamentos e reduções possíveis.
0 pontos   
PERGUNTA 2
Na elaboração de projetos físicos são adotadas ainda, como complementares, algumas normas. A norma para elaboração de projetos de edificações – arquitetura é:
	
	a.
	NBR 6492.
	
	b.
	NBR 7191.
	
	c.
	NBR 14100.
	
	d.
	NBR 13532.
	
	e.
	NBR 7808.
0 pontos   
PERGUNTA 3
O Projeto Básico de Arquitetura – PBA será a base para o desenvolvimento dos projetos complementares de engenharia e deverá conter: 
I.representação gráfica; 
II.relatório técnico; 
III.relatório final. 
Estão corretas:
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	III.
	
	e.
	I, II e III.
0 pontos   
PERGUNTA 4
Todos os ambientes ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas são classificados quanto a área de risco em:
	
	a.
	Área crítica.
	
	b.
	Área não crítica.
	
	c.
	Área semicrítica.
	
	d.
	Área livre.
	
	e.
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	
QUESTIONÁRIO 3
PERGUNTA 1
A NBR 10.152 define os níveis de ruído permitidos nos ambientes dos EAS. Para apartamentos, enfermarias, berçários e centros cirúrgicos, é permitido o dB(A) e NC de:
	
	a.
	30-40 / 35-45.
	
	b.
	45-55 / 40-50.
	
	c.
	40-50 / 35-45.
	
	d.
	35-45 / 30-40.
	
	e.
	40-50 / 30-40.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
As condições ambientais necessárias ao auxílio do controle de infecção de serviços de saúde dependem de pré-requisitos dos diferentes ambientes do EAS quanto a risco de transmissão dela. As áreas, nesse sentido, podem ser classificadas como:
I.Áreas críticas.
II.Áreas semicríticas.
III.Áreas não críticas.
Leia a frase a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de nível de risco, “Os ambientes onde existem riscos aumenta a transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes, ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos são denominados de...”:
	
	a.
	I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	III.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	II.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
As subatividades relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos encontram-se nas listagens de:
	
	a.
	Atribuição
1.
	
	b.
	Atribuição 2.
	
	c.
	Atribuição 3.
	
	d.
	Atribuição 4.
	
	e.
	Atribuição 5.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso para as questões a seguir.
I.Na elaboração de projetos, devem ser levadas em conta as condições ambientais de controle de infecções.
II.Na elaboração do estudo preliminar, devem ser observadas as áreas no que se refere à sua criticidade.
III.A norma prevê dimensionamento e quantificação máximas para os ambientes. 
IV.O planejamento de um projeto arquitetônico não permite uma melhor organização dos setores.  
A ordem correta é:
	
	a.
	(V), (F), (V), (F).
	
	b.
	(V), (V), (F), (F).
	
	c.
	(F), (V), (V), (F).
	
	d.
	(V), (V), (V), (F).
	
	e.
	(V), (F), (F), (F).
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Na atividade-meio da atribuição 5 – Prestação de serviços de apoio técnico, estão previstas as seguintes atividades: 
I.Armazenar alimentos e utensílios para preparo.
II.Fazer a cocção das dietas normais, desjejuns e lanches.
III.Distribuir as dietas normais e especiais.
IV.Fazer compra de materiais e equipamentos.
Está(ão) incorreta(s) a(s) alternativa(s):
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I e III.
	
	c.
	II e IV.
	
	d.
	III.
	
	e.
	IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Na atribuição 8, a prestação de serviços de apoio logístico prevê:
I.Secar roupa.
II.Proporcionar condições de lavagem de roupas usadas.
III.Previsão de consumo de gás combustível.
IV.Armazenar as roupas lavadas. 
V.Limpar e desinfetar o ambiente e equipamentos.
Está(ão) incorreta(s):
	
	a.
	Alternativa I.
	
	b.
	Alternativas II e III.
	
	c.
	Alternativa III.
	
	d.
	Alternativas IV e V.
	
	e.
	Alternativa V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
O gestor hospitalar deve ter conhecimento dos tipos de pessoas e materiais que irá acessar, ou seja, entram e saem do EAS. Os tipos e pessoas são: 
I.Suprimentos e resíduos.
II.Cadáver, acompanhante e visitas relacionadas.
III.Paciente a ser internado ambulante ou transportado e acompanhante.
IV.Paciente externo ambulante ou transportado, acompanhante e doador.
Estão corretas as alternativas:
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	III e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
O papel da arquitetura dos EAS na prevenção das infecções de serviços de saúde pode ser entendido em seus aspectos de barreiras, proteções, meios e recursos físicos, funcionais e operacionais, relacionados a:
	
	a.
	Pessoas.
	
	b.
	Materiais.
	
	c.
	Equipamentos.
	
	d.
	Instalações.
	
	e.
	Todas estão corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Para a definição das necessidades do tipo de Estabelecimento Assistencial de Saúde – EAS, se você vai reformar ou montar, é necessário conhecer as atribuições e as atividades previstas para cada EAS. Faz parte das atividades-fim:
I.Apoio técnico.
II.Apoio ao diagnóstico e terapia.
III.Apoio logístico.
IV.Atendimento imediato.
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	II e VI.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Promover ações de educação para a saúde, por meio de palestras, demonstrações e treinamento in loco, campanhas de saúde etc. é uma atribuição da atividade:
	
	a.
	Atendimento em regime ambulatorial e de hospital-dia.
	
	b.
	Atendimento em regime de internação.
	
	c.
	Apoio ao diagnóstico e terapia.
	
	d.
	Atendimento imediato.
	
	e.
	Todas estão corretas.
0,25 pontos   
TELE AULA III
PERGUNTA 1
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 2.616, de12/05/98, publicada no DOU de 13/05/98, que trata da questão de infecção hospitalar, limita-se à prevenção e controle de infecção de origem interna ao EAS, no que se refere a (assinale a alternativa incorreta):
	
	a.
	Água e esgoto.
	
	b.
	Roupa e resíduos.
	
	c.
	Alimentos.
	
	d.
	Ar-condicionado.
	
	e.
	Equipamento de som.
0 pontos   
PERGUNTA 2
As atividades-meio são essenciais para o bom funcionamento do EAS. Não faz parte dessas atividades:
	
	a.
	Apoio técnico.
	
	b.
	Ensino e pesquisa.
	
	c.
	Apoio administrativo.
	
	d.
	Atendimento imediato.
	
	e.
	Apoio logístico.
0 pontos   
PERGUNTA 3
De acordo com a RDC nº 50, as atividades-fim eatividades-meio são compostas por oito tópicos. 
Não faz parte das atividades-fim a alternativa:
	
	a.
	Atendimento em regime ambulatorial e de hospital-dia.
	
	b.
	Atendimento imediato.
	
	c.
	Apoio logístico.
	
	d.
	Atendimento em regime de internação.
	
	e.
	Apoio ao diagnóstico e terapia.
0 pontos   
PERGUNTA 4
Quais os tipos de pessoas que acessam (entram e saem) do EAS?
	
	a.
	Paciente externo ambulante ou transportado, acompanhante e doador.
	
	b.
	Paciente a ser internado ambulante ou transportado e acompanhante.
	
	c.
	Cadáver, acompanhante e visitas relacionadas a este.
	
	d.
	Funcionário e aluno.
	
	e.
	Todas estão corretas.
0 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
QUESTIONÁRIO VL
PERGUNTA 1
A NBR 9050 trata da questão de:
	
	a.
	Instalações elétricas
	
	b.
	Acessibilidade
	
	c.
	Instalações de ar condicionado
	
	d.
	Atendimento
	
	e.
	Governança
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
As etapas básicas das práticas DASP são:
I - Estudo preliminar
II - Estudo executivo
III - Projeto básico
Está(ão) correta(s):
	
	a.
	I
	
	b.
	II
	
	c.
	I, II e III
	
	d.
	II e III
	
	e.
	I e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as questões a seguir: 
I.O conceito de hospitalidade está vinculado ao ato ou efeito de hospedar, é a qualidade do hospedeiro, de quem recebe bem, com amabilidade. 
II.A central de atendimento nos hospitais não presta serviços para as áreas de nutrição, governança, enfermagem e manutenção. 
III.Em hospitais, a cromoterapia vem sendo utilizada como recurso no estímulo ao tratamento e à promoção do bem-estar dos pacientes.
IV.Os papéis da arquitetura dos hospitais na prevenção das infecções hospitalares não estão relacionados a pessoas, ambientes, circulações, práticas, instalações. 
A ordem correta é:
	
	a.
	(V) (F) (V) (F)
	
	b.
	(V) (V) (F) (F)
	
	c.
	(F) (V) (V) (F)
	
	d.
	(V) (V) (V) (F)
	
	e.
	(V) (F) (F) (F)
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
No projeto e na definição do sistema construtivo, os diversos subsistemas deverão formar um conjunto associado organicamente, que promova a compatibilidade construtiva da edificação. O subsistema de construção é composto de:
	
	a.
	Cobertura
	
	b.
	Estrutura
	
	c.
	Vedações
	
	d.
	Instalações
	
	e.
	Todas estão corretas
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
O conceito de hotelaria hospitalar está sendo adotado por diversas instituições que consideram os pacientes como hóspedes enfermos, por isso, requerem atenção especial. Muitos hospitais oferecem serviços diversos que refletem o conforto na infraestrutura, tais como: 
I.Restaurantes e lanchonetes
II.Floricultura
III.Espaço ecumênico
IV.Fitness center
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II e III
	
	c.
	III e IV
	
	d.
	I, II, III e IV
	
	e.
	IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O dimensionamento, a localização e o uso dos espaços físicos de qualquer hospital têm muito a ver com o processo de humanização do atendimento ao paciente. Nesse contexto, a segurança e o conforto estão relacionados com: 
I.Fluxo e flexibilidade da planta física
II.Tipos de móveis utilizados
III.As possibilidades de repouso do paciente 
IV.Manutenção geral do edifício 
Está(ão) correta(as) a(s) alternativa(s):
	
	a.
	I, II e III
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	III e IV
	
	e.
	I, II, III e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
O requisito que deve orientar e
contribuir para a redução de seus custos, não significando a aplicação indiscriminada de recursos na instalação inicial, é:
	
	a.
	Manutenção
	
	b.
	Estanqueidade
	
	c.
	Conforto acústico
	
	d.
	Conforto higrotérmico
	
	e.
	Durabilidade
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
O setor de governança de um hospital, normalmente, envolve a supervisão e a responsabilidade operacional sobre as seguintes atividades. 
Assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	Uniformes
	
	b.
	Lavanderia
	
	c.
	Gastronomia
	
	d.
	Limpeza das áreas sociais
	
	e.
	Costura e rouparia
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Os motivos que levam os hospitais a terem uma imagem negativa no que se refere a sua alimentação ocorrem por quais motivos?
	
	a.
	Alteração do paladar do paciente
	
	b.
	O estresse da internação
	
	c.
	Prescrição de dietas especiais
	
	d.
	Hábitos modificados
	
	e.
	Todas estão corretas
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Uma questão importante a ser analisada é o nível de biossegurança que apresenta um nível básico de contenção que se baseia nas práticas padrões de microbiologia sem uma indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para a higienização das mãos é:
	
	a.
	Nível de Biossegurança 1
	
	b.
	Nível de Biossegurança 2
	
	c.
	Nível de Biossegurança 3
	
	d.
	Nível de Biossegurança 4
	
	e.
	Todas estão corretas
	
TELE VLPERGUNTA 1
A compatibilidade deve assegurar o maior grau de harmonização entre os elementos da construção. Para tanto, deve-se observar (assinale a alternativa incorreta):
	
	a.
	A cobertura.
	
	b.
	A construção.
	
	c.
	As instalações.
	
	d.
	As vedações.
	
	e.
	A inalação.
0 pontos   
PERGUNTA 2
O conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência abrange as atividades:
	
	a.
	Atendimento.
	
	b.
	Governança.
	
	c.
	Nutrição e dietética.
	
	d.
	Hospitalidade.
	
	e.
	Todas estão corretas.
0 pontos   
PERGUNTA 3
O nível básico de contenção que se baseia nas práticas padrões de microbiologia sem uma indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para a higienização das mãos, é o:
	
	a.
	Nível de Biossegurança NB1.
	
	b.
	Nível de Biossegurança NB2.
	
	c.
	Nível de Biossegurança NB3.
	
	d.
	Nível de Biossegurança NB4.
	
	e.
	Nenhuma das anteriores.
0 pontos   
PERGUNTA 4
Quanto ao nível de segurança, os equipamentos essenciais à sustentação da vida da pessoa pertencem ao:
	
	a.
	Grupo 0.
	
	b.
	Grupo 1.
	
	c.
	Grupo 2.
	
	d.
	Grupo 3.
	
	e.
	Grupo 4.
0 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
ESTUDOS DISCIPPERGUNTA 1
“Os administradores dos recursos da saúde tentam basear suas decisões em avaliações técnicas do custo e do benefício dos medicamentos. Os orçamentos para comprar remédios estão cada vez mais ameaçados pelos preços altíssimos das novas drogas. Ele é justificado, segundo a indústria farmacêutica, pelo investimento de longos anos em pesquisa refinada e pelo universo relativamente reduzido de consumidores, no caso das doenças raras. Grande parte dos custos nesse setor também está relacionada a investimentos vultosos de marketing para promover as novas marcas. 
Os preços elevados combinados ao aumento da parcela da população que sofre de doenças crônicas ameaçam o atendimento à saúde até mesmo nas nações mais ricas. ‘Nos países desenvolvidos, o tratamento do câncer transformou-se numa cultura de excessos’, escreveu o professor Richard Sullivan numa edição da revista Lancet Oncology, publicada em setembro de 2011. ‘Diagnosticamos demais, tratamos demais e prometemos demais.’ Lá, é cada vez mais frequente a pergunta cruel: é justo que o estado gaste centenas de milhares de dólares para prolongar a vida de um doente de câncer em apenas dois meses?” 
(SEGATTO, Cristiane. “O paciente de R$ 800 mil”. Revista Época. 19 de março de 2012.) 
Esse texto se refere à necessidade de controle de custos associados a que condição de elevação dos gastos?
	
	a.
	Aumento da demanda
	
	b.
	Aumento da expectativa de vida
	
	c.
	Incorporação de novas tecnologias
	
	d.
	Universalização do acesso
	
	e.
	Falta de implantação e controle de custos nas instituições hospitalares
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
Acerca da administração de recursos financeiros e orçamentários, assinale a opção incorreta.
	
	a.
	É a partir da Lei nº 080/1990 de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) é que foram definidas as regulamentações das origens dos recursos da área de saúde e os critérios de transferências desses recursos para estados e municípios.
	
	b.
	Recursos carimbados são recursos previamente definidos para determinados setores, como saúde e educação.
	
	c.
	A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeiras (CPMF) foi criada especificamente para financiar o setor saúde e cobrir o déficit orçamentário e apesar de serem alocados no caixa único do Tesouro Nacional, continuam sendo recursos carimbados.
	
	d.
	Orçamento público é um processo contínuo, dinâmico e flexível que traduz em termos financeiros, geralmente para um ano, os planos e os programas de trabalho de um governo, controlando a sua liberação.
	
	e.
	Pode-se afirmar que o orçamento público é considerado um instrumento gerencial com diversas naturezas entre elas a administrativa, financeira, contábil, jurídica e política.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
Ao fazermos a determinação de custos de nossa instituição, buscamos como atingir os seguintes objetivos:
I. determinação do custo unitário de um produto ou serviço;
II. controle das operações e processos de trabalho;
III. tomada de decisões gerenciais e assistenciais;
IV. elaboração de demonstrações financeiras.
Está(ão) correta(s):
	
	a.
	Apenas I e II.
	
	b.
	Apenas II e IV.
	
	c.
	I, II, III e IV.
	
	d.
	Apenas IV.
	
	e.
	Apenas I.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
Na área da saúde, a crescente elevação dos custos tem feito com que os profissionais busquem cada vez mais a racionalização da alocação de recursos e o equilíbrio entre custos e recursos financeiros, visando à eficiência e eficácia. Ao iniciar atividades em uma determinada população, identifica-se que, na população, 70% da população têm idade acima de 60 anos, e há estudos com habitantes com mais de 80 anos. Nessa situação, a racionalização de recursos está relacionada a qual condição de interferência nos custos de saúde?
	
	a.
	Aumento da expectativa de vida
	
	b.
	Má gestão das organizações de saúde
	
	c.
	Aumento da tecnologia
	
	d.
	Crescimento da demanda
	
	e.
	Escassez de mão de obra qualificada.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
O conhecimento da terminologia contábil é importante para a identificação correta de uma determinada despesa relacionada dentro do orçamento e prestação de contas de uma empresa. Analise as afirmativas abaixo: 
I - Gasto - é o investimento, um custo ou uma despesa (normalmente em dinheiro) que uma instituição faz para obter um produto ou realizar um serviço. 
II - Investimento – é o gasto realizado tendo em vista a aquisição de bens ou serviços que irão ser incorporados ao patrimônio. 
III - Despesas - são os gastos não utilizados no processo de produção das atividades fins da organização, ou seja, que não têm relação direta com a prestação do serviço ao paciente. São os bens consumidos ou serviços prestados direta ou indiretamente para a obtenção de receitas, relacionados à função administrativa do serviço. 
Está(ão) correta(s):
	
	a.
	apenas I
	
	b.
	apenas II
	
	c.
	I e II
	
	d.
	apenas III
	
	e.
	I, II e III
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Para a apuração de custos, é necessário que se façam as etapas na ordem correta. Analise as situações abaixo e identifique a alternativa
que corresponde à ordem correta da apuração de custos. 
1)Rateio dos custos dos centros auxiliares e administrativos 
2)Distribuição dos custos diretos em todos os centros de custos 
3)Apuração do custo total de cada centro de custo produtivo 
4)Distribuição dos custos indiretos em todos os centros de custos 
5)Apuração do custo total de cada centro de custo
	
	a.
	1, 3, 2, 4, 5
	
	b.
	4, 1, 5, 2, 3
	
	c.
	3, 2, 1, 4, 5
	
	d.
	2, 1, 3, 4, 5
	
	e.
	4, 1, 2, 5, 3
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
Para a implantação de um sistema de custos, são necessárias algumas ações específicas do gestor em relação aos seus colaboradores, para que haja o sucesso de implantação da gestão. Fazem parte dessas ações, EXCETO:
	
	a.
	Motivação
	
	b.
	Capacitação
	
	c.
	Ser exemplo para a equipe
	
	d.
	Convencer sobre o projeto
	
	e.
	Fazer avaliação e implantar política de punição.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
Quanto às regras ou aos princípios orçamentários na administração de recursos financeiros e orçamentários, assinale a assertiva incorreta.
	
	a.
	Anualidade ou periodicidade são as previsões de receitas e despesas referentes a um período limitado de tempo, sendo a vigência do orçamento chamada de exercício financeiro.
	
	b.
	Unidade é o princípio que deve existir para indicar um orçamento para determinado exercício financeiro, apesar de não eliminar a existência de orçamentos paralelos.
	
	c.
	Exclusividade é quando o orçamento contém apenas matérias orçamentárias e não cuida de outros assuntos.
	
	d.
	Universalidade se diz para o orçamento que deve conter todas as receitas e as despesas da esfera de governo à qual o orçamento se refere.
	
	e.
	Equilíbrio refere-se ao montante de despesa que não deve ultrapassar à receita prevista para o período.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
São desafios no setor público para a uma adequada racionalização dos custos:
	
	a.
	A escassez de recursos financeiros
	
	b.
	Restrições orçamentárias
	
	c.
	Garantia de que os serviços públicos atenderão com eficiência e qualidade
	
	d.
	A necessidade de adição de um sistema de custos
	
	e.
	Todas as alternativas anteriores
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
Sobre os objetivos de um sistema de gestão de custos, analise as frases abaixo:
I. É uma base comum para comunicação, negociação, planejamento e gerência de todos os níveis de pessoal hospitalar e também entre hospitais e instituições regulamentadoras;
II. É uma metodologia de medição dos efeitos e das alterações em intensidade e diversidade dos casos atendidos;
III. Uma forma de prover a informação necessária para a gerência eficiente de recursos de todos os níveis.
Podemos afirmar que está(ão) correto(s):
	
	a.
	Apenas a I
	
	b.
	Apenas a II
	
	c.
	Apenas a III
	
	d.
	II e III
	
	e.
	I, II e III
	
QUEST 
	2
	
PERGUNTA 1
A Classificação XYZ avalia o grau de criticalidade ou imprescindibilidade do material no desempenho das atividades realizadas. Para a avaliação da criticalidade, devemos responder a algumas perguntas. Não faz parte dessa avaliação a alternativa:
	
	a.
	O material é essencial para o funcionamento da organização.
	
	b.
	O material pode ser adquirido facilmente.
	
	c.
	O material possui equivalente no mercado.
	
	d.
	O material possui problemas para sua entrega.
	
	e.
	A quantidade do material utilizado na instituição.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
A administração de materiais nos serviços de saúde tem como objetivo coordenar todas as atividades necessárias para garantir o suprimento de todas as áreas da organização de maneira contínua. Sobre o tema, julgue os itens a seguir.
I.A previsão dos materiais identifica a quantidade e especificidade para suprir as necessidades dos serviços de saúde.
II.A provisão está relacionada à reposição de materiais, de acordo as necessidades das unidades.
III.O controle dos materiais envolve, entre outros, a proteção contra roubos e extravios. 
IV.Uma forma de administrar os materiais é de acordo com a finalidade, duração, porte, custo e a matéria- prima. 
As alternativas corretas são:
	
	a.
	apenas I.
	
	b.
	apenas I e III.
	
	c.
	apenas I e IV.
	
	d.
	apenas I, II e IV.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
A metodologia de classificação de materiais ABC permite identificar aqueles itens que necessitam de atenção maior em razão da representatividade de cada um em relação aos investimentos feitos em estoque. Dessa forma, a alternativa correta é:
	
	a.
	Classe C: pequeno número de itens responsáveis por alta participação no valor total dos estoques. Justificam procedimentos meticulosos no seu dimensionamento e controle.
	
	b.
	Classe B: são itens de menor importância, que não justificam procedimentos rigorosos de dimensionamento e controle, devendo predominar a adoção de estoques elevados.
	
	c.
	Classe B: são itens intermediários entre as classes A e C. Os procedimentos de dimensionamento e controle não precisam ser tão meticulosos.
	
	d.
	Dar um idêntico grau de atenção a todos os itens constantes do estoque “não é uma prática recomendável, uma vez que cada um possui suas peculiaridades, como custo, demanda, prazo de entrega e alternativas de fornecimento”.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
Ao gerenciarmos um sistema de controle de estoque pela metodologia ABC, podemos identificar as seguintes situações:
I.Itens A = correspondem a 20% do total de itens do meu estoque e consomem até 70% dos custos.
II.Itens B = correspondem a 20 a 30% do total de itens e consomem, cumulativamente com os itens A, até 98% dos custos.
III Itens C = correspondem a 50% do total de itens e consomem o restante percentual do total de custos até acumular 100% do meu orçamento.
Estão corretas:
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	Apenas II.
	
	c.
	Apenas III.
	
	d.
	Apenas I e III.
	
	e.
	I, II e III.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
Faz parte do papel do gestor, ao realizar uma gestão adequada de recursos materiais e medicamentos;
I.Conhecer e acompanhar o perfil de consumo de materiais de sua unidade, não só os de consumo e medicamentos, mas também os esterilizados, encaminhados pela Central de Material. 
II.Outra atividade é juntamente com a educação continuada, promover estratégias de orientação e capacitação dos profissionais de enfermagem no que se refere ao uso racional do material disponível, bem como a otimização dos recursos.
III.Manter-se atualizado com relação aos novos produtos lançados no mercado e às novas terapêuticas, que exigem novos materiais.
IV.Avaliar o impacto da inclusão de novas tecnologias na assistência e no custo para a organização.
Estão corretas as alternativas:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I e IV.
	
	c.
	II e IV.
	
	d.
	II, III e IV.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Na classificação de materiais e medicamentos, embora os itens da Classe A sejam responsáveis pelos maiores gastos, não são, necessariamente, aqueles de maior custo unitário. Normalmente, são produtos de custo unitário médio, mas de consumo elevado, que absorvem grandes volumes financeiros. Diante desta definição, para os itens da Classe A, os critérios de gerenciamento de estoque deve ter as seguintes ações:
I.Redução nos prazos de abastecimento e redução dos estoques.
II.Redução dos períodos de renovação e redução dos estoques de reserva.
III.Estabelecimento de controles de utilização.
IV.Busca dos melhores fornecedores e obtenção dos melhores preços.
Estão corretas as afirmativas:
	
	a.
	I, II, III e IV.
	
	b.
	Apenas as alternativas I, II e IV.
	
	c.
	Apenas as alternativas I e IV.
	
	d.
	Apenas as alternativas I, II e III.
	
	e.
	Apenas as alternativa IV.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
O enfermeiro de uma unidade de saúde elaborou protocolos de enfermagem e a sua equipe os utiliza na assistência aos clientes.
Para Munhoz, o enfermeiro está fornecendo, para o estabelecimento, subsídios acerca:
	
	a.
	De parâmetros de medição dos custos por absorção.
	
	b.
	De sistemas contábeis dos custos de insumos hospitalares.
	
	c.
	De paradigmas de custos de recursos humanos.
	
	d.
	Dos custos-padrão relacionados à assistência de enfermagem.
	
	e.
	De aferição dos custos por absorção direta, geral, auxiliar e administrativa.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
Os avanços tecnológicos impulsionam o aumento da complexidade assistencial, criando uma demanda crescente por recursos materiais, associada a uma necessidade de aprimoramento dos sistemas de gerenciamento destes recursos, de forma a garantir uma assistência contínua de qualidade a um menor custo, com o objetivo de assegurar:
	
	a.
	A quantidade e a qualidade dos materiais necessários.
	
	b.
	A previsão e a provisão dos materiais necessários.
	
	c.
	A especificação dos materiais necessários.
	
	d.
	A classificação da imprescindibilidade dos materiais.
	
	e.
	O controle da distribuição dos materiais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
Os recursos materiais, humanos e financeiros são essenciais para o bom funcionamento de qualquer tipo de organização pública ou privada. Assinale a assertiva incorreta acerca de custos hospitalares.
	
	a.
	Os recursos materiais representam cerca de 75% do capital das organizações e a forma de administrá-los reflete-se nos custos e na produtividade das empresas.
	
	b.
	O balanço demonstrativo da posição econômica e financeira de um capital é apresentado de várias formas, quando classificado como patrimônio líquido corresponde às contas que não representam liquidez imediata, como coação e créditos devedores duvidosos.
	
	c.
	O custo hospitalar total é composto pela soma dos materiais diretos, mão de obra direta, custos indiretos e despesas operacionais. Como exemplo de materiais diretos, podemos citar os medicamentos.
	
	d.
	Existe uma legislação específica sobre compra de material, em que a licitação pode ser dispensada nos casos de emergência quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obra, serviços, bens ou equipamentos.
	
	e.
	Como exemplo de custo hospitalar incorrido, podemos citar os serviços prestados a um paciente em seu primeiro dia de internação.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
Referente à classificação de materiais pela sua criticalidade, analise as afirmações abaixo:
I.Os materiais classificados como “Z” são os materiais cuja falta pode provocar a paralisação das atividades da instituição;
II.Os materiais classificados como “Z” são os materiais de maior consumo na instituição.
III.Os materiais classificados como “X” possuem elevada possibilidade de substituição por outros materiais do mercado.
IV.Os materiais classificados como “Y” são os de máxima criticalidade.
Estão corretas:
	
	a.
	Apenas I e III.
	
	b.
	Apenas I.
	
	c.
	Apenas II e IV.
	
	d.
	Apenas I e IV.
	
	e.
	Apenas IV.
AVALIAÇÃO
PERGUNTA 1
O gestor tem por papel fundamental, ao assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e coordenar toda a atividade assistencial, as seguintes ações:
	
	a.
	Tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos;
	
	b.
	Na definição das especificações técnicas;
	
	c.
	No estabelecimento do quantitativo e na análise da qualidade;
	
	d.
	Na participação do processo de compra e no estabelecimento de controle e avaliação;
	
	e.
	Todas as anteriores.
1 pontos   
PERGUNTA 2
No que se refere à unidade de custo hospitalar e seus componentes, assinale a opção correta.
	
	a.
	Centro de custo são departamentos, setores ou unidades que acumulam gastos com a finalidade de determinar seus custos totais e o custo da unidade do bem ou serviço produzido.
	
	b.
	Todos os custos das unidades são formados por custos especificamente diretos.
	
	c.
	A Radiologia, o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico são exemplos de centros que utilizam a unidade de custo real simples.
	
	d.
	A unidade de custo real é aquela que é produzida ou fornecida por um centro de custos que seja de difícil identificação.
	
	e.
	No centro de custo de administração, em que as tarefas realizadas são de grandezas diferentes, encontram um exemplo de unidade não convencionado.
1 pontos   
PERGUNTA 3
São considerados desafios para as instituições privadas, na gestão de custos:
	
	a.
	Adequar a competitividade do mercado
	
	b.
	Buscar a qualidade do atendimento ao cliente
	
	c.
	Necessidade de incorporação de tecnologia de ponta
	
	d.
	Se adaptar à diminuição do nível de renda dos pacientes particulares
	
	e.
	Todas as alternativas anteriores
1 pontos   
PERGUNTA 4
A aquisição de bens e serviços nos órgãos públicos é realizada por meio de licitação de acordo com as disposições da Lei nº 8666/93. A modalidade de licitação para aquisições de valores médios, estabelecidos pela Lei, realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atendem a todas as condições exigidas para o cadastramento, denomina-se:
	
	a.
	Concorrência.
	
	b.
	Concurso.
	
	c.
	Leilão.
	
	d.
	Tomada de preço.
	
	e.
	Convite.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Referente à classificação de materiais por consumo do valor financeiro da instituição, utilizamos a metodologia ABC. Referente a essa metodologia, podemos afirmar que:
	
	a.
	Os materiais de classificação A são os materiais de maior consumo e, consequentemente, consomem maior recurso financeiro.
	
	b.
	Produtos de custo unitário médio, apesar de consumo elevado, absorvem poucos volumes financeiros.
	
	c.
	Os produtos de classificação C são os produtos que consomem o maior volume de recursos financeiros.
	
	d.
	Os produtos classificados como B não possuem regra e pode ser definido de forma aleatória.
	
	e.
	Os materiais classificados como A são os produtos que precisam de maior atenção na compra, para a negociação de preço e entrega do material.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Em instituições hospitalares, os suprimentos - incluídos os medicamentos - são responsáveis por, aproximadamente, 54% dos custos. Duas variáveis são responsáveis diretas pelo aumento do custo dos medicamentos. Essas variáveis são:
	
	a.
	Previsão e provisão dos medicamentos nas unidades de assistência.
	
	b.
	O controle do consumo médio mensal e o consumo diário de cada medicamento.
	
	c.
	A quantidade dos medicamentos armazenados e o tempo de permanência no estoque.
	
	d.
	O tempo de permanência no estoque e o tempo de reposição desse material pelo fornecedor.
	
	e.
	A quantidade de medicamentos armazenados e a forma de entrega do fornecedor.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Quando se aborda a temática avaliação de serviços de saúde, Donabedian é referendado pelos estudiosos em gestão da qualidade assistencial. Um dos sete pilares da qualidade proposto, e respectiva definição, é:
	
	a.
	eficácia: empregar a relação custo-benefício na assistência à saúde.
	
	b.
	eficiência: medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada.
	
	c.
	efetividade: capacidade de se produzirem melhorias no setor saúde.
	
	d.
	otimização: grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
	
	e.
	legitimidade: princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.
1 pontos   
PERGUNTA 8
O objetivo fundamental da administração do hospital é a manutenção do equilíbrio entre custos, despesas e receitas. Assinale a opção correta acerca de custos hospitalares.
	
	a.
	O plano de contas do hospital é o instrumento que só proporciona o controle dos custos hospitalares.
	
	b.
	O sistema
de custos e planos de contas hospitalar deve corresponder à divisão organizacional do hospital, de modo a não responsabilizar gerentes, chefes e encarregados pelos custos departamentais incorridos.
	
	c.
	Os custos hospitalares devem ser determinados por meio da Ordem de Serviço Médico (OSM), conhecido como prontuário.
	
	d.
	Os materiais médicos, medicamentos e mão de obra direta são também denominados custos indiretos de produção médica, sendo facilmente identificados nos diversos procedimentos médicos.
	
	e.
	Entendemos como conta de produção médica pessoal: os débitos ou conta básica utilizada para informar os materiais médicos e medicamentos consumidos pela produção médica no mês.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Com relação ao sistema de gerenciamento de custos hospitalares, assinale a única assertiva incorreta.
	
	a.
	A participação dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituições de saúde vem sendo cada vez mais requisitada. As instituições públicas e privadas têm de seguir rigidamente as normas relativas aos procedimentos legais que regulamentam as licitações do setor público.
	
	b.
	O planejamento é a tarefa básica do processo administrativo que prepara o hospital para seus objetivos; tal preparação pode consistir na elaboração de orçamentos expressos em dados físicos e financeiros, tais como: volume de procedimentos médicos expressos em valores monetários de custos, despesas e receitas, materiais médicos e medicamentos também com seus valores monetários de custos, despesas e receitas.
	
	c.
	Nas empresas e instituições da área de saúde, as substâncias e os ingredientes de uso em farmácia e os medicamentos industrializados, controlados ou não por órgãos fiscalizadores, devem ser estocados, controlados e distribuídos pela farmácia.
	
	d.
	Devemos entender como custos e despesas hospitalares como os gastos, medidos em termos monetários, incorridos ou potencialmente a incorrer, que viabilizarem o serviço médico.
	
	e.
	Os custos hospitalares têm aumentado consideravelmente devido à complexidade de tratamento e procedimento realizados pelos técnicos da área de saúde em sua especialidade, exigindo materiais modernos para a sua excussão junto à clientela.
1 pontos   
PERGUNTA 10
A definição “é o método que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos”, refere-se a:
	
	a.
	Custos diretos.
	
	b.
	Custos variáveis.
	
	c.
	Custeio por absorção.
	
	d.
	Custeio baseado em atividades.
	
	e.
	Custo total.
Estudos disciplinares Vl
Questionário 1
PERGUNTA 1
É instituído o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), aplicável exclusivamente às licitações e aos contratos necessários à realização: 
I - Dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO). 
II - Da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação – Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo – Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 – CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
III - Das obras e dos serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. 
IV - De obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 650 km (seiscentos e cinquenta quilômetros) das cidades-sede dos mundiais referidos nos incisos I e II.
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, III e IV.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	II e IV.
	
	e.
	II e III.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
A licitação é: 
I - Um procedimento administrativo que antecede a realização de um ato ou contrato administrativo. 
II - Procedimento em que a Administração Pública convoca empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços. 
III - Por meio de condições vinculantes preestabelecidas em ato próprio (edital ou convite) e com critérios objetivos. 
IV - Em um ambiente de competitividade, moralidade e de igual oportunidade para os licitantes que preencham os requisitos necessários ao bom cumprimento das obrigações assumidas. 
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	II, III e IV.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	I e IV.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
A licitação possui caráter instrumental e destina-se ao alcance de fins determinados. Conforme determina no art. 3o, a licitação destina-se a garantir a observância de: 
Avalie as afirmativas e marque a alternativa correta: 
I - O princípio constitucional da isonomia. 
II - Seleção da proposta mais vantajosa. 
III - Promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
	
	a.
	I.
	
	b.
	II.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	III. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
Art. 24. É dispensável a licitação no inciso I, determina que para obras e serviços de engenharia de valor até _______ (___________) do limite previsto na alínea “a”, do inciso I, do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.
	
	a.
	5% (cinco por cento).
	
	b.
	7% (sete por cento).
	
	c.
	8% (oito por cento).
	
	d.
	10% (dez por cento).
	
	e.
	15% (quinze por cento).
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
Avalie as afirmativas e marque a alternativa correta: 
I - Licitação dispensada, em que a lei permite licitar, pois eventual licitação seria desnecessária ou antieconômica. 
II - Licitação dispensável, em que é possível licitar, mas a lei autoriza a sua dispensa. 
III -  Licitação inexigível, quando não há viabilidade de competição.
	
	a.
	Apenas a I é incorreta.
	
	b.
	I e II são incorretas.
	
	c.
	I e III são incorretas.
	
	d.
	Todas são corretas.
	
	e.
	Todas são incorretas. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Consta na Constituição Federal a obrigatoriedade da licitação para:
	
	a.
	Os contratos de obras, serviços, compras e alienações, bem como para a concessão e a permissão de serviços públicos.
	
	b.
	Não consta na Constituição Federal a obrigatoriedade da licitação.
	
	c.
	Apenas para celebração de contratos relativos a obras, serviços e alienações.
	
	d.
	Os contratos envolvendo grandes somas em dinheiro.
	
	e.
	Compras públicas de qualquer valor.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
No art. 13, da Lei 8.666/93, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: 
I - Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos. 
II - Pareceres, perícias e avaliações em geral. 
III - Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias. 
IV - Fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços. 
V - Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.
	
	a.
	Apenas a I é verdadeira.
	
	b.
	Apenas a II é verdadeira.
	
	c.
	I e III são verdadeiras.
	
	d.
	IV e V.
	
	e.
	Todas são verdadeiras. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
Os seguintes princípios básicos que norteiam os procedimentos licitatórios devem ser observados pelos gestores públicos. Observar nas suas decisões critérios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na condução dos procedimentos da licitação está relacionado ao princípio da:
	
	a.
	Impessoalidade.
	
	b.
	Isonomia.
	
	c.
	Moralidade.
	
	d.
	Publicidade.
	
	e.
	Celeridade.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
São modalidades de licitação, previstas na Lei 8.666/93:
	
	a.
	Concurso, tomada de preços, convite e leilão.
	
	b.
	Concorrência, tomada de preços e convite.
	
	c.
	Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.
	
	d.
	Concorrência, tomada de preços, disputa e leilão.
	
	e.
	Concorrência, tomada de preços e concurso. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
Você deve indicar a modalidade de licitação obrigatória para o seguinte caso: serão executadas obras de engenharia na Unidade de Saúde Leste, de valor superior a um milhão e quinhentos mil reais. Assinale a modalidade a ser escolhida.
	
	a.
	Pregão.
	
	b.
	Concorrência.
	
	c.
	Concurso.
	
	d.
	Convite.
	
	e.
	Tomada de preços.
Questionário 2
PERGUNTA 1
A Lei 8.666/93, no art. 15, determina que as compras, sempre que possível, deverão:
I - Atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.
II - Ser processadas pelo sistema de registro de preços.
III - Submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.
IV - Ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando à economicidade.
V - Balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.
As afirmativas corretas são:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, III, IV e V.
	
	c.
	II, IV e V.
	
	d.
	I, II, III, IV e V.
	
	e.
	III, IV e V.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
A vigência dos contratos tem diferença do prazo de execução. O período em que produz efeitos jurídicos e vincula as partes à prestação e à contraprestação assumidas é:
	
	a.
	Prazo de execução.
	
	b.
	Prazo de vigência.
	
	c.
	Prazo inicial.
	
	d.
	Prazo de encerramento.
	
	e.
	Prazo de revisão.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
De acordo com o previsto no art. 78, da Lei 8.666/93, constitui motivo para rescisão do contrato. Assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
	
	b.
	O atraso justificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
	
	c.
	O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos.
	
	d.
	A decretação de falência ou a instauração de insolvência civil.
	
	e.
	A dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
Dentre as cláusulas contratuais previstas no art. 55, da Lei 8.666/93, todos os contratos devem estabelecer: 
Avalie as afirmativas e marque a alternativa correta: 
I - O objeto e seus elementos característicos. 
II - Os casos de rescisão. 
III - O regime de execução ou a forma de fornecimento. 
IV - O crédito pelo qual ocorrerá a receita.
	
	a.
	I.
	
	b.
	II e IV.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	III.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
No procedimento licitatório na parte financeira (art. 40) deve ser previsto:
	
	a.
	O critério de aceitabilidade dos preços unitário e global.
	
	b.
	O critério de reajuste.
	
	c.
	As condições de pagamento.
	
	d.
	As condições de recebimento do objeto da licitação.
	
	e.
	Todas são verdadeiras. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
O gestor do hospital BETA Saúde deverá realizar uma licitação adotando o sistema de registro de preços. Esse gestor deverá observar as seguintes condições:
I - Seleção feita mediante concorrência.
II - Estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados.
III - Validade do registro superior a um ano.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	Apenas III.
	
	e.
	Apenas II.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
O planejamento da contratação é fundamental para o sucesso da licitação. Os passos que devem ser observados são:
	
	a.
	Elaborar o plano de trabalho.
	
	b.
	Elaborar o projeto básico.
	
	c.
	Elaborar o curso da contratação.
	
	d.
	Elaborar o edital.
	
	e.
	Todas estão corretas. 
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei 8.666/93 confere à Administração: 
I - Modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado. 
II - Rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I, do art. 79 desta Lei. 
III - Não fiscalizar a execução. 
IV - Aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste. 
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	I, II e IV.
	
	e.
	I, III e IV.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
Os requisitos gerais de publicidade e transparência estabelece que o prazo mínimo para o recebimento das propostas ou da realização do evento será de 45 (quarenta e cinco dias) para:
	
	a.
	Concurso.
	
	b.
	Tomada de preço.
	
	c.
	Convite.
	
	d.
	Pregão.
	
	e.
	Leilão.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
Para a habilitação nas licitações (art. 27) exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa à: 
I - Habilitação jurídica. 
II - Qualificação técnica. 
III - Qualificação econômico-financeira. 
IV - Regularidade fiscal e trabalhista.
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	Apenas III.
	
	d.
	I, II e IV.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,5 pontos   
	
	
   
AVALIAÇÃO
PERGUNTA 1
O gestor do Hospital Alfa pretende fazer uma obra de engenharia para instalação de um equipamento médico, os serviços estão estimados em R$ 145.000,00. A modalidade que deve ser escolhida é:
	
	a.
	Concorrência.
	
	b.
	Tomada de preços
	
	c.
	Concurso.
	
	d.
	Convite.
	
	e.
	Pregão.
1 pontos   
PERGUNTA 2
As informações relativas ao objeto da licitação, prazos e condições para assinatura do contrato, sanções para o caso de inadimplemento e local para exame e aquisição do projeto básico constam:
	
	a.
	Da requisição de compra.
	
	b.
	Da ata elaborada pela comissão de licitação.
	
	c.
	Do contrato celebrado entre as partes.
	
	d.
	Do edital de licitação.
	
	e.
	Da nota de empenho.
1 pontos   
PERGUNTA 3
As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer uma sequência prevista na Lei de Licitação 8.666/1993. Diante dessa informação, indique a alternativa correta: 
I - Projeto básico, projeto executivo, execução de obras e serviços. 
II - Projeto jurídico e execução de obras e serviços. 
III - Projeto executivo, execução de obras e serviços e habilitação básica.
	
	a.
	Apenas I está correta.
	
	b.
	Apenas II está correta.
	
	c.
	Apenas III está correta.
	
	d.
	I, II e III estão corretas.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas está correta.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Em relação à licitação é correto afirmar que:
	
	a.
	Somente os órgãos da Administração Direta estão sujeitos às normas de licitação contidas na Lei nº 8.666/93.
	
	b.
	Os agentes públicos não podem integrar as comissões de licitações.
	
	c.
	É o meio formal pelo qual a Administração deve convocar, mediante telegrama ou e-mail, empresas que estejam interessadas a oferecer bens e serviços.
	
	d.
	É o procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública, de acordo com os princípios constitucionais, escolhe a proposta de fornecimento de bem, obra ou serviço mais vantajoso para o erário.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Uma unidade hospitalar fará um termo aditivo para aquisição de medicamentos da empresa BelSaúde. O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até:
	
	a.
	5% (cinco por cento) do valor inicial atualizado
do contrato.
	
	b.
	10% (dez por cento) do valor inicial atualizado do contrato.
	
	c.
	15% (quinze por cento) do valor inicial atualizado do contrato.
	
	d.
	25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato.
	
	e.
	20% (vinte por cento) do valor inicial atualizado do contrato.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Assinale a alternativa que, de acordo com a alínea III, do § 3º, art. 15, da Lei nº 8.666/93, faz referência ao período de validade do registro de preços.
	
	a.
	Não superior a dois meses.
	
	b.
	Não superior a três meses.
	
	c.
	Não superior a seis meses.
	
	d.
	Não superior a um ano.
	
	e.
	Não superior a dois anos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Das alternativas a seguir, qual delas não pode ser citada como exemplo de dispensa de licitação?
	
	a.
	Compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração.
	
	b.
	Contratação de obras e serviços de engenharia com valor acima de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
	
	c.
	Contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceita as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor.
	
	d.
	Aquisição de bens necessários ao atendimento de situação emergencial ou calamitosa, independentemente do valor.
	
	e.
	Contratação de obras e serviços de engenharia no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais).
1 pontos   
PERGUNTA 8
Assinale a alternativa que, de acordo com o parágrafo único do art. 1º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, relaciona os órgãos e as entidades subordinados ao regime da Lei. 
I - Os órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e privadas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
II - Os órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
III - Os órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as organizações da sociedade civil de interesse público e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
IV - Os órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as organizações da sociedade civil de interesse público, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
V - Os órgãos da administração direta, as organizações da sociedade civil de interesse público, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
A alternativa correta é:
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	Apenas II.
	
	c.
	I, III e IV.
	
	d.
	II, IV e V.
	
	e.
	Apenas V.
1 pontos   
PERGUNTA 9
As vedações aos agentes públicos, em matéria de licitação, estão relacionadas aos princípios da:
	
	a.
	Isonomia e impessoalidade.
	
	b.
	Competitividade e isonomia.
	
	c.
	Impessoalidade e competitividade.
	
	d.
	Legalidade e isonomia.
	
	e.
	Moralidade e competitividade.
1 pontos   
PERGUNTA 10
De acordo com a Lei Geral de Licitações 8.666/1993, complete a lacuna: 
_______________ é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observando a necessária qualificação.
	
	a.
	Convite.
	
	b.
	Leilão.
	
	c.
	Concurso.
	
	d.
	Concorrência.
	
	e.
	Tomada de preços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais