Buscar

Revisão Direito Administrativo 2° Bim.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Princípios constitucionais implícitos 
P R I M C E S A 
Presunção de legitimidade: parte da premissa que os atos da administração pública serão considerados legítimos até que se provem o contrário. 
Razoabilidade, considerado por doutrinadores como um postulado de interpretação, tal norma implica no direito de os atos administrativos serem razoáveis. Ou seja, busca o equilíbrio. 
Por conta das teorias de Dworkin e Alexy, predominantemente aceitas pelos doutrinadores ocidentais, razoabilidade se difere de proporcionalidade. 
Indisponibilidade do interesse público: é aquilo que não pode ser deixado de lado, isto é, não pode a Administração Pública dispor acerca do interesse público, devendo aplicar seus atos mediante a observação de tal. 
 Motivação: tal princípio serve a priori, como escopo para visualizar se estão sendo respeitados outros princípios, pois o princípio da motivação diz que a Administração Pública deverá colocar nos seus atos os motivos pelo qual ela os editou. Sendo a exigência de justificar os elementos que fundamentam seus atos. 
Continuidade: o serviço público não pode ser descontinuado de forma abrupta, injustificada e violadora do interesse público
Especialidade 
Supremacia do interesse público 
Autotutela

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais