Buscar

av3 organização da açao pedagogica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	GRA0198 ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PNA (ON) - 201920.1567.03
	Teste
	ATIVIDADE 3
	Iniciado
	25/11/19 12:53
	Enviado
	25/11/19 20:56
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,25 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	8 horas, 3 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O brincar pode ser considerado, muitas vezes, como uma atividade menos importante, deixado apenas para momentos livres, sem objetivos, contudo não é o ideal, a base nacional comum curricular orienta que na educação infantil as propostas devem ser elaboradas com base nos eixos interações e brincadeiras. Ou seja, aprender enquanto brinca, se relaciona, através das inúmeras experiências que podem ser proporcionadas. Sobre jogos e brincadeiras, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
(   ) Quando a criança não brinca, não se desenvolve bem, nem física e nem cognitivamente, não se torna um bom adulto e não será um bom cidadão.
(   ) Quando a criança brinca sempre com os mesmos amigos, pode viver sem a emoção do risco, diminuir a chance de aprender, de lidar com as frustrações e perdas.
(   ) A criança que não brinca, ao viver sem o risco e com o acúmulo de curiosidades pode tornar-se um adolescente sem responsabilidade.
(   ) A criança precisa ser ensinada a brincar, mas quando aprende torna-se um importante recurso para seu desenvolvimento.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmativas estão corretas. Através da brincadeira, a criança explora a imaginação e a criatividade, revive situações do dia a dia, cria regras e aprende comportamentos da sociedade. Assim, quando ela não brinca, não se desenvolve bem, não se relaciona com outras crianças, não aprende a dividir, a respeitar as diferenças e cumprir regras, por isso pode ter dificuldades na vida adulta. Tal como brincar sempre com as mesmas crianças ou sozinho, pode fazer com que a criança não viva o inesperado, não viva situações de risco, não aprenda a se adaptar a novas situações, diminuindo as chances de aprender, de lidar com as frustrações e perdas. Da mesma maneira que brincar sozinho, em restrição a outras crianças, pode fazer com que na adolescência, período com maior autonomia e liberdade, torne-se um adolescente irresponsável. Contudo, a criança precisa ser ensinada a brincar, precisa da mediação do professor, ou de um adulto que mostre as diversas possibilidades do brinquedo, que seja um modelo para ela, que organize o espaço, os materiais, então a partir da intermediação do professor, ela pode criar novas formas de brincar e se desenvolver.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O espaço físico escolar deve ser um ambiente que promova a aprendizagem e desenvolvimento da criança, por isso deve ser pensando para ela no momento de planejamento e execução da obra, assim, os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) é um documento que veio para regular esse espaço físico.
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil: Encarte 1. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparinfestencarte.pdf >. Acesso em 25/03/2019.
 
A respeito dos espaços para crianças entre um e seis anos definidos no documento, analise as afirmativas a seguir:
 
I - São espaços para crianças acima de um ano, salas de atividades, salas de multiuso, banheiros, pátio coberto e áreas para alimentação.
II - Os banheiros devem ser acessíveis às crianças, promovendo independência e autonomia.
III - A área de alimentação é subdividida em local para preparação, armazenamento e refeitório.
IV - São espaços para crianças acima de um ano, salas de atividades, salas de repouso, salas de multiuso, banheiros, pátio coberto e áreas para alimentação.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As afirmativas I, II e III estão corretas. A afirmativa I está correta, pois de acordo com o documento oficial os espaços para crianças entre um e seis anos são salas de atividades, salas de multiuso, banheiros, pátio coberto e áreas para alimentação. Afirmativa II está correta, pois os banheiros devem estar próximos das salas e com aspectos construtivos que favoreçam a autonomia da criança, como vasos sanitários e pias adequadas para crianças. A afirmativa III é correta, visto que de acordo com o documento “A área de serviço de alimentação deve prever, sempre que possível, refeitório, cozinha e áreas de apoio, tais como: despensa geral, despensa fria, áreas de recebimento e pesagem de alimentos e cômodo de gás.” (BRASIL, 2006).  A afirmativa IV está incorreta, pois as salas de repouso não são mencionadas no documento para essa faixa etária, porém, de acordo com o material de estudo, as crianças até 3 anos precisam dormir para garantir seu desenvolvimento, por isso na sala de atividades deve haver um canto tranquilo preparado para esse momento.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil: Encarte 1. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparinfestencarte.pdf >. Acesso em 25/03/2019.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis [...]”.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. O espaço físico da escola é um espaço pedagógico: A escola é uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os alunos, no presente e no futuro. Gestão Escolar . Coluna Ética na Escola. 01 maio. 2011. Disponível em:< https://gestaoescolar.org.br/conteudo/476/o-espaco-fisico-da-escola-e-um-espaco-pedagogico >. Acesso em:22/03/2019
 
As crianças não são todas iguais, possuem famílias diferentes, com hábitos, costumes, religiões e classes econômicas diferentes. Assim, pensar na pluralidade de crianças que se recebe e organizar o espaço escolar para elas, pode representar um desafio.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados na introdução, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I - O sentimento de pertencimento pode ser favorecido pela organização do espaço, pelo planejamento e pelas mãos crianças.
 
Porque
 
II - A criança pode personalizar o ambiente, registrar suas marcas pessoais utilizando objetos pessoais trazidos de casa, fotografias e exposições de trabalho, entre outros.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As asserções I e II estão corretas e se complementam, pois, de acordo com o material de estudo, é necessário organizar o ambiente, tempo e espaço, trazendo segurança as crianças com organização do espaço físico, rotina, tempos de atividades, e das relações entre crianças, e adultos e crianças. Assim como pode ser feito pelas mãos das crianças, permitindo que tragam objetos pessoas, trazendo memórias de casa, como fotos, tornando o espaço acolhedor para elas.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na organização da sala de referência não há um modelo padrão, a organização é feita de acordo com as características de cada espaço, com os mobiliários disponíveis, crianças atendidas, objetivos, entre outros aspectos, porém Meneghini e Campos-de-Carvalho trazem o conceito de arranjo espacial, sendo a maneira como os móveis e materiais estão posicionados. A partir disso analise a imagem a seguir e indique sob qual arranjo a sala de atividades é organizada.
 
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I., MENEGHINI, R., MINGORANCE, R. C. Arranjo espacial e formação de pares entre crianças de 2-3 anos em creches. Psico , 27 ( 2 ), 1996, p. 117-37.
 
 [1]  
Fonte: Sergey Zaikov, 123RF.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Arranjo aberto.
	Resposta Correta:
	 
Arranjo aberto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A imagem apresenta o arranjo aberto visto que, é caracterizado pela ausência de zonas circunstanciais ou delimitações, tendo geralmente um espaço vazio no meio, permitindo a visualização do todo da criança.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A brincadeira e suas implicações na infância é um tema abordado por vários campos de estudo e vários especialistas, um deles afirma que “através da brincadeira a criança adquire experiência, elabora sentimentos de raiva, angústia, ódio, tristeza, entre outros. Ela revive situações que lhe são prazerosas. As brincadeiras servem como elo entre a criança e sua realidade interior e exterior”.
Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/97639/marquezini_cp_me_assis.pdf?sequence=1>. Acesso em: 9 maio 2019.
 
O conceito apresentado é do campo de estudo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Da psicanálise.
	Resposta Correta:
	 
Da psicanálise.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De acordo com o material de estudo, a alternativa correta é o campo de estudo da psicanálise. As demais alternativas apresentam campos de estudo de outras teorias, a teoria histórico cultural apresenta o brincar como essencial na fase entre 3 e 7 anos, onde apresenta maior influência nos campos psíquicos e da personalidade da criança. Sendo também fonte de aprendizagem proximal, promovendo a capacidade de pensamento, imaginação, memória, linguagem, atenção, concentração, motricidade, socialização e domínio de vontade. A teoria de Gardner traz oito tipos de inteligência, como inteligência cinestésico-corporal e inteligência interpessoal, citadas como alternativas.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os espaços externos, são locais que  oferecem uma grande gama de ações para o professor e podem promover grandes experiências para as crianças na educação infantil, os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) também possuem regulações a respeito desse espaço.
 
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf>. Acesso em: 9 maio 2019.
 
Sobre os espaços externos, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Deve representar, ao menos, a 20% do total da área construída.
II - Contemplar bancos, brinquedos, parque, pisos variados, como grama, terra, cimento, ou seja, elementos que permitam a exploração das crianças.
III - Deve conter elementos naturais, como local para pomar, horta e jardim.
IV - Deve ser adequada para atividades de lazer, atividades físicas, eventos e festas da escola e da comunidade.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV apenas.
	Resposta Correta:
	 
Todas estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Todas as afirmativas estão corretas, pois de acordo com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) a área externa “Deve corresponder a, no mínimo, 20% do total da área construída e ser adequada para atividades de lazer, atividades físicas, eventos e festas da escola e da comunidade. Contemplar, sempre que possível, duchas com torneiras acessíveis às crianças, quadros azulejados com torneira para atividades com tinta lavável, brinquedos de parque, pisos variados, como, por exemplo, grama, terra e cimento. Havendo possibilidade, deve contemplar anfiteatro, casa em miniatura, bancos, brinquedos como escorregador, trepa-trepa, balanços, túneis, etc. Deve ser ensolarada e sombreada, prevendo a implantação de área verde, que pode contar com local para pomar, horta e jardim.” (BRASIL, 2006, p.26).
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil: Encarte 1. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparinfestencarte.pdf >. Acesso em 25/03/2019.
 
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O brincar na educação infantil é uma atividade muito presente no dia a dia, por meio da brincadeira a criança se desenvolve em vários aspectos, e quando é permitido a confecção dos próprios brinquedos, o brincar pode ter mais significado para ela. Analise as afirmativas a seguir e indique como pode ser realizada a confecção de brinquedos.
 
I - A confecção de brinquedos pode ser realizada para as crianças, onde não há a intervenção da criança no processo de criação.
II - A confecção de brinquedos pode ser realizada com as crianças, pois ajudam a confeccionar, mas não tem participação ativa.
III - A confecção de brinquedos pode ser realizada por crianças, onde tem participação ativa, constroem de maneira individual ou coletiva.
IV - Aos menores de três anos não é ideal participar da confecção de brinquedos, pois podem se machucar já que suas habilidades motoras que não estão tão desenvolvidas.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As afirmativas I, II e III estão corretas, pois apresentam maneiras de produzir o brinquedo. Na produção para crianças, a criança não está ativa no processo de criação; na confecção com as crianças, elas participam do processo de criação oralmente, mas não são ativas; na confecção pelas crianças, pode haver a intervenção do professor, porém a maior parte é feita por elas. A afirmativa IV está incorreta, pois as crianças menores de três anos podem participar de confecções de brinquedos ativamente, desde que os materiais sejam adequados a elas.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“O trabalho educativo não se limita à sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se faz. Serão assim as nossas salas de aula? Pensarão os gestores nesses assuntos ou os deixarão em segundo plano, envolvidos que estão com as chamadas "questões pedagógicas"? Ora, o primeiro passo para se envolver com os aspectos relacionados ao espaço físico é considerá-los pedagógicos”.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. O espaço físico da escola é um espaço pedagógico: A escola é uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os alunos, no presente e no futuro. Gestão Escolar. Coluna Ética na Escola. 01 maio. 2011. Disponível em:< https://gestaoescolar.org.br/conteudo/476/o-espaco-fisico-da-escola-e-um-espaco-pedagogico >. Acesso em:22 mar. 2019
 
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre a organização do espaço escolar, analise as afirmativas a seguir:
 
I - O lugar trata de um ambiente valorizado, com relações de afetividade por parte de um indivíduo, um local significativo, cheio de sentimentos e que passa segurança.
II - Espaço e lugar não possuem diferença, tratam da mesma ideia.
III - Espaço refere-se às estruturas físicas do prédio e as relações
que acontecem nele, a interação entre as crianças, entre as crianças e os adultos.
IV - O ambiente refere-se a estrutura física do prédio, contando com móveis, decoração, materiais didáticos e brinquedos.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I apenas.
	Resposta Correta:
	 
I apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a afirmativa I pois apresenta o conceito correto de lugar, apresentado no material de estudo, constituindo um lugar confiável, familiar, confortável, conhecido e seguro. As afirmativas II, III e IV estão incorretas. A afirmativa II está incorreta pois os conceitos de espaço e lugar são diferentes, espaço trata dos aspectos físicos do prédio, enquanto lugar trata da sensação de pertencimento do indivíduo. Afirmativa III, incorreta pois apresentou o conceito de ambiente.  Afirmativa IV, incorreta pois apresentou o conceito de espaço.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Apesar da importância da brincadeira ser um consenso entre especialistas, esse reconhecimento ainda não existe entre a maioria dos pais. Uma pesquisa encomendada pela marca OMO mostrou que 51% dos pais brasileiros consideram os trabalhos escolares mais importantes do que o brincar para o sucesso das crianças. O levantamento foi feito com 12 mil pessoas em dez países, entre 2016 e 2017”. Como citado, a importância da brincadeira é um consenso entre vários especialistas, há também vários campos de estudo/autores que abordam o tema jogos e brincadeira na infância, um deles afirma que “entre três e sete anos [...] o jogo é tido como atividade principal, o que significa ter maior influência no desenvolvimento psíquico e da personalidade da criança. Além de ser fonte privilegiada de desenvolvimento proximal, promovendo capacidade de pensamento, imaginação, memória, linguagem, atenção, concentração, motricidade, socialização e domínio da vontade”.
 
ESCOLAS infantis trocam estudo pela brincadeira. Istoé. Estadão Conteúdo. 07 maio. 2017. Disponível em: < https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-infantis-trocam-o-estudo-pela-brincadeira,70001766409 >. Acesso em 24/03/2019.
 
Logo, o conceito apresentado é do campo de estudo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Da Teoria Histórico-cultural.
	Resposta Correta:
	 
Da Teoria Histórico-cultural.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De acordo com o material de estudo, a alternativa correta é o campo de estudo da teoria Histórico-cultural. As demais alternativas apresentam campos de estudo de outras teorias, a psicanálise descreve que através da brincadeira a criança adquire experiência, elabora sentimentos de raiva, angústia, ódio, tristeza, entre outros. Ela revive situações que lhe são prazerosas. As brincadeiras servem como elo entre a criança e sua realidade interior e exterior. A teoria de Gardner traz oito tipos de inteligência, como inteligência cinestésico-corporal e inteligência interpessoal, citadas como alternativas.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O espaço físico escolar deve ser um ambiente que promova a aprendizagem e desenvolvimento da criança, por isso deve ser pensando para ela no momento de planejamento e execução da obra, assim, os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) é um documento que veio para regular esse espaço físico.
Fonte:
A respeito dos espaços para crianças entre zero e um ano, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
(   ) Para crianças de zero a um ano são necessários, sala de repouso, sala de atividades, fraldário, lactário e solário.
(   ) O lactário é um espaço destinado à amamentação das crianças, onde as mães são recebidas para os momentos de alimentação da criança que ainda estão nesse período.
(   ) O espaços determinados nos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, são exigíveis, ou seja, são espaços definidos como mínimos e não podem ser adaptados.
(   ) A sala de atividade é semelhante a sala das crianças maiores, apenas com adaptações, é o local onde deve acontecer as brincadeiras e exploração de materiais, devendo ter um espaços destinado à amamentação.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira e a quarta afirmativas estão corretas. De acordo com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) os espaços para crianças entre zero e um ano são compostas por sala de repouso, sala de atividades, fraldário, lactário e solário. As salas de repouso e atividades

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais