Buscar

Apol 2 - Geografia Regional e do Brasil - Eletiva - APOL nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2 - CORRIGIDO – TODAS CORRETAS – APOL nota 100 
Questão 1 -  Geografia Regional e do Brasil – Eletiva
No “divisão, formada a partir dos primórdios do capitalismo ocidental, os países ocupam uma função na ordem produtiva capitalista, sendo que os países centrais ocupam-se da produção de alto valor agregado, os periféricos fabricam bens de baixo valor e fornecem commodities e matérias-primas para a produção de alto valor dos países centrais e, por fim, os países da semiperiferia, ora comportam-se como centro para a periferia, ora como periferia para os Estados centrais, tendo um papel intermediário.”
Considerando a informação acima e os conteúdos da Aula 5 – Vídeo 04 – Tema 03: A potência regional na economia-mundo, assinale a alternativa que melhor define a teoria do sistema mundo:
	
	A
	No sistema-mundo entende que a análise do capitalismo não deve ser feita somente no país. 40’
	
	B
	O chamado sistema-mundo agrupa uma série de conceitos para compreender o capitalismo apenas em um país sem contexto com o restante do mundo.
	
	C
	Na teoria do sistema-mundo entende-se que apenas a análise dos grandes centros do capitalismo mundial oferecem respostas concretas para a realidade.
	
	D
	Não há como pensar num contexto global do capitalismo, visto que cada lugar produz sua especificidade econômica.
	
	E
	O sistema-mundo, é basicamente se considerar os recursos naturais para se produzir riquezas, ou seja, considerar a indissociável relação entre ser humano e natureza.
Questão 2 - Geografia Regional e do Brasil – Eletiva
“No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, mas as formas do relevo são recentes. Estas foram produzidas pelos desgastes erosivos que sempre ocorrem e continuam ocorrendo, e com isso estão permanentemente sendo reafeiçoadas”.
De acordo com o livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, o relevo brasileiro e suas estruturas rochosas podem ser compreendidos, dentre outras maneiras, pela sua gênese, ou seja, processos e períodos de formação. Dessa maneira, considerando os Ciclos de Wilson, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Uma das formas de compreender as feições do relevo terrestre é por meio do movimento e colisão de placas tectônicas, processo que envolve macroestruturas e molda o relevo terrestre, como a forma dos continentes e as cadeias montanhosas. pg 114
	
	B
	Correspondem à períodos de estabilidade das placas tectônicas, em que não há separação nem colisão de continentes.
	
	C
	No que tange aos processos de formação do relevo brasileiro, pode-se considerar que os movimentos tectônicos não exerceram nenhuma influência, já que o relevo brasileiro foi moldado essencialmente pelo avanço dos mares e recobrimento e derretimento de geleiras.
	
	D
	As formas do relevo brasileiro contêm rochas e formações não tem nenhuma relação com os períodos geológicos distantes, ou seja, nos últimos 600 milhões de anos.
	
	E
	É possível afirmar que não existe uma relação direta em entender a formação do relevo brasileiro e suas estruturas rochosas com sua atual situação no Brasil.
Questão 3 - Geografia Regional e do Brasil – Eletiva 
Considere a imagem a seguir sobre a deriva continental:
A partir da imagem acima e do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, admite-se que várias interações permitiram o surgimento da deriva continental e que três componentes foram fundamentais nesse processo. Assinale a alternativa que apresenta esses três componentes.
	
	A
	Geologia, Geomorfologia e Clima.
	
	B
	Kenorano, Arqueano e Gondwana.
	
	C
	Núcleo, Manto e Crosta Terrestre. . Pg 106
	
	D
	Fossas tectônicas, Placas tectônicas e Cráton.
	
	E
	Sol, Ferro e Água.
Questão 4 - Geografia Regional e do Brasil – Eletiva 
Considere a imagem a seguir, sobre as formas e processos de formação do relevo:
Sobre os grandes processos de formação do relevo e considerando os conhecimentos do livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O processo de formação do relevo da terra acontece apenas através da intervenção de três grandes agentes: o clima, os ventos e os rios.
	
	B
	A formação do relevo terrestre acontece através dos processos estruturais, como o movimento de placas tectônicas e orogênese, e dos processos esculturais, como a ação dos rios, dos ventos e da chuva. pg 116 e 117
	
	C
	Não é possível segmentar em partes distintas os processos de formação do relevo, tendo em vista que seu grande agente formador é o clima e a ação dos rios que agem de maneira indissociável.
	
	D
	A geologia do relevo sofre pouca influência dos processos de esculturação, ou seja, externos. Um exemplo seriam os aquíferos subterrâneos, que respondem a mecanismos de formação de suas feições exclusivamente pelas estruturas internas na Terra.
	
	E
	O relevo brasileiro se apresenta como rara exceção nos processos de formação geomorfológica da Terra, sobretudo quando se considera seu componente exclusivamente estrutural em face dos mecanismos esculturais.
Questão 5 - Geografia Regional e do Brasil – Eletiva 
Considere a figura abaixo, sobre as dinâmicas climáticas:
Tomando como referência o livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil, sobre os fatores geográficos do clima, escolha a alternativa que descreve o fator que melhor caracteriza a dinâmica climática observada na imagem acima.
	
	A
	O fenômeno observado na imagem pode ser caracterizado como evapotranspiração, uma vez que a vegetação se apresenta como o fator mais influente na dinâmica apresentada.
	
	B
	Devido à altitude elevada, pode-se afirmar que a imagem representa um fenômeno denominado “resfriamento adiabático”, ou seja, o resfriamento por diminuição significativa de pressão, o que favorece a formação de nuvens e chuvas orográficas, que, por sua vez, são causadas por obstáculos no relevo. pg 145
	
	C
	Devido à formação de planalto observada na imagem, pode-se afirmar que o fator geográfico mais influente é a baixa altitude, fator que facilita a entrada de massas de ar que formam nuvens.
	
	D
	A presença de nuvens e o componente vegetacional evidenciam que o fenômeno observado na imagem é conhecido como “albedo”, que representa o reflexo da energia solar e a consequente formação de nuvens e chuvas.
	
	E
	A influência da latitude é decisiva para a definição do clima de uma área geográfica, deste modo, observa-se na imagem a caracterização de um clima úmido e subtropical, devido exclusivamente à alta latitude do local.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais