Buscar

APOL 5 ANALISE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos da análise da matriz BCG, leia no quadro abaixo os quadrantes apresentados e faça a associação correta entre eles. Marque sua escolha na coluna de “sua classificação” e na sequência, dentre as alternativas corretas escolha a única alternativa que contém a resposta correta em função da associação das colunas.
 
	N
	QUADRANTE
	SUA CLASSIFICAÇÃO
	DESCRIÇÃO - SIGNIFICADO
	1
	Ponto de interrogação
	 
	Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
	2
	Estrela
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar um destaque e bom produto, desde que seja bem tratado pela empresa
	3
	Vaca Leiteira
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos.
	4
	Abacaxi
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos
 
A ordem correta é:
Nota: 20.0
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	2, 3, 1, 4
	
	C
	4, 1, 2, 3
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois de acordo com o que ensina o autor PERIARD, os quadrantes são os seguintes, com seus significados: (a) Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa; (b) Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”. (c) Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”. (d) Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	4, 1, 3, 2
Questão 2/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Em uma tarde qualquer, o estagiário da Galvão Pesquisa e Desenvolvimento, uma empresa especializada no desenvolvimento de inovações industriais, foi até a sala da diretoria para entregar um envelope de documentos. Sem que fosse percebido, entrou e ouviu o diretor de RH a seguinte frase:
“...O desenvolvimento de equipes competentes e comprometidas talvez seja um dos maiores desafios dos administradores, mas quando conseguem, eles constroem uma vantagem sobre grande parte de seus concorrentes, pois as pessoas, quando engajadas, são o maior capital da organização....”
Como já estava no terceiro ano do curso de Administração, o estagiário sabia que o diretor estava falado de:
Nota: 20.0
	
	A
	Capital intelectual da organização.
	
	B
	Capital humano da organização.
Você acertou!
Capital humano, conforme consta no quarto parágrafo do texto do tema 5
	
	C
	Capital organizacional.
	
	D
	Capital financeiro da organização.
	
	E
	Capital estrutural da organização.
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito das estratégias de prolongamento do ciclo de vida do produto, leia as asserções abaixo descritas e indique, dentre as alternativas apresentadas, qual é a única opção correta.
Segundo o autor Marcos Cobra (1992) dentre os objetivos das ações visando proporcionar o prolongamento do ciclo de vida de um produto, tem-se:  
(I) Promover o uso mais frequente do produto entre consumidores habituais; o obsoletismo das meias de náilon, por exemplo, por desfiar muito facilmente ou por novos modelos surgidos, leva as mulheres ao consumo prolongado e repetitivo do produto;
(II) Desenvolver um uso mais variado do produto entre consumidores habituais; citamos atrás o uso dos fornos de micro ondas, ou mesmo o exemplo da mortadela acima;
(III) Criar novos utilizadores do produto pela expansão do mercado; o autor exemplifica o caso da Johnson & Johnson cuja linha de xampus infantis passou a Ter apelo publicitário e mercado também para adultos, com o slogan “o que é bom para as crianças, e bom também para os adultos “citamos novamente o caso das mortadelas Ceratti que acima narramos e suas variações com diversos padrões de sabor;
(IV) Descobrir novos usos para o produto através de identificação de novas satisfações que o produto pode gerar no consumidor; o autor cita exemplo dos relógios de pulso, que já contém, alarme, calculadoras, jogos, mini - rádios e até mini - televisões. Os telefones celulares são outro exemplo; com eles já é possível acessar Internet, ou tê-lo funcionando como pager, etc.
 
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	As asserções I e II estão corretas e as III e IV estão incorretas
	
	B
	As asserções I, II e IV estão corretas e a asserção III está incorreta
	
	C
	As asserções II, III estão corretas e as asserções I e IV estão incorretas
	
	D
	Todas as asserções estão corretas
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apresentam os objetivos segundo o autor Marcos Cobra (1992).
	
	E
	Todas as asserções estão incorretas
Questão 4/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Kaplan e Norton (1997) criaram uma forma de transformarmos estratégias complexas em ações objetivas. Os autores propuseram a utilização de documentos gráficos que permitissem a visualização de todo processo estratégico em um único documento sob a forma de um mapa estratégico.
Quais as perspectivas apontadas pelos autores para a elaboração de um mapa estratégico?
Nota: 20.0
	
	A
	Ambientais, internas, sociais e humanas.
	
	B
	Marketing, finanças, produção e pessoas.
	
	C
	Planejamento, organização, direção e controle.
	
	D
	Financeira, do cliente, interna e do aprendizado e conhecimento.
Você acertou!
Alternativa correta: D
A resposta está na figura do tema 1 - Mapa Estratégico e no texto logo abaixo da dela no 5º paragrafo do tema 1 da rota 3:
Nesse mapa podemos ver que há quatro perspectivas:
A Perspectiva Financeira
A Perspectiva do cliente
A Perspectiva dos Processos Internos
A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento
Perspectivas são áreas sobre as quais precisamos focar nossa atenção na elaboração, análise e controle das ações estratégicas.
	
	E
	Ambientais, planejamento, produção e pessoas
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Após um longo período de crise, o gerente de marketing da Hammer Industrial propôs
uma série de medidas que visavam a criação de um sistema de mensuração de marketing. Sua ideia era avaliar com maior precisão o nível de relacionamento entre a empresa e sua carteira de clientes para melhorar a proposição de valor para esses clientes.
Mas ele cometeu um erro quando propôs a mensuração de:
Nota: 20.0
	
	A
	Participação de mercado
	
	B
	Captação de clientes
	
	C
	Satisfação dos clientes
	
	D
	Retenção de clientes
	
	E
	Eficiência da linha de produção
Você acertou!
Alternativa correta: E
A resposta está explícita na figura do tema 3 da rota 3.
 
As alternativas de A, B, e D correspondem as medidas essências da perspectiva de clientes, conforme consta na figura que consta no texto da rota.
 
A alternativa E não faz parte do escopo de marketing de uma empresa, mas sim da perspectiva de processos internos referentes à produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais