Buscar

Atividade 4 - Engenharia de Software II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para criar uma metodologia, um padrão, um guia a ser seguido, certamente é necessário tempo, conhecimento, experiências e muita motivação. E com o método XP não foi diferente, ele foi criado no final dos anos 1980 e, ao longo de anos, convergiu em uma metodologia aplicável nos processos de desenvolvimento ágil de software s. A inspiração para criar o método XP é advinda de uma experiência vivida por Kent Beck e Ward Cunningham, enquanto trabalham em um projeto orientado a objetos.
 
TELES, V. M. Extreme Programming – Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software
com agilidade e alta qualidade . São Paulo: Novatec, 2006.
 
Nesse contexto, escolha a alternativa que apresenta o que é correto afirmar sobre a metodologia XP.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A metodologia XP dá muito valor à coragem em desenvolver os incrementos, mesmo que estes estejam sujeitos a diversas manutenções.
	Resposta Correta:
	 
A metodologia XP dá muito valor à coragem em desenvolver os incrementos, mesmo que estes estejam sujeitos a diversas manutenções.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. É fundamental que todos os envolvidos no projeto de desenvolvimento entendam o quanto os requisitos podem mudar durante cada iteração e incremento e, por isso, devem estar abertos para que isso seja relatado e ajustado conforme necessidade.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para que o processo de desenvolvimento de software esteja de acordo com a metodologia ágil XP, além de valores, é preciso seguir algumas práticas. Essas práticas são importantes para que o processo de desenvolvimento seja ágil e produtivo, conforme já foi amplamente estudado pelos desenvolvedores da metodologia. Caso elas não sejam seguidas, não estaríamos seguindo corretamente a metodologia, o que coloca em risco a qualidade do produto final.
 
Sobre as práticas da metodologia ágil XP, analise as assertivas a seguir.
 
I. O cliente deve estar presente, isto é, participar constantemente, dando feedback s para a equipe de desenvolvimento, ao passo em que disponibilizam as versões utilizáveis.
II. Reuniões rápidas são realizadas todas as manhãs para que o que foi feito no dia anterior seja discutido e o dia presente seja planejado, analisando o que deve ser implementado como prioridade.
III. A programação deve ser em par e o desenvolvimento deve ser guiado por testes, de modo que cada um revise o que o outro implementa e eles se complementem, e para que existam testes que possam validar o sistema a qualquer momento.
IV. É feito o refactoring , para que ninguém consiga alterar o código sem que haja consentimento e acordo com o par que implementou esse código. Assim como o sistema deve ser integrado somente quando realmente é necessário, o que pode demorar dias.
V. Os desenvolvedores devem trabalhar oito horas por dia, contudo, caso necessário, devem manter um ritmo sustentável, trabalhando mais, desde que se sintam aptos.
 
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Você entendeu o que as práticas significam e consegue interpretá-las. As práticas da metodologia XP atendem aos princípios das metodologias ágeis e agregam suas particularidades, que fazem com que várias equipes de desenvolvimento se tornem adeptas à metodologia ágil XP.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O termo Scrum surgiu a partir de um esporte chamado rugby. Nesse esporte, existe uma jogada na qualos jogadores de ambos os times se juntam e, com a cabeça abaixada, os jogadores de times opostos se empurram para ganhar a posse de bola. Se um jogador falhar, o time todo perde. Foi desse conceito que deu origem ao nome da metodologia ágil Scrum , enfatizando que o trabalho em equipe é um pilar do processo.
 
Referente aos conceitos da metodologia Scrum , assinale V,nas afirmações verdadeiras e F, nas falsas.
 
( )Os autores Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka escreveramum artigo em 1986,já associando desenvolvimento de produtos ao método Scrum e a um tipo de jogo.
( )No Scrum , assim como na metodologia ágil XP, existe o papel de um gerente de projetos.
( )Assim como na metodologia ágil XP, o Scrum também prega os valores de coragem e respeito.
( )Diferente da metodologia ágil XP, o Scrum não trabalha com iterações, pois trabalha somente com incrementos.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta.Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka deram as bases da metodologia Scrum, no artigo “O novo novo jogo do desenvolvimento de produtos”, publicado em 1986.E na comparação entre a metodologia Ágil e a Scrum, vemos semelhanças e diferenças. Afinal, é possível correlacionar vários princípios do manifesto ágil dentro dos processos das metodologias ágeis específicas.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um artefato em Engenharia de Software
pode ser qualquer subproduto que é elaborado durante o processo de desenvolvimento de um software e então tem uma pequena função em específico. Esse artefato pode ser um diagrama de casos de uso, pode ser um documento ou mesmo um código executável. Na metodologia ágil Scrum , existe um tipo de artefato chamado de Backlog , que pode ser subdividido em mais dois tipos, conforme o que é descrito no e-book .
 
Escolha a alternativa que melhor descreve sobre o artefato de Backlog do Produto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Corresponde ao documento que contém uma lista com todas as informações sobre o que deve ser feito no projeto.
	Resposta Correta:
	 
Corresponde ao documento que contém uma lista com todas as informações sobre o que deve ser feito no projeto.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. O Backlog do Produto deve ser elaborado de acordo com o que é definido pelo Product Owner. No início do projeto o Backlog do Produto não precisa estar completo, pois ele é incrementado com o tempo.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Cada indivíduo baseia suas ações em alguns valores de caráter. A metodologia ágil XP baseia seus valores com uma visão de equipe, de modo que cada indivíduo não pense em si mesmo, mas sim em como se relaciona com a equipe. Esses valores são baseados, assim, em como a equipe se comunica, no feedback , no respeito, na simplicidade e na coragem. Com isso, o importante é que todos trabalhem para um objetivo em comum.
 
Nesse contexto dos valores da metodologia ágil XP, analise asassertivas a seguir.
 
I. A comunicação se refereapenas à comunicação entre os membros da equipe de desenvolvimento.
II. O feedback contribui para que falhas sejam detectadas rapidamente, pois o cliente testa a versão do software
a cada iteração.
III. A coragem é fundamental para que os desenvolvedores mantenham o foco e a motivação para fazer alterações constantes durante o desenvolvimento do software .
IV. O respeito se refere apenas a comunicação entre membros da equipe e o cliente, já que os membros da equipe se comunicam da forma que acham melhor.
V. Simplicidade é o valor que faz com que a equipe de desenvolvimento se preocupe em desenvolver tudo o que o cliente deseja, independente da necessidade daquela iteração.
 
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta.Você entendeu corretamente o que cada valor significa e porquê são importantes, não só para relação entre membros da equipe de desenvolvimento, como também entre membros da equipe e cliente, objetivando a boa comunicação e realização
das atividades da metodologia ágil XP.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A equipe de desenvolvimento na metodologia ágil XP trabalha de acordo com alguns papéis bem definidos. Esses papéis são primordiais para que a organização dos trabalhos ocorra da forma esperada e em conformidade com as ideias, valores e práticas da XP. Cada membro da equipe pode ter um papel diferente e deve colaborar com os outros membros para que, juntos, colaborem para atingir um objetivo em comum.
 
Acerca desse contexto, associe cada papel com seus respectivos significados.
 
I. Gerente de Projeto
II. Coach
III. Analista de Teste
IV. Redator Técnico
V. Desenvolvedor
 
() Trabalha para que o processo ocorra sempre da melhor forma, mantendo as boas práticas da metodologia ágil XP.
() É quem elabora a documentação do sistema, com o auxílio dos desenvolvedores.
() Garante que os processos administrativos ocorram conforme planejamento, inclusive se todos estão trabalhando ativamente em suas funções.
() É quem analisa, projeta e codifica o sistema de software , isto é, é quem constrói o software , de fato.
() Responsável pela escrita dos testes,junto com o cliente.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, IV, I, III, V.
	Resposta Correta:
	 
II, IV, I, V, III.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Como visto no e-book , existem três estágios principais que permeiam toda a atividade da Engenharia de Serviço, são elas: identificação de serviço candidato; projeto de interface de serviços;e implementação e implantação de serviços. A fase de interface de serviços é a fase intermediária, pois é responsável por analisar o serviço candidato, desenhar o projeto e interfaces dos serviços e disponibilizar para a equipe iniciar a implementação do serviço.
 
Durante a fase de interface de serviço, o engenheiro deverá passar por três estágios distintos: Projeto lógico de interface, Projeto de mensagem e Desenvolvimento WSDL.
 
A respeito desses estágios, analise as assertivas a seguir.
 
I. Quando o engenheiro identifica as operações associadas a cada serviço, estamos nos referindo ao estágio do projeto lógico de interface.
II. A definição da estrutura das mensagens que serão enviadas por cada serviço é feita no estágio de projeto de mensagem.
III. No estágio de Desenvolvimento WSDL, o engenheiro deverá traduzir todo o projeto lógico e o projeto de mensagem, em uma interface.
IV. O estágio de projeto de mensagem é responsável por definir uma aplicação na qual toda a equipe de projeto irá se comunicar com o cliente.
V. O projeto lógico de interface refere-se ao momento em que o engenheiro realiza a modelagem lógica dos bancos de dados e valida cada estrutura com o cliente.
 
Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um grande artifício da metodologia ágil Scrum
são as reuniões. Elas acontecem diariamente ou a cada Sprint , no início, no meio ou no final dela. Analisando o Scrum , é totalmente coerente que essas reuniões aconteçam, afinal, isso dá ênfase ao valor da comunicação e contribui para o feedback .Isso faz com que a equipe sempre saiba o que fazer, mantendo o tempo sempre ocupado com atividades úteis para entrega de cada Sprint
e, consequentemente, do produto final.
Sendo assim, analise as proposições a seguir.
 
I. A reunião de planejamento da Sprint
é extremamente importante, pois é definido o que será feito em toda a iteração.
 
PORQUE
 
II. As reuniões de revisão são realizadas para finalizar a iteração e demonstrar o que foi desenvolvido, em caso de sucesso.
 
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Cada sprint conta com três tipos de reuniões, sendo que a quarta é uma reunião diária de no máximo 15 minutos. Todas essas reuniões garantem que todos entendam o que é para ser feito como objetivo comum e como tarefas individuais todos os dias e não haja brechas para más interpretações.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As metodologias tradicionais de desenvolvimento de software podem trabalhar com a ideia de iterações, assim como as metodologias ágeis geralmente trabalham. Contudo, uma metodologia ágil traz benefícios no modo como essa iteração ocorre e em como os incrementos são planejados e realizados a cada iteração.
 
Pensando nisso,analise as proposições a seguir.
 
I. As metodologias ágeis seguem princípios e uma filosofia de desenvolvimento.
 
PORQUE
 
II. No desenvolvimento ágil, entregar partes funcionais a cada incremento é mais importante do que dispender muito tempo analisando e projetando o software .
 
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. A filosofia das metodologias ágeis descritas no “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil” envolve sempre focar nos incrementos a cada iteração, mas, nem por isso, deixa de existir análise de requisitos ou projeto do software, mas sim que isso é feito ao passo que um software operacional é construído, para que o cliente sempre possa validar. Assim, a documentação é elaborada naturalmente todos os dias e a cada iteração.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sommerville (2011) ressalta que para a arquitetura orientada a serviços não se tornar obsoleta, algumas evoluções, melhorias e padrões para SOA foram registrados como parte da Engenharia de Software . Entende-se por obsoleto, tudo o que é considerado como ultrapassado e que com o tempo se torna fora de uso, podendo ser substituído ou descontinuado.
 
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software . 9. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
 
Acerca desse contexto, assinale com V, as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) Os principais padrões para SOA são: SOAP, WSDL e WS-BPEL.
( ) SOAP não pode ser considerado um padrão para SOA, pois se trata de uma linguagem de programação orientada a objetos.
( ) WSDL é o padrão responsável por definir interface entre os serviços desenvolvidos.
( ) WS-BPEL é o padrão responsável por definir componentes durante a comunicação entre serviços.
 
Agora, analise as alternativas que representam a sequência correta das respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Os principais padrões da SOA, é o SOAP, WSDL e WS-BPEL. Cada padrão tem seu objetivo bem definido. O SOA é responsável por definir os componentes durante a comunicação entre serviços, o WSDL tem como objetivo definir a interface entre os sistemas e o WS-BPEL tem como objetivo definir quais programas envolvem mais que um serviço, ou seja, quais programas são compostos e quais são simples.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais