Buscar

AD2 Dinâmica e Organização Escolar - 2019

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD2 2019.2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2019.2
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2
ENTREGA EXCLUSIVAMENTE VIA PLATAFORMA, ATÉ DIA 12/10
IDENTIFIQUE SEU TRABALHO:
NOME: Angelica 
MATRÍCULA: 1711
POLO: Piraí 
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prezados estudantes, esta é a nossa segunda Avaliação a Distância. A avaliação é individual. Você pode conversar com seus tutores e colegas sobre as aulas lidas, porém os textos apresentados nesta avaliação devem ser de sua autoria. Caso sinta necessidade de citar trechos de obras (artigos, livros, sites), lembre-se de indicar a fonte. Esta avaliação é parte dos seus estudos. Sendo assim, esforce-se para compreender claramente os conceitos aqui discutidos.
Bons estudos!
-------------------------------------------------------------------------------------------
         Nas aulas de 07 a 09, lemos sobre tecnologia e educação - primeiro focando na educação a distância e depois no uso de mídias na aprendizagem. Sabemos que ao longo dos anos o acesso a informação tem se modificado, se tornado mais  rápido e mais amplo. Essas novas possibilidades nem sempre são benéficas. São recorrentes as discussões sobre a necessidade de cuidados ao ler (e crer) em informações divulgadas, independentes dos meios utilizados (rádio, tv, redes sociais, jornais, sites, e etc.), além de freqüentemente sermos alertados sobre os 'perigos' na internet - como o uso de dados/privacidade, contatos com desconhecidos, entre outros.
         Estudando a distância, podemos utilizar diferentes meios para nos informar, nos comunicar e estudar, estando assim expostos a muitas informações e vários ambientes virtuais. A proposta desta Avaliação é refletir sobre estas questões. 
LEIA ATENTAMENTE:
A EAD tem angariado cada vez mais espaço, ampliando o número de cursos ofertados e de estudantes que se interessam em estudar nesta modalidade. Discutimos a importância de que a modalidade esteja alinhada com os objetivos do nível em que é ofertada e, ainda, que atenda necessidades de um público especifico. O estudo a distância e o uso das tecnologias trazem desafios distintos dos encontrados no ensino presencial ou no uso de material didático impresso e estáticos, como livros, revistas e apostilas.
Considerando as leituras feitas e complementando com outras leituras que julgar relevante, responda as questões abaixo utilizando aproximadamente 5 linhas para cada resposta:
 
Quais barreiras a educação a distância ajuda a transpor e como?
 R: A Educação a distância tem crescido de maneira significativa no Brasil nos últimos tempos. A Ead tem ultrapassado barreiras como a do tempo e do espaço geográfico o que flexibiliza o estudo no horário e local que for mais conveniente aos alunos, possibilitando acesso fácil e livre ao material didático, mediado pela tecnologia, no momento e no local em que for mais conveniente. 
Como as tecnologias ajudam no desenvolvimento da EAD?
 R: A tecnologia tem sido a maior aliada do ensino a distância, possibilitando aos alunos aprender e a estudar em um ambiente virtual, tendo acesso a vídeo aulas, sala de tutorias, exercícios, fóruns, onde os estudantes participam ativamente do processo de aprendizado e comentam sobre temas, pedidos por seus professores mediadores, e sobre as postagens feitas por seus colegas de curso, o que favorece a interação a troca e a comunicação entre eles ainda que estes estejam distantes fisicamente, acabam se conectando por meio da tecnologia. 
Como o uso de diferentes tipos de mídias (textos, imagens, vídeos..) e da internet pode colaborar para o protagonismo do estudante de EAD no processo de aprendizagem?
 R: O uso de diferentes mídias coopera para o protagonismo do aluno, uma vez que ele aprende a buscar por informações e passa a ter autonomia no processo de construção do seu aprendizagem, permitindo também ao professor inovar no processo de ensino, através das mediações feitas agora no campo virtual. Outro fator importante é a disponibilidade do material didático, que pode ser acessado quantas vezes o estudante achar necessário ao seu aprendizado. 
 
e) Que cuidados são necessários ao se fazer pesquisas na internet?
 R: Muitos são os cuidados que devemos ter ao acessar a internet e buscar informações e dados para nossa pesquisa e estudo, pois existem muitos sites que não são confiáveis ou seguros. Restringir as buscas, usar fontes confiáveis, como extensão dos sites, que podem estar relacionadas ao governo a universidades entre outras é um bom começo para se ter segurança na rede de buscas. Chegar a credibilidade das pesquisas e se aprofundar em fontes e referências biográficas como: o autor, por exemplo, é fundamental para garantia das informações obtidas . Essas são algumas medidas protetivas para a conclusão de um trabalho sólido e consistente.
f) O que é e como evitar o plágio? 
 R: Plágio é a apropriação indevida de trabalhos, obras literária ou textos, é copiar sem autorização do autor, seus escritos, suas idéias, com intenção de validar a obra, o pensamento como se fossem de autoria própria. 
Algumas medidas devem ser tomadas para se evitar o plágio, uma delas é citar a fonte da pesquisa como, por exemplo, a data, o autor e a página do livro pesquisado, reforçando assim um pensamento dentro das idéias do mesmo. Outra maneira que previne tal prática, está também na citação entre aspas da fala do autor, podendo esta ganhar destaque na produção dos textos ou trabalhos acadêmicos feitos pelo estudante ou escritor, fazendo sempre uso das referências e citações de outros autores, validando assim seus escritos e trabalhos acadêmicos.
Referencias de pesquisas :
https://www2.ufjf.br/noticias/2017/05/04/saiba-como-evitar-o-plagio-em-trabalhos-academicos 
https://blackboard.grupoa.com.br/tecnologia/tecnologia-educacional/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais