Buscar

registro de empresa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Patente
Uma patente é um documento que descreve uma invenção ou criação, e cria uma situação legal, onde essa invenção só pode ser explorada com a autorização do titular da patente, ou seja, uma patente protege a invenção e da o direito de exclusividade para o dono dessa patente, só que essa proteção é por um período delimitado de tempo, e também para um determinado país, no Brasil a patente é feita a partir de um requerimento direcionado ao INPI, onde qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer um depósito de pedido de patente.
Registro de Marca
Registro de marca é de extrema importância para os empreendedores, para que a marca seja reconhecida, deve ser registrada legitimamente, o registro de marca vai ser o ato que vai dá propriedade para o empreendedor, sendo assim o empreendedor pode agregar valor a essa marca e comercializar seus produtos e serviços de uma forma pacífica e tendo garantia que vai ter exclusividade do uso dessa marca em território nacional. Para fazer o registro primeiramente deve-se fazer uma busca na internet e ver se já existe uma marca igual ou parecida com a sua, em seguida acessa o site do INPI que significa Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e faz uma nova busca detalhada no banco de dados, depois da análise é só solicitar o acesso que custa em média 140,00 cento e quarenta reais para protocolar o pedido, o registro de marca tem validade de 10 anos, após esse tempo renova-se o registro por mas 10 anos e assim sucessivamente.
Registro de Empresa
Para registar uma empresa é preciso classifica-la entre natureza jurídica, o registro é obrigatório, deve ser realizado conforme a lei determina a empresa só tem direto legal quando a mesma é registrada legalmente e pode usufruir de todos os benefícios constituídos pela lei empresarial. Uma empresa de fato ou irregular não é registrada e não pode desfrutar dos benefícios concedidos pela lei como abertura de um CNPJ, não pode emitir notas fiscais, e nem participar de licitações, entre outros. Já natureza Jurídica existe quatro alternativas que são elas: o MEI, EIRELI, Sociedade Limitada e Produtor Rural. Vale notar que os custos e os prazos alteram de estado para estado para abertura da empresa, para isso o ideal é consultar o site da junta comercial onde a empresa estará localizada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais