Buscar

atividade 2 seguridade social e serviço social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
A Proteção Social tem como fundamento defender a vida, bem como impedir a precarização da vida, porém no contexto neoliberal enfrenta diversos desafios para sua efetiva implantação. E para garantir a gestão dos serviços ofertados, a PNAS prevê a tipificação destes de modo a organizar o sistema de forma descentralizado e participativo, com detalhamento no Sistema Único de Assistência Social.  Dessa forma, o SUAS é organizado por níveis de complexidade. 
  
POLÍTICA NACIONAL DE ASSITENCIA SOCIA, Brasília: CNAS, 2004. 
No que se refere os Serviços de Proteção Social Especial de Acolhimento Institucional, responda à questão correspondente referente ao nível de:
	
	
	.Alta Complexidade.
	
	
	.Atendimento Especializado à Família.
	
	
	.Média Complexidade.
	
	
	.Proteção Social Básica.
	
	
	.Baixa Complexidade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vem garantir, de forma efetiva, direitos sociais de caráter universal, a partir da instituição da Seguridade Social, apresentando em seu tripé: saúde, previdência e assistência social. Esta última tem sua trajetória marcada pelo reconhecimento enquanto direito e, sobretudo, como proteção social da família. Assim, a assistência social é considerada uma política:
 
SPOSATI, Aldaíza de Oliveira. O primeiro ano do Sistema Único de Assistência Social. In: Serviço Social e Sociedade nº 87. São Paulo. Cortez. 2006.
	
	
	não contributiva, destinada a quem dela necessitar.
	
	
	não contributiva para o enfrentamento da exploração do trabalho.
	
	
	não contributiva a partir da inclusão a programas sociais.
	
	
	não contributiva destinada aos usuários com renda acima de quatro salários mínimos.
	
	
	não contributiva aos brasileiros residentes no exterior.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
“(...) hoje o maior desafio dessa política pública é assegurar que seu projeto político-institucional viabilize condições necessárias para superação, por parte da assistência social, de seu caráter de política para amenização e/ou erradicação da pobreza, para afirmar-se como política de cidadania, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades sociais” 
PEREIRA, Tatiana Dahmer. Política Nacional de Assistência Social e território: enigmas do caminho. Revista Katálysis, 2010, 13.2: 191-200. 
Assinale a alternativa correta quanto á Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
	
	
	É uma política que os usuários necessitam contribuir para usufruir.
	
	
	É uma política que os usuários necessitam ser alfabetizados para usufruir.
	
	
	É uma política os usuários não necessitam contribuir para usufruir.
	
	
	É uma política que os usuários necessitam estar inseridos no mercado de trabalho para usufruir.
	
	
	É uma política os usuários necessitam contribuir parcialmente para usufruir. 
 
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão. A partir da assertiva, destaca-se que os usuários da Política de Assistência Social são indivíduos ou grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos. 
IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983, p.77. 
Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa que corresponde as características do grupo supracitado. 
(  ) Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos sócio-afetivos. 
(  ) Famílias e indivíduos estigmatizadas pela situação étnico-cultural. 
(  ) Grupos e indivíduos excluídos no contexto da pobreza. 
(  ) Sujeitos que vivem as diversas formas de violência.
	
	
	.F, V, V, V.
	
	
	.V, F, V, V.
	
	
	.V, V, V, F.
	
	
	.V, V, V, V.
	
	
	.F, F, F, F.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
O Sistema Único de Assistência Social, em construção no país, é a materialização de uma agenda democrática cuja biografia tem raízes históricas nas lutas e contradições que compõem esse direito social, que foram e são objeto da atenção de intelectuais, da atuação de militantes e da ação de trabalhadores sociais em todo o país. Esse processo histórico continua a requisitar tenção, já que aparece como referência para a montagem da nova condição da política de assistência social em curso. Nesse contexto, tem-se o registro da conquista política de construção do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Diante do exposto, destaca-se que os objetivos delineados na formulação do SUAS diz respeito a: 
  
LOPES, Márcia Helena Carvalho. O tempo do SUAS. Revista Serviço Social e Sociedade, n° 87 anos XXVI Especial. São Paulo Cortez, 2006, p.77.
	
	
	.A LOAS (1993) prevê afiançar a vigilância socioassistencial, sem assegurar a garantia de direitos.
	
	
	.A LOAS (1993) estabelece manter os níveis de gestão compartilhados .
	
	
	.A LOAS (1993) desprioriza a consolidação da gestão compartilhada.
	
	
	.A LOAS (1993) prevê implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.
	
	
	.A LOAS (1993) estabelece a gestão desindexada de serviços e benefícios.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
“Em 2004, o Conselho Nacional de Assistência aprovou a Política Nacional de Assistência Social (Pnas), em vigor, a qual estabelece o formato desta política por meio da proposta de implementação do Suas como modelo de gestão para operacionalização das ações, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, conforme previsto na LOAS”. 
  
CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira; ARAUJO, Cleonice Correia; ARAUJO, Maria do Socorro Sousa. Política de Assistência Social no período 1988-2018: construção e desmonte. SER Social, 2019, 21.44: 29-47. 
  
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social são considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que buscam potencializar a família como unidade de referência, tais como:
	
	
	Proteção e Atendimento Integral à Família
	
	
	Serviço de orientação e apoio jurídico-familiar.
	
	
	o Atendimento Integral Institucional.
	
	
	a Família Comunitária Integral.
	
	
	Programa Mais Médicos
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
“Um marco recente na regulamentação desta política foi a promulgação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), em 2004. A PNAS é operacionalizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é um sistema público não contributivo e tem como público-alvo pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e pressupõe sistema descentralizado, com a participação de todos os entes federativos na implementação das ações socioassistenciais”. 
  
COURI, Joseane Rotatori; SALVADOR, Evilasio. As dimensões do financiamento da Política de Assistência Social no Brasil. Argumentum, 2017, 9.3: 81-97). 
  
A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É considerado um serviço da proteção básica:
	
	
	Plantão hospitalar
	
	
	Abordagem de Rua
	
	
	Acompanhamento no domicílio.
	
	
	Serviço reabilitação.
	
	
	Centro de Convivência para Idosos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
“A assistência social após reconhecimento como política pública integrante da seguridade social é marcada por um momento distinto na sua história. Momento marcado pelo desafio de constituição como política pública e como direito, o que expressa projetos em disputa no âmbito dessa política:
um projeto em que se busca assegurar o direito à proteção social como competência do Estado; e outro em que prevalece o caráter conservador pautado na dissociação entre assistência social e direito, fundamentado na lógica da ajuda, da moralização, da intervenção emergencial, pontual, improvisada e precarizada”. 
  
CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira; ARAUJO, Cleonice Correia; ARAUJO, Maria do Socorro Sousa. Política de Assistência Social no período 1988-2018: construção e desmonte. SER Social, 2019, 21.44: 29-47). 
  
 Acerca da Proteção Social Básica e Especial previstas na PNAS (Política Nacional de Assistência Social) podemos afirmar que:
	
	
	.O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade de referência da proteção básica;
	
	
	.A Proteção Social Especial se apresenta nos níveis: baixa complexidade, média complexidade e alta complexidade.
	
	
	.O PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) compõe o Serviço Social da Proteção Social Básica.
	
	
	.O Serviço de Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (PAEFI) compõe os serviços da proteção social básica.
	
	
	.A Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade estão previstos na proteção básica para atender e acompanhar adolescentes em cumprimento de medidas sócioeducativas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
A inclusão da Assistência na Seguridade Social foi uma decisão plenamente inovadora. Primeiro, por tratar esse campo como conteúdo da política pública, de responsabilidade estatal, e não como uma nova ação, com atividades e atendimentos eventuais. Segundo, por desnaturalizar o princípio da subsidiariedade, pela qual a função da família e da sociedade antecedia a do Estado. (...) Terceiro por introduzir um novo campo em que se efetivam os direitos sociais. 
SPOSATI, Aldaíza. Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. São Paulo: MDS/UNESCO, 2009, p.14). 
  
Conforme a Constituição Federal de 1988, a assistência social 
é garantida a todos aqueles que dela necessitar, com um caráter não contributivo. Nessa direção, os objetivos da assistência social se pautam nas seguintes diretrizes: 
I. Proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice; 
II. Amparar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal; 
III. Habilitar ações que atendam as pessoas com deficiência e a promulgação de sua autonomia à vida segregada;
	
	
	.I, II e III.
	
	
	.I e II.
	
	
	.I e III.
	
	
	.II e III.
	
	
	III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
As sociedades edificam suas formas de proteção social de acordo com suas especificidades e com a maneira como se entrelaçam as relações entre Estado, sociedade e mercado, de modo que, em todas as épocas, foram desenvolvidas formas de amparo aos pobres, necessitados e cidadãos de modo geral. Para Silva (2012) o Sistema Único da Assistência Social – SUAS – é um Sistema Público de conteúdo específico da Assistência Social no campo da Proteção Social. No SUAS, os serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social são reorganizados por níveis de Proteção Social, que são: 
 
SILVA, J. A. F. Serviço Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS): reflexões sobre o trabalho profissional. Ser Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 155-189, jan./jun. 2012. 
 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	.Proteção Social Moderada e Proteção Social Especial.
	
	
	.Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
	
	
	.Proteção Social Final e Proteção Social Inicial.
	
	
	.Proteção Social Simples e Proteção Social Composta.
	
	
	.Proteção Social Básica e Proteção Social Essencial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais