Buscar

textos casio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo colocar em pauta uma organização multinacional. ​
Será utilizada como tema de pesquisa a empresa Casio Computer Co. Ltd., que teve sua fundação em abril do ano de 1946 no Japão na região de Mitaka Tóquio logo após a segunda guerra mundial. ​
A Casio Computer Co. Ltd. Teve Kashio Tadao como o seu fundador que contou com a ajuda da família, para dar inicio a diversas tecnologias, que década após década se consolidariam no mercado multinacional. ​
No decorrer desse trabalho serão explanados os conceitos logísticos desta grande organização Casio Computer Co. Ltd., onde será detalhado no decorrer dessa pesquisa metodologias e conceitos logísticos abordados pela organização, desde sua cadeia de suprimento até seus projetos e conceitos logísticos, que agregam valores a seus produtos, pontuando metas estabelecidas visando concluir cada objetivo elaborado pela empresa, para a satisfação e reconhecimento do seu cliente final, explanando em nosso roteiro suas estratégias logísticas como: métodos, mercados e diferencial. ​
HISTÓRICO DA EMPRESA
Fundada em abril de 1946 por Kashio Tadao no Japão na região de Mitaka Tóquio, logo após a segunda guerra mundial a empresa Casio Computer Co., Ltd., teve suas primeiras invenções ainda no ano atual de sua fundação, e com a ajuda de seus irmãos, Toshio, Kasuo, Yukio, e seu pai Shigeru foram desenvolvendo ao longo do tempo uma empresa que se tornaria referência se tratando de comércios eletrônicos .
Colocando como referência uma das suas primeiras criações a Casio apresentou ao mercado o cachimbo yubiwa, que ė um tipo de anel com suporte para o cigarro, facilitando naquela época a vida de trabalhadores que fumavam, tendo nesse produto a oportunidade de fumar seu cigarro até que ele se acabe completamente sem queimar seus dedos, ou que fica – se danificados os cigarros que eram fumados sem filtro. Kashio Tadao sabendo que o Japão se encontrava economicamente em uma situação muito difícil, pois atualmente aquele era o momento pós-guerra do país, fez com que o cachimbo yubiwa se torna - se um produto querido e acessível para o seu público alvo pelo preço de mercado que foi disponibilizado, fazendo ser possível o produto ser comercializado mesmo o país se encontrando em tal situação financeira, e assim Kashio Tadao fez o que foi preciso para as vendas de seus produtos aumentarem, começando então a ergue uma das maiores organizações do mundo, aumentando seus faturamentos e por consequência seus lucros o que proporcionou anos depois, a entrada da Casio no mercado com sua linha de eletrônicos.
Já no ano de 1954 a empresa Casio com seu fundador e colaboradores, fez com que fosse possível a produção de sua primeira máquina de calcular.
Encontrando através de estudos e projetos feitos por Kashio e colaboradores, no ano de 1957 a Casio lançou sua inovadora calculadora compacta totalmente elétrica nomeada pela empresa e apresentada ao mercado pelo modelo Casio 14-A, que se consolidou no mercado como uma incrível máquina de calcular.
Ao passar do tempo a empresa Casio ganhava cada vez mais espaço, e buscava aprimorar seus produtos ainda mais, e dessa forma foi preciso expandir seu espaço físico com a construção da mais nova fábrica em Tóquio com altos pico de produção no ano de 1960, usando suas metodologias para a criação de novos eletrônicos que seriam inovações para o ano atual, atualizando suas calculadoras, e com criação de novos modelos de máquinas como a Tuc Copowiriter que seria uma máquina de escrever podendo desenvolver formulários .
No ano de 1965 foi anunciado no Japão o novo projeto da empresa a calculadora Casio 001, a inovadora calculadora de mesa que trazia em seu sistema o recurso de armazenamento interno, com o grande sucesso desta nova calculadora que foi fortemente comercializada no mercado nacional, e despertou a atenção de outros países obtendo assim a oportunidade de ganhar mercado no exterior com exportações, criou novos métodos de atualizar seu modelo de calculadora 001, para um novo projeto que seria feito especialmente para ser exportada, a calculadora 101, tendo sua primeira aparição no país da Austrália, e assim tornou-se a Casio uma organização multinacional, se estabelecendo em outros países, e sendo consolidada no mercado a nível internacional, atualizando seus produtos que de tempo em tempo se tornavam tecnologias inovadoras para o mercado, trazendo grandes melhorias aperfeiçoando sua linha eletrônica e gerando grandes lucros para a então grande organização que viu aumentar seu faturamento com o retorno de altos lucros, idealizando a oportunidade de adotar metodologias de produzir novos produtos que também teria grande sucesso, citando alguns exemplos: relógios, instrumentos eletrônicos musicais, câmeras digitais, projetores, máquinas registradoras entre outros. Se estabilizando no mercado como uma grande organização multinacional. 
OBJETIVOS E MERCADO
A intenção da empresa Casio e objetivo são se tornar em questão de “números” uma das subsidiárias do mundo, consolidando fortemente a empresa e com isso desenvolverá a educação local como promessa de marca, outro foco da mesma é se consolidar como marca de Educação, está ideia se teve obtida após lançar suas calculadoras e ver o quão fez e faz a diferença na vida dos jovens e também de professores ao utilizar em aulas ou coisas do tipo.
Criar e liderar um novo mercado se faz parte do objetivo da Casio, pois criatividade e tecnologia já direcionam a própria, pois a criatividade é uma das coisas que a empresa coloca como primordial, com isto ela evolui e contribui para o desenvolvimento de produtos inovadores e de altíssima qualidade.
Seus principais clientes são tanto pessoas físicas como jurídicas, tendo suas vendas concentradas em seus relógios onde vemos nos pulsos de milhões de pessoas em seu dia a dia e suas calculadoras como relatado já acima entre jovens e professores universitários, e os demais sendo utilizado também como próprio consumo ou para empresas que são os demais produtos como seus Instrumentos musicais, etiquetadoras podendo ser utilizadas para colocar algum valor ou alguma informação em peças e suas câmeras digitais onde pode ser utilizado para qualquer ocasião.
A Empresa conta com a sua Multinacional Japonesa onde ocorre sua própria fabricação e comercialização onde sua sede fica localizada em Shibuya – Tóquio, lá a mesma comercializa os produtos da empresa na América Latina.
PRODUTO
A Casio é uma das empresas fabricantes líder no mercado mundial de produtos eletrônicos ao consumidor e de soluções de equipamentos empresariais. Sua linha de produtos abrange relógios, calculadoras, projetores, soluções móveis, câmeras digitais, registradoras, etiquetadoras, instrumentos musicais eletrônicos, etc.
Relógios
A empresa se tornou conhecida pela variedade de modelos de seus relógios de pulso e também foi uma das pioneiras na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude a até mesmo exibição da posição GPS.
Além da linha de relógios com a marca tradicional Casio, a empresa também criou as linhas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Protrek.
Instrumentos Musicais
A Casio lançou baterias, guitarras, instrumentos de sopro digitais, teclados e pianos eletrônicos. Seus instrumentos incluem capacidade de memória para gravação, reprodução de músicas e auto acompanhamento com apenas um toque, reprodução automática, função guia de melodia para orientar os funcionários durante a reprodução de uma música e “amostras” para a gravação de sons a serem usados como fonte.
Etiquetadoras
A empresa fabricou 60 etiquetadoras que proporcionaram a criação de etiquetas para diversas finalidades, como organização de instalações de plantas industriais, pastas de escritórios, matérias de laboratório, fotos em casa, etc.
Projetores
A Casio possui quatro diferentes linhas de projetores: Green Slim, Standard, Short-Throw e PRO. Todas as
linhas são ecologicamente sustentáveis devido à ausência de mercúrio em sua fonte de luz. Os aparelhos apresentam longa durabilidade e reproduzem vastos espectros de luz com projeções de 2500 a 4000 humens.
Calculadoras
As calculadoras da Casio foram bem recebidas em todo o mundo e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969, chegando a venda de 10 milhões em âmbito mundial no ano de 1974.
RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO.
Assim como no Japão e no Reino Unido, a empresa Yusen Logistics também é responsável pelo armazenamento e distribuição dos produtos da Casio no Brasil. Segundo o diretor Daniel Amorim de Almeida, as datas comemorativas (Dias das Mães, Dia dos Namorados e Natal), aparecem como grande desafio, pois é posto a prova a capacidade de otimização dos pedidos, visto que aparecem com diferentes modelos de embalagens, etiquetas, etc. No Reino Unido a Yusen Logistics mantém uma parceria há mais de 20 anos com a Casio, destinando produtos aos clientes, como pianos digitais, caixas registradoras, relógios, calculadoras e projetores digitais. Para a escolha dessa empresa, a Casio levou em consideração a larga experiência no segmento de eletrônicos, uma vez que no Brasil a Yusen Logistics cuida do armazenamento de outras organizações que trabalham com televisores, celulares, equipamentos fotográficos e instrumentos musicais. Além disso, vale ressaltar que a empresa conta com três centros de distribuição em cidades estratégicas, como São Paulo e Manaus. Possuindo assim melhores serviços de distribuição e de gestão para o transporte por estrada, mar ou ar.
CONCLUSÃO
Com base no que foi abordado, conclui-se que a Cásio é uma empresa visionária.
Criada por Tadao Kashio um engenheiro especializado em tecnologia, e devido ao seu grande sucesso com seu primeiro produto, ele começou a investir mais, trazendo uma grande diversidade de produtos inovadores, como calculadoras, relógios e instrumentos musicais.
Vemos também que a Cásio terceriza a sua forma de armazenagem e distribuição, com uma empresa especializada a mais de 20 anos no ramo.
Apesar de ser uma empresa que tem pontos a melhorar (como atendimento pós venda), ela tem como um dos seus princípios a preservação do meio ambiente.
Ou seja, vemos que a Cásio é uma empresa de multi ideias e que tem uma cultura que visa o amanhã dentro e fora da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais