Buscar

Descontinuidades Sedimentares e Estratigráficas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Descontinuidades Sedimentares e Estratigráficas
       Todos nós já observámos conjuntos de camadas e estratos e reparámos em pequenas ou grandes discordâncias entre cada um dos estratos, como por exemplo a da imagem seguinte:
	
	Fig. 1- As camadas desta figura não são paralelas uma  à outra, estão discordantes.
        
         Se existem interrupções na sedimentação devido a fenómenos de erosão, não deposição de sedimentos, hiatos, por exemplo, e estas são de apenas, e no máximo, de alguns metros, existem discordâncias que correspondem a um intervalo muito curto de tempo, então são chamadas de Descontinuidades Sedimentares.
          Se existem interrupções na ordem dos quilómetros, que podem até corresponder a uma biozona, entre duas camadas, estas correspondem a um grande intervalo de tempo e são chamadas de Descontinuidades Estratigráficas.
          Existem seis tipos de descontinuidades: paraconformidade, disconformidade, discordância angular, discordância angular erosiva, discordância sintectónica ou progressiva e não conformidade
 Paraconformidade- Não existe qualquer diferença de atitude entre as camadas, mas por vezes  faltam conjuntos litológicos.
	
	Fig. 2- Paraconformidade, apenas faltam as camadas 4 a 7, mas a atitude é a mesma.
Disconformidade- Existe quando duas camadas paralelas estão separadas por uma superfície irregular que pode ter sofrido erosão.
	
	Fig. 3- Disconformidade, existe erosão entre uma camada e outra.
Discordância Angular- As camadas existentes não são paralelas uma vez que podem ter ocorrido fenómenos tectónicos que alteraram a forma dos estratos das rochas mais antigas.
	
	Fig. 4- Discordância Angular.
Discordância Angular Erosiva- Ocorre o mesmo que na discordância angular mas com a diferença que, entre as camadas, existiu erosão durante algum período de tempo. 
	
	Fig. 5- Discordância Angular Erosiva.
Discordância Angular Sintectónica ou Progressiva- Ocorre o mesmo que nas discordâncias angulares mas as camadas inferiores que apresentam um ângulo convergem lateralmente de forma a existir uma nova concordância.
	
	Fig. 6- Discordância Sintectónica, as camadas 1 a 6 começam a  convergir.
Não Conformidade- Existe quando as duas camadas que estão sobrepostas paralelamente têm constituições líticas muito diferentes, quando existe contacto entre rochas sedimentares e ígneas ou sedimentares e metamórficas.
	
	Fig. 7- Não Conformidade, as camadas 2 a 4 representam rochas sedimentares e  a camada com o símbolo + representa rochas magmáticas.
          O estudo destas descontinuidades tem uma grande importância, pois estas condicionam o comportamento dos maciços rochosos no que toca à sua deformação, permeabilidade, estabilidade e resistência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais