Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Muitas vezes, dentro das reuniões, deparamo-nos com diversos tipos de participantes. Saber identificá-los é importante e necessário para que possamos aprender a lidar com as situações impostas por eles. Quanto mais soubermos sobre os participantes, maior sucesso teremos no objetivo traçado. Sobre os tipos de participantes em reuniões, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Introvertido.
II- Pessimista.
III- Otimista.
IV- Profundo conhecedor.
V- Falantes.
( I ) Geralmente permanece calado durante toda a reunião.
( II ) Geralmente não concorda com a maioria das situações colocadas na reunião, negativo.
( V ) Geralmente toma conta da reunião por falar excessivamente, muitas vezes atrapalhando o desenrolar da reunião.
( IV ) Geralmente se faz entendedor do assunto, é repetitivo e cansativo; sempre se mostra superior aos demais da equipe.
( III ) Geralmente é positivo e emana essa positividade ao grupo todo.
2-Algumas etapas da negociação devem ser seguidas e observadas a fim de auxiliar na sistematização do processo, mesmo que não seja considerada uma estrutura rígida. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Preparação.
II- Exploração.
III- Apresentação.
IV- Clarificação.
V- Ação final.
( V ) Fechamento do negócio, apresentando as opções de escolha aos demais envolvidos no processo.
( III ) Deixar claro os objetivos e expectativas iniciais das partes envolvidas.
( I ) Refletir sobre o comportamento do opositor a fim de estabelecer os objetivos que devem ser alcançados.
( IV ) Identificar as objeções aos propósitos apresentados para reduzir as dúvidas dos 
envolvidos.
( II ) Ser objetivo, estabelecendo uma reciprocidade psicológica.
3-Utilizamos as reuniões para se fazer uma negociação. Reuniões nada mais são do que encontros nos quais pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião exploratória, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É interessante utilizar ferramentas que auxiliem na explicação do assunto, como flip-chart, projetor multimídia, materiais escritos.
( X ) Deve-se destacar os assuntos a serem tratados na reunião previamente aos participantes, para que estes se preparem e tragam ideias que deverão ser trocadas no desenrolar da reunião.
( ) A reunião deverá ter o formato de uma palestra na qual as pessoas não devem participar, somente assimilar as informações repassadas.
( ) Utilizada somente para expor determinado assunto, sem chances de discussão sobre o mesmo.
4-Profissionais de vendas possuem diferentes formas de agir e reagir ao processo de negociação. Conhecer esses perfis ajuda a compreender o andamento do processo e a tomar decisões mais assertivas, que tornem o processo mais eficaz. Sobre os profissionais que possuem o perfil denominado de persuasivo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor forma de agir com eles:
( ) Por se tratar de uma pessoa perfeccionista e organizada, é necessário ter paciência com o andamento do processo, pois ele poderá sentir-se pressionado e evitar a continuidade da negociação.
( ) Por se tratar de um perfil muito organizado, é importante ter todas as informações possíveis em mãos. Dessa forma será possível responder a seus questionamentos e deixá-lo mais seguro.
( X ) Elogiar sua capacidade de comunicação, de forma que ele se sinta especial e dar ênfase à inovação e a grandes projetos. Importante registrar os acordos firmados, já que o negociador com esse perfil é considerado pouco organizado.
( ) Deixar claro os benefícios que sua equipe poderá obter com a negociação, já que para esse perfil possui como característica marcante a boa convivência social e o trabalho em equipe.
5-A avaliação é muito importante para que o negociador possa corrigir possíveis erros em uma próxima negociação. Quais as ações que devem ser tomadas na avaliação do processo de negociação, visando à otimização dos processos?
I- Definir parâmetros para a implantação do que foi negociado. ERRADA
II- Comparar os objetivos traçados com o que foi realizado na negociação. CORRETA
III- Determinar os prazos e as condições de negociação. ERRADA
IV- Analisar as concessões realizadas e suas consequências ao processo. CORRETA
V- Realizar notas e observações para as próximas negociações. CORRETA
6-A ética é indispensável ao bom processo de negociação. Ela diz respeito aos padrões sociais amplamente aceitos sobre o que é certo ou errado em determinadas situações. Com relação aos critérios éticos de um negociador, analise as sentenças a seguir:
I- Adianta-se no diálogo e finaliza a sentença pelo opositor. ERRADA
II- Age com convicção e assertividade. CORRETA
III- Estabelece um relacionamento pessoal e customiza a proposta de acordo com as necessidades do cliente. CORRETA
IV- Não presta atenção no processo, distraindo-se enquanto o outro fala. ERRADA
V- Supera as expectativas do opositor e mantém contato após a negociação. CORRETA
7-Mesmo sem uma estrutura rígida, a observação de algumas etapas do processo de negociação auxilia sua estruturação. Uma dessas etapas é a preparação, que ocorre antes da negociação. Com relação a essa etapa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Cria-se um clima de abertura, diminuindo a tensão dos envolvidos.
( V ) Define-se os objetivos desejáveis e as metas possíveis de se alcançar durante o processo.
( V ) Simula-se a negociação como um todo, a fim de antecipar as estratégias dos demais envolvidos.
( F ) Supera-se os impasses do processo, efetuando as concessões planejadas.
8-O fechamento é uma etapa que depende das demais etapas do processo de negociação, pois se passadas pela preparação, abertura, exploração, proposta e esclarecimentos finais, o fechamento poderá ocorrer de forma natural. Neste momento, o negociador terá que enfatizar ainda alguns benefícios e, para isso, ele deve se por diante de alguns comportamentos. Sobre esses comportamentos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Ficar atento às perspectivas do cliente, fazendo as perguntas finais para o fechamento, como "qual a melhor forma de pagamento que o agrada".
( ) Fazer perguntas negativas como "para que o senhor deseja esse produto?" Fará com que o cliente compre imediatamente o produto.
( ) Em caso de dúvidas do cliente na hora do fechamento, é importante que o negociador aumente suas preocupações para que ele saiba o que está comprando.
( ) Para que o cliente não se sinta forçado no momento do fechamento, é importante deixar para finalizar a negociação no dia seguinte.
9-O processo de negociação apresenta-se dividido em etapas a se realizarem antes, durante e após o processo de negociação. Com relação a essa divisão, na etapa de preparação é preciso:
I- Efetuar as concessões possíveis. ERRADA
II- Prever eventuais conflitos e alternativas para solucioná-los. CORRETA
III- Desenvolver um ambiente descontraído. ERRADA
IV- Planejar as concessões possíveis. CORRETA
V- Emitir o sinal de aceitação do processo. ERRADA
10-Durante um processo de negociação, é possível ter contato com pessoas que possuem perfis extremamente diferenciados. Os profissionais dessa área tendem a possuir características marcantes que podem determinar o andamento de uma negociação. Sobre as principais características do negociador persuasivo, analise as sentenças a seguir:
I- Impaciente, acaba impondo sua posição e ameaçando os demais envolvidos. ERRADA
II- Sua comunicação é clara e objetiva, entusiasmando as pessoas. CORRETA
III- Tem comportamento inofensivo diante dos conflitos. ERRADA
IV- Sua impulsividade pode passar a impressão de incredibilidade. CORRETA
V- Autoestima elevado, adora ser elogiado. CORRETA
11-Manter a etiqueta profissional é um comportamento que, às vezes, pode gerar desconforto para muitos profissionais, pois cada profissão exige posturas diferenciadas.
Para os profissionais estarem preparados, é necessário que saibam as regras de etiqueta que regem a organização apresentada a cada profissão. A educação faz parte de toda e qualquer regra de etiqueta. Com relação à postura profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O relacionamento interpessoal faz parte de uma postura profissional com um diferencial competitivo.
( V ) O cumprimento dos prazos e horários é fundamental para que as organizações considerem postura adequada.
( F ) Atender aos telefonemas pessoais no local de trabalho é considerado postura adequada para as organizações.
( V ) Determinados comentários negativos nas redes sociais sobre a empresa ou colegas de trabalho podem geram conflitos. 
12-A comunicação é fundamental para que uma negociação se realize, e, quando a comunicação acontece de forma clara e objetiva, o resultado da negociação tende a ser favorável para todas as partes envolvidas. Sendo assim, a comunicação é caracterizada por alguns conceitos, sendo um deles o conceito biológico. Com relação a esse conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Comunicar é uma necessidade do ser humano; sendo assim, as demais espécies também têm as mesmas necessidades que o ser humano quanto à comunicação.
( V ) Diz respeito ao sistema nervoso, como a comunicação expressa as reações do nosso sistema nervoso e do nosso sistema sensorial.
( V ) Entrando em nosso sistema neurológico, a comunicação segue alguns passos, primeiro captamos as informações, as retemos, depois as organizamos e enviamos a mensagem.
( F ) Comunicar é um processo estritamente do sistema neurológico, os fatores emocionais não interferem no ato de se comunicar, o que torna a comunicação mais simples.
13-Em uma negociação, é muito importante expressarmos nosso ponto de vista sobre o assunto em debate, mas precisamos estar abertos a ouvir todas as ideias que são compartilhadas no processo. E para que uma ideia seja acatada por todos, é necessário agir com persuasão. A persuasão é um dos métodos mais importantes para o fechamento do processo de negociação. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A persuasão é o processo de convencer as pessoas envolvidas na negociação a entrarem em um senso comum em determinada ideia para que a negociação tenha fim.
( F ) A persuasão é um processo de imposição das ideias pelos negociadores, a fim de fechar a negociação.
( F ) A persuasão é uma ferramenta que os negociadores utilizam para coagir os demais participantes do processo a acatar a sua ideia.
( V ) A persuasão é um processo no qual os negociadores influenciam os demais negociadores, a fim de entrarem em consenso para que a negociação tenha um resultado de ganha/ganha.
14-A percepção é um elemento essencial no processo de negociação. Dizem os estudiosos que é o primeiro processo de entendimento dentro da negociação. Sobre esse elemento, analise as sentenças a seguir:
I- Refere-se à ação de perceber. CORRETA
II- Gera informações essenciais sobre o opositor. CORRETA
III- Permite captar informações relevantes através dos sentidos. CORRETA
IV- Impede a interpretação de sinais emitidos pelo opositor. ERRADA
V- É considerado fator bloqueador da comunicação. ERRADA
15-Para que uma negociação seja realizada com sucesso, é necessário que a comunicação seja feita com muita clareza. A comunicação é um processo complexo, que pode ser facilmente prejudicado se houver qualquer tipo de ruído que impeça a comunicação de forma correta. Existem algumas características da comunicação que devem ser analisadas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O processo de comunicação se dá por meio verbal, por meio de sinais, de forma escrita e deve ser realizado de forma clara e objetiva para que seja de entendimento de todos.
( F ) O processo de comunicação no qual fazemos parte, seja ele em uma reunião ou em uma conversa informal, dá-se somente quando recebemos as mensagens.
( V ) O processo de comunicação se dá a todo o tempo, estamos sempre emitindo e recebendo mensagens, sejam elas para pessoas em particular ou para grandes grupos.
( F ) O processo de comunicação só se dá por completo quando terminamos de emitir toda a mensagem que estamos propostos a compartilhar.
16-O processo de negociação vai além das reuniões dentro das empresas ou dentro das nossas casas. A negociação pode ser em níveis internacionais, e para que as negociações entre países sejam realizadas com sucesso, é preciso conhecer um pouco a cultura do país com o qual estamos negociando. Tomemos os Estados Unidos como exemplo. É importante conhecer como eles se comunicam, os estilos de apresentação, como se vestem, costumes e comportamentos. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O estilo de comunicação dos americanos é sem rodeios, são sinceros e querem resolver logo as situações, o que para nós, brasileiros, não é comum.
( F ) Os americanos não são muito preocupados com horários, o que facilita muito as negociações.
( V ) Em público, gostam de lugares com espaço para se movimentar, e agem com calma ao ter que esperar em filas para realizar alguma atividade.
( V ) Os americanos costumam se vestir de modo mais formal e, às vezes, gostam de uma roupa mais confortável.
17-A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer comunidade. No entanto, conceitua-se comunicação como etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico, cada um desses conceitos com suas especificidades de como saber se comunicar, sendo por meio de sentimentos, linguagem, troca de experiências entre as pessoas, entre outros. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I- Conceito pedagógico é a comunicação cujo conceito é histórico, em que funcionam processos contraditórios. ERRADA
II- Conceito sociológico é a comunicação que envolve pessoas, integrando-as à organização social. CORRETA
III- Conceito antropológico é a comunicação que faz análise por meio do veículo de transmissão de cultura. CORRETA
IV- Conceito biológico é a comunicação em que a linguagem é o fator que demonstra o sistema nervoso. CORRETA
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2016.
18-Líderes que se destacam perante os demais dentro das organizações possuem a característica de identificar gestos e movimentos do corpo humano, que são chamados de cinésia. Sobre a cinésia, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Método da experiência de somente ouvir o outro negociador.
( ) Análise que serve para reter informações importantes sobre a negociação.
( X ) Sinais que o ser humano transmite no decorrer de uma negociação, usados para identificar se a negociação está tendo sucesso. Dessa maneira, é possível saber o que o outro está pensando, dando chances para que você consiga se posicionar e se destacar nessa negociação.
( ) Método de estudo que analisa as distâncias entre as pessoas dentro de uma negociação.
19-A negociação é o processo de discussão que busca a melhor alternativa para a solução de uma divergência. Para que isso realmente ocorra, é necessária uma boa comunicação. Existem seis conceitos nos quais a comunicação se baseia. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Etimológico – conceito de comunicação baseado no individualismo, mantendo isolados os pensamentos.
( V ) Biológico – conceito de comunicação que é associado ao sistema sensorial das pessoas.
( V ) Histórico – conceito de comunicação que é baseado na colaboração, buscando a estabilidade da comunidade.
( V ) Sociológico – conceito de comunicação no qual a função é atuar mutuamente, respeitando uns aos outros.
( V ) Antropológico – conceito de comunicação baseado na troca de cultura entre os indivíduos.
20-Com relação à etiqueta, os comportamentos divergiam nas culturas de alguns países. Essas culturas
devem ser estudadas pelos negociadores para poder posicionar corretamente. Por exemplo: a pontualidade, no Brasil, somos acostumados ao atraso, já no Japão chegar atrasado demonstra falta de etiqueta profissional, podendo assim perder um bom negócio. Sobre a etiqueta profissional, analise as sentenças a seguir:
I- A etiqueta profissional é considerada fator essencial para obter um bom negócio, o conhecimento dos fatos é fundamental. CORRETA
II- Seguir a regra da etiqueta profissional é fundamental para obter uma relação social sólida entre os demais profissionais. CORRETA
III- O cumprimento é educação, ser cordial a todos torna o ambiente de trabalho saudável e harmonioso. CORRETA
IV- O relacionamento íntimo dentro das organizações faz parte do relacionamento interpessoal, mantendo a etiqueta profissional. ERRADA
21-Persuasão é um dos elementos da comunicação muito importante em processos de negociação. É um dos principais atributos dos grandes líderes. Por meio desse elemento é possível:
( ) Eliminar as dúvidas com relação ao processo de negociação.
( X ) Convencer a outra parte de seus argumentos.
( ) Fechar negociações de alta complexidade.
( ) Obter respostas a respeito dos envolvidos e suas necessidades.
22-A negociação é um processo em que as partes envolvidas discutem propostas com o objetivo de alcançar um acordo ou forma de agrupar ideias distantes e divergentes em um resultado bom para ambas as partes. Sobre os princípios de negociação, analise as sentenças a seguir:
I- Busca por soluções de conflitos de forma positiva para todos os envolvidos. CORRETA
II- Tomada de decisão antecipada. ERRADA
III- Realização de um planejamento adequado do processo. CORRETA
IV- Inflexibilidade de opinião/posição. ERRADA
23-Comunicar-se corretamente, com clareza, com objetividade, é um desafio para muitos profissionais, pois as pessoas muitas vezes ouvem o que querem, e falam o que não é necessário, refletindo no processo de negociação. Neste caso, as organizações tendem a optar por capacitações internas, principalmente para os cargos que envolvem diretamente clientes ou processos de negociação. Sobre as formas de se comunicar, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Comunicação verbal.
II- Comunicação não verbal.
III- Comunicação assertiva.
IV- Comunicação oral.
( I ) Somos emissores dessa comunicação, abrangendo a comunicação escrita e oral.
( III ) Essa comunicação é adequadamente direta, aberta, sincera e objetiva, facilitando o relacionamento interpessoal.
( IV ) Comunicação em que está presente o emissor e o receptor, por ser uma comunicação presencial.
( II ) Comunicação feita por meio de gestos, sinais, códigos, expressões corporais e faciais.
24-O processo de negociação faz parte do nosso cotidiano e seu conceito possui uma grande amplitude. É fundamental saber o conceito da técnica, para que possamos obter sucesso na aplicabilidade da mesma. Diante do exposto, são conceitos de negociação:
I- Interação verbal em que as partes argumentam com o objetivo de alcançar um acordo. CORRETA
II- Processo em que atores com interesses convergentes determinam um problema a ser resolvido. ERRADA
III- Processo que busca solucionar divergências através da conversação. CORRETA
IV- Utilização de informações através de táticas e estratégias, visando à superação de conflitos. CORRETA
25-Certamente passamos por vários processos de negociação em nosso cotidiano, mesmo sem percebermos, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. É importante que esses processos de negociação tenham resultados favoráveis para ambas as partes envolvidas. A negociação em si tem algumas características importantes. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de negociação é um processo que exige preparo de ambas as partes, com relação aos resultados positivos e negativos, e as estratégias que devem ser utilizadas para manter o nível de tensão controlada. CORRETA
II- O processo de negociação deve ser um processo de resultado positivo para ambos os envolvidos, deve ser um processo de convencimento da parte contrária e não impor opiniões. CORRETA
III- O processo de negociação é um processo em que há um acordo de ideias, em que todos saem com a sensação de que tiveram a chance de colocar seu ponto de vista sobre o tema em questão. CORRETA
IV- O processo de negociação é um processo no qual as ideias são impostas somente por uma das partes, em que todos saem com o sentimento de dever cumprido. ERRADA
26-Para que a negociação seja realizada com sucesso, é necessário que as partes envolvidas estejam prontas tanto para expor o seu lado da negociação quanto para escutar a parte contrária, pois só desta maneira é possível chegarmos a um acordo favorável. Para solucionar várias divergências, sejam elas de pequeno ou de grande impacto, usamos a negociação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para que grandes conflitos de nível mundial tenham um fim, é necessário que o processo de negociação seja um processo de imposição de ideias. ERRADA
II- Para que grandes empresas tivessem alguma chance de evitar a falência, o processo de negociação é de extrema importância. CORRETA
III- Para que as paralisações dos funcionários de companhias privadas tenham fim, são necessárias horas de negociação, e o resultado deveria ser positivo para todos os envolvidos. CORRETA
IV- Para que grandes empresas negociem o pagamento das suas pendências financeiras depois da falência, fazendo com que todos aceitem as propostas da empresa, é necessário um bom processo de negociação. ERRADA
27-Cinésia são gestos e movimentos do nosso próprio corpo. Bons negociadores são aqueles que conseguem captar através dos sinais o que o corpo do outro negociador remete. Referente ao termo cinésia, usado no processo de comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F as falsas:
( V ) Os avisos que as pessoas transmitem em uma negociação, tais como: evitar olhar fixamente em seus olhos ou mesmo esconder os lábios com as mãos, são sinais de que o negociador está inseguro perante a situação.
( V ) Os gestos e movimentos que desenvolvemos ao logo da negociação podem ser voluntários ou involuntários.
( F ) Ação de unir/separar os indivíduos no ato da comunicação é um termo que descreve esse processo de espaço que existe no relacionamento pessoal.
( F ) É um espaço criado dentro da comunicação que sofre influências com características emocionais.
28-O sucesso em um processo de negociação depende de uma série de fatores que podem ser determinados previamente; assim é possível definir alternativas para contornar possíveis objeções. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de negociação:
( X ) Negociação é uma ação conjunta que busca através da racionalidade um acordo positivo para as partes envolvidas, a fim de atender às suas necessidades e/ou desejos.
( ) A negociação visa à satisfação do opositor e, para que isso aconteça, é necessário que sejam feitas todas as concessões que ele solicitar.
( ) A negociação é um processo que busca um acordo entre os envolvidos de forma irracional, através de argumentos desenvolvidos previamente através de um planejamento adequado.
( ) Negociação é uma ação emotiva que busca atender aos desejos dos envolvidos através de estratégias que possam prejudicar o opositor e facilitar o alcance do objetivo.
29-A flexibilidade é a capacidade de levar em consideração as necessidades e ideias do opositor no processo de negociação. Pessoas que a utilizam geralmente têm sucesso nas negociações. O que significa ser um negociador flexível?
( ) Ceder aos desejos do opositor em todas as situações durante o processo de negociação.
( ) Considerar as objeções como obstáculos e não se sujeitar a mudanças.
( ) Convencer o opositor a atender a todas as suas exigências do processo de negociação.
( X ) Ter conhecimento do momento adequado para flexibilizar seu posicionamento no
processo de negociação.
30-Reuniões nada mais são do que encontros em que pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Utilizamos as reuniões para negociarmos algo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião exploratória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Nesse tipo de reunião, é necessário uma pauta detalhada do que será discutido e que seja disponibilizada antecipadamente, a fim de que os participantes consigam levar material para ajudar na resolução do problema a ser debatido.
( V ) É interessante existir um mediador para que a reunião não vire uma bagunça.
( F ) É necessário haver material de apoio para ser exposto em flip-chart ou projeto multimídia.
( V ) A disposição da sala influi no desenrolar da reunião, necessariamente as pessoas devem estar sentadas em círculo, para que a comunicação flua naturalmente.
31-Ao identificar o perfil de seu opositor durante uma negociação, o negociador poderá obter vantagens para conduzir o processo e facilitar a tomada de decisão. Dessa forma, aumentam-se as chances de se atingir um resultado positivo. Quais são as características de um negociador que possui o perfil mediador?
( ) Adora ser elogiado publicamente, mas fica extremamente agitado sob pressão.
( ) Coerente, decidido e persistente, busca resultados efetivos em suas negociações.
( X ) Preocupado com as pessoas, finge concordância quando está sob pressão.
( ) Indeciso e perfeccionista, evita discussões quando está sob pressão.
32-Geralmente, as negociações empresariais são definidas por meio de reuniões. Para isso, são convidados os profissionais da área especializada pelo processo de negociações. São observados alguns tipos de participantes nessas reuniões, como o introvertido, que participa pouco da reunião; por isso o gestor deve questioná-lo para saber sua opinião ou sugestão. Com relação aos tipos de participantes, analise as afirmativas a seguir:
I- Pessimista: discorda de todas as questões citadas na reunião, sua fragilidade é a negatividade. CORRETA
II- Profundo conhecedor: está sempre presente nas reuniões apenas de corpo com a cabeça em outro lugar. ERRADA
III- Questionador: testa o conhecimento do gestor autor da reunião por ser curioso. CORRETA
IV- Apressado: critica os assuntos por não serem objetivos, demonstrando sua falta de paciência. CORRETA
33-Características diferenciadas resultam em diferentes perfis dos negociadores. O negociador classificado como mediador está sempre procurando agradar as pessoas ao seu redor e tem grande dificuldade em dizer ?não?. Com relação às características positivas mais marcantes de um negociador mediador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não possui a necessidade do fator motivacional para produzir.
( V ) É um profissional que possui facilidade de relacionamento.
( V ) Sempre procura uma solução diplomática para a resolução de um conflito.
( F ) É extremamente organizado em suas tarefas periódicas e ocasionais.
34-Entre os diversos perfis de negociador, há o negociador analítico. Esse tipo de negociador é detalhista e dificilmente aceita a opinião de seu opositor. Com relação às principais características positivas de um negociador analítico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Extremamente conservador e cuidadoso em suas negociações.
( F ) É rápido e objetivo nos processos de tomada de decisão.
( V ) Muito organizado, segue todas as etapas do processo de forma lógica.
( V ) Trata as atividades solicitadas com muita seriedade.
35-A adoção de princípios éticos pelos negociadores é necessidade incondicional para firmar negócios duradouros, trazendo confiança ao profissional e facilitando sua aceitação pelo opositor. Como se caracteriza a credibilidade desse tipo de profissional?
( X ) A credibilidade do profissional é caracterizada pela ausência de manipulação das situações, utilizando a coerência e passando a imagem de quem é correto.
( ) A credibilidade do profissional é caracterizada pelo uso de informações falsificadas para consolidar parcerias de interesse único do negociador.
( ) A credibilidade do profissional se caracteriza pelo uso de convicções próprias, definindo uma posição radical com relação ao oponente.
( ) A credibilidade do profissional se caracteriza pelo uso do poder disponível para estruturar alianças e parcerias centralizadas em interesses próprios.
36-Negociar nada mais é do que fazer concessões. E para que tenhamos sucesso nessa tarefa que utilizamos em nosso dia a dia, é interessante que conheçamos determinadas táticas necessárias dentro de um processo de negociação. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Saber vencer os impasses que surgem no decorrer da negociação é algo essencial para a obtenção do sucesso no processo.
( V ) Conhecer a pessoa com quem você negociará é essencial para que possamos preparar a negociação com argumentos à altura de quem estamos negociando.
( F ) Ao primeiro sinal de fracasso dentro de uma negociação, a melhor estratégia é tirar o time de campo, ou seja, desistir da negociação.
( F ) Toda a negociação é baseada em fórmulas que jamais devem ser modificadas no decorrer da negociação.
37-A persuasão é um dos elementos da negociação, geralmente é um atributo utilizado por grandes líderes, ou seja, é uma ferramenta largamente utilizada e extremamente eficiente dentro das negociações. Sobre esse elemento, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado ao poder de convencimento dos envolvidos no processo. CORRETA
II- Refere-se à ação de perceber. ERRADA
III- Permite convencer os demais envolvidos para se chegar a um consenso. CORRETA
IV- Obriga os demais envolvidos a aceitar as condições impostas. ERRADA
V- É parte da argumentação do negociador. CORRETA 
38-No mundo altamente globalizado, é comum a realização de negociações com pessoas de outros países. Mesmo com a facilidade encontrada para realizar este tipo de transição, atualmente é necessário tomar alguns cuidados com relação à cultura existente nos mais diversos países. Imagine que você vá realizar uma negociação em outro país, qual deveria ser a sua primeira ação?
( ) Evitar o contato direto e convencer a outra parte de seus argumentos.
( ) Aceitar os argumentos da outra parte sem fazer objeções.
( ) Determinar seu objetivo e não abrir concessões.
( X ) Informar-se sobre os costumes locais para evitar gafes.
39-A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer comunidade. No entanto, conceitua-se comunicação como etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico, cada um desses conceitos com suas especificidades de como saber se comunicar, sendo por meio de sentimentos, linguagem, troca de experiências entre as pessoas, entre outros. De acordo com esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-319.htm>. Acesso em: 26 jul. 2016.
( ) No conceito biológico, comunicar significa participação das pessoas, atribuindo as atividades educativas.
( ) No conceito biológico, comunicar significa até onde o homem pode chegar, qual a direção ao futuro.
( ) No conceito etimológico, comunicar significa contribuir com as atividades educativas para as novas gerações.
( X ) No conceito etimológico, comunicar significa participação das pessoas, além das trocas de informações e de ideias.
40-Um dos componentes fundamentais da negociação é a comunicação. Ao tratarmos de comunicação, temos a percepção de que é um tema simples de ser trabalhado, mas um processo de comunicação com ruídos e falas em uma negociação pode gerar resultados negativos. Com isso, é necessário sabermos como se dá o processo de comunicação, e, para que a comunicação traga bons resultados,
existe alguns conceitos. Sobre esses conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conceito Etimológico.
II-Conceito Pedagógico.
III-Conceito Histórico.
IV-Conceito Sociológico.
( III ) Caracteriza a comunicação como ferramenta principal da evolução do ser humano e fundamental para que a espécie humana ainda exista nos dias atuais.
( I ) Caracteriza a comunicação como importante instrumento que faz como que o ser humano consiga compreender um ao outro.
( IV ) Caracteriza a comunicação como principal item para que haja interação social e para que a humanidade continue em evolução.
( II ) Caracteriza a comunicação como instrumento de ensino, sendo possível a toca de experiências, uma vez que é componente essencial para a educação.
41-O processo de negociação é dividido em etapas a se realizar antes, durante e após o processo de negociação. É importante não pular as etapas ou suprimi-las, afinal o sucesso da negociação depende dessas etapas. Observe as etapas desse processo: 
I- Ação Final. 
II- Abertura. 
III- Preparação. 
IV- Clarificação. 
V- Controle Final. 
VI- Apresentação. 
VII- Exploração. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA ordem das etapas:
( ) II - III - VI - VII - V - IV - I. 
( X ) III - II - VII - VI - IV - I - V. 
( ) I - VI - IV - V - III - II - VII. 
( ) IV - I - III - II - VII - V - VI.
42-Dentro da negociação existem duas variáveis importantes: a flexibilidade e a ingenuidade. Ser flexível não significa ser ingênuo. Afinal de contas, dentro da sociedade atual, aquele que é flexível consegue se destacar perante os demais. Sobre a flexibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Capacidade que o ser humano possui de visualizar as mudanças como oportunidade de crescimento. 
( V ) Geralmente a flexibilidade não pode ser mudada no ser humano. 
( F ) Geralmente pessoas flexíveis não costumam ouvir as pessoas e muito menos se colocam nas situações vividas pelas pessoas. 
(V ) Geralmente pessoas flexíveis têm mais sucesso em suas negociações.
43-A negociação é o processo de discussão que busca a melhor alternativa para a solução de uma divergência. Um dos princípios desse processo é a realização de um planejamento adequado. Esse planejamento tem alguns objetivos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Determinar os pontos a discutir durante a negociação. 
( F ) Observar de forma exclusiva seus objetivos finais. 
( V ) Desenvolver argumentos de apoio do processo. 
(V ) Examinar os envolvidos no processo de negociação. 
( F ) Deixar os limites e objetivos em aberto para facilitar a negociação.
44-Utilizamos as reuniões para se fazer uma negociação. Reuniões nada mais são do que encontros nos quais pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião informativa, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) É interessante utilizar ferramentas que auxiliem na explicação do assunto, como flip-chart, projetor multimídia, materiais escritos. 
( ) Nunca use exemplos reais, sempre informações fictícias. 
( ) Deixe o assunto nas entrelinhas, porque esse não é o intuito desse tipo de reunião. 
( ) Não é necessária uma preparação, somente exponha sem pensar no retorno que a informação causará.
45-Profissionais de vendas possuem diferentes formas de agir e reagir ao processo de negociação. Conhecer esses perfis ajuda a compreender o andamento do processo e a tomar decisões mais assertivas, que tornem o processo mais eficaz. Ao se deparar com um profissional que possui um perfil autocrata, qual a melhor forma de agir com ele?
( X ) Apresentar uma proposta objetiva e que traga resultados imediatos para o problema proposto, já que a objetividade é uma das características marcantes desse perfil.
( ) Por se tratar de um perfil muito organizado, é importante ter todas as informações possíveis em mãos. Dessa forma, será possível responder a seus questionamentos e deixá-lo mais seguro.
( ) Marcar a reunião para o final do período, já que esse tipo de negociador exige tempo e paciência de seu opositor. É importante deixar claro os benefícios sociais que se podem obter com a decisão a ser tomada.
( ) Focar nos detalhes do processo para transmitir maior segurança ao opositor, evitando muita euforia durante a negociação, para que ele não se sinta pressionado.
46-Reuniões nada mais são do que encontros em que pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Utilizamos as reuniões para negociarmos algo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião deliberativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É interessante que o grupo não seja grande; caso isso aconteça, faz-se necessário uma divisão para que a troca de informações seja mais acertada.
( V ) A equipe que participa da reunião é que decide qual decisão deverá ser tomada sobre o assunto em questão.
( F ) Como não há troca de informações nesse tipo de reunião, não é interessante estimular a equipe a participar ativamente.
( V ) Na maioria das vezes, a pessoa com autoridade de decisão participa desse tipo de reunião.
47-Sabemos que dentro de um processo de negociação, uma das partes terá de renunciar; caso contrário nunca chegarão a um acordo final. Na maioria das vezes, essas concessões acontecem progressivamente, pois a negociação é boa quando ambas as partes conseguem chegar ao objetivo desejado. Analise as sentenças a seguir:
I- Concessões não são feitas somente baseadas em dinheiro; em certas negociações o que vale mais é o status, a atenção, o carinho. CORRETA
II- Concessões devem ser de valor baixo, se você está vendendo; e de valor alto, se você está comprando. ERRADA
III- Concessões bem sucedidas têm sucesso quando o negociador é arrogante. ERRADA
IV- Concessões devem ser feitas, mesmo que o outro lado não solicite. ERRADA
48-Em um processo de negociação, tão importante quanto o conteúdo da mensagem transmitida é a forma como ela é passada. Assim, a comunicação assertiva passa a ser determinante ao sucesso da negociação. Sobre a comunicação assertiva, pode-se afirmar que: 
I- Manipula os envolvidos através de opiniões próprias. ERRADA
II- Refere-se à forma de transmitir a mensagem. CORRETA
III- É uma comunicação direta e objetiva. CORRETA
IV- Restringe-se ao relato de fatos, sem julgamentos. CORRETA
V- Manifesta unicamente a opinião pessoal do locutor. ERRADA
49-Alguns critérios do processo de negociação são determinantes para o posicionamento ético do negociador. Alguns processos são considerados benéficos para ambas as partes envolvidas no processo. Essas negociações são denominadas Ganha/Ganha e possuem os seguintes critérios: 
I- Possuir regras claras para ambas as partes com relação à tomada de decisão. CORRETA
II- São transmitidas informações falsificadas durante o processo. ERRADA
III- Possuir finalidades confusas. ERRADA
IV- Destacar as pessoas dos problemas que surgem durante o processo. CORRETA
50-A timidez pode ser considerada um fator bloqueador da comunicação e pode ser prejudicial ao processo de negociação. Dentro do ambiente globalizado, temos de aprender a conviver com a timidez e existem certas atividades que facilitam essa tarefa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta atividades que possam melhorar esse aspecto para pessoas que sofrem com esse fator bloqueador: 
( ) Trancar-se em um quarto para concentrar-se em tudo o que poderá dar errado e fazer teatro. 
( X ) Participar de atividades em grupo, planejar a fala e ser otimista. 
( ) Planejar apresentações, antecipar as objeções e evitar o contato com pessoas diferentes. 
( ) Ouvir músicas lentas, evitar discussões e pensar nos possíveis erros que poderá cometer. 
51-No mundo altamente globalizado,
é comum a realização de negociações com pessoas de outros países. Mesmo com a facilidade encontrada para realizar este tipo de transição, atualmente é necessário tomar alguns cuidados com relação à cultura existente nos mais diversos países. Imagine que você vá realizar uma negociação em outro país, qual deveria ser a sua primeira ação? 
( ) Determinar seu objetivo e não abrir concessões. 
( ) Aceitar os argumentos da outra parte sem fazer objeções. 
( X ) Informar-se sobre os costumes locais para evitar gafes. 
( ) Evitar o contato direto e convencer a outra parte de seus argumentos.
52-Dentro da negociação existem duas variáveis importantes: a flexibilidade e a ingenuidade. Ser flexível não significa ser ingênuo. Afinal de contas, dentro da sociedade atual, aquele que é flexível consegue se destacar perante os demais. Sobre a ingenuidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Geralmente pessoas ingênuas têm dificuldade de se destacar no mercado atual e competitivo.
( V ) Geralmente pessoa ingênuas não têm sucesso dentro de uma negociação, pois não possuem um treinamento adequado para enfrentar determinada situação.
( V ) Geralmente pessoas ingênuas em uma negociação têm a tendência de conceder mais do que realmente é necessário.
( F ) Geralmente pessoas ingênuas nas negociações significam competência.
53-Muitas vezes, dentro das reuniões, deparamo-nos com diversos tipos de participantes. Saber identificá-los é importante e necessário para que possamos aprender a lidar com as situações impostas por eles. Quanto mais soubermos sobre os participantes, maior sucesso teremos no objetivo traçado. Sobre os tipos de participantes em reuniões, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Distraído.
II-Irônico.
III-Desinteressado.
IV-Questionador.
V-Humorista.
VI-Apressado.
( VI ) Geralmente tenta correr com tudo que é colocado na reunião, impaciente.
( I ) Geralmente tem aquela aparência de que somente estão de corpo na reunião, pois o pensamento anda vagando sabe-se lá por onde.
( II ) Geralmente trata as pessoas com desdém e impõe suas ideias, sempre menosprezando as pessoas da equipe.
( III ) Geralmente levanta assuntos não relacionados à reunião, pois tenta desviar o foco o tempo todo.
( IV ) Geralmente coloca em jogo o conhecimento do coordenador da reunião, tentando medir poder, por ser curioso ou por não dominar o assunto.
( V ) Geralmente leva tudo para o lado irônico, faz piada de tudo, prejudicando o desenrolar da reunião.
54-Os profissionais de negociação possuem características diferenciadas e se encaixam em perfis diversos. O negociador autocrata tem dificuldade de conviver com as diferenças individuais e de trabalhar em equipe, agindo sempre sozinho. Sobre as principais características do negociador autocrata, analise as sentenças a seguir:
I-Extremamente impaciente, não gosta de perder tempo. CORRETA
II-É um profissional com facilidade de socialização. ERRADA
III-Toma as decisões de forma rápida e objetiva. CORRETA
IV-É extremamente desorganizado em suas tarefas periódicas e ocasionais. ERRADA
55-Reuniões nada mais são do que encontros em que pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Utilizamos as reuniões para negociarmos algo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião deliberativa, analise as sentenças a seguir:
I-O grupo é que decide os conteúdos pautados na reunião. CORRETA
II-Geralmente todos participam, opinando e contribuindo para a resolução do problema ou tema. CORRETA
III-Quanto mais pessoas na reunião melhor, para que se chegue a uma resolução mais rapidamente. ERRADA
IV-Geralmente a pessoa com autoridade de decisão participa desse tipo de reunião. CORRETA
56-Aprender com o passado é um dos processos que envolvem a preparação do processo de negociação, ou seja, usar a experiência anterior, sendo ela acertos ou erros ajudarão o negociador a identificar novos contatos e saber suprir a necessidade do consumidor. Para isso, é importante que o negociador busque constantemente todas as informações, sendo ela foco do sucesso profissional. Sobre a preparação para o processo de negociação, analise as sentenças a seguir:
I-É de suma importância conhecer o perfil do outro negociador que está no pário de uma negociação. CORRETA
II-A antipatia e a indiferença com o cliente é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma negociação. ERRADA
III-Identificar o perfil do consumidor é o único processo que faz um negociador alcançar o sucesso. ERRADA
IV-Na preparação, aprender com o passado é voltar a usar os pontos fracos para o insucesso de um negociador. ERRADA
57-As diferentes características pessoais dos indivíduos resultam em diferentes perfis de negociadores. O conhecimento das principais características desses profissionais auxilia o entendimento das ações efetuadas e o andamento do processo como um todo. Com relação aos tipos de negociadores em momentos de tensão, analise as afirmativas a seguir:
I-Persuasivo, possui postura mais radical, podendo ameaçar o opositor nos momentos de tensão.
II-Mediador, possui grande preocupação com o sentimento das pessoas, mas sob pressão poderá fingir concordância ou simplesmente não se manifestar.
III-Analítico, gosta de ser elogiado, mas apesar de entusiasmado pode ser considerado impulsivo e inconstante.
IV-Autocrático, procura manter os conflitos, tirando proveito da situação para que as pessoas sejam competitivas no momento de tensão.
CANCELADA
58- As diferentes características pessoais dos indivíduos resultam em diferentes perfis de negociadores. O conhecimento das principais características desses profissionais auxilia o entendimento das ações efetuadas e o andamento do processo como um todo. Com relação aos tipos de negociadores em momentos de tensão, analise as afirmativas a seguir:
I-Persuasivo.
II-Mediador.
III-Analítico.
IV-Autocrático.
( III ) Procura evitar conflitos, ficando calado ou até mesmo retirando-se do ambiente no momento de tensão.
( II ) Possui grande preocupação com o sentimento das pessoas, mas sob pressão poderá fingir concordância ou simplesmente não se manifestar.
( IV ) Possui postura mais radical, podendo ameaçar o opositor nos momentos de tensão.
( I ) Gosta de ser elogiado, mas apesar de entusiasmado pode ser considerado impulsivo e inconstante.
59-Em determinadas situações dentro de uma negociação, chega-se a um impasse. É nessa hora que identificamos o bom negociador, ou seja, aquele que conseguirá, através de certos passos, superar essa situação, atingindo o sucesso ao final da negociação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Verifica-se se o impasse não está sendo levado para o lado pessoal; caso seja necessário, troca-se a parte causadora da situação. CORRETA
II-Revida tudo o que for rebatido contra ele, fazendo com que o mesmo se destaque na negociação. ERRADA
III-Enfatiza que quer encerrar a negociação naquele momento, hora ou dia, ou seja, somente sai dela com a situação finalizada. ERRADA
IV-Nunca se coloca no lugar do opositor, quanto menos perguntar melhor. ERRADA
60-O fechamento é uma atividade do processo. Nela são definidos acordos que são essenciais tanto para o cliente quanto para o fornecedor. Certos pontos devem ser analisados, a fim de que o contrato seja cumprido. Quais são eles?
( ) As informações necessárias para a tomada de decisão.
( ) As necessidades do opositor com relação ao produto ofertado.
( ) Os custos e as características do produto negociado.
( X ) Os custos e as condições da negociação.
61-A mediação é uma ferramenta que pode auxiliar na resolução de conflitos. Ela geralmente é utilizada quando parece não haver forma de acordo entre os envolvidos que geraram o conflito. Sobre a mediação, analise as sentenças a seguir:
I-Forma consensual de resolução de controvérsias através de diálogos e da valorização
de pessoas e ideias. CORRETA
II-Participação de um terceiro imparcial que auxilia na busca de alternativas boas para todos os envolvidos. CORRETA
III-Ignora as necessidades de uma parte dos envolvidos exaltando apenas um dos negociadores. ERRADA
IV-Uma terceira pessoa é contrata para defender os interesses de um lado dos envolvidos. ERRADA
V-Busca uma alternativa que privilegie todos os envolvidos, visando a parceria futuras. CORRETA
62-Em meio aos diversos conceitos de conflitos são direcionadas as adaptações de mudanças, sejam elas em qualquer situação. No entanto, busca-se entender que o conflito organizacional acontece em grupos, nos ambientes e com indivíduos. Todavia, existem conceitos que visam a algumas abordagens relevantes aos conflitos, apresentados por meio da visão tradicional, das relações humanas e a visão interacionista. De acordo com a visão tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Essa visão determina que o conflito é uma forma de ver as coisas positivas e que tem como resultado eficaz em toda a negociação.
( ) Essa visão trata o conflito como algo natural e que todos devem fazer parte desse contexto para poder aprender a negociar.
( X ) Essa visão traz consigo pareceres de que todo conflito apresenta algo negativo, e que as falhas eram da comunicação e dos líderes envolvidos na gestão.
( ) Essa visão traz o conceito de que todo conflito é gerado por força positiva e que seria comum entre o grupo de pessoas envolvidas.
63-As pessoas possuem diferentes formas de tratar os conflitos que surgem durante processos de negociação. Conhecer os tipos de conflitos ajudará na escolha da forma mais certa de resolvê-los. Um dos estilos é o condescendente. Sobre este estilo, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) É o oposto do dominador, dá poder e valor aos outros para que se sintam confiantes e seguros.
( ) Negligencia a necessidade dos outros na busca por uma solução rápida e eficaz.
( ) É o oposto do colaborador, não dando muito valor aos outros ou a si mesmo.
( ) Estimula o raciocínio criativo, desenvolvendo alternativas aos problemas encontrados, a fim de agradar todos os interessados.
64-A administração de conflitos é essencial ao bom andamento dos processos de negociação. Há três formas básicas de gestão de conflitos. Sobre essas formas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Intervenção estrutural.
II- Intervenção de processo.
III- Intervenção mista.
( I ) É necessária quando o conflito surge de percepções geradas a partir de condições prévias ao processo de negociação, sendo necessária a intervenção que modifique essas condições.
( III ) Os conflitos surgem a partir de causas reais e emocionais, mesclando os reais motivos, necessitando ações efetivas de intervenção.
( II ) O conflito surge durante o processo, a partir de causas emocionais, sendo necessário modificar o processo e conduzir o comportamento dos envolvidos.
65-As pessoas possuem características diversas que refletem diretamente na condução de um processo de negociação. Saber identificar os estilos de cada envolvido no processo pode facilitar o andamento do processo. Dessa forma, podemos afirmar que são características de indivíduos que possuem um estilo colaborador:
I- Grande criatividade, pois procura desenvolver alternativas diversas para a solução de problemas complexos. CORRETA
II- Minimiza seus desejos, procurando agradar os demais envolvidos no processo. ERRADA
III- Procura envolver todos os interessados na busca por uma solução que agrade todos. CORRETA
IV- Paciência para ouvir todos os interessados e buscar a melhor solução dos envolvidos. CORRETA
V- Dá poder aos demais envolvidos para que se sintam confiantes e seguros no processo. ERRADA
66-A administração de conflitos é apresentada por meio de cinco estilos de conflitos diferentes. Esses estilos ainda são divididas por duas fases: a preocupação com os outros e a preocupação com si mesmo. Sobre os cinco estilos de conflitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Colaborador.
II- Condescendente.
III- Dominador.
IV- Despreocupado.
( IV ) Estilo que gera pouco resultado positivo nas negociações, pois ele geralmente ignora as situações.
( III ) Estilo rápido nas decisões, influencia as pessoas a resolver de acordo com as necessidades.
( I ) Estilo que apresenta comprometimento de todas as pessoas envolvidas; assim terá a eficácia nas soluções de conflitos.
( II ) Estilo que apresenta uma alta preocupação com os outros, usa a empatia a seu favor.
67-(ENADE, 2012) As negociações são uma parte crítica da dinâmica do varejo - fazemos um número cada vez maior delas todos os dias, numa velocidade crescente. Cada negociação mexe com os estoques, com a logística e com as margens. Nós nos relacionamos com cerca de 5 000 fornecedores. Por essas razões, nossas negociações precisam ser padronizadas tanto quanto possível. Não podemos deixar que cada comprador tenha uma abordagem ou um objetivo diferente, ou que meu estilo pessoal dite o do grupo. Também não podemos abrir mão da ética e da transparência - todas as condições envolvidas precisam ser absolutamente claras. Surgiu daí a decisão de criar um estilo corporativo de negociação, com base no qual estamos treinando nossos profissionais. No treinamento, mostramos que eles devem orientar-se não pelo emocional ou pela força, mas pelo planejamento. Sem planejamento, você não tem tempo para conhecer melhor quem está do outro lado e não consegue partir para a negociação munido de todas as informações necessárias. No entanto, treinar não significa criar comportamentos mecânicos. Os contextos mudam, e o negociador precisa saber escolher as ferramentas adequadas a cada caso, como se fosse um jogador de golfe selecionando o taco certo para aquela jogada.
FONTE: BETHLEM, H. A arte do aperto de mãos. Revista Exame. 22 abr. 2003. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/
revista-exame/edicoes/0790/noticias>. Acesso em: 12 jul. 2012.
Considerando as orientações descritas no texto, avalie as afirmações seguintes:
I- A criação de um estilo corporativo de negociação, na empresa descrita, pauta-se em estabelecer convicções éticas e promover treinamentos com o objetivo de fazer com que os negociadores optem por decisões racionais baseadas na identificação das questões em pauta na negociação e da priorização delas, na construção de um leque de acordos alternativos e no desenvolvimento de estratégias e táticas. ERRADA
II- A analogia entre o jogador de golfe e o negociador aponta para a ideia de que não existe um padrão ideal para se aplicar ao comportamento do negociador. No entanto, é possível estabelecer estilos que, de certo modo, resultam em encaminhamento da negociação em consonância com os valores e objetivos organizacionais. CORRETA
III- De acordo com o texto, a questão ética, priorizada pela organização descrita, foi um motivo importante para a implementação do treinamento em negociações na referida empresa. No entanto, sabe-se que é impossível promover um treinamento em ética, pois a ética de um negociador corresponde à sua ética pessoal. CORRETA
68-(ENADE, 2012) Muitos problemas de comunicação em negociação podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Para ouvir bem, você tem que ser objetivo. Isso quer dizer que você tem que entender as intenções do seu oponente, o que ficou nas entrelinhas, e não somente aquilo que você quer ouvir. A cada nova frase dele, você deve se perguntar: "Por que ele me disse aquilo? Como ele pensou que seria minha reação? Ele estava sendo honesto?", e daí por diante. Os melhores negociadores invariavelmente são os melhores ouvintes. Por que existe essa correlação? Quando eles estão negociando, prestam muita atenção na entonação, ritmo, altura e demais detalhes da voz. Negociadores experientes também observam atentamente os sinais não verbais e analisam se são condizentes com o que está sendo falado. Essa postura do negociador faz com que ele construa
relacionamentos duradouros entre as partes, o que facilita alcançar objetivos que beneficiem a todos os envolvidos na negociação.
FONTE: MIRANDA, M. Saber ouvir: o segredo para uma boa negociação. Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101a010.htm>. Acesso em: 10 jul. 2012.
O texto aponta um dos grandes desafios na construção das habilidades de um bom negociador. A esse respeito e a partir do texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O bom negociador é aquele que lê nas entrelinhas para compreender as necessidades básicas do outro, com o intuito de tirar vantagem, e não de atender o outro, construindo, assim, uma relação de negociação que se pode denominar "ganha-perde". ERRADA
II- É importante a postura racional do negociador, para que consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais, tais como objetividade no equacionamento dos problemas, a interpretação do comportamento das pessoas e a apresentação de propostas concretas. CORRETA
III- Negociação não é uma arte, como se considerou por muito tempo, mas uma habilidade que pode ser construída com treinamento comportamental e(ou) técnico. CORRETA
IV- O autor do texto resgata a negociação como processo de comunicação bilateral cujo objetivo é como anunciado, buscar decisões conjuntas que satisfaçam ambos os lados. CORRETA
69-Os conflitos são inevitáveis e necessários no ambiente empresarial. Há basicamente duas formas de lidarmos com conflitos: evita-los ou enfrenta-los. Ao evitar o enfrentamento desses conflitos, qual a forma mais comum de se agir?
( X ) Negociando com os demais envolvidos a melhor alternativa.
( ) Negando ou ignorando sua existência.
( ) Disputando com os opositores a escolha das alternativas.
( ) Tentando convencer a outra parte de sua escolha.
70-A administração de conflitos serve para minimizar os problemas de um processo de negociação. Sabemos que há três formas básicas de administração de conflitos: estrutural, processual e mista. Sobre a intervenção processual, classifique V ou F:
( ) Envolve ações durante a ocorrência do conflito.
( ) Modifica as condições prévias, a fim de evitar o conflito.
( ) Busca minimizar a ocorrência de conflitos criados a partir de percepções prévias à negociação.
( X ) Busca influenciar o comportamento dos envolvidos para modificar o processo.
71-A fim de minimizar os impactos gerados pelos conflitos existentes durante os processos de negociação, surge a administração de conflitos. As diferentes características pessoais resultam em estilos diversos de gestão de conflitos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Condescendente.
II-Colaborador.
III-Dominador.
IV-Despreocupado.
( II ) Há troca de informação que busca o benefício de todos os envolvidos.
( III ) Dá ênfase às suas próprias necessidades, minimizando a necessidade dos demais envolvidos.
( I ) Alto valor às necessidades dos outros, minimizando suas próprias necessidades.
( IV ) Busca ganhar tempo, produzindo uma ação lenta para a resolução de conflitos que precisam que os ânimos esfriem antes da tomada de decisão.
72-A administração de conflitos permite minimizar os problemas de um processo de negociação através de três maneiras: estrutural, processo e abordagem mistas. Todas são usadas no decorrer do conflito. Uma das formas frequentemente utilizadas é a estrutural. Sobre essa categoria de administração de conflitos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Busca impedir a ocorrência do conflito, alterando as condições prévias que poderão provoca-lo.
( ) Conduz o comportamento das partes envolvidas durante o processo, a fim de modifica-lo e minimizar o conflito.
( ) Estimula o comportamento cooperativo através de atitudes inesperadas de cooperação.
( ) Cria situações para as partes trabalharem em conjunto na busca por uma solução.
73-Os conflitos que surgem durante a negociação podem tornar o processo improdutivo e frustrante para os envolvidos. Há algumas estratégias para minimizar os conflitos e controlar situações desconfortáveis com o cliente. Com relação às estratégias para controlar as situações de conflito, analise as sentenças a seguir:
I-O negociador deve confrontar imediatamente as colocações do opositor, antecipando-se às suas colocações. ERRADA
II-O negociador deve focar as questões mais difíceis colocados pelo opositor, ignorando questões superficiais. ERRADA
III-Ao ser questionado pelo opositor, o negociador deve ouvir calma a atentamente todas as colocações do opositor. CORRETA
IV-O negociador deve estar atento à possibilidade de estar sendo chantageado emocionalmente, resistindo a essa chantagem. CORRETA
V-O negociador deve conceder imediatamente todas as colocações do opositor, para resolver o conflito. ERRADA
74-A percepção é um elemento base em processos de negociação. Dizem os estudiosos que ele é o primeiro processo de compreensão dentro de uma negociação. Aprender a ouvir e se colocar na posição da outra pessoa na negociação é algo primordial para:
( X ) Obter respostas a respeito dos envolvidos e suas necessidades.
( ) Convencer a outra parte de seus argumentos.
( ) Eliminar as dúvidas com relação ao processo de negociação.
( ) Fechar negociações de alta complexidade.
75-Uma comunicação adequada durante o processo de negociação tende a minimizar conflitos e auxiliar na sua resolução, então nada mais interessante do que ter um comportamento apropriado ao enfrentar comentários ofensivos do opositor. Existem comportamentos apropriados para o negociador seguir. Sobre esses comportamentos, analise as sentenças a seguir:
I-O negociador deve aceitar as suposições do opositor, independente de sua veracidade, realizando os ajustes solicitados imediatamente. ERRADA
II-O negociador deve conferir as suposições do opositor e os dados nos quais elas se baseiam, a fim de verificar sua veracidade. CORRETA
III-O negociador deve procurar dados que confrontem as suposições do opositor, a fim de dirimir suas dúvidas e resolver o conflito. CORRETA
IV-O negociador deve ignorar as suposições do opositor para não desviar o foco do processo e de seu objetivo. ERRADA
V-O negociador deve avaliar as suposições do opositor e realizar os ajustes necessários sempre que for preciso. CORRETA
76-Além das formas comuns de gestão de conflitos, há uma ferramenta que pode ser utilizada quando parece não haver forma de realizar um acordo comum entre as partes envolvidas. Esta ferramenta utiliza a figura de um terceiro, imparcial, que auxilia os demais envolvidos a encontrar uma alternativa aceitável para todos. Esta ferramenta é chamada de:
( ) Intervenção estrutural.
( ) Intervenção processual.
( ) Intervenção mista.
( X ) Mediação.
77-No processo de negociação, a comunicação é de extrema importância. Existem alguns componentes da comunicação que são imprescindíveis para o seu sucesso, como, por exemplo, a mensagem, o meio pelo qual a transmitimos o emissor e quem irá receber essa mensagem. Além desses componentes da comunicação, existem outros componentes importantes para que a comunicação seja realizada por completo. Sobre esses componentes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Desempenho.
II-Percepção.
III-Persuasão.
( II ) É o meio pelo qual se consegue assimilar os fatos que estão acontecendo ao seu redor, principalmente em uma negociação.
( I ) É o meio pelo qual se percebe o cumprimento das obrigações, é onde conseguimos identificar o resultado alcançado em uma organização.
( III ) É o meio pelo qual os negociadores conseguem fazer com que seus oponentes concordem com suas ideias.
78-As pessoas possuem diferentes formas de tratar os conflitos que surgem durante processos de negociação. Conhecer os tipos de conflitos ajudará na escolha da forma mais certa de resolvê-los. Um dos estilos é o colaborador. Sobre este estilo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É o oposto do dominador, dá poder e valor aos outros para que se sintam confiantes e seguros.
(
X ) Estimula o raciocínio criativo, desenvolvendo alternativas aos problemas encontrados, a fim de agradar todos os interessados.
( ) É muito eficaz quando há necessidade de tempo, não dando muito valor a si mesmo ou aos outros.
( ) É o oposto do condescendente, negligenciando as necessidades dos outros envolvidos na negociação.
79-Os conflitos impactam diretamente na rotina organizacional e devem ser geridos de forma a não prejudicar o desempenho organizacional. Sore os tipos de conflitos mais impactantes na rotina organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conflitos interpessoais.
II-Conflitos intergrupais.
III-Conflitos interorganizacionais.
( I ) Natureza complexa, envolve princípios e variáveis de ordem psicológica de modo geral.
( III ) Envolve variáveis de ordem sociocultural e econômica, entre outras.
( II ) Compreende divergências ocorridas entre grupos distintos.
80-A comunicação é essencial ao processo de negociação e só existe quando completa. Dentro desse processo existem quatro elementos que são fundamentais para o sucesso da comunicação. Sobre esses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Voz – receptor – coerência – ruído.
( X ) Transmissor- receptor – canal – meio.
( ) Voz – ouvido – ruído – ambiente.
( ) Transmissor – ouvinte – visual – silêncio.
81-O modelo de conflito intergrupal apresenta três condições antecedentes que participam da diferenciação dos grupos, recursos compartilhados e atividades interdependentes, em que todas podem se envolver com determinadas percepções que possam gerar conflitos e definir os resultados. Sobre a diferenciação dos grupos, analise as sentenças a seguir:
I-Normalmente, os grupos são divididos em áreas específicas para se especializarem, tornando capaz que todos atuem no mesmo objetivo. CORRETA
II-A flexibilidade de funções, ou seja, todos especializados em outras funções é um dos papéis importantes para a diferenciação dos grupos. CORRETA
III-Os recursos para a diferenciação dos grupos são escassos e limitado, porém a perspectiva sobre o processo de negociação é positiva. ERRADA
IV-A diferenciação de grupo trabalha com a interdependência, pois um indivíduo só pode executar uma função quando o outro executar a sua. ERRADA
82-Alguns projetos são definidos por meio das negociações. São projetos que costumeiramente geram mudanças, e mudanças, ]ás vezes, geram insatisfação. Para que esse projeto seja definido com sucesso, as organizações preparam um plano relacional de projetos em que são revisadas as mudanças definidas, sejam elas organizacionais ou hierárquicas. Neste contexto, a implementação de projetos é fator necessário para a eficácia da negociação. De acordo com a implementação de projetos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A gestão do conhecimento faz parte do recurso humano e é fundamental para a implementação de projetos.
( ) Para a implementação de projeto, as organizações tendem a focar unicamente nos produtos e serviços.
( ) A gestão do conhecimento é fator de investimento alto para a organização, por isso não se aplica na implementação do projeto.
( ) As organizações potencializam investimentos nos recursos humanos, porém não aplicam na implementação do projeto.
83-A administração de conflitos serve para minimizar os problemas de um processo de negociação. Sabemos que há três formas básicas de administração de conflitos: estrutural, processual e mista. Sobre a intervenção mista, classifique V ou F:
( V ) É utilizada quando há conflitos de causa real e emocional.
( V ) Envolve o uso de ações estruturais e processuais.
( V ) Forma complexa de intervenção, pois exige compreensão de emoções e percepções.
( F ) Intervém apenas antes do processo de negociação, modificando as condições prévias.
84-As diferentes características pessoais resultam em estilos diversos de gestão de conflitos. A compreensão desses estilos (condescendente, colaborador e dominador) pode facilitar muito o desenvolvimento de um processo de negociação. Sobre o estilo condescendente, analise as sentenças a seguir:
I-Pode ser utilizado como um método de delegação, desenvolvimento a segurança e confiança nos outros. CORRETA
II-Uma das potencialidades do estilo condescendente é ser passivo, buscando novas alternativas para os problemas. CORRETA
III-Condescendente é um estilo que delega os problemas a todas as pessoas envolvidas pelo conflito. ERRADA
IV-Visto como pacificador em que deixam as pessoas sentir-se melhor em relação aos problemas que as envolvem. CORRETA
V-Integra todos os interessados na discussão tendo como uma necessidade. ERRADA
85-(ENADE, 2009) A Camurati S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias, e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S.A. é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço.
Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Camurati S.A.?
( ) Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes.
( X ) Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.
( ) Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.
( ) Tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.
86-(ENADE, 2009) Considerando-se a necessidade de se criar uma intensa colaboração entre todos os funcionários para atingir as metas estipuladas, o gerente do Restaurante Paladar Exótico decidiu aplicar um Plano de Incentivo de Grupo, por meio de bonificações à sua equipe de funcionários.
Qual das alternativas representa adequadamente esse Plano de Incentivo de Grupo? 
( ) Incentivar o desempenho diferenciado dos diversos subgrupos componentes da equipe de funcionários.
( ) Promover à posição de supervisor do grupo o funcionário que mais se destacar na realização das suas atividades.
( ) Recompensar, de forma diferenciada, os funcionários, com base na experiência deles.
( X ) Recompensar o conjunto dos funcionários sempre que as metas esperadas do restaurante forem atingidas ou superadas.
87-Saber negociar é primordial e, dada sua relevância nas relações humanas, o tema tem sido tratado nas mais diversas áreas de estudo. Seja na Gestão de Pessoas, Administração, Engenharia, vendas, Marketing, Secretariado, a negociação faz parte da estrutura curricular de diversos cursos. Sobre negociação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Negociar é, a todo tempo, fazer concessões.
( ) Negociar é arte e ciência.
( X ) Negociar é uma forma de resolver conflitos.
( ) Negociar significa impôr desejos e interesses.
88-A negociação é uma habilidade exigida em diversas profissões, tal processo é composto de entradas (percepções, desejos, necessidades e disponibilidades) e saídas (interesses compartilhados - convergentes e divergentes) transformado por meio da comunicação. Sobre a negociação, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A negociação é uma das ferramentas da gestão de conflitos.
( ) A negociação ocorre mesmo se as partes envolvidas não compartilham um interesse.
( ) Em toda negociação existe um acordo que satisfaz as partes.
( ) O sucesso de uma negociação ocorre quando se impõe o que se deseja.
 
 
89-O processo de negociação nos acompanha desde o nascimento, pois, quando criança, negociamos através do choro; mais adiante, negociamos com o parceiro em busca de uma melhor convivência; negociamos com o empregador as férias, o salário e os horários. Observamos assim, que a negociação faz parte de nossa vida pessoal e profissional. Sobre negociação,
analise as sentenças a seguir:
I- A negociação surge como processo e forma de resolver conflitos a fim de viabilizar resultados desejados. CORRETA
II- A negociação como processo unilateral visa ao estabelecimento de ideias e utiliza o monólogo para este fim. ERRADA
III- A negociação como processo ocorre quando existe um conflito de interesses entre as partes. CORRETA
90-Saber negociar é tão importante quanto ler e escrever. Por se tratar de uma atividade fundamental na vida de todos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, diversas áreas como Direito, Administração, Marketing, Secretariado, têm se dedicado ao estudo do tema. Sobre negociação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A negociação surge como processo e forma de resolver conflitos a fim de viabilizar resultados desejados.
( F ) A negociação como processo unilateral visa ao estabelecimento de ideias e utiliza o monólogo para este fim.
( V ) A negociação como processo ocorre quando existe um conflito de interesses entre as partes. 
( V ) A negociação é considerada um processo com entradas (percepções, desejos, necessidades e disponibilidades) e saídas (interesses compartilhados - convergentes e divergentes).
91-O assunto negociação vem assumindo uma importância cada vez maior no mundo empresarial. A todo momento, os meios de comunicação estão se referindo às fusões, incorporações, joint-ventures e alianças estratégicas como necessidades de uma economia moderna, dinâmica e competitiva. As negociações estão presentes não só quando se firmam os acordos, mas também nas suas implementações. Sobre negociação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ietec.com.br/imprensa/negociacao-uma-ferramenta-que-pode-fazer-a-diferenca/. Acesso em: 31 jan. 2019.
( ) A negociação ocorre quando se impõe o que se deseja.
( ) A negociação é um dom, o indivíduo nasce com ele.
( X ) A negociação é uma competência indispensável ao desenvolvimento profissional.
( ) A negociação é uma competição em que uma das partes ganha e a outra perde.
 
 
92-Em algum momento nos relacionamentos haverá uma negociação e este processo deve ser estruturado com base em diversos fatores, tendo em vista que, dependendo do contexto, negociamos como cidadão, consumidor, cliente ou, ainda, representando uma corporação. Com relação ao processo de negociação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Negociação ganha - ganha.
II- Negociação ganha - perde.
III- Negociação perde - perde.
IV- Negociação perde - ganha.
( III ) Não me importo em perder, desde que o outro também perca.
( II ) Espirito de competição - o importante é que eu leve vantagem em tudo.
( I ) Concessão mutua e cooperação - um bom negócio deve atender aos interesses de todos. 
( IV ) A melhor estratégia é ceder para deixar o outro vencer.
93-Há inúmeros motivos para conhecer e desenvolver técnicas de negociação, posto que a capacidade para negociar eficazmente é uma competência indispensável para o êxito da atuação de todo gestor. Sobre negociação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Negociação empresarial é impor e desprezar.
( V ) A negociação é uma das ferramentas para se lidar com os conflitos.
( F ) Negociação é um conjunto de rituais preparatórios para a efetivação de dinâmicas empresariais.
( V ) A negociação é um processo que ocorre quando existe um conflito de interesses entre as partes.
94-A negociação está presente em praticamente todas as ações de nosso dia, por isso tem adquirido grande importância para nosso sucesso pessoal e profissional. Os autores que se dedicam ao estudo do tema exaltam virtudes das negociações que resultam em ganhos para todas as partes. Sobre negociação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Negociar é coagir.
( ) Negociar é barganhar.
( X ) Negociar é persuadir.
( ) Negociar é impor.
QUESTÃO CANCELADA
95-Em uma negociação comercial que envolve a venda de um produto, o vendedor sabe que precisa usar suas habilidades técnicas e pessoais para definir a melhor forma de conduzir a negociação. Existe uma etapa da negociação que envolve a obtenção de informações a respeito do cliente, suas necessidades de produtos ou serviços, assim como a atualização do conhecimento do vendedor, a respeito das especificações e detalhes técnicos do produto que vende. Como é denominada esta etapa?
( ) Mediação.
( X ) Preparação.
( ) Barganha.
( ) Briefing.
96-A negociação, presente em diversos contextos, envolve diferentes atores, como comprador e fornecedor, líder e liderado, esposo e esposa, pais e filhos, patrão e empregado. Cada parte envolvida em uma negociação tem seu estilo de negociar, mas em todo caso, o ideal é que a negociação seja:
( X ) Ganha-ganha.
( ) Perde- ganha.
( ) Perde- perde.
( ) Ganha- perde.
97-Saber negociar é uma habilidade necessária em diversas profissões. Tal processo é composto de entradas (percepções, desejos, necessidades e disponibilidades) e saídas (interesses compartilhados - convergentes e divergentes) transformadas por meio da comunicação. Sobre a negociação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Toda negociação conduz a um acordo.
( V ) A negociação só irá acontecer se as duas partes tiverem algum interesse; do contrário, não há o que discutir.
( V ) A negociação é uma das ferramentas da gestão de conflitos. 
( F ) O sucesso de uma negociação ocorre quando se impõe o que quer.
98-A era atual, marcada pelo avanço da tecnologia, trouxe grandes avanços, mas também alguns desafios globais. Um problema climático em um país, por exemplo, pode afetar outras nações. A cooperação global é, assim, um imperativo do presente século, mas para que isso ocorra, são necessárias muitas negociações. Tendo em vista o processo de negociação internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) À medida que cresce o grau de internacionalização das empresas, além da abertura de frentes de negociações comerciais multilaterais e bilaterais, a complexidade cultural passa a representar um desafio gerencial importante e uma chave crítica para o sucesso dos negócios. 
( V ) O estudo, observação e conhecimento dos costumes e peculiaridades locais da outra parte pode ser fundamental para que a negociação tenha o sucesso almejado.
( V ) Os indivíduos e as organizações comerciais e governamentais se comportam de maneira diferente nas negociações conforme sua cultura.
( V ) Negociadores internacionais precisam estar informados sobre as tendências da outra parte, influenciadas diretamente pela cultura do país de origem do outro negociador.
 
99-O diálogo, segundo Conrado Rosa (2012, p. 44-45), propicia vantagens que nem no seio da família se experimenta ao início da vida. Para o autor, o cidadão é educado para uma lógica não do diálogo, mas da imposição. Isso conduz à prevalência do espírito de combate ao de solução colaborativa e orientada. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSA, C. P. et al. Desatando nós e criando laços: os novos desafios da mediação familiar. Del Rey. Belo Horizonte : 2012.
( ) Nas negociações, o combate se mostra efetivo.
( ) O diálogo provoca a prevalência do espírito de combate.
( ) Na cultura brasileira, o diálogo é incentivado desde a infância.
( X ) O diálogo propicia vantagens, como a solução colaborativa e orientada
100-O antropólogo norte-americano William Ury, conhecido como um dos protagonistas no acordo de paz selado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e por seu papel-chave na disputa entre Abilio Diniz e o empresário Jean-Charles Naouri, acredita que o maior desafio para alcançar o sucesso em uma negociação "não é o que normalmente pensamos". "O desafio não é a pessoa que está sentada do outro lado da mesa, mas nós mesmos". Ainda segundo o autor, conseguir colocar-se na posição do

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais