Buscar

APOL COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
(Aula 1 / Livro: "Não Erre Mais")  Complete o texto a seguir:  Numa situação de comunicação , quem produz o texto - o falante ou o escritor - sempre expõe sua(s)______ , seja de forma clara, seja de forma subentendida. Os textos comunicam nossa(s)_____  e ______. porém isso não quer dizer que o ouvinte ou o leitor da mensagem conseguirá compreendê-la com a exatidão desejada pelo falante.
Nota: 20.0
	
	A
	intenção; Ideias; Intenções
Você acertou!
pg. 34
	
	B
	emoção; Ideias; Intenções
	
	C
	ideias; emoções; intenções
	
	D
	ideias; emoções; sentimentos
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
(Aula 1/ Livro: "Não erre mais")  Complete o texto a seguir:  Na construção de um texto, usamos mecanismos para permitir ao interlocutor a compreensão do que ele lê ou ouve. Esses mecanismos linguísticos, que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito/dito, são recursos de______ e são fundamentais para que haja_____ , não só entre os elementos que compõem a oração como também entre a sequência de orações dentro do texto. 
Nota: 20.0
	
	A
	coesão textual; coerência
Você acertou!
pg. 89
	
	B
	 coerência; coesão textual
	
	C
	interpretação; coerência
	
	D
	interpretação; análise
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
(Aula  1 / Livro Não Erre Mais)                                                                Um texto é a expressão de um tecido de ideias que se unificam para dar sentido a uma manifestação de pensamentos e intenções de comunicar um fato ou fenômeno. Tem uma estrutura formal o que lhe permite exercer sua função. Desta forma, como podemos definir qual é a finalidade de um texto?
Nota: 20.0
	
	A
	Concretizar a comunicação de um conteúdo com a expressão estética da linguagem
Você acertou!
RESPOSTA: CAPITULO 2 -  O Texto- pág. 74 – Livro Base VALLE, Mª Lúcia Não Erres Mais: língua portuguesa nas empresas. Editora Intersaberes.Curitiba.PR.2013
	
	B
	Apenas sintetizar a ideia principal do autor
	
	C
	Apenas apresentar dados da realidade sociocultural vivida em uma sociedade
	
	D
	Expressar o desejo de comunicação entre as sociedades 
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
(Aula 1/ Livro: "Não erre mais") O mendigo se aproxima de uma madame cheia de sacolas de compras, na porta de um shopping,e diz: 
Mendigo: Senhora, estou sem comer faz quatro dias...
Senhora: Meu Deus! Gostaria de ter sua força de vontade!
Quais são os elementos que compõem o contexto desse diálogo? Podemos pensar em porfo de um shopping, mendigo, senhora com socolas etc.
 Se a mulher fez tantas compras, é porque tem dinheiro, razão pela qual o mendigo se dirige a ela. Observe que o mendigo, ao falar "Senhora, estou sem comer faz quatro dias...*, não fez o pedido de modo direto - "Senhora, estou com fome, pode me dar algum dinheiro?" daí a razão de a mulher ter entendido outra coisa. Sem mais informações para a contextualização clara desse diálogo, é possível levantarmos algumas hipóteses:
A senhora está acima do peso e vem desejando emagrecer. Nesse caso, a fala do mendigo "sem comer faz quatro dias" foi ao encontro do desejo frustrado dela, fato que justifica a resposta dada ao homem: "Gostaria de ter sua força de vontade!".
A senhora pode ser uma pessoa distraída ou mesmo displicente, por isso não percebeu que naquela fala estava subentendido um pedido de auxílio financeiro.
A senhora é uma pessoa egoísta, razão pela qual deu ao homem uma resposta irônica.
De acordo com o enunciado acima complete o texto a seguir:
Como você percebeu, ______ é a situação de enunciação, o _______ sociocultural e histórico comuns aos membros de uma sociedade. 
Nota: 20.0
	
	A
	contexto, entorno
Você acertou!
pg. 38
	
	B
	entorno; contexto
	
	C
	senhora; contexto
	
	D
	o texto; aspecto
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
De acordo com o livro Não erre mais, hiato é o encontro de vogais em uma mesma palavra, porém, em sílabas diferentes. Se as vogais I e U vierem acompanhadas de outras letras diferentes do "S", estas não serão acentuadas. Com base nessas informações, observe as palavras a seguir e assinale a que deve ser acentuada.
Nota: 20.0
	
	A
	Caindo.
	
	B
	Plateia.
	
	C
	Faisca.
Você acertou!
Conforme a obra-base, “Faísca” é a única aqui que recebe acento. “Acentuam-se o i e o u tônicos quando formam sílaba sozinhos ou seguidos de s.” (VALLE, Maria Lúcia Elias. Não Erre Mais: Língua Portuguesa nas Empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 57-58)
	
	D
	Raiz.
	
	E
	Rainha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes