Buscar

AVALIAÇÃO transtorno do neurodesenvolvimento 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVA
	Transtornos do Neurodesenvolvimento 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual
	
	
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme Lamonica (2011), a síndrome do X Frágil consiste no motivo mais frequente de deficiência intelectual hereditária. Algumas das características gerais deste quadro clínico são: déficit intelectual variado, comportamentos do espectro autístico, alterações de linguagem, convulsões, estrabismo, flacidez articular, pés planos, face estreita, lábios finos, anomalias de pavilhão auricular e malformações cardíacas. A deficiência intelectual influi no desenvolvimento da aprendizagem e interfere no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Sobre os procedimentos diagnósticos, assinale a alternativa CORRETA:
(    ) No diagnóstico será investigada, através dos relatos dos sintomas (queixas referentes às alterações comportamentais e emocionais) e dos sinais (alterações fisiológicas), qual a patologia que acomete o paciente e a ocorrência ou não de comorbidades. 
(    ) O diagnóstico é realizado por meio da realização de exames físicos e mentais, exames laboratoriais, diagnósticos por imagens e diagnóstico diferencial. 
(    ) A indicação terapêutica ocorre após a realização do diagnóstico, por isso, recomenda-se que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível para oferecer oportunidades terapêuticas específicas. Assim, pode ocorrer a otimização do potencial e a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e de seus familiares.
(    ) Trata-se de uma doença incurável, portanto, sem possibilidades de indicação terapêutica. Assim, não é necessário fazer o diagnóstico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin et al . Síndrome do X Frágil com variante de Dandy-Walker: estudo clínico das manifestações comunicativas orais e escritas. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 2, p. 177-182, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	Um transtorno que costuma ser acompanhado terapeuticamente por psicólogos, profissionais da educação física e da nutrição é o do movimento estereotipado. Ele é marcado por movimentos rítmicos, repetitivos, sem intencionalidade objetiva. Sobre a principal orientação quanto ao transtorno do movimento estereotipado em termos de intervenção educativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É exigir que os pais mediquem a criança com calmantes, mediante prescrição médica, para que ela abandone tais movimentos repetitivos e possa, enfim, aprender.
	 b)
	É o comando de que a criança pare imediatamente de fazer os movimentos, sempre que os executar.
	 c)
	É a intervenção educativa quanto ao bullying dos outros alunos. É papel do educador especial a elaboração de atividades informativas e de formação para a ampliação do comportamento de respeito entre os alunos.
	 d)
	É a penalização da criança por fazer movimentos repetitivos sem finalidade, como proibida de brincar.
	3.
	Decotelli, Bohre e Bicalho (2013) realizaram um estudo sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Eles utilizaram uma abordagem crítica para se referirem às causas do transtorno e, consequentemente, sua principal solução, ou seja, se o TDAH é encarado como um problema orgânico, o tratamento deve ser, consequentemente, medicamentoso. Eles questionam se não estaria ocorrendo um uso abusivo da Ritalina, diante dessas informações: "Brasil é o segundo maior consumidor mundial de Ritalina, uma droga indicada para crianças diagnosticadas com algum distúrbio no aprendizado escolar. Só no ano passado, foram consumidas quase dois milhões de caixas do medicamento [...] Por aquietar crianças diagnosticadas como hiperativas, o medicamento ganhou um apelido: a droga da obediência. [...] A prescrição de drogas para crianças com supostos distúrbios de convivência social e de aprendizado subiu 940% em 4 anos" (DECOTELLI; BOHRE; BICALHO, 2013, p. 447). Sobre as medidas que podem ser realizadas com as crianças com TDAH, nos espaços educacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É aconselhável deixar a criança com TDAH na última fileira de carteiras. Lá no fundo da sala, ela atrapalhará menos o andamento da aula.
(    ) Adotar atitudes que façam a criança se sentir inclusa e produtiva (solicitando que ela seja ajudante da professora, por exemplo).
(    ) Combinar um sinal com a criança quando ela estiver distraída, assim evita-se críticas e exposições da criança.
(    ) Aplicar o reforço positivo, utilizando frases de elogio à criança, assim que ela executar uma ação satisfatória ou correta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DECOTELLI, Kely Magalhães; BOHRE, Luiz Carlos Teixeira; BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. A droga da obediência: medicalização, infância e biopoder: notas sobre clínica e política. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 33, n. 2, p. 446-459, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000200014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio  2018.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	Oliveira e Mendes (2014) realizaram uma pesquisa referente às percepções sobre as pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Um dos resultados obtidos com a pesquisa foi o de que é necessário dar continuidade às investigações sobre o assunto da atratividade física, tencionando diminuir os possíveis efeitos deletérios para a aprendizagem e para a vida daquelas pessoas com deficiências. Sobre o significado da palavra prognóstico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Everton Luiz de; MENDES, Enicéia Gonçalves. Percepções sobre pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 20, n. 1, p. 21-36, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	É um conceito da medicina referente à evolução da doença, isto é, o quanto e como poderá melhorar ou agravar a doença com o passar do tempo.
	 b)
	É uma palavra advinda do conhecimento religioso e do senso comum, que embora não seja comprovada cientificamente, deve ser respeitada por motivos de tolerância cultural.
	 c)
	É o nome do processo diagnóstico que acontece apenas na parapsicologia, e é examinada com cautela e intenso rigor científico.
	 d)
	É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode acarretar ao organismo do paciente, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
	5.
	Conforme Roman,Rohde e Hutz (2002), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos que mais acomete crianças e adolescentes, atingindo entre 3% a 6% dos sujeitos em idade escolar. Os mesmos autores afirmam que o TDAH consiste em um transtorno heterogêneo clinicamente, cujas causas ainda não são claramente esclarecidas. Em contrapartida, é essencial que mais pesquisas sejam feitas para que seja possível ampliar a compreensão sobre a vulnerabilidade ao TDAH, assim, pode-se desenvolver estratégias de prevenção. Tendo em mente os fatores de risco para o TDAH, analise as afirmativas a seguir:
I- É preciso verificar o histórico familiar, visto que o transtorno apresenta um caráter genético importante.
II- Níveis de estresse familiar e socioeconômicos cultural, não necessitam ser averiguados, pois tratam-se de uma desordem gerada exclusivamente por motivos orgânicos.
III- Crianças advindas de lares conturbados (conflitos parentais, violência
doméstica ou necessidades financeiras) possuem maior probabilidade de transtornos neuropsiquiátricos. 
IV- Prematuridade, baixo peso ao nascer e intercorrências perinatais também constituem fatores de risco para TDAH.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROMAN, Tatiana; ROHDE, Luis Augusto; HUTZ, Mara Helena. Genes de suscetibilidade no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 196-201, out. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462002000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Segundo Soares, Silva e Zuanetti (2017), o desenvolvimento da linguagem pode sofrer influências de alguns fatores, tais como: presença de hemorragia peri-intraventricular ou broncodisplasia pulmonar, idade materna inferior a 18 anos, peso ao nascimento inferior a 1000 g e longo tempo de internação. Sobre as orientações para intervenções pedagógicas com alunos que apresentam transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir: 
I- É recomendável propôr grandes quantidades de atividades de exposição na turma, por exemplo, apresentações de trabalho oral para toda a escola e apresentações em público, abertas à comunidade.
II- Gradativamente deve-se trabalhar pequenas intervenções de expressão de comunicação oral e escrita, sempre reforçando os pontos positivos do aluno: a iniciativa ou a realização da atividade comunicativa. 
III- Incentivar os pais a elogiarem as ações corretas logo em seguida da realização das mesmas e continuarem os tratamentos até os resultados se solidificarem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Ana Cláudia Constant; SILVA, Kelly da; ZUANETTI, Patrícia Aparecida. Variáveis de risco para o desenvolvimento da linguagem associadas à prematuridade. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 22, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100332&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativas I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	A dessensibilização sistemática é uma técnica da psicologia cognitivo-comportamental utilizada em quadros de cleptomania, e do jogo patológico (HODGINS; PEDEN, 2008). Em resumo, ela é uma técnica que se propõe a expor o paciente gradativamente a situações em que costuma mostrar desconforto ou comportamento inadequado, até que aos poucos, ele vá conseguindo controlar seus impulsos. Muitas vezes, ela é associada com outras técnicas nas intervenções psicoterapêuticas. No que se refere ao acompanhamento terapêutico cognitivo-comportamental, para transtornos da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acompanhamento terapêutico em cognitiva-comportamental é indicado em todos os transtornos da comunicação, em que o psicólogo utilizará técnicas para a diminuição da ansiedade e do medo. 
(    ) As técnicas utilizadas na psicologia cognitiva-comportamental são: psicodrama, logoterapia, gestalt e complexo de édipo.
(    ) É preciso investigar no paciente quais mecanismos inibem a autoconfiança e geram insegurança ao se expressar. 
(    ) As técnicas utilizadas na psicologia cognitiva-comportamental são: visualização mental, dessensibilização sistemática, questionamento socrático e exposição sistemática.
(    ) Com a técnica da psicologia cognitiva-comportamental de aproximação gradual ao estímulo que elicia (gera) medo, o paciente diminuirá a ansiedade, o medo e facilitará sua comunicação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HODGINS, David C; PEDEN, Nicole. Tratamento cognitivo e comportamental para transtornos do controle de impulsos. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, supl. 1, p. S31-S40, maio 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462008000500006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	V - V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	8.
	Segundo Gomes (2016), as intervenções multiprofissionais proporcionam benefícios em diferentes âmbitos, contudo, necessitam ser mantidas para que se conservem os resultados obtidos. A atuação multidisciplinar potencializa as ações em saúde, já que a postura cooperativa reforça os propósitos de prevenção, controle e tratamento de agravos. Sobre o porquê da multidisciplinaridade ser importante na avaliação e acompanhamento de pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Cármen Marilei et al . Estresse e risco cardiovascular: intervenção multiprofissional de educação em saúde. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 69, n. 2, p. 351-359, abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000200351&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	Possibilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da pessoa acometida.
	 b)
	Seu único objetivo é sanar os problemas psicológicos dos pacientes.
	 c)
	Tem como foco promover a cura física dos transtornos.
	 d)
	Garante a cura neurológica das disfunções cerebrais, ou do sistema nervoso periférico.
	9.
	Para Camargo e Bosa (2012), as evidências de competência social na criança com autismo são essenciais para a desconstrução dos mitos que a rodeiam. Já não se pode mais associar o autismo ao retrato de uma criança totalmente ausente, que vive em um mundo paralelo. A inclusão escolar de crianças com autismo é possível, se for baseada no conhecimento, provendo os recursos necessários e o entendimento acerca do papel da escola. Sobre os exames que podem auxiliar a confirmação do diagnóstico de transtorno do espectro autista, quando há suspeita de crises convulsivas, alterações em exigem neurológico e dimorfismos, analise as opções a seguir: 
I- Tomografia.
II- Ressonância magnética.
III- Eletroencefalograma.
IV- BHCG (beta HCG).  
V- Exames genéticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 28, n. 3, p. 315-324, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	Somente a opção V está correta.
	10.
	Goncalves e Crenitte (2014) realizaram uma pesquisa sobre  as concepções de professoras de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. 31 professoras foram sujeitos dessa pesquisa. Os resultados obtidos foram: "de maneira geral, as professoras demonstraram dificuldades para definir os transtornos, atribuir suas causas e pontuar as suas manifestações. Separando-se as professoras pelo tipo de escolas (pública e particular) e pelo conhecimento prévio sobre o assunto, não foi observada diferença estatisticamente significante na maioria das respostas" (GONÇALVES; CRENITTE, 2014, p. 817). Desse modo, conclui-se que é necessário que os professores ampliem os seus conhecimentos sobre as dificuldades escolares, os transtornos de aprendizagem e a dislexia, para que consigam realizar um trabalho pedagógico mais efetivo com os alunos. Sobre as orientações que podem auxiliar na condução do trabalho pedagógico com alunos que estejam apresentando transtornos de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto à aplicação das provas, recomenda-se que
seja feita em sala separada, silenciosa e adequada. O professor pode, ainda, fazer a leitura da avaliação para o estudante.
(    ) Esses alunos podem ter um tempo adicional para realização de provas e atividades. Erros cometidos por conta dos transtornos não precisam ser descontados em provas. 
(    ) Metodologias de ensino que priorizem o exemplo, a atividade prática e a aplicação do conteúdo são as mais indicadas para turmas que contenham crianças com transtonos de aprendizagem.
(    ) Provas orais podem ser realizadas, quando o aluno não conseguir escrever as respostas. É recomendável cuidar com o manejo dessa orientação para que o estudante não se sinta "inferior". 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GONCALVES, Thaís dos Santos; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Concepções de professoras de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 817-829, jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300817&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
Prova finalizada com 8 ac
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais