Buscar

AVALIAÇÃO Licenciatura em foco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Licenciatura em foco
	1.
	Um dos desafios da diversidade é o de educar o aluno na cidadania, em um contexto plural, que é a escola. Nesse sentido, o educador deve saber conduzir situações em que não haja espaço para preconceito ou qualquer tipo de discriminação. Para tal, cabe ao professor assumir uma postura condizente a sua formação. Sobre a postura que o professor deve ter para colaborar para um ambiente diverso e plural, analise as sentenças a seguir:
I- Valorizar a ética e o respeito ao próximo.
II- Envolver a multiculturalidade na interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço.
III- Estar predisposta a manter distância social de outros grupos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Vivemos num país constituído com base na diversidade, contemplada não só na diferença cultural como na própria natureza e clima, que de alguma maneira demonstram uma identidade própria. Podemos, então, compreender a diversidade no seu sentido individual e coletivo. Sobre a diversidade e sua expressão na sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A diversidade expressa de sua maneira a cultura, ou seja, as diferentes formas de ser, de aprender, de representar e de utilizar o conhecimento.
	 b)
	A diversidade é representada pelas diferenças culturais, características físicas e de valores, porém o sujeito pouco sofre influência de sua cultura.
	 c)
	A diversidade é um conjunto de culturas iguais, refletidas no sistema educativo, político e governamental.
	 d)
	A diversidade cultural é reconhecida de acordo com seus significados existentes na cultura, seja por meio da arte e da religião, mas pouco expressa o contexto individual.
	3.
	A desigualdade social, numa perspectiva ampla, não reflete apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social. No entanto, num contexto holístico, é vista através de lentes políticas e históricas. Sobre a desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A segurança, a moradia e o saneamento básico.
	 b)
	As relações harmoniosas que exteriorizam o diálogo e os debates tranquilos.
	 c)
	A integração dos sujeitos na sociedade.
	 d)
	A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
	4.
	Cultura e educação são entendimentos complementares, apesar de que, muitas vezes, possam parecer contraditórios. Por exemplo, "a farra do boi", no litoral de Santa Catarina, tradição que traz desrespeito aos animais. Nesse sentido, podemos entender que cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é uma construção coletiva. 
II- A cultura não necessita de um conhecimento da tradição.
III- A cultura não é uma questão de ser, mas de se tornar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Os estudos apontados por Hall (2003) trazem as divergentes ideias e interpretações que vêm causando discussões entre teóricos quando o assunto é multiculturalismo. Uma dessas discussões se refere à tendência de "aldeia global". Sobre essa tendência, analise as sentenças a seguir:
I- A "aldeia global" é uma ideia equivocada, pois provoca homogeneização nos modos de ser e entender o mundo. 
II- A "aldeia global" é uma ideia que aproxima as pessoas, pois concebe a inclusão por meio dos recursos tecnológicos. 
III- A "aldeia global" é uma ideia que fomenta o consumo de recursos tecnológicos com a falsa impressão de aproximação entre as pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Pesquisas na área da educação apontam para a questão do preconceito entre gêneros e raças e sua influência no desempenho escolar, bem como na formação da identidade do aluno. Nesse sentido, é necessário o cuidado com as ações do profissional da educação, em especial aquele que está diariamente com o aluno, colaborando (positivamente ou não) para a construção de sua identidade. Essa identidade implica uma relação com as diferenças. Com relação às práticas que favorecem a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Práticas que valorizem a diversidade estão pautadas em uma concepção de valores humanos, que primam pela cidadania, em busca do respeito às etnias e suas diferenças culturais.
(    ) Falar do respeito à diversidade por si só não resolve, pois as atitudes manifestadas e a forma de agir do professor terão maior influência na formação do aluno.
(    ) A coerência entre a prática e o discurso sobre a valorização da diversidade pouco implicam na formação do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	A diversidade é entendida como as diferenças que se originam das questões étnico-raciais, de gênero, econômicas, religiosas, entre outras. Essa variedade toda na sociedade torna-se prejudicial pelo fato de que há tratamento diferenciado entre as pessoas, prevalecendo sempre quem tem melhores condições físicas, financeiras e sociais. Para a superação dessas diferenças, a escola exerce grande influência. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola auxilia na superação das diferenças quando trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola favorece a superação das diferenças quando constrói bases pedagógicas que contemplam as diferenças.
III- A escola promove a superação das diferenças quando considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Educação Especial apresenta ações que garantem o acesso, a participação e o ensino aos alunos com deficiências e transtornos em escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para trazer respostas às necessidades educacionais especiais. Sobre as ações que garantem uma perspectiva inclusiva,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acessibilidade urbana, facilitando os transportes, a comunicação e a informação, bem como na estrutura arquitetônica, com mobiliários e equipamentos.
(    ) Transversalidade da educação especial que inclui da Educação Infantil até a Educação Superior.
(    ) Atendimento educacional especializado.
(    ) Interrupção da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico. Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingue sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social (HANZE, 2017). Deve-se pensar numa educação centrada no indivíduo e, ao mesmo tempo, levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAMZE; Amélia. Sujeito histórico. 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/sujeito-historico.htm>. Acesso em: 18 out. 2017.
	 a)
	A educação deve reconhecer a existência de uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, coletiva, dinâmica, sistêmica e aberta entre sujeitos.
	 b)
	A educação deve envolver o sujeito numa dimensão individual, desconsiderando a repercussão da ação coletiva sobre o sujeito.
	 c)
	A educação deve decorrer das interações produzidas entre o sujeito individual e o objeto.
	 d)
	A educação deve pautar-se na ação do sujeito coletivo sobre o meio físico e social, desconsiderando o individual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes