Buscar

portfólio Dhay

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

pedagogia
daiana teresinha alves
Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino
Fundamental
Araranguá/SC
2019
daiana teresinha alves
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média semestral para as disciplinas de Ensino de Matemática; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de História e Geografia; Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I; Estágio Curricular Obrigatório II- anos iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.
Orientador: prof.ª.: Mariana Passos Dias; Andressa Aparecida Lopes; Heloísa Gomes Bezerra; Natalia Germano Gejão Diaz; EloiseWerle de Almeida; Natália da Silva Bugança; Mari Clair Moro Nascimento; Natália Gomes dos Santos.
Araranguá/SC
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3 INTERDISCIPLINARIDADE........................................................................................4 
PLANO DE TRABALHO DOCENTE...........................................................................6
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem o intuito de expor as respostas adquiridas aos questionamentos feitos sobre a Base Nacional Comum Curricular onde os estudos mostram que o conhecimento não é pronto e acabado. E que ele tem sim uma função dentro da realidade do dia-a-dia, e pode e deve ser trabalhado em junção com todas as disciplinas curriculares. Cabendo ao professor elaborar estratégias de ensino e comunicação com os outros educadores, para assim haver informações e trocas para um melhor rendimento escolar e amplitude de conhecimentos.
A Base Nacional Comum Curricular propõe formas diferentes de se planejar a educação, buscando unificação de conhecimentos, e trazendo cada vez mais o aluno para dentro da sala de aula, integrando, juntamente com o professor novos conhecimentos e informações de mundo e sociedade. Buscando neste sentido, trabalhar nos roteiros de práticas os mesmos conhecimentos em todo o território brasileiro. Para que assim tenhamos uma mesma linha de ensino em todos os ambientes educacionais, sejam eles privados ou públicos, sem prejudicar o ensino dos conteúdos programáticos. 
Tendo-se em vista que este não é um assunto novo na área da educação, haja visto que já havia sido citado na Constituição Federal, datada de 1988, no artigo 210, onde previa-se que nos anos fundamentais da educação básica, devia haver um consenso entre os conteúdos trabalhados. Sendo modificado para a educação infantil, ENSINO FUNDAMENTAL e ensino médio, firmados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9.394/96.
Neste contexto far-se-á um Plano de Trabalho Docente Interdisciplinar com disciplinas trabalhadas ao longo deste semestre, utilizando a brincadeira popular “AMARELINHA”. Tendo como finalidade a maior fixação do conteúdo.
Interdisciplinaridade: um avanço na educação.
A interdisciplinaridade, torna-se fundamental nos dias atuais onde notícias movimentam toda uma população em prol de causas humanitárias, e da mesma forma acaba-se fazendo a ligação entre vários temas que se tornam comum a todos. Assim são osconteúdos a serem trabalhadosem todas as disciplinas, segundo a Base Nacional Comum Curricular, mostrando várias formas de exploração de conhecimento.
Especialmente porque os alunos ampliam o conhecimento de forma aberta para a interligação de conhecimentos já adquiridos em outras matérias, mostrando que o conhecimento e determinado tema podem ser abordados por todas as disciplinas.
Sugere-se que o professor amplie sua visão de conhecimento em outras áreas, possibilitando mais informações, mais conhecimentos, mais ligação com a realidade, e práticas do dia a dia e de convívio social. Na leitura sugerida para subsidiar esse tema, temos o caso da falta de energia que mobilizou professores de uma escola a trabalhar as formas de geração de energia limpa, que inseriu um mesmo tema em várias disciplinas. Porém, há de se saber a diferença entre MULTIdisciplinaridade:
A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização; as Ciências tratarão da vegetação local; as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por queestá ali. Mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não háinterligação. (CAVALCANTE, 2018, p.5)
 E a INTERdisciplinaridade:
Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos paraaprofundar o conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar dalocalização do Cristo, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciênciasanalisaria a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientaisno entorno. (CAVALCANTE, 2018, p.5)
Diante do exposto, acima, é de suma importância que os docentes tenham conhecimento do que trata a Base Nacional Comum Curricular, e para este tocante os docentes devem estar sempre estudando e se aperfeiçoando, tornando-se parte inerente de sua formação acadêmica os estudos relevantes à Base Nacional Comum Curricular. 
As principais diretrizes no ensino-aprendizagem de cada uma dasdisciplinas desse semestre, nos levam a entender melhor o funcionamento da interdisciplinaridade entre elas.De modo que as metodologias pedagógicas seguem o mesmo objetivo, uma padronização um modelo onde forneça aos alunos as mesmas condições pedagógicas.A Base Nacional Comum Curricular trata dos conhecimentos essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender e que deverão constar, obrigatoriamente, em todos os currículos, de todas as escolas públicas e privadas do país. O currículo em si será elaborado por estados e municípios e, por fim, pelas escolas. Sempre respeitando o que está redigido no documento, que não é uma LEI, mas se assemelha a tal, por seu caráter normativo, que visa a uniformização dos parâmetros escolares, 
Nesta perspectiva o olhar docente deve ser mais aguçado paradesenvolver competências através do currículo, garantir os direitos de aprendizagem e colocar a sua pedagogia prática em ação. Pensando nestes itens tentamos montar um plano de trabalho docente que englobe as disciplinas de educação física e psicomotricidade, matemática e língua português.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
	ESCOLA: Escola Aprendizes do Amanhã
	DOCENTE: Daiana Teresinha Alves; 
	ANO: 2º ano do Ensino Fundamental
	DISCIPLINAS: Matemática; Língua Portuguesa; Educação Física e Psicomotricidade 
	CONTEÚDO: 
MATEMÁTICA: Formas Geométricas; ordem crescente e decrescente; antecessor e sucessor; noção espacial.
LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade; relato oral formal/informal; leitura/escuta ativa; estratégia de leitura; ortografia; produção textual; campo artístico literário.
EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE: Brincadeiras e jogos da cultura popular, a partir da amarelinha; lateralidade; coordenação motora; 
	OBJETIVOS: 
-Associar de forma lúdica relação entre a Amarelinha, e os conteúdos trabalhados;
-Relatar regras da brincadeira; estruturando modelos de regras de convivência;
-Incentivar a oralidade, e o gosto pela leitura de variados materiais;
-Identificar formas geométricas variadas, dentro de um contexto, e imagens;
-Promover o trabalho em grupo,
com noções de ocupação de espaço;
-Desfrutar da brincadeira valorizando o trabalho coletivo.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 
MATEMÁTICA: 
Através do desenho da amarelinha trabalharemos as formas geométricas; e ao pularem trabalharemos a ordem crescente e decrescente; o sucessor e antecessor; e também a noção espacial de direita, esquerda, atrás, frente.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Com o auxílio das regras e da história do surgimento da amarelinha, faremos várias atividades de leitura: instruções, poemas, regras; formularemos algumas regras próprias para a brincadeira; onde os alunos também explicaram as regras que já conhecem desse jogo, farão entrevistas em casa com os pais sobre a amarelinha; colocaremos em cartazes as regras para fixar em lugares visíveis. Trabalharemos o poema Amarelinha de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte.
EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE: 
Com as regras já apreendidas nas aulas de língua portuguesa, iremos ao pátio para as aulas práticas; onde os alunos terão que utilizar tudo que apreenderam em sala de aula, para jogar; desenharemos variadas formas da amarelinha, jogaremos com regras conhecidas e outras que eles mesmos criaram em sala de aula; trabalharemos a coordenação motora e o movimento e equilíbrio.
	RECURSOS DIDÁTICOS: 
Livros didáticos, de poemas, rótulos e bulas, lápis de escrever e desenhar, giz de cera e de lousa, aparelho de DVD, aparelho de som, cartolina, papel pardo, tesoura e revistas velhas, folhas de papel sulfite, vídeos explicando sobre a amarelinha, canetinhas hidrocor, cola, borracha, tinta guache, atividades impressas.
	AVALIAÇÃO: 
A avaliação se dará por meio da observação do andamento das atividades, também pela interação social com os colegas e participação na brincadeira, e ainda por meio de atividades impressas. 
	REFERÊNCIAS:
LEITÃO, Mércia Maria; DUARTE, Neide. Amarelinha. Disponível em: www.crinfancia.blogspot.com.br. Acesso em: 29 de abril de 2019. Às 11:20:54
MINORELLI, Caroline Torres. Vamos aprender história, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
MORELLI, Helena. O Jogo de Amarelinha: Tipos e Regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/jogo-de-amarelinha/. Acesso em: 29 de abril de 2019. Às 12:48:32
	
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No presente relatório procurou-se evidenciar o quão benéfico a Base Nacional Comum Curricular é para a Educação no Brasil, pois temos um Brasil de muitas culturas, e isso acarreta uma forma variada de currículos, que deixavam, até a criação da Base Nacional Comum Curricular, os nossos estudantes em patamares diferentes de ensino. Entretanto com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, os currículos serão unificados sendo trabalhados as mesmas competências em cada faixa etária, o que torna o ensino mais nivelado a todos os estudantes, independentes do Estado aonde estejam. 
Tornando de fácil acesso ao docente a forma de trabalhar as disciplinas com interdisciplinaridade, pois com os estudos acerca da Base Nacional Comum Curricular, ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a Base Nacional Comum Curricular poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a Base Nacional Comum Curricular contribui para promover a equidade educacional.
Com isso a importância da Base Nacional Comum Curricular se dá pelo fato de também garantir um conteúdo mínimo a ser apesentado nas escolas, bem como politicas pedagógicas padronizadas, visando um melhor aprendizado para o aluno.
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular se torna mais acessível trabalhar a interdisciplinaridade, pois o professor não fica engessado em currículos fechados, ele tem competências que têm de ser desenvolvidas, no entanto a forma como ele fará isso fica mais aberta a novas formas de ensinar, e cabendo a ele, a forma de tornar um tema interdisciplinar.
REFERÊNCIAS
CAVALCANTE, Meire. Interdisciplinaridade: um avança na educação.Rio de Janeiro. 
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avancona-educacao
Acesso em: ‎2‎ de ‎maio‎ de ‎2019. Às ‏‎13:54:35
GARCIA, Valquíria Pires. Vamos aprender geografia, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais.1. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em https://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf. Acesso em: 20 set.2018. Às 13:52:41
LEITÃO, Mércia Maria; DUARTE, Neide. Amarelinha. Disponível em: www.crinfancia.blogspot.com.br. Acesso em: 29 de abril de 2019. Às 11:20:54
MINORELLI, Caroline Torres. Vamos aprender história, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
MORELLI, Helena. O Jogo de Amarelinha: Tipos e Regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/jogo-de-amarelinha/. Acesso em: 29 de abril de 2019. Às 12:48:32
PEREZ, Tereza. BNCC-A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. São Paulo: Moderna, 2018. 
TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes et al. Metodologia Científica. Londrina: Educacional, 2014. 184p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais