Buscar

Aula 7 - CINEMATOGRAFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Cinematografia
José Antonio Gatti
25.09.19
*
*
“Existe apenas uma razão para um produtor produzir um filme, ou um roteirista escrever um roteiro, um ator interpretar um papel ou um diretor dirigir um filme: mexer com as emoções da platéia.” (Jack Lemmon)
O Cinema e a Produção – A Linguagem Cinematográfica
*
*
Entendemos por linguagem cinematográfica os termos técnicos usados pelos que trabalham em cinema e TV, de forma que possam obter uma uniformidade de comunicação. Infelizmente, não existe uma padronização definitiva para os diversos termos.
O Cinema e a Produção – A Linguagem Cinematográfica
*
*
O Plano (shot) – Plano é a imagem entre dois cortes, ou seja, o tempo de duração entre ligar e desligar a câmera a cada vez. Usado pelo diretor para descrever como o filme será dirigido, é a menor unidade narrativa de um roteiro técnico. O tempo de duração de cada plano varia com as necessidades dramáticas de cada cena e a preferência do diretor.
O Cinema e a Produção – A Linguagem Cinematográfica
*
*
Cena – É o conjunto de planos.
Sequência – É o conjunto de cenas. Uma sequência tem início, meio e fim. A sequência de um casamento, por exemplo, pode ser formada pelas cenas do pedido de casamento num restaurante; a cena da mulher numa loja comprando o vestido de noiva; em casa provando o vestido; o noivo num bar na festa de despedida de solteiro; o noivo esperando na igreja; a noiva chegando; a cerimônia do casamento; a saída na porta de igreja; terminando com o carro partindo com os noivos.
O Cinema e a Produção – A Linguagem Cinematográfica
*
*
O Cinema e a Produção – A Linguagem Cinematográfica
Mal comparando com um livro, podemos dizer que: 
Um plano é uma palavra
Um conjunto de planos (cena) é uma frase
Um conjunto de cenas (sequência) é um capítulo
O plano é a forma como o diretor narra o roteiro. Os planos normalmente usados em cinema e televisão são:
*
*
Grande plano geral (GPG) – Planos bastante abertos, servindo para situar o espectador em que cidade a cena se desenvolve.
*
*
As Aventuras de Pi (Ang Lee)
*
*
Plano geral – Planos utilizados para mostrar o prédio ou casa onde a cena se desenvolve.
*
*
Sully – O Herói do Rio Hudson (Clint Eastwood)
*
*
Plano geral aberto (PGA) – Utilizados para mostrar cenas localizadas em exteriores ou interiores amplos, mostrando de uma só vez o espaço da ação.
*
*
Abutres (Pablo Trapero)
*
*
Plano geral fechado (PGF) – Utilizados para mostrar ação do ator em relação ao espaço cênico
*
*
Pulp Fiction (Tarantino)
*
*
Plano inteiro (PI) – O personagem é enquadrado da cabeça aos pés, deixando um pequeno espaço acima da cabeça e abaixo dos pés.
*
*
La La Land (Damien Chazelle)
*
*
Plano Americano (PA) – O personagem é mostrado do joelho para cima, tendo sua origem nos westerns americanos, com a função de mostrar a cartucheira do revólver na cintura.
*
*
Django Livre (Tarantino)
*
*
Plano médio (PM) – O personagem é enquadrado da cintura para cima. É muito usado para mostrar o movimento das mãos do personagem.
*
*
A Bela e a Fera (Bill Condon)
*
*
Plano próximo (PP) – Também é chamado de primeiro plano. Nele o personagem é enquadrado do busto para cima, dando maior evidência ao ator, servindo para mostrar características, intenções e atitudes do personagem.
*
*
A Coisa (Andy Mucchietti)
*
*
Close (CL) – Também é chamado de primeiríssimo plano. Mostra o rosto inteiro do personagem, do ombro para cima, definindo a carga dramática do ator.
*
*
Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
*
*
Superclose (SCL) – Close fechado do rosto do ator, enquadrando o queixo e o limite da cabeça.
*
*
Ela (Spike Jonze)
*
*
Detalhe (cut up) – Mostra parte do corpo, como detalhes da boca, da mão etc. É usado também para mostrar objetos.
*
*
Cidadão Kane (Orson Welles)
*
*
Câmera sobre o ombro (over shoulder - OS)
*
*
Titanic (James Cameron)
*
*
Plongée – Câmera de cima para baixo.
*
*
Harry Potter e A Ordem da Fênix (David Yates)
*
*
Contraplongée – Câmera de baixo para cima
*
*
Cidade de Deus (Fernando Meirelles)
*
*
Câmera subjetiva – É quando o espectador ou o ator tem o ponto de vista da câmera, ou se move no lugar dela. Muito utilizada em cenas de deslocamento do ator, em que a câmera na mão do operador assume o ponto de vista do ator em movimento.
*
*
Além da Linha Vermelha (Terrence Malick)
*
*
Planos em movimento – Travelling – a câmera inteira se desloca sobre uma plataforma (dolly), indo para frente ou para trás, podendo também fazer curvas. Steadycam – Equipamento acoplado ao corpo do câmera, permitindo manter a câmera estável, independente do seu movimento.
*
*
O Cinema e a Produção – O Roteiro
“O roteiro é a posição-chave na fabricação de um filme, pois é a partir dele que se decide o filme. Um bom roteirista é aquele que conhece a fundo a técnica cinematográfica, pois é preciso escrever coisas filmáveis, do contrário o roteiro não passa do sonho impossível de um filme” (Jean-Claude Carriére)
*
*
A função do roteirista varia bastante de acordo com o tipo de filme produzido. O roteirista pode ser chamado para desenvolver uma ideia, adaptar um livro ou uma novela, uma peça de teatro ou escrever um musical. Normalmente o primeiro passo de um roteiro é a descrição da ação da história simplificada, em uma ou duas páginas (sinopse).
O Cinema e a Produção – O Roteiro
*
*
O Cinema e a Produção – O Roteiro
Um filme, seja ele de longa-metragem, curta-metragem, documentário, videoclipe ou publicitário, nasce a partir de uma ideia. Esta ideia, então, se transforma em um roteiro. A ideia pode nascer a qualquer momento, em qualquer lugar, a partir de diversas razões. O jornal diário está cheio de acontecimentos que induzem a ideias de roteiros para um filme. A vida de nossos amigos, contos, livros, sonhos, enfim, devemos estar sempre atentos ao que acontece a nossa volta.
*
*
Roteiro técnico. Roteiro decupado pelo diretor com indicações de planos, movimentos de câmera, e que servirá para o primeiro assistente de direção fazer a análise técnica, o diretor de produção o orçamento final. Será o guia de trabalho da equipe técnica.
Exemplo:
O Cinema e a Produção – O Roteiro
*
*
BAR DON JUAN
Roteiro de Tobias e Lucia Murad
INT. – APT. DE JOÃO – NOITE
PI da porta de um apartamento vista por dentro. Madrugada, semi-escuridão.
 FORTES BATIDAS NA PORTA.
2. PA de JOÃO, cerca de 35 anos, cabelos compridos e barba por fazer, e LAURINHA, bem mais jovem, que acordam assustados com o barulho. João troca um olhar preocupado com Laurinha e abre uma gaveta, como que procurando alguma coisa.
*
*
3. PA em travelling da esquerda para a direita de dois policiais à paisana e mal-encarados que invadem o apartamento arrombando a porta.
4. PM do POLICIAL 2, revistando brutalmente o apartamento, começando pela estante de livros, observado pelo POLICIAL 1 em primeiro plano. Policial 1 se vira para o quarto com luz acesa. A câmera segue o Policial 1 se dirigindo para o...
*
*
QUARTO
PM com a câmera dentro do quarto, sobre o ombro (OS) do Policial 1, de João, no movimento final de olhar para a gaveta aberta, e Laurinha, que olham assustados para ele.
 POLICIAL 2
... Vistam-se imediatamente, seus terroristas de merda. Estão presos.
6. PA de João e Laurinha tentando colocar alguma roupa.
7. PG (câmera no canto direito) do quarto em plongée. Policial 1 os arrasta ainda se vestindo.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais