Licenciatura em Foco (LED107) - Avaliação Final Objetiva - Individual FLEX

Licenciatura em Foco (LED107) - Avaliação Final Objetiva - Individual FLEX


Disciplina<strong>licenciatura</strong> <strong>em</strong>20 materiais7 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:454547) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13766360
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, encontramos diversos artigos que norteiam os cuidados a serem mantidos junto às crianças e adolescentes tanto pela família como pelo Estado. O artigo 55 da Lei nº 8.069/90 sustenta alguns dos dispositivos legais. Sobre o que estabelece esse artigo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 22 ago. 2018.
	 a)
	Todo município tem a obrigação de comunicar aos pais ou responsáveis caso a criança não puder ser aceita na escola.
	 b)
	O governo deve priorizar a matrícula independente do ato de matrícula dos pais ou responsáveis.
	 c)
	Os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
	 d)
	Pais ou responsáveis devem requerer uma autorização no fórum de justiça para poder fazer a matrícula dos filhos que possuem alguma deficiência.
	2.
	Na perspectiva construtivista, o aluno é visto como um elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem e a chegada das novas tecnologias transformaram ainda mais este processo, levando os professores a também buscarem novas formas de trabalhar seus conteúdos e suas metodologias. Nesta visão construtivista, as TIC, elaboradas mais próximas desta concepção construtivista, apresentam algumas características. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Simulação do irreal, encurtamento da comunicação a distância, organização linear das informações.
	 b)
	Comunicação presencial, interatividade, simulação real, organização não linear da informação.
	 c)
	Interatividade, simulação do real, ampliação de comunicação a distância, organização não linear da informação.
	 d)
	Ampliação da comunicação a distância, simulação da comunicação, interatividade não linear.
	3.
	As novas tecnologias dinamizaram as comunicações e o processo da transmissão das informações. Estas novas tecnologias chegaram às escolas como um meio importante de dinamizar as atividades desenvolvidas pelos professores, e aguçando a curiosidade dos alunos. Aos profissionais da educação, cabe no espaço escolar desenvolver meios para uma utilização adequada dos conteúdos e informações que chegam até os alunos. Sobre a internet, seus conteúdos e informações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A internet substituiu o professor em sala de aula.
	 b)
	A internet transformou a forma de pesquisarmos os conteúdos.
	 c)
	A internet piorou o processo da transmissão das informações.
	 d)
	A internet limitou a informação eficiente.
	4.
	A terminologia da palavra aldeia global é um dos problemas da diversidade cultural, pois entende-se que significa juntar ideologias. São interesses fortemente econômicos ao consumo de recursos tecnológicos que vendem a ideia de aproximação, mas que na realidade é uma outra forma de exclusão, uma vez que ainda não é a maioria das pessoas tem acesso limitado à tecnologia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
	 b)
	Um mercado globalizado, sendo apresentado por diferentes culturas, e as diferenças não são profundas, que vem ao desencontro com as diferenças.
	 c)
	Há uma busca de uniformidade ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido. As diferenças não são valorizadas.
	 d)
	Um mercantilismo assustador no contexto das tecnologias apresentado como capaz de unir, quando na verdade, as diferenças não são profundas.
	5.
	Os desafios nos dias de hoje com relação à diversidade têm marcas do passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão acerca de estudos mais subjetivos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os significados da diversidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aculturação.
II- Globalização.
III- Multiculturalismo.
IV- Aldeia global.
(    ) O multiculturalismo surge das lutas pelo reconhecimento de outras formas de saberes, diferentes, silenciosas e a cada dia mais suprimidas pelo processo de global de hegemonia.
(    ) Ao falar em globalizar, entendemos como um processo histórico, simultâneo, social, econômico, político e cultural, no qual se movimentam indivíduos, povos, governos, entre outros.
(    ) O processo de cultura se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes das interações socais entre grupos de culturas diferentes.
(    ) Esse processo quer dizer que o progresso tecnológico está reduzindo todo o nosso planeta à situação de uma comunidade, ou seja, que as pessoas têm a possibilidade de se intercomunicar diretamente umas com as outras por processos coletivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	Para que tenhamos uma formação de professores com eficácia, é necessário o conhecimento do professor de questões relacionadas tanto à tecnologia como à filosofia. Neste sentido, a reflexão filosófica é de extrema importância no processo de formação deste profissional. Sobre os três requisitos para uma reflexão filosófica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Radical.
II- Rigor.
III- Conjunto.
(    ) Refere-se a uma reflexão profunda do que se pretende estudar.
(    ) Refere-se a seguir um método confiável, evitando fórmulas prontas para o trabalho ou imediatismos.
(    ) Refere-se à complexidade da realidade, num contexto holístico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	 b)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 c)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	 d)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação