Buscar

Licenciatura em Foco (LED107) - Avaliação Final Objetiva - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:454547) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13766360
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, encontramos diversos artigos que norteiam os cuidados a serem mantidos junto às crianças e adolescentes tanto pela família como pelo Estado. O artigo 55 da Lei nº 8.069/90 sustenta alguns dos dispositivos legais. Sobre o que estabelece esse artigo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 22 ago. 2018.
	 a)
	Todo município tem a obrigação de comunicar aos pais ou responsáveis caso a criança não puder ser aceita na escola.
	 b)
	O governo deve priorizar a matrícula independente do ato de matrícula dos pais ou responsáveis.
	 c)
	Os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
	 d)
	Pais ou responsáveis devem requerer uma autorização no fórum de justiça para poder fazer a matrícula dos filhos que possuem alguma deficiência.
	2.
	Na perspectiva construtivista, o aluno é visto como um elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem e a chegada das novas tecnologias transformaram ainda mais este processo, levando os professores a também buscarem novas formas de trabalhar seus conteúdos e suas metodologias. Nesta visão construtivista, as TIC, elaboradas mais próximas desta concepção construtivista, apresentam algumas características. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Simulação do irreal, encurtamento da comunicação a distância, organização linear das informações.
	 b)
	Comunicação presencial, interatividade, simulação real, organização não linear da informação.
	 c)
	Interatividade, simulação do real, ampliação de comunicação a distância, organização não linear da informação.
	 d)
	Ampliação da comunicação a distância, simulação da comunicação, interatividade não linear.
	3.
	As novas tecnologias dinamizaram as comunicações e o processo da transmissão das informações. Estas novas tecnologias chegaram às escolas como um meio importante de dinamizar as atividades desenvolvidas pelos professores, e aguçando a curiosidade dos alunos. Aos profissionais da educação, cabe no espaço escolar desenvolver meios para uma utilização adequada dos conteúdos e informações que chegam até os alunos. Sobre a internet, seus conteúdos e informações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A internet substituiu o professor em sala de aula.
	 b)
	A internet transformou a forma de pesquisarmos os conteúdos.
	 c)
	A internet piorou o processo da transmissão das informações.
	 d)
	A internet limitou a informação eficiente.
	4.
	A terminologia da palavra aldeia global é um dos problemas da diversidade cultural, pois entende-se que significa juntar ideologias. São interesses fortemente econômicos ao consumo de recursos tecnológicos que vendem a ideia de aproximação, mas que na realidade é uma outra forma de exclusão, uma vez que ainda não é a maioria das pessoas tem acesso limitado à tecnologia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
	 b)
	Um mercado globalizado, sendo apresentado por diferentes culturas, e as diferenças não são profundas, que vem ao desencontro com as diferenças.
	 c)
	Há uma busca de uniformidade ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido. As diferenças não são valorizadas.
	 d)
	Um mercantilismo assustador no contexto das tecnologias apresentado como capaz de unir, quando na verdade, as diferenças não são profundas.
	5.
	Os desafios nos dias de hoje com relação à diversidade têm marcas do passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão acerca de estudos mais subjetivos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os significados da diversidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aculturação.
II- Globalização.
III- Multiculturalismo.
IV- Aldeia global.
(    ) O multiculturalismo surge das lutas pelo reconhecimento de outras formas de saberes, diferentes, silenciosas e a cada dia mais suprimidas pelo processo de global de hegemonia.
(    ) Ao falar em globalizar, entendemos como um processo histórico, simultâneo, social, econômico, político e cultural, no qual se movimentam indivíduos, povos, governos, entre outros.
(    ) O processo de cultura se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes das interações socais entre grupos de culturas diferentes.
(    ) Esse processo quer dizer que o progresso tecnológico está reduzindo todo o nosso planeta à situação de uma comunidade, ou seja, que as pessoas têm a possibilidade de se intercomunicar diretamente umas com as outras por processos coletivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	Para que tenhamos uma formação de professores com eficácia, é necessário o conhecimento do professor de questões relacionadas tanto à tecnologia como à filosofia. Neste sentido, a reflexão filosófica é de extrema importância no processo de formação deste profissional. Sobre os três requisitos para uma reflexão filosófica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Radical.
II- Rigor.
III- Conjunto.
(    ) Refere-se a uma reflexão profunda do que se pretende estudar.
(    ) Refere-se a seguir um método confiável, evitando fórmulas prontas para o trabalho ou imediatismos.
(    ) Refere-se à complexidade da realidade, num contexto holístico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	 b)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 c)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	 d)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação
em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
	8.
	Diante dos diversos autores que tratam sobre a formação do professor, encontramos Paulo Freire, renomado educador brasileiro, que apresentou em sua proposta a utilização de materiais  oriundos do cotidiano do aluno para realizar sua alfabetização. Com isso, sua filosofia trouxe muitas respostas positivas no desenvolvimento de sua metodologia. Assim, relativo à formação do professor, a filosofia da educação traz relevantes autores e estudos que servem como base para todos em seu trabalho acadêmico, como também para o exercício da sua profissão. Sobre o pensamento de Paulo Freire e os conceitos que são a base de seu estudo, analise as sentenças a seguir:
I- Os conceitos da  humanização e do desenvolvimento da autonomia.
II- Contexto de mundo do sujeito, aprendizagem e função da escola.
III- Análise da psique humana por meio da psicanálise.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V -V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente. 
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
	 b)
	A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
	 c)
	A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
	 d)
	A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
	11.
	(ENADE, 2005) O desejo de inverter as regras da sociedade tornou-se marca registrada no universo dos bits. Pesquisa recente apresentada pelo maior laboratório de estudos de jogos eletrônicos do mundo, localizado na IT University, da Dinamarca, revela um desejo, sem precedentes, dos jovens de classe média de encarnar papéis de fora da lei no ambiente virtual. O alerta de perigo soa mais alto porque, em alguns casos, a identidade fictícia avança o limite do faz de conta e se confunde com a vida real. Evangeline, nome fictício de uma ex-jogadora de The Sims on-line, teve sua conta encerrada por se comportar como prostituta no game (No submundo dos games In: Época, n.º 368, 6/7/2005).
A partir do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Os games, por constituírem uma brincadeira, estão dissociados da violência. 
II- O desejo de inverter, no game, as regras da sociedade é legítimo, desde que não sejam atingidos os direitos dos outros. 
III- A internet é um território livre, sem qualquer forma de monitoramento. 
IV- A prática de atos ilícitos por jovens na vida real é consequência de suas vivências do mundo virtual. 
V- Como todo hábito compulsivo, os jogos eletrônicos podem criar dependências se não forem vividos dentro de limites sociais.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I e II.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II e V.
	 d)
	II e IV.
	12.
	(ENADE, 2017) O Projeto Político-Pedagógico(PPP), compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas como base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como o conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aos estudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania. Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as informações a seguir:
I- Na prática escolar, além do currículo explícito, há um currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II- No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
III- A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender os estudantes de acordo com suas necessidades.
IV- Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos: devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade.
V- Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática escolar,
por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II, IV e V.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I, III e V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais