A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 2 MATERIAIS DIDÁTICOS NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Schön apresenta suas ideias apoiadas nos pressupostos de John Dewey (1859-1952), que define que o pensar de forma reflexiva leva a um processo de ação de investigação, estabelecendo o que é comum e diferente entre os fatos e coisas, observando as relações que ocorrem entre ambos, procurando assim compreender o significado dos detalhes apresentados. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula e no livro, para que isto ocorra, os autores apontam a necessidade de uma reflexão sobre tais informações, e isto só pode acontecer através da ...
Nota: 20.0
	A	 Didática
	B	 Metodologia
	C	Experimentação
Você acertou!
É necessária uma reflexão sobre as informações, e isto só pode acontecer através da experimentação. ( JUSTINO, 2011,p.65
	D	Investigação
	E	Pesquisa
Questão 2/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Na perspectiva reflexiva, a formação só pode ocorrer através do contato com a prática, onde o conhecimento tácito poderá levar a um ponto dialético entre prática e teoria. Schön (1997) apresenta sua perspectiva do pensar reflexivo em torno de três aspectos de conhecimento na prática.
 Assinale a alternativa que apresenta os três aspectos:
Nota: 20.0
	A	reflexão do conteúdo, reflexão na metodologia e a reflexão sobre a prática.
	B	reflexão da prática, reflexão na prática e a reflexão sobre a prática.
Você acertou!
A reflexão na ação e sobre a ação, para Schön, é fundamental na atuação do educador, pois isto o torna um profissional que poderá definir os meios e os fins da ação de forma interativa, pois lhe possibilitará enfrentar situações novas e a tomada de decisões necessárias ao contexto destas. (JUSTINO, 2011,p. 65)
	C	reflexão da prática, reflexão na didática e a reflexão sobre a prática.
	D	reflexão da metodologia, reflexão na organização e a reflexão sobre a prática.
	E	reflexão da prática, reflexão no material e a reflexão sobre o ambiente.
Questão 3/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
A prática pedagógica está relacionada à didática utilizada no processo educacional, assim ela se constitui na relação teoria e prática, a forma como o professor atua, a relação professor–aluno, bem como os recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e no livro, a prática pedagógica tem como pilares ...
Nota: 20.0
	A	pesquisa, metodologia e prática
	B	investigação, metodologia e tecnologia
	C	didática, metodologia e pesquisa 
Você acertou!
É importante destacar que estes recursos materiais precisam ser utilizados pelo professor de forma que seja possível a participação dos alunos, possibilitando assim a interação entre professor, aluno e conhecimento. Assim a prática pedagógica tem como pilares: a didática, a metodologia e a pesquisa
	D	metodologia, reflexão e tecnologia
	E	material didático, metodologia e tecnologia
Questão 4/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Podemos considerar que todo material que é utilizado no processo educacional como um recurso para facilitar a aprendizagem pode ser reconhecido como material didático. Existem materiais diversificados utilizados com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno, desde os mais até os menos especializados.. Quanto mais especializado for um material utilizado para o ensino e aprendizagem, mais ele apresentará, nos seus conteúdos, em sua forma e função, as características dos sujeitos envolvidos, dos pressupostos teóricos, dos métodos adotados e da tecnologia utilizada na época.
 
De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, os materiais didáticos e as diferentes formas como podem ser utilizados tem uma denominação.
 Marque a alternativa que apresenta esta denominação.
Nota: 20.0
	A	Recuso tecnológico.
	B	Recurso áudio visual.
	C	Tecnologia da educação.
Você acertou!
Os materiais didáticos e os diferentes modos de serem utilizados são denominados de tecnologia da educação. A articulação entre os métodos, técnicas e diferentes recursos visa auxiliar o processo ensino aprendizagem. (JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	D	Recurso educacional.
	E	Tecnologia da comunicação.
Questão 5/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Os materiais didáticos, além de ilustrarem, auxiliarem o aluno no trabalho a ser desenvolvido, a investigar, descobrir e construir. Dessa forma, tornam o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, pois propiciam a oportunidade de enriquecer as experiências do aluno, aproximando-o da realidade. Com o crescente desenvolvimento das tecnologias, muitos materiais foram aprimorados e modernizados, visando facilitar sua utilização no contexto educacional. É preciso que a escola incorpore tais tecnologias, pois essas são importantes para a melhoria da qualidade de ensino aliada às inovações da prática pedagógica. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, relacione corretamente a nova classificação de recursos didáticos apresentados por Karling (1991).
( 1 ) Recursos Visuais
( 2 ) Recursos Auditivos
( 3 ) Recursos Audiovisuais
( 4 ) Recursos Múltiplos
( ) São elementos que apresentam ícones, que estabelecem através da percepção visual a exposição da mensagem a que se destina.
( ) Diferentes recursos que estimulem a visão, audição e a interação entre os participantes do processo ensino aprendizagem.
( ) Finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem através do estimulo auditivo, despertando no aluno a atenção e interesse pelo assunto que está sendo abordado. 
( ) Todos os recursos que estimulam a visão e/ou a audição. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	3, 1, 4, 2
	B	2, 1, 3, 4
	C	1, 4, 3, 2
	D	1, 4, 2, 3
Você acertou!
Recursos Visuais:São elementos que apresentam ícones, que estabelecem através da percepção visual a exposição da mensagem a que se destina. Os recursos visuais são: álbum seriado, cartazes, diafilmes, diagramas, espécimes, exposição, filmes, flanelógrafo, fotografias, gráficos, gravuras, imantógrafo, mapas, modelos, mural didático, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências, slides etc.
Recursos Auditivos: Todo recurso que utiliza o som como meio para transmitir mensagens. Os recursos auditivos têm a finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem através do estimulo auditivo, despertando no aluno a atenção e interesse pelo assunto que está senso abordado.
Recursos audiovisuais: Todos os recursos que estimulam a visão e/ou a audição são considerados audiovisuais. Sua utilização no processo educacional tem como objetivo aprimorar o processo estimulando o aluno para a aprendizagem.
Recursos múltiplos: Refere-se à utilização de diferentes recursos que estimulem visão, audição e a possibilidade de interação entre os participantes do processo ensino aprendizagem com o auxílio do material utilizado. Podem ser caracterizados pela combinação dos recursos anteriores. (JUSTINO, 2011, p. 114 e 115)
	E	2, 3, 4, 1