Buscar

Substituições Testamentárias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Testamentos Especiais
Não se admite outros testamentos especiais além dos elencados no código civil.
Testamento Marítimo: conforme o art 1888,cc é aquele que estiver em viagem, a bordo de navio nacional, de guerra ou marcante, será testado perante o comandante e em presença de duas testemunhas. O seu registo será feito no diário de bordo.
Testamento Aeronáutico: previsto no art 1889,cc é aquele realizado quando quem estiver em viagem, a bordo de aeronave militar ou comercial , podendo ser testado perante pessoa designada pelo comandante , da mesma forma que o anterior, ou seja, com duas testemunhas presentes e registrado no diário de bordo.
Tanto o Testamento marítimo ou o aeronáutico ficarão sob a guarda do comandante, que deverá entregar a autoridade competente no primeiro porto ou aeroporto nacional. Os testamentos caducará se o testador não morrer na viagem, nem nos 90 dias subsequentes ao seu desembarque da terra.
Testamento Militar: Feito por militares e demais pessoas a serviço das Forcas Armadas em campanha, dentro ou fora do País, Deve ser feito perante duas testemunhas (serão três se o testador não puder, ou não souber assinar);Se o testador pertencer a corpo ou seção de corpo destacado, o testamento será escrito pelo respectivo comandante, ainda que de graduação ou posto inferior; Se o testador estiver em tratamento em hospital, o testamento será escrito pelo respectivo oficial de saúde, ou pelo diretor do estabelecimento. Se o testador for o oficial mais graduado, o testamento será escrito por aquele que o substituir. Ainda pode se ter o testamento oral(Nuncupativo), onde o militar, estando empenhadas em combate, ou ferido, confia a sua última vontade a duas testemunhas. Não terá efeito o testamento se o testador não morrer na guerra ou convalescer do ferimento.
Substituições Testamentarias 
Segundo Maria Helena Diniz "A substituição hereditária é a disposição testamentária na qual o disponente chama uma pessoa para receber, no todo ou em parte, a herança ou o legado, na falta ou após o herdeiro ou legatário nomeado em primeiro lugar, ou seja, quando a vocação deste ou daquele cessar por qualquer causa".
São modalidades de substituições :
Vulgar ou Ordinária: o testador substitui diretamente outra pessoa ao herdeiro ou ao legatário, nomeando para o caso de não querer ou não poder receber a herança ou legado.
Recíproca: um herdeiro substitui o outro e vice-versa.(art1948,cc)
Fideicomissária: o testador(fideicomitente) nomeia herdeiros ou legatários, estabelecendo que por ocasião de sua morte, a herança ou legado se transmite para o fiduciário, este que por sua morte ou a certo tempo ou certa condição em favor de outrem(fideicomissário), o bem é transmitido para o fideicomissário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais