Buscar

antropologia provas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ava UnivirtusVoltarAva UnivirtusVoltarAva UnivirtusVoltar
2
FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA
Roteiro de Estudo
Avaliações
Tutoria
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
ANGELICA GABRIENE CAMILA ALVES SANTOS - RU:1187181 
Nota: 30
PROTOCOLO: 20160506118718184E2A8
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
	Data de início:
	06/05/2016 16:17
	Prazo máximo entrega:
	06/05/2016 17:17
	Data de entrega:
	06/05/2016 17:05
Questão 1/10
Em relação ao conceito de identidade étnica assinale V para verdadeiro e F para falso:
(_) A noção de identidade étnica é estabelecida a partir de um movimento interno ao grupo
(_) A noção de identidade étnica desloca o foco de análise do interior do grupo para as relações entre grupos
(_) Demostra como os símbolos são construídos enquanto atualização da história e da cultura
(_) Noções como mobilidade social e contato são fundamentais para compreender o conceito de identidade étnica.
(_) A identidade étnica é construída na fronteira, mas acaba por promover o isolamento do grupo étnico, tema tratado pelo conceito de “fronteiras de inclusão”
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-F-V-V-V
	
	B
	F-V-V-V-F
Você acertou!
A grande mudança adquirida na perspectiva antropológica com o conceito de identidade étnica foi deslocar o foco do interior do grupo social para as fronteiras e, por consequência, para os conflitos e processos de dominação. Ao trabalhar com a ideia de que história e cultura são acionados para a criação de símbolos indentitários vem à tona a ideia de mudança e mobilidade dos grupos. A noção de fronteiras de inclusão está muito mais associada aos elementos utilizados pelos grupos para construção de sua identidade, do que na ideia de fechamento do grupo. Sendo uma construção de ação política, a identidade étnica deve ter expressão para fora do grupo.
	
	C
	V-F-V-F-V
	
	D
	V-V-V-F-F
Questão 2/10
Para Rosalto a desigualdade entre homens e mulheres tem sua origem na divisão espacial. Tendo como ponto de partida a afirmação acima, assinale a alternativa correta:
	
	A
	os espaços masculinos e femininos são equivalentes e complementares, mas o homem ligado ao domínio público e a mulher a esfera privada
	
	B
	espaços masculinos e femininos são organizados simbolicamente tendo nas relações de parentesco um princípio lógico estruturante.
	
	C
	os espaços masculinos e femininos são socialmente hierarquizados atribuindo diferenças de status para homens e mulheres.
Você acertou!
para Rosalto a hierarquização dos espaços feminino e masculino é um dos principais fatores de desigualdade entre os sexos. A divisão espacial tem analogia com a divisão de tarefas: a mulher ligada a reprodução e à manutenção da casa; o homem ligado à vida pública. Simbolicamente a mulher está associada à natureza (status atribuído) e o homem à cultura (status atribuído). Segundo ela, em sociedades onde os homens participam mais da vida doméstica, a desigualdade de papéis é menor.
	
	D
	a divisão espacial é um reflexo da construção de pares binários de oposição como elemento que organiza a experiência humana.
Questão 3/10
O surgimento dos movimentos feministas é algo historicamente dado na história das sociedades ocidentais. É correto afirmar que em sua origem a principal preocupação do movimento feminista foi:
	
	A
	A luta por liberdades sexuais
	
	B
	A necessidade de participar do espaço público
	
	C
	A obtenção de direitos políticos
Você acertou!
O início do movimento feminista foi marcado pela exclusão da mulher da declaração dos direitos fundamentais, portanto, pode ser considerado uma luta pela democracia.
	
	D
	A igualdade de condições de trabalho
Questão 4/10
No Brasil há uma ideia de democracia racial, ou seja, de que não existe racismo no Brasil. É correto afirmar que um dos elementos que permitem contestar o mito de democracia racial no Brasil é:
	
	A
	O processo histórico da formação da sociedade colonial
Historicamente a sociedade brasileira promoveu a segregação de negros e indígenas, mas não como política oficial e sim como algo socialmente instituído. O racismo é uma relação de poder e sempre parte do grupo socialmente privilegiado. A presença da hierarquia não é a única causa do racismo, mas as relações historicamente construídas, pois, a ideologia igualitária norte-americana não foi capaz de impedir o racismo em sua sociedade 
	
	B
	Os problemas ligados ao conceito de raça
	
	C
	A segregação espacial imposta oficialmente à população negra e indígena
	
	D
	A existência de preconceitos provenientes do próprio movimento negro
Questão 5/10
Vários estudos comparativos apontam diferenças entre o racismo brasileiro e norte americano. Segundo Nogueira, um dos elementos mais expressivos para promoção da distinção racial no Brasil é
	
	A
	a origem étnica
	
	B
	a cor da pele
Para o sociólogo o fenótipo é um dos principais marcadores de distinção social no Brasil
	
	C
	o nível econômico
	
	D
	a posição social
Questão 6/10
Historicamente o conceito de raça produziu desigualdades tanto internas à sociedades multiétnicas, quanto em nível global, também serviu como justificativa à processos de colonização. Assinale a alternativa correta:
	
	A
	a parir de categorias classificatórias, como por exemplo, superior e inferior promove diferenciações sobre características físicas
	
	B
	permitiu associar elementos culturais à grupos diferenciados, hierarquizando culturalmente os povos com auxílio da teoria evolucionista
	
	C
	a partir de características físicas produz categorias classificatórias hierarquizadas entre superior e inferior
A ideia de raça foi desenvolvida com o aporte da ciência, segundo ela: seria possível comprovar que características físicas imprimiam diferenças significativas quanto: capacidade cognitiva, força física, propensão à criminalidade etc. Em outras palavras: diferenças físicas implicavam em diferenças culturais. Embora o desenvolvimento das teorias raciais tenham tido apoio de governos, tornando-se uma política de estado, não se tratou de um projeto deliberadamente ideológico de dominação. O evolucionismo embora tenha muitas vezes dialogado com a teoria racial, não tratava deste aspecto, pois, sua preocupação era com o desenvolvimento lógico, econômico e moral das sociedades.
	
	D
	é impossível separar o conceito de raça da escola antropológica evolucionista, a qual considerava a população branca e europeia como a mais desenvolvida
Questão 7/10
Assinale a alternativa que corretamente completa a sentença abaixo:
“A produção etnográfica requer a _________________ para se compreender a realidade”.
	
	A
	“A produção etnográfica requer a seleção dos fatos socialmente significativos para se compreender a realidade”
	
	B
	“A produção etnográfica requer a correlação entre diferentes fatos e narrativas para se compreender a realidade”
Para a produção etnográfica diferentes níveis que compõem a realidade devem ser articulados entre si.
	
	C
	“A produção etnográfica requer a construção de discursos interpretativos dos nativos para se compreender a realidade”
	
	D
	“A produção etnográfica requer a seleção dos fatos culturalmente privilegiados para se compreender a realidade”
Questão 8/10
O surgimento da etnografia permite estabelecer outro paradigma científico em relação ao evolucionismo. Neste sentido, é verdadeiro afirmar que:
(_) O método etnográfico, formulado por B. Malinowski, possibilitou romper com as premissas evolucionistas
(_) Ao estabelecer a observação participante como método antropológico por excelência, as “sociedades nativas” passam a ser protagonistas e não mais coadjuvantes em relação a sociedade do pesquisador.
(_) A etnografia, ou estudos intensivos, chamou atenção para a necessidade de pensar cada costume e instituição separadamente, comparando-os
a fatos semelhantes encontrados em outras sociedades.
(_) Uma das principais rupturas com o evolucionismo, à medida que o pesquisador deixa o seu gabinete na metrópole e passa a coletar seus próprios dados, transformando sua experiência em campo em dados objetivos do trabalho acadêmico
(_) É pressuposto do método etnográfico compreender um costume ou instituição na sua relação com a totalidade da sociedade estudada.
Assinale abaixo a alternativa correta em relação às sentenças acima:
	
	A
	V-V-F-V-F
	
	B
	V-V-F-V-V
Você acertou!
Resposta: (d) A teoria de Malinowski nunca ter rompeu definitivamente com o evolucionismo, pois, ao longo de seu trabalho são verificados várias continuidades como, por exemplo, a ideia de que a magia é fruto de uma necessidade psicológica para explicar fenômenos naturais. No entanto, Malinowski, ao estabelecer a etnografia como método próprio da antropologia lança as bases para romper definitivamente com o paradigma evolucionista, evidenciando a necessidade de compreender “o outro” em seus próprios termos. As sociedades nativas pesquisadas deixaram de ser uma mera base para explicar o desenvolvimento da sociedade europeia passando a ser protagonistas do interesse acadêmico. Com a etnografia entende-se que estas sociedades são possuidoras de uma historicidade própria, e seus costumes, crenças e instituições, só podem ser compreendidos se inter-relacionados entre si,
	
	C
	F-V-F-F-V
	
	D
	F-V-F-V-V
Questão 9/10
É correto afirmar que para Levi-Strauss o princípio que organiza todo o pensamento humano é:
	
	A
	a estrutura social
	
	B
	a história
	
	C
	a distinção entre natureza e cultura
	
	D
	a noção de pares binários
A noção de pares binários de oposição é a base da teoria levistraussiana, pois, constitui a base de todo o pensamento humano. A organização lógica da realidade é a base do funcionamento social, pois ordena o mundo sensível. Se os arranjos decorrentes do pensamento humano existem em número ilimitado, os pares de oposição, comparáveis aos fonemas existem de forma limitada e, este é um dos motivos, que as culturas podem ser comparáveis entre sí.
Questão 10/10
Sobre o conceito de aculturação é correto afirmar que uma de suas maiores contribuições foi:
	
	A
	Mostrar como os processos de aculturação foram decorrentes do contato entre colonizadores e sociedades tribais;
	
	B
	Evidenciar os processos de troca, às vezes desiguais entre culturas diferentes e a possibilidade de incorporação de elementos de uma cultura pela outra
A teoria da aculturação salienta a relação entre contato e trocas culturais. A relação entre culturas pode ser revestida de elementos de dominação, o que não implica, necessariamente em deterioração social.
	
	C
	Pode ser entendido como a absorção passiva de elementos de uma cultura por outra
	
	D
	Ao mostrar os processos de incorporação de elementos de uma cultura pela outra, fica implícito a necessidade de isolar as sociedades tribais das sociedades modernas para preservação de sua cultura.
Conheça o novo AVA
 
2
FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA
Roteiro de Estudo
Avaliações
Tutoria
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
ANGELICA GABRIENE CAMILA ALVES SANTOS - RU:1187181 
Nota: 84
PROTOCOLO: 20160506118718184EBD2
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Linguagem e Compreensão de Texto
	Data de início:
	06/05/2016 18:09
	Prazo máximo entrega:
	06/05/2016 19:09
	Data de entrega:
	06/05/2016 19:08
Questão 1/5
Qual o principal problema em pensar a humanidade como constituída por três grandes estágios de desenvolvimento (selvageria, barbárie e civilização)?
Nota: 20.0
	Muito embora os evolucionistas tenham tido o mérito de pensar a humanidade em termos de sua unidade, a ideia de um desenvolvimento histórico e linear traz problemas sérios para o entendimento da diferença. Em primeiro lugar desconsidera que as sociedades são plurais e, portanto, possuem histórias e desenvolvimento presentes em uma lógica cultural própria. Em segundo, a ideia de desenvolvimento linear da sociedade remete a uma perspectiva etnocêntrica, ou seja, pautada nos valores do pesquisador. O problema é que a ideia de história linear não alcança uma perspectiva verdadeiramente
Resposta:o grande problema é que quanto chega no terceiro estagio ela para de evoluir . visto que não temos mas nenhum outro estagio .
Questão 2/5
Campanha contra a intolerância religiosa 
O Coletivo por uma Espiritualidade Libertária promoveu sua primeira campanha contra a intolerância religiosa entre os dias 01 e 21 de janeiro de 2014.
Disponível em: <http://espiritualidadelibertaria.com/campanha-contra-a-intolerancia-religiosa/>
Escreva um texto jornalístico que apresente sua opinião sobre a intolerância religiosa.
Nota: 16.0
	Resposta (página 24 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento sobre a intolerância religiosa; b) o atendimento ao gênero: texto jornalístico; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta: Na tarde de hoje, 22, um grupo de evangélicos se reuniu na praça Tiradentes, aproximadamente 200 pessoas, para fazer um culto ao ar livre, quando alguns jovens se aproximaram , com o intuito de atrapalhar a mobilização, com gritos e músicas afros, para os evangélicos essa atitude é tida como uma afronta e desrespeito. Essa sena tem se repetido por todo o Brasil, várias cerimônias religiosas são desrespeitadas todos os dias por pessoas intolerantes e preconceituosas, ficamos sabendo de imagens religiosas que são quebradas, pessoas que são colocadas para fora de locais públicos em virtude de suas religiões . O pastor da igreja que estava presente no local disse : " é um absurdo isso acontecer nos dias de hoje, onde o conhecimento está ao alcance de todos ." Algumas pessoas que estavam no local se sentiram envergonhados . Como o pastor disse a intolerância não deve ser vista como algo comum nos dias de hoje, pois estamos expostos a muitas informaçoes , precisamos aprender a viver com as diversidades , saber aceitar , entender que somos semelhantes independente da religião ou credo. 
Questão 3/5
Leia os conceitos a seguir. 
1. Cidadania 
(Por Patricia Lopes (RJ), em 16-04-2008)
A cidadania (do latim, civitas = "cidade"), em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política.
A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permite intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).
(Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/cidadania/>)
2. Propina
(Por Henrique Cezar Paz Wittler (RS), em 07-12-2008)
Ato de pagar ou receber de alguém por serviço ou informação às escondidas. Ato ilegal de comprar alguém.
Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, um vereador denunciou que a propina corria solta para alterar uma lei no sentido de construir um volume maior de prédios junto à orla do Guaíba
Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/propina/
Considerando as acepções acima, elabore um texto dissertativo, de até 15 linhas, acerca do tema: “Comportamento ético nas sociedades democráticas”. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
a) conceito de cidadania e de propina; (valor: 4,0)
b) evidências de um comportamento não cidadão de um indivíduo; (valor: 3,0)
c) exemplo de um comportamento cidadão de um futuro profissional comprometido com a cidadania. (valor: 3,0)
Nota: 16.0
	Resposta (página 98 do
livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento da diferença entre cidadania e de propina; b) exemplo de um comportamento cidadão de um futuro profissional comprometido com a cidadania; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta: Podemos definir cidadão aquele que membro de um Estado participaticipa do processo politico , atuando com deveres e direitos , como direito ao voto que também é um dever (obrigatório) , direito de se candidatar a um cargo politico . Propina podemos definir como o ato de se comprar,corromper ou manipular um direito ou um dever do cidadão ,como a venda do voto , pagamento a um policial para encobrir algum erro . Percebemos em vários ambientes formas de ser cidadão e de se corromper , ficamos sabendo dos atos dos politicos e repudiamos , porem como cidadoes temos o dever de garantir eleições limpas e democraticas, temos o dever de denunciar qualquer tipo de propina para garantirmos uma sociedade melhor . Podemos promover grupos de discussões , encinar os direitos e deveres para comunidades .
Questão 4/5
É inegável que a escola está associada ao desenvolvimento da personalidade (…). A maioria das crianças frequenta – ou deveria frequentar a escola por doze, treze anos.
Com base nos textos estudados, explique quais as influências da escola para o desenvolvimento humano.
Nota: 16.0
	O ambiente escolar, os professores, a relação com os alunos e outros aspectos influenciam em diversos aspectos do desenvolvimento que não se resume apenas no intelectual, mas inclui o emocional e social. Na escola, aprendemos valores, cidadania, cultura, relacionamento interpessoal e convivência.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta: A escola tem papel importante no desenvolvimento humano, pois grande parte do nosso desenvolvimento se dá na fase infantil que é a fase escolar, a criança passa grande parte de seu tempo com a família e a outara na escola , onde irá desenvolver formas de convivência, pensamento critico , 
Questão 5/5
Castordis entendia que a sociedade produz seus próprios símbolos (...). O simbolismo está associado diretamente, como parte integrante do natural e do histórico, sendo parte, assim, do racional.
Qual a importância dos símbolos para a Teoria das Representações Sociais?
Nota: 16.0
	O estudo sobre Representações Sociais procura entender como o homem interpreta e significa a realidade. Essa percepção da realidade é possível a partir da atribuição de sentidos e significados simbólicos a cada elemento, os quais são definidos socialmente, ou seja, construímos um conjunto de símbolos (imagens, formas) para representar alguma coisa, essa representação é o que chamamos de realidade.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:os símbolos são importantes pois fazem parte da história e da cultura, podem passar geração , se tornarem representações sociais , alguns símbolos como a cruz , podem ter diferentes significados em culturas diferentes, outros podem causar medo, angustia, alegria dependendo do contexto histórico. temos símbolos que são individuais , 
Conheça o novo AVA
 
2
FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA
Roteiro de Estudo
Avaliações
Tutoria
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
ANGELICA GABRIENE CAMILA ALVES SANTOS - RU:1187181 
Nota: 50
PROTOCOLO: 2016033111871817923EB
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
	Data de início:
	31/03/2016 16:59
	Prazo máximo entrega:
	31/03/2016 17:59
	Data de entrega:
	31/03/2016 17:40
Questão 1/10
Sobre a noção de minorias étnicas é correto afirmar:
	
	A
	contribui para reforças os processos de exclusão e desigualdade
	
	B
	ao reforçar a ideia de fronteiras também reforça as categorias de promovem a inclusão social
	
	C
	dá visibilidade aos processos de exclusão e à reivindicação por direitos políticos e sociais
A noção de minoria étnica ajudou a visualizar ao mesmo tempo: processos de exclusão socialmente dados e a luta desses grupos pela busca de reconhecimento. O reconhecimento não implica em absorção do grupo pela sociedade, ao contrário, reivindica direitos tendo como ponto de partida suas particularidades e singularidades.
	
	D
	veio à substituir a ideia de raça, associando características culturais à diferenças sociais.
Questão 2/10
Ao refletir sobre a ideia de cidadania com base no pensamento de Roberto DaMatta, tratado durante o curso é correto afirmar:
	
	A
	Segue os princípios universais onde todos são iguais perante a lei
	
	B
	Depende da posição social da pessoa e de sua rede de relações.
A noção de cidadania no Brasil é ambígua e pautada no modelo relacional que converge hierarquia e igualdade. Embora a cidadania exista, a maneira como opera depende diretamente de dois fatores: a rede de relações do sujeito e sua posição social.
	
	C
	É mais próxima do modelo europeu do que do modelo norte-americano
	
	D
	Não pode haver cidadania em sociedades onde a rede de relações sociais é mais importante do que a ideia de igualdade.
Questão 3/10
Destaca-se que o processo de socialização é dividido em socialização primária e secundária. Na nossa sociedade a socialização primária e secundária da criança é desempenhada respectivamente:
	
	A
	Socialização primária: escola; socialização secundária: demais instituições sociais
	
	B
	Socialização primária: família; socialização secundária: diferentes grupos sociais
	
	C
	Socialização primária: família; socialização secundária: convivência com diversos atores sociais
	
	D
	Socialização primária: famílias e demais adultos do círculo familiar; socialização secundária: escola e outras instituições sociais
Você acertou!
A diferença entre socialização primária e secundária foi estabelecida por Berger, sendo a primeira etapa responsável por transformar um ser biológico e social, os pais e familiares participam ativamente dessa etapa, assim como adultos do círculo familiar próximo; na socialização secundária a relação é estabelecida principalmente no universo público e, no caso da nossa sociedade, a escola é um espaço privilegiado.
Questão 4/10
Roberto Cardoso de Oliveira classifica a etnográfica como um processo de “ver, ouvir e escutar”. Pode-se interpretar esses três movimentos como:
	
	A
	1- A entrada do observador e campo e o mapeamento inicial da realidade; 2 – o pesquisador filtra apenas as informações que lhe interessa; 3 – saída do grupo pesquisado e sistematização das informações;
	
	B
	1- Estabelecimento das percepções que irão nortear os julgamentos de valor do pesquisador; 2- processo de filtragem das informações para o estabelecimento de relações entre os fatos; 3- momento da escrita onde o pesquisador analisa as informações
	
	C
	1- registro de diferentes atividades observadas; 2 – anotação das narrativas dos informantes; 3 – manutenção diária dos registros de campo
	
	D
	1- Mapeamento inicial da realidade; 2- filtragem das informações para correlacionar os fatos; 3- distanciamento do grupo pesquisado para obter certo grau de subjetividade
Trata-se do movimento da pesquisa etnográfica, observar a realidade, construir correlações entre os fatos e para isso é necessário filtrar informações e depois distanciar-se do grupo pesquisado para sistematização objetiva dos dados.
Questão 5/10
Assinale qual das alternativas abaixo completa corretamente a frase:
Com a descolonização os países africanos enfrentaram vários problemas, um deles foi ______________________ antes ocupados pelos colonizadores. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais ________________________ uma ferramenta importante. ___________________permitiram
equilibrar______________ produzidas pelos colonizadores.
	
	A
	Com a descolonização os países africanos enfrentaram vários problemas, um deles foi criar cargos políticos antes ocupados pelos colonizadores. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais as ações militares constituíram uma ferramenta importante. Ações militares permitiram equilibrar conflitos produzidas pelos colonizadores.
	
	B
	Com a descolonização os países africanos enfrentaram vários problemas, um deles foi substituir postos de comando antes ocupados pelos colonizadores que os monopolizavam. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais as políticas de ação afirmativa ferramenta importante. Ações afirmativas permitiram equilibrar desigualdades produzidas pelos colonizadores.
Ao contrário do que se pensa as políticas de ação afirmativa foram adotadas pelos EUA apenas nos anos 1960, mas nas antigas colônias asiáticas e africanas foram uma ferramenta importante, tanto para minimizar desigualdades internas; quanto para criar pessoas capacitadas para ocupar em pouco tempo o vazio deixado pela administração colonial
	
	C
	Com a descolonização os países africanos enfrentaram vários problemas, um deles foi a construção de postos de controle antes ocupados pelos colonizadores que os monopolizavam. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais as políticas de extermínio de etnias rivais tenham sido ferramenta importante. Mecanismos de controles fronteiriços permitiram equilibrar conflitos produzidas pelos colonizadores.
	
	D
	Com a descolonização os países africanos enfrentaram vários problemas, um deles foi criar postos de controle antes ocupados pelos colonizadores que os monopolizavam. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais o reforço de identidades étnicas dominantes tenha sido uma ferramenta importante. Ações A produção de instrumentos para reforçar estas identidades permitiram equilibrar conflitos produzidas pelos colonizadores.
Questão 6/10
O surgimento dos movimentos feministas é algo historicamente dado na história das sociedades ocidentais. É correto afirmar que em sua origem a principal preocupação do movimento feminista foi:
	
	A
	A luta por liberdades sexuais
	
	B
	A necessidade de participar do espaço público
	
	C
	A obtenção de direitos políticos
Você acertou!
O início do movimento feminista foi marcado pela exclusão da mulher da declaração dos direitos fundamentais, portanto, pode ser considerado uma luta pela democracia.
	
	D
	A igualdade de condições de trabalho
Questão 7/10
Se a cultura é entendida como algo que está presente em todos os aspectos da vida social, do ponto de vista da antropologia pode-se afirmar que:
	
	A
	Há determinados fatores externos ao homem, principalmente o meio ambiente, que influenciam fatores psicológicos compondo padrões universais presentes em todas as culturas;
	
	B
	O desenvolvimento cultural é diferente para as sociedades com escrita e sem escrita.
	
	C
	A cultura está relacionada à instrumentos técnicos e à capacidade de acumulação de riquezas, assim, quanto mais desenvolvida uma sociedade, mais rica sua cultura,
	
	D
	O que existem são múltiplas culturas fundamentadas a partir do conhecimento cumulativo e visões de mundo particulares.
Você acertou!
Resposta: (d) Só é possível falar em cultura no plural e, portanto, ao contrário do que defendiam os evolucionistas, não há graus diferentes de desenvolvimento cultural, independente do padrão econômico ou técnico. Da mesma forma, Franz Boas, afirmou que o meio ambiente muito pouco influencia a cultura. Embora o homem seja um ser social, não se pode afirmar que ele está apartado da natureza, ao contrário, processos biológicos e psicológicos são mediados pela cultura.
Questão 8/10
Com base no conceito de etnocentrismo e seus significados assinale V para verdadeiro e F para falso:
(_) Etnocentrismo é um modo de olhar o mundo a partir dos valores e regras da sociedade do observador
(_) Se o etnocentrismo estabelece o julgamento do outro por parte do observador, trata-se de um pensamento equivocado e que deve ser substituído por uma atitude de relativismo cultural.
(_) Todas as sociedades julgam os outros a partir de seus próprios conceitos e visões de mundo.
(_) O etnocentrismo é uma atitude que se restringe à sociedades coloniais, na medida em que é utilizado com justificativa para processos de dominação.
(_) No etnocentrismo a cultura do outro é considerada inferior, às vezes esquisita, outras engraçada. Nestes casos a cultura do observador e sempre considerada correta.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-F-V-F
	
	B
	V-V-F-V-V
	
	C
	V-F-V-F-V
Você acertou!
Embora o etnocentrismo seja um pensamento pautado por pré-conceitos por parte do observador, não está restrito à sociedade colonial. Fenômeno universal, à medida que “a cultura é a lente através do qual o homem lê o mundo”, no entanto, quando faz parte dos processos de colonização e dominação, a postura etnocêntrica revela sua face mais cruel, justificando até mesmo grandes genocídios, como o holocausto. Embora o relativismo cultural seja uma resposta interessante ao etnocentrismo, ele não deve ser tomado como única atitude possível. Há que ser cauteloso com a ideia de relativismo, pois, da mesma forma que o etnocentrismo, quando utilizado em casos extremos, pode chegar a justificar atrocidades usando como desculpa a ideia de que “eles fazem isso porque a cultura deles é assim”.
	
	D
	F-F-V-F-V
Questão 9/10
O sociólogo Anthony Guidens apontou para 4 tipos históricos de estratificação social que culminam também em processos de desigualdades sociais. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
(_) a escravidão pode ser encontrada em diferentes sociedades, sendo considerada a forma mais antiga de estratificação social
(_) classes sociais são produtos da revolução burguesa quando a diferenciação social passou a ser estabelecida predominantemente segundo critérios econômicos
(_) as noções de estamento e castas são semelhantes, pois, estão associadas a elementos morais e à ordem de nascimento
(_) a noção de casta pressupõe que a diferença não implica em exclusão, pois, na hierarquia indiana cada casta possui seu lugar na totalidade social
(_) a noção de casta de Guides é associada a estratificação social por considerar os elementos que diferenciam o indivíduo segundo sua ordem de nascimento e é apoiada em preceitos religiosos.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-V-F-V
	
	B
	V-F-F-F-V
	
	C
	V-V-F-F-V
Embora seja possível estabelecer paralelos entre estamentos e classes, na perspectiva apresentada elas são separadas: estamentos tomados como valores morais e as castas vinculadas à ordem de nascimento e à preceitos religiosos. O quarto enunciado se refere a teoria de Dumont que foge à noção de casta descrita na perspectiva sociológica.
	
	D
	V-V-V-F-F
Questão 10/10
A história da sociedade ocidental evidencia processos de transformações ligados a conquistas de direitos por parte de grupos oprimidos: a Revolução Francesa, (também chamada de revolução burguesa) marca a conquista de direitos da burguesia; a revolução russa foi marcada pela ascensão da classe trabalhadora; os movimentos feministas deflagram a conquista de direitos e espaços das mulheres. Ter a perspectiva da história como constituída por sucessivos conflitos e transformações é assumir teoricamente uma postura marxista, porque:
	
	A
	exprime a ideia de que a contradição de classes (ou grupos sociais) é o elemento que impulsiona a história
Você acertou!
para Marx as mudanças significativas são fruto das contradições econômicas, estas últimas que motivam a conflito de classes sociais. Observar a história em permanente transformação, tal qual se exprime na ideia de conquistas de movimentos sociais, adota a ideia de conflito de classes como motor de mudança.
	
	B
	considera que os valores ideológicos, como aqueles que levaram à revolução burguesa, são
os elementos de transformação histórica por excelência
	
	C
	assume que os processos de transformação histórica seguem os princípios lineares de evolução
	
	D
	atribui às transformações fatores socialmente significativos, sobretudo ideológicos e religiosos
Conheça o novo AVA
 
Ava UnivirtusVoltar
2
FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA
Roteiro de Estudo
Avaliações
Tutoria
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
ANGELICA GABRIENE CAMILA ALVES SANTOS - RU:1187181 
Nota: 36
PROTOCOLO: 201603311187181792792
Disciplina(s):
Fundamentos de Antropologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Linguagem e Compreensão de Texto
	Data de início:
	31/03/2016 17:43
	Prazo máximo entrega:
	31/03/2016 18:43
	Data de entrega:
	31/03/2016 18:43
Questão 1/5
Desigualdades de gênero, raça e etnia 
O racismo, o sexismo e o etnocentrismo são os principais fatores dedesigualdades que afetam milhões de mulheres negras e indígenas em todo o país. A perversa combinação produz acessos diferenciados entre as mulheres em geral, aprofundando as desigualdades de gênero, raça e etnia na sociedade brasileira.As estatísticas demonstram que mulheres negras e indígenas são maioria nas áreas de extrema pobreza no país e apresentam as piores condições de vida. Sob o impacto da negação cultural, enfrentam os danos emocionais gerados pela violenta discriminação cotidiana de gênero, raça e etnia na sociedade, incluindo a violência doméstica. Além disso, vivem com os piores salários, seja qual for a sua ocupação no mercado de trabalho, e estão na base da sub-representação feminina na mídia e nos espaços de poder.O acesso desigual à saúde, por exemplo, vem produzindo um quadro de adoecimento e morte das populações negras e indígenas, onde as mulheres são as mais afetadas em todas as situações. (Disponível em: <site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=78299>)
Pelo gráfico a seguir podemos perceber que, de fato, ao longo dos anos escolares ocorre a alfabetização das crianças, mas de forma completamente desigual.
Repare que as taxas de alfabetização de brancos(as) são superiores às de negros(as). Dentro de uma mesma cor/raça, temos a desigualdade de gênero.
Ferraro (2011) conclui que as desigualdades de raça, como dissemos, são mais acentuadas do que as de gênero, o que não invalida o peso desta última. Ainda, é na idade dos sete anos que as desigualdades estão mais intensas, tornando-se mais amenas nos anos finais da escolarização básica. (Disponível em: <https://ensaiosdegenero.wordpress.com/2012/08/31/alfabetizacao-genero-e-raca-no-brasil-as-desigualdades-no-ler-e-escrever/>)
Com base nas informações apresentadas e nos dados expressos nos gráficos, escreva um texto dissertativo. Aponte elementos que levam a desigualdades de gênero, de raça e de etnia.
Nota: 20.0
	Resposta (página 98 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o conhecimento develementos que levam a desigualdades de gênero, de raça e de etnia.; b) o atendimento ao tema proposto na questa~o; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta:Desigualdade de gênero define a questão de injustiças entre dois gêneros humanos, homens e mulheres , vários fatores podem contribuir , primeiro temos que lembrar que desigualdade entre homens e mulheres é algo histórico na cultura ocidental, desde a antiguidade percebemos a mulher como inferior ao homem,uma coisa que interfere diretamente é a religião, algumas religiões tem o sexo feminino como apenas reprodutório,as mulheres não podem opinar, nem entrar nos templos, observamos vários símbolos que estão presentes em nossa cultura que contribuem com isso, como os espaços do homem, que é publico,sempre ouvimos que o homem deve sair e trabalhar, já a mulher deve ser caseira, boa mãe e ótima dona de casa, é preciso fazer um estudo aprofundado pra apontar todas as questões Etnia é um conceito usado para definir grupos ou comunidades por afinidades culturais e linguísticas, algo que contribui para a desigualdade entre grupos etnos é o distanciamento , existe uma fronteira entre eles, quando não conhecemos a cultura do outro temos dificuldade de aceitar. Raça é um conceito usado para diferenciar uma mesma espécie biológica,com base em sua característica física ,a história mostra que povos antigos usava as guerras para dominar povos de outras culturas, a ciência contribuiu muito com estudos que colocava os brancos como superiores aos negros , hoje percebemos que a ocupação no mercado de trabalho, as vezes é a mesma ,porem os negros continuam em desigualdade. 
Questão 2/5
Toda invenção ou criação humana, seja ela material ou imaterial, é cultura; portanto, onde não há intervenção humana temos apenas natureza, não a cultura.
Exemplifique a diferença entre cultura e subcultura.
Nota: 0.0
	A cultura é entendida como toda a intervenção humana para transformar o ambiente natural para suprir suas necessidades básicas. Dessa forma, trata-se de um resultado importante da relação entre indivíduo e sociedade. Assim, a cultura diz respeito a aspectos gerais, como, por exemplo, a cultura humana, já a subcultura diz respeito a aspectos de uma sociedade específica, como, por exemplo, os japoneses, que utilizam de talheres diferentes dos orientais para se alimentar.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:
Questão 3/5
Calouros são recepcionados com trotes solidários nas universidades O constrangimento dos novos alunos é proibido pelas instituições, que promovem várias atividades, como arrecadação de alimentos e brinquedos
Cidadania sim, violência não. Em diversas universidades do país, os calouros são convidados a participar dos trotes solidários, que incluem atividades como visitas a orfanatos e asilos, arrecadação de alimentos, doação de sangue e outras atividades, bem diferente do tradicional, quando os alunos passam por situações vexatórias. Hoje, quem faz trote solidário pode ganhar até prêmio. A Fundação Educar DPaschoal organiza, desde 1999, o Trote da Cidadania, cujo principal objetivo é estimular o envolvimento de universitários em ações cidadãs. Os estudantes enviam projetos, que podem ser inscritos em duas categorias: Livre (temática livre) e Livro (ações de promoção de leitura).
“O Trote da Cidadania é um estímulo para o exercício da solidariedade. Recebemos por ano cerca de 70 projetos, que são avaliados por uma comissão. Premiamos os três finalistas de cada categoria com um workshop de empreendedorismo e inovação, pago pela nossa instituição”, explica Marina Carvalho, supervisora de projetos da Fundação.
Escreva um texto narrativo relatando sua reação frente a um trote solidário que tenha ajudado várias pessoas; a história pode ser real ou imaginária.
Nota: 6.0
	Resposta (página 98 do livro base) O texto do aluno(a) deverá ser avaliado considerando-se os seguintes aspectos: a) o relato de um trote solidário que tenha ajudado várias pessoas ; b) o atendimento ao tema proposto na questa~o; c) a clareza de argumentac¸a~o/senso cri´tico; d) a seletividade de informac¸a~o; e) a criatividade/originalidade; f) a utilizac¸a~o adequada da Li´ngua Portuguesa.
Resposta:Fiquei muito surpresa ao encontrar um grupo de calouros na rua, eles chamaram a minha atenção não pelas roupas sujas nem o cabelo mal cortado, cantavam em uma animação e me convidaram a cortar meus cabelos. Como assim,
Questão 4/5
Podemos dimensionar e distinguir grupos que têm influências diretas do desenvolvimento comportamental e da personalidade do indivíduo.
Diferencie grupo primário de grupo secundário e exemplifique.
Nota: 10.0
	Grupos primários são grupos pessoais que dão a ideia de forte pertencimento, na maioria das vezes, os membros são insubstituíveis.
O melhor exemplo é a família, além de ser o primeiro grupo com quem a pessoa se relaciona, ele também é responsável pelo desenvolvimento, cuidado e personalidade. Os grupos secundários têm como característica serem impessoais, limitados e não permanentes, como um grupo de trabalho, por exemplo.
LORENA, Angela B. (Org.). Psicologia Geral e Social. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2014.
Resposta:grupos primários são grupos que participamos como a família, algum tipo de religião já os secundários são os que não pertencemos ,
Questão 5/5
Para Durkheim os fatos sociais possuíam três características, eram anteriores, exteriores e produziam coerção sobre o indivíduo. De que modo podemos aproximar a ideia Durkheim ao conceito de cultura tendo em vista as qualidades atribuídas a noção de fato social?
Nota: 0.0
	Durkheim entendida que havia uma ligação entre indivíduo e sociedade, uma vez que os fatos sociais eram produzidos fora da esfera individual. A ideia de anterioridade dos fatos sociais pode ter similaridade com a transmissão da cultura de uma geração à outra. A coerção mencionada por Durkheim pode ter associação aos valores e normas às quais o indivíduo é socializado
Resposta:
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais