Buscar

Avaliação Final Objetiva Fundamentos e Teoria Organizacional uniasselvi-1

Prévia do material em texto

FINAL FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL OBJETIVA - UNIASSELVI
	1.
	Frederick Taylor e Henri Fayol são considerados por diversos pensadores como os precursores do campo. A produção intelectual de Taylor foi denominada de Teoria Científica e a de Fayol de Teoria Clássica. A respeito desses dois autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A obra de Taylor teve ênfase nas tarefas, enquanto que a de Fayol focou nas estruturas.
(    ) Fayol fez uma reflexão profunda sobre os tempos e os movimentos aplicados em cada tarefa.
(    ) Taylor e Fayol apresentam visões bastante próximas sobre as motivações que regem os homens, tal perspectiva é denominada de homo economicus. 
(    ) Embora as I e II Revoluções Industriais tenham sido importantes para o mundo, de maneira geral, elas não influenciaram as obras de Taylor e Fayol. 
(    ) Fayol definiu as funções gerenciais em: planejar, organizar, dirigir e controlar. 
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F - V.
	2.
	A Teoria Neoclássica da Administração pode ser compreendida como uma reconsideração e reafirmação de alguns dos pressupostos da Teoria Clássica. Uma das perspectivas centrais é de que determinados princípios possam ser aplicados a todas as organizações. A respeito dos princípios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Eficácia e eficiência; centralização e descentralização; mudança e incerteza.
	 b)
	Planejar; organizar; negociação entre subordinados e líderes; controlar.
	 c)
	Tempos e movimentos; fadiga humana; hierarquia; supervisão funcional.
	 d)
	Divisão do trabalho; especialização; hierarquia; amplitude administrativa.
	3.
	O Fluxo dos Princípios da Comunicação exposto por Chiavenato (2011, p. 128) mostra três estágios: habilidade de trabalhar, a vontade de trabalhr e o trabaho de equipe. O primeiro estágio proporciona informações e compreensões necessárias ao esforço das pessoas. O segundo estágio proporciona as atitudes necessárias para motivação, cooperação e satisfação no cargo. Por fim, o último estágio refere-se à melhoria da comunicação para melhor condução dos cargos. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização.
PORQUE
II- O espírito de equipe favorece o trabalho do líder e o desempenho das tarefas que são propostas no ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é resultado da II.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	4.
	A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011).  A teoria Y possui uma visão otimista e moderna sobre a eficiência do comportamento humano e da administração de pessoas. Com relação à concepção da Teoria Y, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas gostam de trabalhar no que estão desenvolvendo. Em alguns casos, o trabalho é uma forma de satisfação e de recompensa quando voluntariamente desempenhado. Esse estilo de trabalho é tão natural que para o funcionário é como se fosse descansar ou realizar alguma atividade física, como jogar.
II- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
III- O homem tem a tendência de aceitar certas condições, e buscar responsabilidades, mas, às vezes, fugir dessas responsabilidades se deve à falta de ambição, preocupação na segurança e experiências anteriores insatisfatórias. Claro que depende de cada pessoa, esse comportamento não é uma causa, mas experiências
anteriores negativas em outras organizações.
IV- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	5.
	Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. Estas observam e seguem o líder e seu comportamento, sendo este ator responsável direto pela área da empresa em que está executando suas tarefas. Sobre os vários ângulos de divisão da liderança defendidos pelos humanistas, analise as afirmativas a seguir:
I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo. 
II- A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo minimizar os efeitos de segurança e, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do subordinado.
III- A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase a imposição hierárquica vertical e autocrática do líder para os subordinados, fazendo-os ver que esta é uma estratégia para se alcançar a satisfação pessoal. 
IV- A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis na situação refere-se que o líder deve manter a estrutura organizacional mesmo que o grupo de pessoas não se adapte no conjunto das situações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	6.
	A Teoria Sistêmica, também conhecida como Teoria Geral de Sistemas, é uma abordagem que junta diversas ciências, com destaque para matemática, cibernética e sistemas. Tem como base estudos em conceitos e princípios de várias ciências, que são estudados para compreender como um determinado fenômeno - nesse caso, na ciência da administração - contribui de forma significativa na evolução dessa teoria, e sua abordagem no processo de gestão das organizações. Para compreendermos efetivamente a teoria de sistemas, é necessário conhecermos os seus componentes e características. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes componentes e características:
	 a)
	Insumos. Processamento. Saídas. Entropia. Homeostase. Retroalimentação.
	 b)
	Sistemas físicos ou concretos. Sistemas abstratos ou conceituais. Sistemas fechados. Sistemas abertos.
	 c)
	Entropia. Homeostase. Retroalimentação.
	 d)
	Sistemas físicos. Sistemas abstratos. Sistemas Mistos.
	7.
	A Teoria de Sistemas, como contribuição ao produzir seus conceitos, passa a criar cenários em que o processo decisório deixa de ser empírico. Assim, ao criticar as teorias anteriores que trabalhavam de forma separada, teoria de sistemas promove e gera a conectividade no processo decisório e a visão sistêmica ao gestor (RICHTER, 2016, p. 157). Sobre os pressupostos básicos da teoria dos sistemas, analise as sentenças a seguir:
I- Existe uma tendênciapara a integração das ciências naturais e sociais, sendo que essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas. 
II- A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais. 
III- A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam horizontalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da departamentalização da ciência.
IV- A teoria dos sistemas conduz a uma estratificação na educação científica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	"Atualmente, a APO  (Administração por Objetivos) vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes - líder e subordinado" (RICHTER, 2016, p. 5). Sobre as características que levaram ao surgimento da APO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Forte pressão recebida pelos profissionais das organizações para apresentar resultados efetivos. 
(    ) Necessidade de direcionamento dos esforços despendidos pelos profissionais das organizações para resultados comuns, anteriormente estabelecidos. 
(    ) Falta de controle rápido das atuações e dos resultados apresentados pelas diversas áreas das organizações.
(    ) Busca de maior nível de subordinação dos profissionais no processo administrativo das organizações, possibilitando a centralização das decisões, bem como autocontrole das atividades realizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	
	Os primeiros impactos significativos da globalização foram percebidos com o advento da Segunda Guerra Mundial, pois a comunicação foi um divisor de águas com relação ao que entendemos e percebemos hoje como o conceito de globalização (RICHTER, 2016, p. 201).
Tendo por base esse contexto, analise as seguintes assertivas referentes às fases da globalização:
I- A primeira fase ocorreu entre 1830 até o final de 1900, com pico em 1880. Os fatores desencadeadores da primeira fase foram a introdução das ferrovias e o transporte marítimo. As principais características dessa fase foram o aumento da manufatura e o comércio através das fronteiras de commodities.
II- A segunda fase ocorreu entre 1990 a 1930, tendo como seus fatores desencadeadores o aumento da produção de eletricidade e aço. Dentre suas principais características estão o surgimento e o domínio das primeiras empresas multinacionais (principalmente europeias e norte-americanas) nos setores industrial e extrativista e agrícola.
III- A terceira fase remete ao período de 1948 à década de 1970. Esta fase surgiu com a formação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT, do inglês General Agreement on Tariff and Trade); fim da Segunda Guerra Mundial; Plano Marshall para reconstrução da Europa. Entre suas características estão a redução gradual de barreiras ao comércio; o crescimento das multinacionais japonesas; comércio entre países de bens de marcas; fluxo de moeda entre países em paralelo ao desenvolvimento de mercados globais de capital.
IV- A quarta fase ocorreu após 1980 e teve um certo declínio nas tecnologias de informação, comunicação, manufatura e consulta; privatização de empresas estatais em países em transição; notável crescimento econômico nos mercados emergentes. Neste período, a taxa de crescimento comercial ficou estagnada; a participação nos negócios internacionais de empresas de pequeno e grande porte foi praticamente nula devido à Guerra Fria.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	As assertivas I e IV estão corretas.
	 b)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	O estudo e a história da administração têm seus primeiros relatos no início do século XX. O pensamento administrativo evoluiu e se aperfeiçoou com o passar dos anos. A respeito desta evolução das teorias da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria da Administração Científica teve ênfase nas pessoas.
(    ) As tarefas foram ênfase da Teoria dos Sistemas, Caos e Complexidade.
(    ) A ênfase nas tarefas partiu da Teoria da Administração Científica, já a Teoria da Burocracia teve ênfase na estrutura.
(    ) A Teoria do Comportamento Organizacional e das Relações Humanas deu ênfase à abordagem humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.

Outros materiais