Buscar

AV3 Mario Monteiro UNICARIOCA 2019.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARQUITETURA DE COMPUTADORES – AV3 – 2019.2
GABARITO
D		4. E			7. A			10. D
C		5. B			8. D
C		6. B			9. A
1 pt Questão 1
Fazendo-se uma retrospectiva histórica da evolução dos computadores, observa-se que esta evolução aconteceu de forma vertiginosa devido a diversos fatores. Escolha a opção correta que caracteriza um desses fatores do avanço tecnológico dos computadores:
A) o aumento da quantidade de periféricos instalados
B) o desenvolvimento acelerado de novas linguagens de programação de alto nivel
C) o surgimento da tecnologia de banco de dados relacionais
D) a redução das distâncias internas para trânsito dos sinais que representam os dados a serem processados
E) o surgimento da Internet, que acelerou as comunicações e, consequentemente, a oportunidade para novos desenvolvimentos
Resp: A redução da espessura dos transistores que servem de base para fabricação de processadores, memórias, etc. Conhecido como processo de Litografia.
Opção D)
1 pt Questão 2. 
Quantos bits (algarismos binários) são necessários para se representar o valor decimal 327?
12
8
9
7
11
São 9 bits, pois o número é 1010001112 (conversão do decimal 327 no binário 101000111, por meio de sucessivas divisões por 2. O resultado também pode ser obtido da expressão N = 2X, sendo N um valor total d enúmeros a serem constituídos com X algarismos cada um. 327 é um número maior que 256 (28) e menor que 512 (29). Logo x = 9.
Opção C
1 pt Questão 3
Apesar de todo o desenvolvimento, a construção de computadores e processadores continua, basicamente, seguindo a arquitetura clássica de von Neumann. As exceções a essa regra encontram-se em computadores de propósitos específicos e nos desenvolvidos em centros de pesquisa. Assinale a opção em que estão corretamente apresentadas características da operação básica de um processador clássico. 
A -Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando o seu operando-destino necessita ser recalculado; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para o próximo operando a ser recalculado. 
FALSO-instruções e dados estão sempre na mesma memória, tornando o processo de armazenamento e localização de ambos mais flexível e rápido.
B -Instruções e dados estão em uma memória física única; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando todos os seus operandos-fonte estiverem prontos e disponíveis; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para a instrução seguinte que tiver todos seus operandos disponíveis. 
ERRADO – a 1ª frase está correta, mas a segunda parte está errada. Não há prontos e disponíveis.
C -Instruções e dados estão em uma memória física única; um programa é constituído de uma seqüência de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória de acordo com a ordem dessa seqüência e, quando é executada, passa-se, então, para a próxima instrução na seqüência. 
CORRETO
D -Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando todos os seus operandos-fonte estiverem prontos e disponíveis; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para a instrução seguinte que estiver com todos os seus operandos disponíveis. 
ERRADO - instruções e dados estão sempre na mesma memória, tornando o processo de armazenamento e localização de ambos mais flexível e rápido.
E - Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de uma seqüência de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória de acordo com a ordem dessa seqüência e, quando é executada, passa-se, então, para a próxima instrução na seqüência. 
ERRADO - instruções e dados estão sempre na mesma memória, tornando o processo de armazenamento e localização de ambos mais flexível e rápido.
OPÇÃO C)
1 pt Questão 4
A capacidade máxima de endereçamento de uma memória principal pode ser determinado observando-se o valor correspondente:
A largura do barramento de dados.
A origem e destino dos dados.
A palavra da CPU.
O caminho dos dados.
A largura do barramento de endereços.
Resp: Sabe-se que N = 2E, sendo N o total de números a serem criados, cada um com E algarismos. Como a base é 2, então E é a quantidade de bits de cada um dos N números. Falando-se de memória, então N é a quantidade de endereços e E é a largura de cada endereço. Sabe-se que os endereços são enviados pelo conjunto de fios chamado barramento de endereços, logo a resposta correta é a E.
 OPÇÃO E
1 pt Questão 5
Considere um processador que utilize um relógio (clock) com velocidade de 200MHz. Qual é o intervalo de tempo entre dois pulsos consecutivos do referido relógio?
10
5
12
1
6
Resp: 
Sabe-se que 1MHz = 106
Que 1 miliseg = 10-3 seg ou 1 milésimo de segundo
Que 1 microseg = 10-6 ou 1 milhionésimo do seg
Que 1 nanoseg = 10-9 ou 1 bilhionésimo do seg
V (frequência do relógio) = 200MHz = 2 x 102 x 106 pps (pulsos por segundo) = 2 x 108 pps
Considerando a regra de três: 2 x 108 pulsos------------- 1 segundo
	1 ------------------------- x				
Então, 1 pulso será o inverso,ou seja, 1 / 2 * 1 / 108 = 0,5 x 10-8 seg . 
Como 1 nanoseg = 10-9 seg, então, 10-8 seg = 5 nanoseg
Opção B
1 pt Questão 6 
Um dos principais módulos funcionais de um sistema de computação é o de armazenamento. Sobre este módulo, suas funções e características, analise as afirmações a seguir e indique qual a ÚNICA VERDADEIRA:
A - Memórias se classificam somente entre duas categorias: voláteis e não voláteis.
ERRADO. Elas realmente podem ser voláteis e não voláteis, mas não É SOMENTE essa classificação. Elas tem subclassificações, tais como SRAM e DRAM e estas se classificam ainda em assíncronas e síncronas,. As não voláteis se classificam também em reutilizáveis (EPROM, EEPROM e Flash e não reitilizáveis, como ROM e PROM. Assim, apesar de toda e qualquer memória ser Volátil ou Não volátil, elas não se classificam SOMENTE assim. Se não estivesse a palavra SOMENTE, a opção poderia ser considerada correta.
B - Em um sistema computacional, há diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema de memória.
CORRETO
C – O princípio da localidade espacial é muito útil para o caso de loops e acessos frequentemente realizados em curto espaço de tempo.
ERRADO. Ele funciona para inclusão de pequenas memórias (tipo caches), que armazenam dados/instruções que o processador precisa em um período de tempo e que são lrazidas para ele em muito maior velocidade.. Para loops funciona bem o princípio da localidade temporal.
D – As memórias do tipo cache são dispositivos voláteis, possuindo tempo de transferência superior aos das memórias RAM, que são, por isso, chamadas de memória principal.
ERRADO. O tempo de transferência das caches é inferior ao da MP
E – Os registradores são memórias do tipo volátil e com a mais alta velocidade no sistema, podendo armazenar até 4 dados em cada acesso, o que acelera ainda mais seu desempenho.
ERRADO. Os registradores são voláteis e rápidos mas só armazenam um dado de cada vez, não 4.
OPÇÃO B
1 pt Questão 7
Considerando os diversos aspectos relativos a fabricação de memórias, sua utilidade nos sistemas de computação. Indique qual é a ÚNICA opção correta:
A) Memórias do tipo DDR são síncronas, enquanto que as memórias do tipo FPM e EDO são assíncronas;
CORRETO
B) A diferença entre uma DIMM e uma SIMM está na quantidade de bits que elas possuem em cada pente;
INCORRETA. A diferença está na quantidade de pinos (maior nas DIMM), uma tendo apenas em um lado (SIMM) e outra nos dois lados (DIMM
C) – memórias que possuem endereços com 36 bits de
largura podem endereçar até 64GBytes;
INCORRETO- Realmente elas podem endereçar 64G endereços (não necessariamente há apenas 1 byte em cada endereço e, por isso, não se pode afirmar 64GB, mas sim 64G endereços).
D) a diferença entre uma memória ROM e outra EPROM está no método de fabricação e armazenamento de dados.
INCORRETO- nas ROM, o método de fabricação é por lotes (produz-se uma matriz com os dados e depois gera-se N cópias com essa matriz) e a memória ´so permite uma gravação de dados, sem possibilidade de reescrever
Já nas EPROM, produz-se chips individualmente diferentes, a partir de um chip virgem (sem dados) e pode-se reescrever (Read/Write), apagando os dados armazenados e escrevendo outros.
E) para realizar um acesso à memória principal o processador sempre coloca o endereço de 32 bits no barramento de endereços (BE);
INCORRETO – ele sempre coloca o endereço no BE, mas os endereços nem sempre tem 32 bits de largura.
Opção A
1 pt Questão 8
A figura a seguir apresenta a tabela verdade de duas portas lógicas.
Quais são, respectivamente, as portas lógicas 1 e 2?
OR e AND
XOR e AND
NAND e XOR
OR e XOR
AND e OR
Resp: A porta lógica 1 é OR, pois produz uma saída VERDADE (bit 1) para todos os valores de entrada EXCETO 0 – 0
A porta lógica 2 é XOR, pois, por definição, produz valor VERDADE (1) na saída quando as entradas são diferentes ( 0 -1 ou 1 – 0) e valor zero na saída quando as entradas são iguais (0 -0 ou 1 – 1)
Opção D
1 pt Questão 9
Todo processador é projetado para executar diretamente um conjunto de operações primitivas, cuja descrição e implementação é realizada por meio de binários chamados de Instrução de Máquina. Sobre este assunto, analise as afirmações a seguir e indique a opção verdadeira:
 Toda instrução de máquina possui obrigatoriamente um campo de bits chamado Código da Operação
CORRETO- senão, a instrução não seria identificada nem executada pelo processador.
Um processador que possui instruções de máquina com largura do campo código da operação igual a 7 bits, poderá ter, no máximo, 127 instruções
INCORRETO- poderia ter, no máximo, 128 instruções (27 = 128)
cada instrução de máquina é processada na unidade aritmética e lógica, redundando na chamada área de controle
INCORRETA- tudo errado, pois cita duas áreas superpostas. E as instruções são executadas usando-se as duas áreas, de processamento e de controle.
Instruções do tipo SSE ou MMX foram criadas pela Intel em seus processadores, com o objetivo de processar números inteiros de 64 bits 
INCORRETO- elas foram criadas ainda com os processadores de 32 bits.
Instruções de máquina com dois códigos de operação podem executar o dobro da quantidade de instruções de um processador comum, com apenas um código de operação
INCORRETO- não existem instruções com dois códigos de operação
Resp: OPÇÂO A
1 pt Questão 10
Considere as seguintes afirmações, que significam requisitos ou características de um determinado produto: 
I. Acesso à memória limitado a instruções de carga e armazenamento (load e store). 
II. Formato de instrução facilmente descodificável e de tamanho fixo. 
III. Execução de instruções em um único ciclo de clock. 
Todas elas referem-se a qual dos itens mencionados a seguir: 
A) da BIOS – ERRADO- trata-se de programas de E/S
B) da EPROM. – ERRADO-- é uma tipo de memória
C) do programa montador. – ERRADO-serve para compilação de programas em ling Assembly
D) do processador RISC. - CERTO
E) do processador CISC – ERRADO
Opção D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais